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Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento

Programa de Estudos

  • 1ª Parte: Gestão do Conhecimento e Processos Organizacionais
    1. Estrutura e mudança Organizacional
    2. Sociedade da Informação e da mudança
    3. Cultura e Clima Organizacional
    4. Inovação, Cultura e Gestão do Trabalho na Sociedade da Comunicação
    5. Entornos Virtuais de Trabalho Colaborativo
    6. Integração dos Sistemas de Gestão Empresarial
    7. Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
    1. Estrutura e mudança Organizacional

      Esta disciplina mostra o processo de transformação que tem ocorrido nas atuais organizações, e analisa as tendências futuras a serem enfrentadas.

      Mudança do ambiente, a diversidade mundial, a estrutura organizacional, seu desenho e suas dimensões básicas
      Desenho da organização e suas formas
    2. SOCIEDADe DA INFORMAção e Da mudança

      Nesta disciplina se desenvolve uma visão que contextualiza a gestão da mudança cultural e tecnológica, proporcionando as bases e os delineamentos para o trânsito à Sociedade da Informação e do Conhecimento e suas conseqüências organizacionais na administração empresarial.

      Análise da atual situação: a Sociedade da Informação
      Adequação à mudança: gestão da mudança cultural e tecnológica
      Da atual Sociedade em Rede à Sociedade do Conhecimento
      Mudança nas organizações: a Administração Aberta
    3. Cultura e Clima Organizacional

      Esta disciplina analisa os mais relevantes conceitos e enfoques teóricos da cultura e do clima organizacionais, suas inter-relações, os tipos e métodos para o estudo, assim como a forma de enfrentar e resolver disfunções.

      A cultura empresarial e sua rentabilidade
      Os estilos culturais e o papel do líder em sua gestão eficaz
      O clima no trabalho e sua influência nos resultados da organização
    4. Inovação, Cultura e Gestão do Trabalho na Sociedade da Comunicação

      Esta disciplina fará compreender e refletir sobre o papel das tecnologias na sociedade da comunicação a partir da perspectiva da mudança que as inovações tecnológicas representam.

      Fundamentos da Inovação (conceitos, difusão de inovações, tipos de inovações, modelos de inovação)
      Mudanças nas formas e modos de trabalho (do teletrabalho à gestão móvel) Estudo de casos
    5. Entornos Virtuais de Trabalho Colaborativo

      Esta disciplina dá a conhecer o conceito e as tecnologias associados ao trabalho colaborativo, da gestão de equipes organizacionais à gestão de equipes a distância, mediatizados por entornos virtuais.

      Fundamentos do comportamento individual
      Gestão de grupos e de equipes
      Fundamentos da comunicação organizacional
      Processos de gestão por entornos virtuais
      Entornos virtuais de trabalho colaborativo
    6. Integração dos Sistemas de Gestão Empresarial

      Esta disciplina pretende oferecer uma visão geral dos sistemas de gestão da empresa moderna SCM, ERP e CRM.

      Gestão da cadeia de fornecimentos
      Planificação dos recursos empresariais
      Gestão dos vínculos com clientes relacionados com o comércio eletrônico
    7. Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional

      Esta disciplina analisa cada uma dos tipos de conhecimento gerado nas empresas para sua gestão, diagnóstico, distribuição e disponibilidade da informação como fatores chave de êxito. Também mostra os processos de aprendizagem organizacional vinculados e em concordância com a gestão do conhecimento organizacional.

      A gestão do conhecimento (conhecimento e gestão, objetivos da gestão do conhecimento, propriedades e tipos, ferramentas e implantação)
      Novos paradigmas em docência e pesquisa (e-learning)
      Aprendizagem organizacional e modelos de maturidade (a organização que aprende, pesquisa-ação ou a gestão da teoria e da prática, modelos de maturidade de aprendizagem
  • 2ª Parte: Direção de Recursos Humanos  
    1. Gestão Estratégica dos Recursos Humanos
    2. Análise, Descrição e avaliação de Postos
    3. Recrutamento, Seleção e Promoção
    4. Avaliação de Desempenho e Gestão por Competências
    5. Retribuição e Incentivos
    6. Formação e Planos de Carreira
    7. Prevenção contra Riscos Laborais: OHSAS 18001
    8. Auditoria de Recursos Humanos
    9. Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa
    1. Gestão Estratégica dos Recursos Humanos

      Essa disciplina está orientada a desenhar o âmbito conceitual e metodológico para que se possa reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH). .

      Panorâmica sobre os efeitos da globalização nos RH. 
      Panorâmica das funções do diretor de RH.
      As novas tecnologias na gestão de RH e nos Sistemas de controle de gestão de RH.
    2. Análise, Descrição e aValiação de Postos

      Esta disciplina analisa as vantagens e os inconvenientes ligados à descrição, à análise e à avaliação de postos na organização, seguindo as metodologias mais usuais e gerindo o processo do início ao fim.

      Estrutura organizacional.
      Posto de trabalho: Análise e Descrição de Postos, Métodos e Processos, sua relação com as técnicas de RH, Classificação dos postos de trabalho, mapa e tendências.
    3. Recrutamento, Seleção e Promoção

      Esta disciplina analisa os processos de seleção nos âmbitos empresarial e social, dá a conhecer as modalidades e instrumentos mais eficazes para desenhar e programar fases do processo, observando os índices e indicadores mais usados na empresa moderna.

      Conceitos gerais
      Processo geral
      A demanda
      O perfil profissional
      Exploração e avaliação
      Preparação de um perfil de competências
      Revisão dos perfis de competência do posto
      Desenvolvimento da gestão estratégica com base no potencial
    4. AVALiação DE DESEMPEnho e GESTão POR COMPETêNCIAS

      Esta disciplina explica a necessidade de recorrer a determinados pressupostos teórico-metodológicos para inserir na prática o enfoque por competências na GRH, de recorrer ao processo de formação como única via sustentável de manter revitalizadas essas competências e seu desenvolvimento, e de utilizar a avaliação do desempenho como processo de retroalimentação para a revitalização e o desenvolvimento das referidas competências profissionais.

      A gestão do desempenho baseada em competências
      Critérios do desempenho
      Fases de avaliação do desempenho
      Avaliação das competências
      Planos de carreira e de sucessão basendo-se em competências
      A entrevista de avaliação
      Preparação de um perfil de competência
      Revisão dos perfis de competência do posto
      Desenvolvimento da gestão estratégica com base no potencial
    5. RETRIBUição E INCENTIVOS

      Esta disciplina mostra como utilizar a retribuição como uma ferramenta de gestão integrada nas políticas de RH e estratégias da companhia.

      A gestão estratégica das remunerações
      Retribuição e motivação
      O sistema de retribuição
      O desenho e a implantação da política retributiva
      O processo anual de planejamento salarial
      A comunicação no processo de planejamento salarial
      Solicitações em matéria salarial do diretor de RH
    6. FORMAção e PLANoS DE CARREiRA

      Esta disciplina pretende capacitar o aluno para a elaboração de uma política de formação que permita desenvolver o potencial humano na organização, alcançar os objetivos estratégicos da empresa e cumprir os requerimentos das atuais certificações de qualidade, assim como desenvolver ferramentas e procedimentos para reforçar o talento da organização.

      Importância da formação na empresa
      Princípios essenciais à efetividade da formação
      Elaboração do plano de formação
      Desenvolvimento e execução do plano
      Avaliação do plano
      Os planos de carreira
      A trajetória profissional, fases e estações
      Funções genéricas e específicas nos planos de carreira
      Necessidades e objetivos dos planos de carreira
      Plano de sucessão e avaliação de potencial (Avaliação de desempenho)
    7. Prevenção Contra Riscos Laborais: OHSAS 18001

      Apresentar conhecimentos voltados à identificação dos requisitos empresariais em matéria de prevenção e à aplicação das diferentes técnicas para o controle dos riscos laborais, no intuito de se alcançar um eficaz desenvolvimento da gestão humana na gestão da prevenção.

      Introdução às condições de Trabalho e Saúde
      Breve história da prevenção contra riscos laborais. Relação entre trabalho e saúde. Ambiente laboral. Danos derivados do trabalho. Aspectos básicos da Higiene Industrial. Técnicas específicas para o controle de riscos laborais. Prevenção-Proteção.
      Acidentes e Segurança no Trabalho
      Definição de acidente de trabalho. Diferenças entre acidente de trabalho e outras agressões à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores. Definição de enfermidade profissional. Custos de acidentes de trabalho e das enfermidades profissionais. Custos da prevenção.
      Estudo de algumas técnicas de prevenção
      Avaliação de riscos: Definição de avaliação de riscos. Análise e avaliação de riscos. Alternativas e métodos de avaliação de riscos. Inspeção de segurança: Definição de inspeção de segurança. Fases da inspeção de segurança. Investigação de acidentes: Definição de investigação de acidentes. Metodologia da investigação de acidentes. Análise estatística da acidentalidade: Índices estatísticos de sinistralidade. Métodos estatísticos de controle.
      Gestão da Prevenção contra Riscos Laborais
      Integração da atividade preventiva à gestão global da empresa. Sistema de gestão da prevenção de riscos laborais. Modelos de gestão da prevenção contra riscos laborais. Norma OHSAS 18001:2007. Ciclo de melhoria contínua. Família de Normas OHSAS 18000. Estrutura da Norma OHSAS 18001:2007. Requisitos da Norma OHSAS 18001:2007.
    8. AUDITORiA DE RECURSOS HUMANOS

      Esta disciplina dota o participante de ferramentas e técnicas para a realização de auditorias, enfatizando o papel do auditor e os aspectos básicos nos processos de auditoria.

      A auditoria de Recursos Humanos, sua importância
      Etapas em um processo de auditoria
      O papel do auditor
      Barreiras e vantagens fundamentais nos processos de auditoria de RH
      Os métodos e técnicas de auditoria
    9. ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADe SOCIAL CORPORATIVA

      Esta disciplina fornece conhecimentos teórico-práticos relativos à ética e a sua compreensão e utilidade no âmbito da gestão empresarial e das pessoas

      Introdução à ética
      os valores morais na sociedade moderna
      Ética e sociedade
      a ética como instrumento na gestão de empresa 
  • 3ª Parte: Habilidades Diretivas e Desenvolvimento Profissional
    1. TÉCNICAS DE DIREção e LIDERAnça ORGANIZACIONAL
    2. TÉCNICAS DE COMUNICAção INTERPEsSOAL
    3. TÉCNICAS DE RESOLUção DE CONFLITOS e NEGOCIAção
    4. TÉCNICAS DE DIREção DE EQUIPeS DE TRABAlhO
    5. GESTão DE TEMPO e DIREção DE REUNIões
    6. ESTResse e BURNOUT
    7. TÉCNICAS DE apRESENTAção Em PÚBLICO
    8. INTELIGêNCIA EMOCIONAL
    9. MARKETING PEsSOAL
    10. CAPITAL INTELECTUAL
    11. A quALIDADe COMO fERRAMENTA DE GESTão DE RH
    12. PROGRAMAção NEUROLINGÜÍSTICA
    1. TÉCNICAS DE DIREção e LIDERAnça ORGANIZACIONAL

      O objetivo geral desta disciplina é conhecer, aprofundando-se, os estilos de liderança e direção, suas inter-relações, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

      Funções da liderança e a direção hard e soft
      A liderança funcional nas organizações
      Os modelos e estilos de liderança
      Reconhecimento e flexibilização do estilo próprio
      A liderança e sua relação com os processos organizacionais
    2. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

      Esta disciplina identifica os elementos que intervêm num processo de comunicação, cataloga esses elementos e descreve os papéis dos diferentes personagens que intervêm num processo de comunicação em uma área de trabalho.

      A comunicação: aspectos gerais
      Modelos de comunicação e seus participantes
      O processo da comunicação
      Meios para comunicação
      Barreiras à comunicação
      Técnicas e ferramentas para uma comunicação efetiva
      Qualidades pessoais para ser um bom comunicador
    3. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

      Esta disciplina contém informação para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados aos conflitos e às estratégias de resolução mais usuais: Negociação, Mediação e Arbitragem, entre outras.

      Introdução à análise dos conflitos
      Estratégias e métodos para resolvê-los
      Competências e habilidades necessárias na resolução de conflitos na empresa
    4. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

      Esta disciplina dá a conhecer os elementos teóricos e práticos relacionados a grupos e equipes de trabalho, suas características, e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

      Conceitos de grupo e de equipe, suas características diferenciais
      Aplicações práticas para motivar equipes de trabalho
      A competência vinculada ao trabalho em equipe
      Os membros e seus papéis em uma equipe de trabalho
    5. GESTÃO DE TEMPO E DIREÇÃO DE REUNIÕES

      Esta disciplina mostra como otimizar as reuniões de trabalho mediante uma boa preparação e o desenvolvimento dessas reuniões, assim como as habilidades para conduzir a equipe. Também fornece critérios e técnicas para a gestão do próprio tempo dentro do âmbito da função diretiva.

      A gestão do tempo e a eficácia do dirigente
      Princípios de planejamento e organização do dirigente
      A delegação, conceitos, dificuldades e vantagens
      O processo de delegação
    6. ESTResse e BURNOUT

      Esta disciplina ensina como gerir as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, dotando o aluno dos conhecimentos teórico-práticos necessários.

      Conceitos, enfoques mais importantes no enfrentamento do estresse no trabalho
      Técnicas e ferramentas para a gestão do estresse
      Fatores causadores do estresse no trabalho
      Incidências do estresse em função de variáveis pessoais
    7. TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

      Esta disciplina desenvolve as capacidades dos participantes para preparar e realizar apresentações profissionais, para o alcance da influência desejada sobre o auditório.

      Definições conceituais da apresentação em público no âmbito profissional
      Fatores de êxito
      Preparação, realização e papel do apresentador
    8. INTELIGêNCIA EMOCIONAL

      Esta disciplina tem como objetivo conhecer e compreender as ferramentas da inteligência emocional.

      Introdução à Inteligência Emocional
      A Inteligência Humana
      As emoções
      A Inteligência Emocional na empresa
    9. MARKETING PEsSOAL

      Esta disciplina tem como objetivo demonstrar a necessidade do marketing pessoal no mundo atual.

      Para que fazer Marketing Pessoal?
      Definição de Marketing Pessoal
      Realização de uma campanha de Marketing Pessoal
      Ferramentas de Marketing
    10. CAPITAL INTELECTUAL

      Esta disciplina está encaminhada a demonstrar que o fator humano, como criador e difusor do conhecimento, está convertendo-se numa das principais fontes de vantagens competitivas para as organizações.

      Marco teórico do capital intelectual
      Modelos de implementação do capital intelectual
      O capital humano: antecedentes sobre a avaliação do componente humano
    11. A quALIDADe COMO fERRAMENTA DE GESTão DE RH

      Esta disciplina aprofunda-se na importância da qualidade como ferramenta imprescindível na gestão de RH.

      Importância da qualidade, sua definição e evolução histórica
      Conhecer os modelos de qualidade
      Aprofundar-se nos efeitos que a qualidade exerce na gestão de recursos humanos
    12. PROGRAMAção NEUROLINGÜÍSTICA

      Esta disciplina introduz o aluno num tema atraente, prático e de grande atualidade. Ademais, mostra os modelos de conduta humana mediante os quais algumas pessoas e profissionais em particular conseguem os máximos desenvolvimentos de excelência, enquanto outras pessoas, fazendo aparentemente o mesmo, não o conseguem.

      A psicoterapia como antecedente histórico da Programação Neurolingüística (PNL)
      Surgimento da PNL
      Conceito de PNL
      Sistemas representacionais
      Representação da realidade
      PNL e comunicação
  • 4ª Parte: Dissertação de Mestrado

    A Dissertação de Mestrado ou Tese de Mestrado deve ser uma contribuição ao campo da Direção de Recursos Humanos e da Gestão do Conhecimento, aplicando-se os diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

    Seu conteúdo se ajustará às normas que para esses efeitos estejam definidas.

    A gestação da Dissertação de Mestrado ou Tese de Mestrdao poderá começar paralelamente ao estudo das disciplinas do Programa, conforme a conveniência e a disponibilidade do aluno. Não obstante, aconselha-se dedicar aproximadamente o último semestre do Mestrado à sua elaboração e redação definitiva.

    A metodologia geral apresentada permite ao aluno acumular, ao longo do Mestrado, os trabalhos suficientes, de modo a desenvolver rapidamente a Tese, que, por sua vez, será submetida a correções parciais necessárias antes de sua entrega final.

    O trabalho será supervisionado por um professor-tutor, cuja designação dependerá da temática escolhida.


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações, em função de atualizações ou de melhorias.