Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos

Solicitação de Informação

 

Apresentação do Programa

O avanço da ciência e da engenharia de projetos tem representado mudanças importantes nas diversas facetas da execução de um projeto.

Tais mudanças têm produzido uma maior rigorosidade nos aspectos de gestão, com um instrumental metodológico mais completo e exato. Igualmente, todos os aspectos de direção têm cobrado mais realce graças à importância da participação dos recursos humanos no desenvolvimento de um projeto. Ante os contínuos fracassos de projetos surge a imperante necessidade de consolidar e elevar a qualidade da etapa de desenho, entendendo tal etapa como o processo criativo e cognitivo de conceber e formular os fundamentos de um projeto, o que demanda uma gestão do conhecimento e uma direção adequadas.

O programa de Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos (MDGDP) une estes 3 elementos com o objetivo de formar de maneira integral um especialista em projetos, com a capacidade, a habilidade e os conhecimentos de

  • desenhar um projeto;
  • gerir sua projeção a partir da iniciação à reflexão pós-mortem; e
  • dirigir todos os esforços humanos individuais e coletivos aos objetivos do projeto e aos interesses dos afetados.

Graças a esta visão integradora, o programa do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos requer e consegue conjugar todos os elementos atuais da ciência e da engenharia de projetos que incluem:

  • a compreensão dos processos criativos de geração de idéias a serem projetadas;
  • a interpretação das normas e padrões internacionais de gestão de projetos; e
  • as habilidades gerenciais e executivas que permitem dirigir o esforço de levar adiante um projeto.