Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software

Solicitação de Informação

 

Apresentação do Programa

A inovação e o empreendimento colocam-se como capacidades básicas para o gestor de empresas do século XXI.

A moderna gestão empresarial desenvolve-se em uma sociedade global e em contínua evolução interconectada através das Tecnologias da Informação e as Telecomunicações. Parte importante desta evolução diz respeito à capacidade das organizações para conceber, desenvolver e manter um software de qualidade. Essa disciplina é conhecida pelo nome de Engenharia de Software.

Para enfrentar esses desafios, não basta possuir uma formação de ponta especializada em Desenvolvimento de Software. Como fator diferencial, o gestor deve adquirir a capacidade de contribuir com uma visão global que se materialize em ações sistêmicas, integrais e inovadoras que lhe permitam liderar seu projeto empresarial com êxito.

Fruto desta experiência formativa - interdisciplinar e internacional -, o aluno adquirirá uma sólida formação científica e profissional em Engenharia de Software que lhe permitirá desempenhar cargos de gerência em áreas de sistemas e de direção de empresas de software com uma visão de projetos.

A Engenharia de Software é definida informalmente como uma arte e uma ciência e formalmente como um processo de manufatura de software: um conceito e uma noção amplamente debatidos que, atualmente, pela importância do software na vida organizacional, devem ser superados por uma visão superior e organizacional para responder tanto às novas organizações de desenvolvimento de software que surgiram dentro das empresas e quanto a empresas com vida própria: as empresas de software. Por essa razão, o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação – Especialização Engenharia de Software é uma proposta que não se limita à visão tradicional da Engenharia de Software, seja formal ou informal, mas estuda o processo de software como um negócio a ser administrado e que contribui com valor a empresas e trabalhadores. Este argumento faz do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação - Especialização Engenharia de Software um programa com formação empresarial, gestão do ativo das pessoas e desenvolvimento de software com ênfase no valor de negócio.

A definição do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação - Especialização Engenharia de Software, que conjuga a visão tecnológica e a de negócios, permite a profissionais e executivos de diversas áreas chegar a um perfil em que se potencializa o aspecto estratégico do software nas organizações, sem desligá-lo de seus aspectos técnicos. Esse duplo enfoque do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação – Especialização Engenharia de Software, em matéria de Administração de Empresas e Desenvolvimento e Manutenção de Software, é muito adequado para perfis profissionais formados em:

  • Áreas técnicas como departamentos de sistemas, onde poderão liderar projetos de concepção, desenvolvimento e manutenção de software com um enfoque sistêmico e global.
  • Áreas de Empresa, nas quais poderá aplicar as mais modernas técnicas de liderança de empresas de tecnologia (onde o desenvolvimento de software tem um papel fundamental).

Tudo isso, unido ao enfoque para a excelência operacional, sustentada por um excelente nível acadêmico e um projeto curricular flexível e na medida ao aluno, faz do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação – Especialização Engenharia de Software o elemento de formação essencial para afiançar uma sólida carreira profissional no desempenho de cargos executivos na Empresa do século XXI.