Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação

Solicitação de Informação

 

Apresentação

resolucion de conflictos y mediacion

O Mestrado Universitário em Resolução de Conflitos e Mediação oferece aos participantes uma perspetiva atualizada dos conhecimentos sobre o conflito e a mediação, de modo a desenvolver capacidades e habilidades nas diferentes técnicas de resolução de conflitos e mediação, aplicadas a contextos diversos: escolar, familiar, organizacional, penal, comunitário, sanitário, internacional, on-line.

A conceção do Mestrado é feita do geral para o particular: trabalham-se conceitos centrais na resolução/transformação de conflitos e na mediação, do ponto de vista teórico-metodológico e normativo-legal, o que proporciona um marco referencial operacional para a abordagem dos conflitos em diferentes escalas e contextos sociais.

Esta orientação na formação é complementada com disciplinas focadas na resolução transformação de conflitos em esferas específicas: escolar, sanitária, penal, comunitária, familiar, organizacional e internacional. Somado a isso, trabalha-se a resolução de disputas on-line, metodologia que usa a tecnologia como suporte na resolução de conflitos.

Como complemento à formação on-line, os alunos que cursam o Programa desenvolvem Práticas Profissionais, atividades dirigidas e supervisionadas em um ambiente real de exercício da profissão.

O Mestrado caracteriza-se por sua abordagem multidisciplinar, já que participam autores e professores com trajetórias académicas e profissionais consolidadas em âmbitos como a psicologia, o direito, a pedagogia, a economia, o mundo empresarial, entre outros.

Desse modo, quem cursa o Mestrado Universitário em Resolução de Conflitos e Mediação desenvolve uma visão geral e aplicada da resolução de conflitos em diferentes esferas sociais. Esta formação integral habilita profissionalmente para um posicionamento e o desenvolvimento de uma trajetória orientada à resolução de conflitos e à mediação nos mais diversos contextos.