Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação
Informação do Programa
Estrutura do Programa
O programa de Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação possui uma estrutura curricular baseada em 6 partes formativas:
- 1ª Parte: Teoria e Análise do Conflito (120 horas)
- 2ª Parte: Processos de Resolução e Transformação de Conflitos (90 horas)
- 3ª Parte: Mediação (100 horas)
- 4ª Parte: Outros Processos de Resolução e Transformação de Conflitos (220 horas)
- 5ª Parte: Habilidades para Resolução e Transformação de Conflitos (140 horas)
- 6ª Parte: Dissertação de Mestrado (230 horas)
- 1ª Parte: Teoria e Análise do Conflito (120 horas)
A primeira parte apresenta uma introdução à teoria do conflito e uma breve história das ciências do conflito e o que vem a ser sua resolução. Estudar os diferentes tipos de conflitos. Analisar as bases biológicas da emoção. Abordar o processo da comunicação, seus aspectos gerais, seus diversos modelos e suas participantes.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na seguinte tabela:
Teoria e Análise do Conflito Disciplinas HORAS Teoria do conflito I 35 Teoria do conflito II 35 Emoções e conflito 20 Comunicação e conflito 30 TOTAL 120 - 2ª Parte: Processos de Resolução e Transformação de Conflitos (90 horas)
A segunda parte consta de uma introdução à análise dos conflitos, de estratégias e métodos para resolvê-los, e de competências e habilidades básicas para sua resolução. Estudam-se a negociação, suas definições e suas fases, assim como as teorias, os estilos, os âmbitos, as técnicas e habilidades necessárias para negociar.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na seguinte tabela:
Processos de Resolução e Transformação de Conflitos Disciplinas HORAS Princípios e Processos de Resolução/Transformação de Conflitos 60 Negociação e solução de problemas 30 TOTAL 90 - 3ª Parte: Mediação (100 horas)
A terceira parte apresenta as características e funções do mediador e seu papel na resolução de conflitos. Estudar o conceito de mediação, as teorias, as vantagens e pontos fracos. Mostrar uma análise comparativa da legislação nacional e internacional de vários países com relação à resolução de conflitos.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a terceira parte são mostradas na seguinte tabela:
Mediação Disciplinas HORAS a Mediação I: Definição e princípios, o Mediador, papel e funções 30 a Mediação II: Técnicas e estratégias da mediação. Co-medição. Ética do mediador 30 Legislação nacional e internacional sobre mediação e outros procedimentos de resolução de conflitos 40 TOTAL 100 - 4ª Parte: Outros Processos de Resolução e Transformação de Conflitos (220 horas)
A quarta parte permite estudar as características e particularidades da resolução e transformação de conflitos nos âmbitos escolar, familiar, comunitário, organizacional, penal, internacional e Online.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a terceira parte são mostradas na seguinte tabela:
Outros Processos de Resolução e Transformação de Conflitos Disciplinas HORAS Resolução/Transformação de conflitos no âmbito escolar 30 Resolução/Transformação de conflitos no âmbito familiar 30 Resolução/Transformação de conflitos NO âmbito comunitário 30 Resolução/Transformação de conflitos no âmbito organizacional 30 Resolução/Transformação de conflitos no âmbito penal 30 Resolução/Transformação de conflitos no âmbito sanitário 20 Resolução/Transformação de conflitos no âmbito internacional 30 Resolução de Disputa Online (RDL) 20 TOTAL 220 - 5ª Parte: Habilidades para Resolução e Transformação de Conflitos (140 horas)
A quinta parte apresenta funções e principios básicos da direção e da liderança, assim como os modelos mais importantes. Estudar os elementos teóricos e práticos sobre grupos e equipes de trabalho, suas características, técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz. Desenvolver capacidades para otimizar as reuniões e para preparar e realizar apresentações públicas profissionais. Aportar conhecimentos para enfrentar as situações de estresse e burnout.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a terceira parte são mostradas na seguinte tabela:
Habilidades para Resolução e Transformação de Conflitos Disciplinas HORAS Técnicas de Direção e Liderança Organizacional 30 Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho 30 Gestão de Tempo e Direção de Reuniões 30 Técnicas de aPresentação em Público 20 Estresse e Burnout 30 TOTAL 140 Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, são autocontidas e estão estruturadas de acordo com uma coerente ordem pedagógica. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo engloba material impresso que se deve estudar para responder satisfatoriamente as diversas atividades de avaliação.
- 6ª Parte: Dissertação de Mestrado (230 horas)
O Practicum, para o qual se destinam 80 horas, servirá para que os alunos demonstrem, no âmbito que escolham, as habilidades aprendidas durante o curso para a resolução/transformação de conflitos. A Dissertação Final de Mestrado ou Tese de Mestrado, cuja carga letiva é de 150 horas, tem como objetivo apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando, do mesmo modo, a possibilidade de sua execução concreta.