Gerontología Sanitaria

Apresentação do Programa

A evolução da população mundial está trazendo consigo, tanto em termos absolutos quanto relativos, um aumento notável do número de pessoas com mais de 65 anos. Uma das características demográficas do mundo de hoje é o envelhecimento progressivo da população mundial. Este fenômeno representa um desafio para a sociedade e uma necessidade de profissionais especializados a fim de poder oferecer um serviço de qualidade aos idosos.

O Curso de Especialização em Gerontologia Aplicada à Saúde visa formar profissionais com formação avançada nos diferentes processos de envelhecimento e doenças, para que possam trabalhar com os idosos no campo das intervenções de saúde e assim contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos doentes e dependentes.

A quem é dirigido

A metodologia de treinamento proposta, juntamente com a clareza, amplitude e didática do design do conteúdo, permite que o programa de Gerontologia Aplicada à Saúde seja direcionado:

  • Profissionais com diplomas em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Sociologia, Fisioterapia, Fisioterapia, Cinesiologia, Animadores Socioculturais, Economia e Direito.
  • Outros licenciados/graduados universitários interessados.
  • Profissionais sem formação universitária com experiência e interesse no campo da gerontologia.

O programa Gerontologia Aplicada à Saúde será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou pós-graduação para alguém interessado em se especializar em questões gerontológicas.

Titulação

A conclusão bem sucedida do Programa levará à concessão de uma Especialização em GERONTOLOGIA APLICADA À SAÚDE, emitida pela Universidade onde o estudante se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa de Gerontologia Aplicada à Saúde é de 12 meses.

Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Como este é um programa de ensino à distância e não está sujeito a aulas presenciais, não há data de início específica, assim que os alunos podem se inscrever a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para o Programa é de 12 meses. Neste período de tempo, o estudante deve ter entregue todas as avaliações correspondentes às disciplinas.

A estrutura de créditos do curso de Gerontologia Aplicada à Saúde é mostrada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 46 9 460
Trabalho Final do Curso 10 3 100
TOTAL 56 12 560

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que diplome. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o estudante estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
b. Duração em meses
c. É possível concluir o mestrado sem realizar o estágio. Consulte a Secretaria Acadêmica.

Objetivos

Objetivos gerais:

  • Conhecer e analisar informações sobre questões relacionadas com o campo da saúde gerontológica.
  • Desenvolver programas em diferentes níveis de cuidados com pessoas idosas doentes e potencialmente dependentes.
  • Conhecer e aplicar os princípios bioéticos relacionados aos cuidados com os idosos.
  • Conceber e promover pesquisas com o objetivo de resolver problemas relacionados com a saúde dos idosos.
  • Proporcionar conhecimentos para a avaliação, diagnóstico e intervenção no processo de envelhecimento, bem como obter as ferramentas necessárias para oferecer uma melhor qualidade de vida.

Objetivos específicos:

  • Identificar conhecimentos e teorias relacionadas aos processos de envelhecimento patológico.
  • Diferenciar as técnicas de avaliação, diagnóstico e intervenção nos âmbitos da saúde física, psicológica e social dos idosos.
  • Avaliar os princípios, fases e critérios específicos de intervenção com pessoas idosas saudáveis e doentes.
  • Identificar as diferentes síndromes geriátricas, incluindo as demências, através de uma avaliação abrangente e abordagem de intervenção.
  • Criar planos estratégicos implementados no contexto de saúde indicado pela equipe interdisciplinar.
  • Projetar pesquisas e intervenções destinadas a resolver problemas com a saúde das pessoas idosas.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do Programa em Gerontologia Aplicada à Saúde são as seguintes:

  • Profissionais que desejam se especializar em assuntos de pessoas da terceira idade.
  • Profissionais que atuam como assessores ou consultores em gestão econômica, arquitetônica ou jurídica de centros de terceira idade.
  • Pessoal de serviços sociais comunitários.
  • Avaliador clínico dos processos de envelhecimento.
  • Trabalhadores em centros residenciais em diferentes níveis.
  • Colaboradores de associações para idosos (Alzheimer, etc.)
  • Professor de salas de aula de terceira idade.
  • Colaboradores em ONGs para idosos.

Plano de estudos

O curso de Gerontologia Aplicada à Saúde tem uma estrutura curricular baseada nas seguintes partes formativas que buscam situar o estudante em um contexto real de mudança contínua:

  • 1ª PARTE: INTRODUTÓRIA (46 CRÉDITOS)

A primeira parte permite conhecer e compreender toda a complexidade relacionada ao campo da Gerontologia, desde seus fundamentos até sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo dos módulos obrigatórios é garantir que os estudantes adquiram uma ideia global da Gerontologia e que sejam capazes de dominar técnicas básicas em processos de envelhecimento e técnicas e ferramentas de avaliação, diagnóstico e intervenção em gerontologia aplicada à saúde.

As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a 1ª Parte: As disciplinas são apresentadas na tabela abaixo:

  • 2ª PARTE: TRABALHO OU PROJETO FINAL DO CURSO (10 CRÉDITOS)
2ª PARTE: TRABALHO OU PROJETO FINAL DO CURSO
  DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 TRABALHO OU PROJETO FINAL DO CURSO 10
  TOTAL 10

A última fase do programa se destina à realização do Trabalho Final do Curso, o qual pode ser iniciado antes do final da 1ª Parte: Disciplinas, já que nesse momento o estudante terá desenvolvidos os elementos necessários para iniciar o trabalho.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e detalhes do Trabalho Final do Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição para algumas das áreas estudadas ou suas relações, tanto teóricas como aplicadas e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo de atualizações ou melhorias.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. INTRODUÇÃO À GERONTOLOGIA

    Ter um conhecimento dos novos perfis da disciplina de Gerontologia Social, bem como de sua evolução histórica em nível nacional e internacional, conhecendo as variáveis que influenciam no envelhecimento, bem como nas formas de otimizar este processo.

    INTRODUÇÃO À GERONTOLOGIA
    DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
  2. ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO

    Descrever o processo de regressão que afeta cada um dos sistemas sensoriais e motores como conseqüência dos processos de envelhecimento não patológicos. Compreender a evolução da comunicação e da linguagem durante o processo de envelhecimento, bem como suas principais dificuldades. Apresentar informações atualizadas sobre os componentes psicológicos básicos da memória e sua evolução nos idosos, bem como descrever os programas sobre sua melhoria.

    FUNCIONAMENTO SENSORIAL
    PSICOMOTRICIDADE E TERCEIRA IDADE
    COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
    FUNCIONAMENTO INTELECTUAL
    PSICOLOGÍA DE LA MEMORIA EN PERSONAS MAYORES
    TEORIAS PSICOSSOCIAIS. PERSONALIDADE
    CASAL E IDOSOS
    VELHICE COM ÊXITO. ESTILOS DE VIDA
  3. NUTRICIÓN Y ENVEJECIMIENTO

    Conhecer os processos de envelhecimento biológico e a incidência sobre a nutrição.

    INTRODUÇÃO, DEFINIÇÕES E CONCEITOS
    TENDÊNCIA DEMOGRÁFICA E INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO
    INTER-RELAÇÃO ENTRE ENVELHECIMENTO E ALIMENTAÇÃO-NUTRIÇÃO
    INGESTÕES RECOMENDADAS DE ENERGIA E DE NUTRIENTES
    AS PAUTAS ALIMENTARES NO ENVELHECIMENTO. RECOMENDAÇÕES
    AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL NO ENVELHECIMENTO
    A ALIMENTAÇÃO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS DO IDOSO
    A ALIMENTAÇÃO - NUTRIÇÃO E O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO
  4. ENFERMARIA GERIÁTRICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

    Determinar a forma de integração de um modelo de cuidados nos diferentes níveis, bem como os diferentes papéis da equipe de intervenção gerontológica. Conhecer as técnicas e os meios terapêuticos de uso geral em fisioterapia e os diferentes campos de atuação da Terapia Ocupacional.

    A GERONTOLOGIA COMO DISCIPLINA MULTIDISCIPLINAR
    ENFERMARIA GERONTOLÓGICA
    FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA
    TERAPIA OCUPACIONAL EM GERONTOLOGIA
  5. GERIATRIA. GRANDES SÍNDROMES GERIÁTRICAS. DEMÊNCIAS

    Conhecer os principais componentes e os campos de atuação da geriatria. Identificar as diferentes síndromes geriátricas, bem como abordar sua intervenção.

    GERIATRIA
    GRANDES SÍNDROMES GERIÁTRICAS
    DEMÊNCIAS
  6. ARQUITETURA E AJUDAS TÉCNICAS

    Estudar como a arquitetura do meio influencia a vida cotidiana dos idosos.

    GRUPOS DE PESSOAS COM INCAPACIDADE E DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO
    CONCEITOS, PESSOA E MEIO FÍSICO: SOLUÇÃO SATISFATÓRIA AOS PROBLEMAS, PESSOAS COM INCAPACIDADE, MEIO FÍSICO ACESSÍVEL, REALIDADE DAS PESSOAS COM INCAPACIDADE
    GRUPOS DE PESSOAS COM INCAPACIDADE E DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO
    PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA ATUAR: IDOSOS E MEIO FÍSICO
    ANÁLISE DAS NECESSIDADES
  7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA À GERONTOLOGIA

    Mostrar os detalhes do conhecimento científico, bem como os tipos e as estratégias de pesquisa.

    O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
    CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
    ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO
    PUBLICAÇÃO: FORMAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
    TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA
    ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
    OUTROS PROCESSOS RELACIONADOS COM A PESQUISA CIENTÍFICA
    COMO ESCREVER UM PROJETO DE PESQUISA: PROCESSOS E ETAPAS
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO

A última Fase do curso está destinada à realização do Trabalho Final de Curso, o qual se pode iniciar antes de finalizar a 1ª Parte: Disciplinas, pois nesse momento o aluno contará com os elementos desenvolvidos necessários para dar início ao trabalho.

Apresentar um documento completo que demonstre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os delineamentos e detalhes da Tese Final de Mestrado da FUNIBER apresentada. A tese deve ser uma contribuição para alguns dos campos estudados ou relacionados a eles, tanto teórica como aplicadamente e respeitando as doutrinas, teorias, disciplinas relacionadas.


Nota: O conteúdo do curso acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Geral Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor da Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidade Europeia do Atlântico.
  • Dra. Pilar Sánchez Collado. Doutora em Farmácia. Professora titular no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de León.
  • Dr. José A. De Paz Fernández. Doutor em Medicina. Professor titular no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de León.

Coordinação Geral Acadêmica

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.

Professores e Autores

  • Dr. Antonio Martos Martín. Doutorado pela Universidad de Granada. Professor na Universidad de Granada e na Universidad de Málaga.
  • Dr. David Padilla Góngora. Professor titular de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidad de Almería.
  • Dra. Alejandra María Corona Romero. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora e pesquisadora.
  • Dra. Assumpció Roset Elías. Doutorado em Farmácia. Coordenadora do Programa de Educação em Saúde do Departamento de Educação da Generalitat de Catalunya.
  • Dra. Clícia Jatahy Peixoto. Doutorado em Psicogerontologia. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana e na Universidad de Internacional de Valencia.
  • Dra. Consuelo del Moral Ávila. Arquiteta e professora no Departamento de Construção Arquitetônica e diretora da Área de Acessibilidade Universal da Universidad de Granada.
  • Dra. Divka Inge Rojic Becker. Doutorado em Neurociências pela Universitat Autònoma de Barcelona. Pesquisadora do grupo de melhoramento e recuperação da memória no Departamento de Psicobiologia da Universitat Autònoma de Barcelona.
  • Dra. María del Pino Sánchez Hernández. Doutorado em Gerontologia. Professora de pós-graduação na Universidad de Granada.
  • Dra. María Dolores García Olalla. Doutorado em Psicologia pela Universitat Rovira i Virgili. Professora colaboradora na Universitat Rovira i Virgili.
  • Dra. Misericordia Camps Llauradó. Doutorado em Psicologia. Pesquisadora e professora titular na Universitat Rovira i Virgili.
  • Dra. Montserrat Celdran Castro. Doutorado Interuniversitário em Psicologia da Educação pela Universitat de Barcelona. Professora associada do Departamento de Psicologia Evolutiva e Educação da Universitat de Barcelona.
  • Dra. Montserrat González Gómez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pelo Centro Universitário de Ciências da Saúde, Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad de Guadalajara. Professora no Instituto de Posgrados y Ciencias S.C. Professora na Universidad del Valle de México.
  • Dra. Ramona Rubio Herrera. Doutorado em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Catedrática de Gerontologia da Universidad de Granada.
  • Dra. Silvia Quer. Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Susana Martínez. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de León. Professora na Universidad de León e na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) Rosana Oddone. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Design, Gestão e Direção de Projetos, Universidad de León, Espanha. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Lucibel Vásquez. Doutorado (em andamento) em Intervenção Psicossocial. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • M. Stefanía Carvajal. Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • M. Verónica Lopes. Mestrado em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública no Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal de Portugal. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • M. Laura Martín. Mestrado em Saúde Internacional e Cooperação e Especialização em Comunicação e Marketing em Saúde Digital. Consultora/Auditora de Qualidade Alimentar. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Lic. Gloria Arbonés Vilá. Licenciatura em Farmácia pela Universitat de Barcelona. Farmacêutica comunitária.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.