Mestrado em Educação

Solicitação de Informação

 

Apresentação do Programa

Hoje em dia, cada vez mais a sociedade em geral, e do conhecimento em particular, expõe demandas educativas novas que requerem profissionais com uma formação multidisciplinar capazes de enfrentá-las.

Essas novas necessidades educativas geraram, por sua vez, novos campos e contextos educativos, diferentes dos convencionais, em que se fazem necessárias intervenções educacionais especializadas, dirigidas por profissionais com competências específicas. Competências com as quais, geralmente, não contam as pessoas que logo terminam os estudos de graduação; e muito especialmente aquelas que não receberam nunca uma formação pedagógica.

Precisamente na atualidade, cada vez são mais os profissionais de diferentes áreas que em muitos países dedicam-se ou desejam dedicar-se à docência e não tiveram ocasião ou oportunidade de receber uma formação nesse sentido.

Esses estudos pretendem dar resposta às necessidades destes profissionais e atuar como um serviço de relevância para nossa sociedade. A intenção é melhorar o setor educacional mediante a melhora, por sua vez, do processo de aprendizagem dos formandos.

A oferta educativa trata de cobrir uma lacuna no campo da formação continuada, no âmbito educativo e na modalidade de ensino digital. Mas em nenhum caso pretende competir com os mestrados de formação inicial de professores (antigo Curso de Adaptação Pedagógica), pois orienta-se especialmente a profissionais que já se dedicam ao ensino, mas que desejam melhorar sua prática docente.

O Mestrado em Educação surge como fruto de um convênio específico de colaboração entre a Universidade do Jaén (Espanha) e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), por isso conta com sua experiência no ensino-aprendizagem a distância em diferentes áreas de conhecimento como: Meio ambiente, Saúde e Nutrição, TIC, Formação de Professores de Línguas, Organização Empresarial e Recursos Humanos, etc.

Como produto dessa colaboração, desenvolveu-se um tipo de formação que prima pela autonomia da aprendizagem sem descuidar da interação constante, flexível e ajustada às necessidades dos professores em formação.

O programa dispõe de uma infraestrutura de Campus Virtual e de Gestão acadêmica muito elaborada, o que permite oferecer um serviço adequado a quem não tem facilidade para assistir ao processo de ensino-aprendizagem de modo presencial.

A Universidade de Jaén e a FUNIBER consideram essencial a incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como parte essencial da formação e como parte intrínseca de seu futuro trabalho profissional. Neste sentido, as TIC são usadas nos programas de estudo em dois planos de formação:

  • um educativo, para potencializar, enriquecer e aumentar o poder explicativo dos professores e ampliar a aprendizagem dos educandos através do Campus Virtual onde o estudante acessa uma biblioteca on-line, espaços de discussão sincrônicos e assincrônicos;
  • outro pedagógico, onde as TIC integram o processo formativo em um contínuo aprender fazendo, em que o próprio processo de resolução de deveres é considerado em si mesmo um processo próprio de criação de inovações e gestão de conhecimento.

Dessa maneira, as TIC integram-se nos programas de estudo como parte do conhecimento a ser adquirido, sendo assim, em todos os sentidos, um meio eficaz de docência e aprendizagem, por uma parte levando as tecnologias a métodos de ensino e de gestão educativa; e, por outra parte, como uma ferramenta de gestão das próprias atividades avaliadas a desenvolver por parte dos estudantes.

Pode-se dizer que esse programa oferece uma excelente oportunidade de formação e superação pessoal às pessoas que, por suas razões de trabalho, e apesar de seu interesse e suas capacidades, não podem dedicar-se aos estudos, mas que através da formação a distância proposta podem conseguir, com todo rigor e qualidade que suas necessidades e desafios pessoais requerem, que sejam satisfeitos.

Ainda mais, com isso, cumpre-se um tipo de educação contínua profissional que hoje em dia é fundamental para aquelas pessoas que procuram um desenvolvimento pessoal de excelência. A sociedade, atualmente, requer profissionais com capacidade de administrar e iniciar mudanças, com preparação, formação, habilidades e conhecimentos específicos que este programa a distância pode oferecer.