Expert em formação continuada

Apresentação do Programa

O curso de Expert em Formação Continuada pretende oferecer aos profissionais que desenvolvem ou desejam desenvolver suas atividades docentes no campo da Formação Continuada uma formação que atenda tanto ao desenvolvimento de competências específicas quanto àquelas competências transversais que a sociedade do conhecimento e da informação exige atualmente.

Nesse sentido, estabelecem-se como objetivos gerais do curso que o formador, ao finalizá-lo, seja capaz de:

  • Conceber e programar ações formativas de acordo com as demandas do contexto docente no qual exerce suas funções e ao restante das ações formativas que deve realizar.
  • Ter a função de guia e organizador de processos de aprendizagem e não só de um mero transmissor de conhecimentos.
  • Adaptar as propostas e ações formativas às características individuais e necessidades de qualificação dos empregados que tiver a seu cargo.
  • Avaliar, de maneira apropriada, tanto o processo formativo dos empregados quanto o nível de qualificação e competência adquirido.
  • Conscientizar-se e avaliar sua ação docente, de forma que isso permita tomar decisões para a melhoria da formação.
  • Incorporar, em sua ação docente, as mudanças que ocorrem como resultado da evolução econômica ou tecnológica.
  • Exercer suas tarefas com autonomia e espírito crítico.
  • Aplicar competências comunicativas, colaborativas e interpessoais em seu desempenho como profissional.
  • Organizar e autorregular seu processo formativo ao longo de toda a vida.

A quem é dirigido

Formadores que queiram exercer suas funções no campo da Formação Continuada ou aqueles que, já atuando na área, desejam melhorar sua formação.

Estrutura do Programa

O curso de Expert em Formação Continuada tem duração de 6 meses e consta do total de 24 créditos.

O título é expedido pela Universidad Europea del Atlántico.

Enfoque Pedagógico

Modelo Educacional

O programa de estudo, no conjunto de suas contribuições, é categorizado como um programa de qualidade. Isso é conseguido com um modelo educativo que leva em consideração as numerosas inovações educativas e pedagógicas surgidas na última década, assim como da observação da mudança mundial que estão sofrendo os programas de estudo no novo milênio da Sociedade da Informação e das Comunicações.

Modelo Educacional Abrangente

EO modelo usado neste programa permite que os formandos obtenham uma experiência de aprendizagem caracterizada, de maneira breve e resumida, pelos seguintes elementos:

  • Material de estudo impresso: que é recebido no domicílio em volumes de grande qualidade. O conteúdo é preparado por especialistas em educação não presencial, o que permite garantir que se possa estudar sem depender 100% da tecnologia.
  • Um Campus Virtual em que se compartilham experiências com o restante dos membros que compõem a comunidade de aprendizagem. A interação pode se dar através de espaços de discussão especializados, feitos em fóruns e chats. É um complemento ideal dos conteúdos obrigatórios de estudo.
  • Apoio constante por parte do Departamento Acadêmico.
  • Avaliação variada e adaptada aos objetivos pedagógicos de cada matéria.

Plano de estudos

O curso de Expert em Formação Continuada é formado pelas seguintes disciplinas:

DISCIPLINAS CRÉDITOS
Fatores de aprendizagem 4
Projeto curricular, programação e desenvolvimento de competências 4
Metodologias de aprendizagem na aula 4
Criação, adaptação e avaliação de materiais 4
Análise de recursos tecnológicos e projeto de atividades criativas 4
Avaliação do aprendizado 4

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Coordenação acadêmica

  • Dra. Silvia Pueyo Villa. Doutoranda em Ciências da Educação.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.