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Direção Estratégica

Programa de Estudos

  1. Administração e Direção de Empresas
  2. Controle de Gestão e Custos
  3. Direção Financeira
  4. Direção e Planejamento Estratégico
  5. Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  6. e-Business e sua Integração com os Sistemas Corporativos de Gestão
  7. Marketing
  8. Planejamento e Gestão de Projetos
  9. Reengenharia, Estratégia e Direção de Sistemas e TIC
  10. Técnicas de Direção e Liderança Organizacional
  1. ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

    Esta disciplina introduz o estudante nos fundamentos da administração e da direção de empresas.

    Empresa
    Introdução. Empresa no contexto. Classificação empresarial. Setores, atividades e atividade empresarial. A empresa como sistema. Empresa e diretor.
    Organização empresarial
    Introdução. Estruturação empresarial. Novas tendências na estruturação empresarial. Áreas funcionais/Funcionalidades da empresa.
    Política, direção e gestão empresarial
    Introdução. Direção Estratégica. Direção táctica. Direção operativa.
    Integração empresarial: Informação, Comunicação e Conhecimento (ICC)
    Introdução. Informação (e dados) na empresa. Comunicação na empresa. Conhecimento na empresa. Sistemas de IIC empresariais: SI/TIC.
    Sociologia, Economia e Direito no entorno empresarial
    Introdução. Análise socioeconômica da empresa. Economia Empresarial. Direito empresarial.
    Nova Economia e Gestão Internacional
    Globalização: internacionalização e integração de mercados. Economia mundial e desenvolvimento. Negócio eletrônico (e-business). Negócio móvel (m-business).
    Política econômica, industrial e tecnológica
    Introdução. Política econômica. Política industrial e tecnológica. Gestão da inovação e da tecnologia.
    Desenvolvimento, consolidação, crescimento e empreendedorismo de negócios
    Introdução. Desenvolvimento de novos negócios. Consolidação e crescimento de negócios. Empreendedorismo, criação e constituição de empresas. Projeto empresarial -plano empresarial- (strategy business plan).
  2. CONTROLE DE GESTÃO E CUSTOS

    Esta disciplina considera-se introdutória para a área; são revisados os conceitos fundamentais de contabilidade, para centralizar em seguida nos temas essenciais do controle e gestão de custos.

    Permite compreender o papel da informação nas organizações mediante a geração e análise de pressupostos entendido como o fundamento dos processos diretivos e de planejamento estratégico.

    Conceitos fundamentais de custos
    Conceitos fundamentais. Cálculo da margem no canal de distribuição. Margem porcentual. O ponto de equilíbrio. Aplicações do ponto de equilíbrio. Fortalecimento operativo: aumento de vendas e aumento de benefícios. Consideração em relação ao conceito de custos.
    Custos para a tomada de decisões
    Esquema da conta de resultados para a tomada de decisões. Custos conjuntos. Custos de oportunidade. Custo ampliado. Custos fixos comuns.
    Estrutura de custos
    Problema frequente nas empresas. Atribuição de custos aos produtos, serviços, departamentos da empresa ou clientes. Objetivos de custo. Classificação relevante de custos para a sua atribuição. Definição do propósito da atribuição: "Não há um único custo". Tipos de possíveis propósitos ou motivações para calcular o custo de um produto ou centro de custos. Critérios de atribuição de custos. Resumo para o cálculo de custo total de um produto, serviço, negócio ou linha de negócio. Método tradicional de custo. Outra alternativa ao método de custeio: sistema de custos baseados na atividade. Exemplo de aplicação do Sistema de Custeio ABC aos gastos de marketing: caso iogurte Colombo. Exemplo de aplicação do Sistema de Custeio ABC: caso ECN.W. Comparação entre o sistema tradicional e o sistema de custos baseados na atividade. Pontos a serem considerados na aplicação do sistema de custos baseados na atividade.
    Elaboração e controle de orçamentos
    Definição de orçamento. Elaboração de um orçamento. Controle de orçamento. A atividade do controle na gestão empresarial.
    Algumas idéias para a análise contábil financeira
    Os instrumentos que apresentam os estados financeiros. Mecânica do fluxo de fundos. Caixa gerada pelas operações (CGO). Conclusão.
  3. DIREÇÃO FINANCEIRA

    Esta disciplina se orienta a destacar os aspectos mais relevantes que configuram conceitualmente a direção financeira de qualquer empresa.

    Empresa e finanças empresariais
    Introdução. A função financeira na empresa. O objetivo financeiro da empresa. A estrutura financeira da empresa. As finanças e a saúde econômica da empresa. As finanças e a fortaleza financeira da empresa. As trajetórias econômicas e financeiras tipificadas. A direção financeira e os estados financeiros. A direção financeira e a normalização financeira-contábil.
    Os estados financeiros como suportes de análise
    A relevância diretiva dos estados econômico-financeiros. A equação básica do balanço. A conta de perdas e ganhos.
    Análise dos resultados de gestão
    Análise do benefício de exploração (BAIT). Análise do BAT. O benefício líquido (BL). Análise integrada da CPG. Análise da CPG analítica.
    Análise da rentabilidade operativa da empresa
    A rentabilidade operativa da empresa. A rentabilidade econômica (RE). As políticas geradas da RE. A rentabilidade financeira (RF). As políticas de geração da RF. O fator de fortalecimento financeiro.
    Análise da gestão do capital circulante
    O ciclo de exploração empresarial. Análise da rotação do capital circulante. Os inventários de existências. O investimento mínimo em capital circulante. Os desequilíbrios na gestão de existências. Os sistemas de controle de existências.
    Análise da liquidez operativa
    A liquidez e a fortaleza financeira. A análise da liquidez empresarial. Cálculo das necessidades operativas de fundos. A gestão do crédito comercial aos clientes. Impacto do risco comercial. Gestão de crédito de fornecedores. A valoração das existências.
    Análise dos custos da estrutura financeira
    O custo da estrutura de capital. Métodos de cálculo do custo dos fundos próprios. O custo do capital médio ponderado (CMPC). A criação de valor para o acionista.
    Análise das decisões de investimento
    A decisão de investir. O perfil de um projeto de investimento. O cálculo do fluxo de fundos absorvidos. O cálculo do fluxo de fundos gerados. Os atributos econômico-financeiros de um projeto de investimento. Os métodos da avaliação econômica de um projeto de investimento.
    Análise da rentabilidade dos projetos de investimento
    Método do valor atual líquido (VAL). Método da taxa interna de rentabilidade (TIR). Análise comparativa entre a VAL e o TIR. Método do período de recuperação (pay-back). Cálculo do cash-flow financeiro. O risco econômico nos investimentos.
  4. DIREÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Nesta disciplina, propicia-se o pensamento estratégico e fornece um treinamento em ferramentas e mecanismo que facilitam a gestão contemporânea aceitando a gestão da mudança como algo inapelável dentro de entornos instáveis e variáveis em que se desenvolvem as organizações.

    A gestão da mudança como substrato da organização
    Introdução. A mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implantar a mudança organizacional. A resistência à mudança. A participação no processo de mudança estratégica. Casos práticos.
    A direção estratégica como um modelo de mudança
    Introdução. O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de mudança estratégica validado internacionalmente. A matriz DAFO. Casos práticos.
    A implantação da direção estratégica
    Introdução. Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos Negócios: crescimento, consolidação, revitalização. Casos práticos.
  5. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

    Esta disciplina está orientada a projetar o marco conceitual e metodológico para reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH).

    Estratégia e Gestão de Recursos Humanos
    Caracterizar a atual gestão estratégica dos recursos humanos. Diferenciar modelos de gestão de recursos humanos que possibilitem sua manifestação sistêmica e estratégica.
    GRH: Tecnologia para seu diagnóstico, projeção e controle
    Construir uma tecnologia para o diagnóstico, projeção e controle da gestão de recursos humanos. Utilizar técnicas e instrumentos para a realização da tecnologia de GRH antes enunciada.
    Planejamento estratégico de RH e otimização de planilhas
    Interpretar o processo integrador e sistêmico no qual se constitui o planejamento estratégico dos recursos humanos. Determinar e otimizar planilhas junto à consideração de seus principais indicadores tangíveis e tangíveis.
  6. E-BUSINESS E SUA INTEGRAÇÃO COM OS SISTEMAS CORPORATIVOS DE GESTÃO

    Esta disciplina propicia uma ampla e extensa visão do conceito e da noção de integração empresarial mediante a informação, revisando a integração sob os aspectos organizacional e tecnológico, e os conceitos essenciais da integração baseada em TICs como ERP, SCM e CRM.

    Visão organizacional da integração: fornecimentos, clientes e sistemas
    Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de Integração de Cadeias de fornecimentos. Reflexões.
    Visão tecnológica da integração: aspectos conceituais de integração e-business
    Importância de e-business. Mudança organizacional. Estratégia do negócio. E-Business: implementação.
    Sistemas de Planejamento Empresarial (ERP)
    Aspectos conceituais. Integração na gestão da informação. Integração dos ERPs. Seleção do fornecedor. Impacto estratégico no retorno do investimento.
    Gestão de recursos humanos na era digital
    Introdução. Mudanças empresas. Gestão de recursos humanos. A tecnologia na gestão do recurso humano.
    Gestão das relações de fornecedores (SCM) 
    Introdução. A cadeia de fornecimentos. Definição. Gestão da cadeia de fornecimentos. Execução do SCM no e-business. Reflexões.
    Gestão de Relações dos Clientes (CRM)
    Introdução. Aspectos conceituais. Estratégia. Implementação. Escolha do fornecedor. Integração.
  7. MARKETING

    Esta disciplina é destinada à compreensão do funcionamento do marketing e das vendas na empresa, introduzindo os conceitos e as técnicas de marketing e de gestão comercial, e à compreensão do significado, da natureza e do alcance da função comercial.

    Marketing e organização, política, gestão e direção comercial
    Marketing. Conceito e estratégia de marketing. Organização comercial. Política comercial (marketing estratégico). Gestão e Direção comercial (marketing táctico e operativo).
    Análise comercial e adaptação às mudanças do mercado
    Análise comercial (análise, segmentação, comportamento consumidor-comprador, pesquisa de mercados). Adaptação às mudanças do mercado.
    Função comercial
    Política, gestão e direção de marcas, produtos e/ou serviços. Publicidade e promoção: informação e comunicação no marketing. Comercialização e distribuição do produto e/ou serviço.
    Técnicas de Marketing, venda e negociação comercial
    Técnicas de marketing. Técnicas de venda e negociação comercial. Gestão de relações com clientes (CRM).
    Comércio eletrônico e marketing
    Introdução ao comércio eletrônico (e-commerce). Marketing: organização do campo para sua aplicação na rede (programação, aproximação às pessoas, finalidade e fidelização, e-marketing). Técnicas de marketing para a rede.
    Marketing internacional
    Comércio Internacional, mercados exteriores e política de marketing. Mercados globais e áreas mundiais de comércio internacional. Estratégia comercial e internacional. Estratégia exportadora. Plano de marketing internacional.
    Plano de ação comercial 
    Processo de planejamento, execução e controle da estratégia de marketing. Desenho de estratégias de marketing. Plano comercial (plano de marketing e vendas).
  8. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

    Esta disciplina é de natureza operacional e pretende entregar as ferramentas para desenvolver um plano operacional a partir de um plano estratégico.

    O projeto
    Conceito de projeto. Conceito. Tipos. Gestão de projetos.
    Gestão da integração e do alcance: Planejamento
    Para o plano de projeto. Formulação do problema. Solução do problema. Caderno de notas do projeto. Fases de um projeto.
  9. REENGENHARIA, ESTRATÉGIA E DIREÇÃO DE SISTEMAS E TICS

    Nesta disciplina se compreenderá o papel organizacional das TICs, desde seu reposicionamento estratégico dentro da reengenharia organizacional, até sua gestão estratégica como recurso empresarial.

    Sistemas de Informação e Organizações
    Apresentação. Sistemas de Informação (funções, componentes e tipos). SI nas organizações (papel e classificação). SI para a direção. Impacto das TICs no desenho de um negócio.
    Estratégia para S/TI
    Introdução. Direção e Planejamento Estratégico d S/TI. Ferramentas de análise (Fatores críticos de êxito, Maturidade tecnológica da organização, Mudança organizacional, Benefícios e Custos da Mudança, Avaliação da Implantação).
    Direção de S/TI
    Introdução. Gestão Funcional dos SI. Alternativas estratégicas de desenvolvimento. Formas de organização da função SI.
    Reengenharia
    Introdução. Conceito. Gestão e Reengenharia. Aplicações. Casos de êxito.
  10. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    O objetivo geral desta disciplina é conhecer e aprofundar nos estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, bem como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

    Introdução à importância da liderança e da direção empresarial
    O principal recurso humano: as pessoas. A personalidade: integração das esferas cognitiva e afetiva. A administração e a psicologia social. Alguns comentários sobre a liderança. Características e classificações dos líderes. Os quatro papéis da liderança. Funções do líder. Definição, diferenças e funções do líder e do diretor. A cultura empresarial, valores e processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
    Enfoques teóricos no estudo da direção e da liderança, sua evolução
    Pré-história da liderança. A Revolução Industrial. Escolas e Teorias no estudo da Liderança e da Direção.
    Estilos de Liderança
    Definições. Fontes e bases de poder. Autoridade, Direção.