Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação

Estrutura do Programa

O programa de Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação apresenta uma estrutura curricular baseada em 5 partes formativas:

  • 1ª Parte: ESTRATéGIA DE NEGóCIOS (150 horas)

    A primeira parte permite compreender de que maneira uma organização prepara uma estratégia de mudança e planeja seu desdobramento organizacional.

    As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a primeira parte se apresentam na seguinte tabela:

    ESTRATéGIA DE NEGóCIOS
    DisciplinasHORAS
    Direção e Planejamento Estratégico40
    Reingenharia, Estratégia e Direção de Sistemas e Tecnologias da Informação40
    Gestão Estratégica de Recursos Humanos30
    Sociedade da Informação e da mudança40
    TOTAL150
  • 2ª Parte: DIREção DE PEsSOAS (100 horas)

    A segunda parte permite compreender e gerar estratégias de mudança organizacional através das pessoas e das equipes de trabalho.

    As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a segunda parte se apresentam na seguinte tabela:

    DIREção DE PEsSOAS
    DisciplinasHORAS
    Técnicas de direção e liderança organizacional30
    Técnicas de direção de equipes de trabalho30
    Entornos Virtuais de Trabalho Colaborativo20
    Gestão sem distâncias20
    TOTAL100
  • 3ª Parte: TECNOLOGiA e NEGóCIOS (350 horas)

    A terceira parte proporciona o conhecimento das ferramentas que converte uma organização tradicional em uma organização em Internet apoiada nas novas tecnologias (as TICs). Conseguir uma visão global dos negócios quando as NTICs estão envolvidas e são consideradas como um recurso estratégico.

    As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a terceira parte se apresentam na seguinte tabela:

    TECNOLOGiA e NEGóCIOS
    DisciplinasHORAS
    Comércio e Marketing eletrônico60
    Segurança Electrônica e Legislação60
    Business Intelligence e Gestão Documental60
    Integração dos Sistemas de Gestão Empresarial50
    Inovação, Cultura e Gestão do Trabalho na Sociedade da Comunicação30
    Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional30
    Direção e Gestão de Projetos e-Business60
    TOTAL350

    Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que se deve estudar para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

  • 4ª Parte: Estudo e Resolução de Casos (100 horas)

    Os casos buscam a aplicação e domínio por parte do aluno de conceitos aprendidos no mestrado. Não apresenta um formato predefinido, pois espera-se que o aluno tenha liberdade no momento de escolher o tema e o conteúdo.

    O objetivo é demonstrar que o aluno possui a capacidade de assumir um trabalho (ou vários) de nível de pós-graduação em um campo, tema, domínio ou espaço de conhecimento. O caso pode ser a base da tese de graduação a ser realizada posteriormente e seu conteúdo será definido de comum acordo entre o tutor e o aluno.

  • 5ª Parte: Dissertação de Mestrado (100 horas)

    A dissertação deve ser uma contribuição para o campo da Direção Estratégica em TI com um forte componente aplicado e respeitando a doutrina da teoria da administração, a ciência da gestão, a economia e as TIs, disciplinas vinculadas ao campo dos negócios e das novas tecnologias. Seu conteúdo se ajustará às normas que para estes efeitos estejam definidos.

    A elaboração da Dissertação poderá ser feita paralelamente ao estudo das disciplinas do Curso, segundo a conveniência e disponibilidade do aluno. No entanto, aconselha-se dedicar o último trimestre do Mestrado para sua elaboração e redação definitiva. O trabalho será supervisionado por um professor-tutor, cuja atribuição irá em função da temática escolhida.

    O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os lineamentos e detalhes da Dissertação apresentada. A tese deve ser uma contribuição ao campo da Direção Estratégica em TIs com um forte componente aplicado e respeitando a doutrina e a Teoria da Administração, da Ciência da Gestão, da Economia e das TIs disciplinas vinculadas ao campo dos negócios e das novas tecnologias.