Direção e Produção de Cinema, Vídeo e Televisão

Apresentação do Programa


Vivemos em uma sociedade caracterizada pelo crescimento exponencial do setor de serviços. Muitos desses serviços estão diretamente relacionados à comunicação em suas três vertentes: entretenimento, informação e formação.

O cinema, o vídeo e a televisão são estrelas dessa situação. Basta pensar no sucesso das televisões públicas e privadas, no desenvolvimento das televisões locais e a cabo, nas plataformas digitais, no incremento do emprego do vídeo no lar, nas instituições, no ensino, na publicidade e na indústria. Pensemos na cada vez mais prestigiosa indústria cinematográfica e nas espetaculares aplicações dos meios audiovisuais na realização de novos produtos multimídia.

Desse panorama, deduz-se a necessidade de produzir programas para alimentar a indústria audiovisual, cuja necessidade de produção é impressionante.

Para produzir esses programas, faz-se necessária uma grande quantidade de profissionais especializados em todos os âmbitos que constituem o universo audiovisual.

Esses profissionais devem adaptar-se, além disso, a uma indústria que experimenta constantes mudanças tecnológicas. Os programas de formação devem refletir também o esforço em dar respostas às contínuas inovações na ordem expressiva, produtiva e tecnológica. Na maioria dos países, as estruturas de formação audiovisual não estão preparadas para enfrentar o desafio. Os estudos regulares, com grande exigência teórica e de extensa duração, embora possam propiciar uma formação adequada, trazem consigo o problema da dificuldade ao acesso e a necessidade de se morar nas cidades em que são ministrados. Suas vagas, ademais, são muito limitadas.

Por outra parte, os cursos não regulares insistem, muitas vezes, no exclusivo exercício prático, no deslumbramento provocado pelos meios técnicos a dissimular o conhecimento lento, rigoroso e sólido no terreno tecnológico, na linguagem, na produção, no roteiro e na realização. A profissionalização exige também práticas estruturadas e guiadas com que se possam aplicar, reforçar e, desenvolver as bases teóricas antecipadamente adquiridas.

O Curso que apresentamos surge da união de experiências diversas e enriquecedoras. Por um lado, temos a contribuição do Departamento de Projetos de Engenharia da UNIVERSIDAD POLITÉCNICA DE CATALUNYA, que conta com ampla experiência na ministração de Cursos de diferentes níveis nas mais diversas técnicas audiovisuais. Também não é menos importante a contribuição da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, pioneira na realização de projetos de telecomunicação aplicados às novas tecnologias, por intermédio de sua Área de Audiovisual e Multimídia, composta por reputados profissionais do ensino a distância. Desse modo, pode-se assegurar o êxito de um CURSO A DISTÂNCIA que, mantendo o rigor do ensino regular, alcance um ensino prático, para que o titulado possa integrar-se com êxito às diferentes atividades profissionais da indústria audiovisual.

O aspecto prático é contemplado sob diferentes perspectivas: nos próprios textos que englobam exercícios e técnicas de imediata aplicabilidade, nas propostas de auto-formação que complementam os textos, e nas opcionais visitas organizadas a centros de produção e a emissoras de televisão, e práticas de realização de produções audiovisuais em diversos lugares.

A realização desse Curso garantirá a capacidade de adaptar-se a um número muito importante de profissões que conformam a indústria audiovisual e a possibilidade de enfrentar com êxito as provas de admissão em emissoras de televisão e em empresas audiovisuais.