Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo

Apresentação do Programa

Arquitetura e urbanismo são áreas profissionais estreitamente ligadas, ambas envolvidas em diferentes escalas no espaço público e, por esse motivo, interagem precisamente com diferentes atores da gestão pública e privada e com a sociedade como um todo.

Para a formação e desenvolvimento do programa, foram selecionados os conhecimentos teóricos essenciais, resultantes da experiência na prática profissional para gerenciar adequadamente esse tipo de intervenções, considerando não apenas a relação clara entre Arquitetura, Urbanismo e meio ambiente, mas também a pontos relacionados da administração com o Estado/Governo à construção da Imagem da Cidade.

A especialização em Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, propõe um modelo de formação teórica focada em dois espaços, um estritamente ligado à área de Arquitetura e Urbanismo e o segundo em uma abordagem de Gestão de Projetos, porque as equipes interdisciplinares que eles integram projetos dessas características, são conformados não apenas por conhecedores de questões de arquitetura urbana, mas também por especialistas em desenvolvimento, gerenciamento e gerenciamento de projetos.

A formação a partir de duas visões complementares não apenas prepara o aluno em sua futura vida profissional para integrar equipes interdisciplinares, mas a presente especialização admite estudantes de todas as disciplinas interessadas em integrar equipes de gerenciamento de projetos ligadas à intervenção urbana da cidade e oferece acesso à Certificação IPMA Nível D por meio da AGPA.

O desenvolvimento do programa foi realizado considerando os conceitos básicos de gestão de projetos estabelecidos nos padrões de competências de conhecimento estabelecidos pelas principais instituições internacionais (Associação de gestão de Projetos, AGPA. Membro da IPMA), para assim introduzir para os interessados no mundo globalizado de projetos.

É importante destacar o último, pois mostra o apoio de instituições profissionais de reconhecimento internacional no desenvolvimento de padrões e competências em gestão de projetos.

A quem é dirigido

O programa de Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo está dirigido a todos aqueles interessados em formar equipes multidisciplinares de gestão de projetos que intervêm morfologicamente na cidade.

Essas equipes são compostas por profissionais de três setores, Universidade, Governo e setor privado, e pensando em todos eles é que a especialização atual foi desenvolvida. A partir da formação da estrutura acadêmica do conteúdo, foi considerada a incorporação de alunos de todas as áreas para as quais foi dada atenção especial ao desenvolver textos de leitura e estudo que não exijam treinamento especializado prévio no tema.

Este programa é destinado a estudantes com ou sem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, mas com interesse na gestão de projetos dessas características, para aplicá-los de maneira responsável no campo do ensino e pesquisa de projetos de Arquitetura Urbana e/ou no campo profissional.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Especialista em GESTÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Certificação profissional

Mediante o acordo de cooperação que a FUNIBER mantém com a Asociación de Gestión de Proyectos Argentina (AGPA) e o Organismo Certificador IPMA Argentina (OCIA), cada estudante terá a possibilidade de se tornar profissionalmente certificado como Técnico em Gerenciamento de Projetos IPMA Nível D.

Para se candidatar à Certificação Nível “D” do IPMA (Técnico em Gerenciamento de Projetos) (*), o estudante deve estar inscrito para a certificação e ter concluído o Módulo de Desenho de Projeto.

A certificação consiste na realização de um exame aplicado pelo OCIA.

(*) Exclusivo para estudantes residentes na América

Para mais informações:

https://agpa.org.ar/ocia/

ocia@agpa.org.ar

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa de Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo é de 350 horas (35 créditos)1.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data de início específica, para que o aluno possa formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para concluir o programa é de um ano. Nesse período, o aluno deve ter sido submetido a todas as avaliações correspondentes às disciplinas e à Resolução de Estudo de Caso, no caso da Especialização ou Pós-Graduação, o Trabalho Final.

A estrutura de crédito do Programa de Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo é apresentada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1a Parte: Disciplinas 25 9 250
2a Parte: Trabalho Final de Curso 10 3 100
TOTAL 35 12 350

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que titula. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivos geral

  • A formação de especialistas em gestão de projetos de intervenção urbana, considerando que o produto arquitetônico resultante da gestão, tem um impacto direto na vida das pessoas, o que acentua o conceito de responsabilidade social.

Objetivos específicos

  • Determinar os principais atores/áreas envolvidas na gestão do espaço público e seus relacionamentos, a partir de uma abordagem arquitetônica urbana.
  • Estabelecer conhecimentos básicos para a elaboração e gestão de projetos.
  • Contribuir com ferramentas conceituais definidas a partir do exercício profissional, para todos os atores participantes de todas as profissões, na gestão de projetos de arquitetura urbana.
  • Fornecer novos conceitos que façam intervenção urbana, destacando o papel do Estado, e todas as disciplinas que devem interagir na gestão de projetos.
  • Formar especialistas responsáveis com o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do Programa de Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo são:

  • Integre os Departamentos de gestão e administração de projetos.
  • Integrar áreas de arquitetura e planejamento urbano pertencentes a governos.
  • Consultores em intervenção no espaço público.
  • Integrar equipes interdisciplinares de projetos de arquitetura urbana.
  • Estudos de arquitetura e planejamento urbano.
  • Pesquisadores na área de Projeto Arquitetônico.
  • Pesquisadores em impacto urbano.

Plano de estudos

O programa de Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo é composto por 9 disciplinas, e, no caso de Especialização ou Pós-graduação, de um Trabalho Final de Curso denominado Trabalho Final de Especialização:

  • 1a PARTE: DISCIPLINAS

As disciplinas permitem a compreensão e o conhecimento geral do processo de Gestão de Projetos Urbanos Arquitetônicos.

É importante notar que as 9 disciplinas que compõem o programa foram desenvolvidas a partir de duas abordagens, a gestão de projetos e a Arquitetura como elemento principal da intervenção urbana, para não apenas formar interessados em Desenho, mas também para todos os interessados em integrar equipes de trabalho em gestão de projetos.

As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas a seguinte tabela:

  • 2a PARTE : TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

No caso da Especialização ou Pós-Graduação, a última fase do Programa será dedicada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia do projeto desenvolvido.

O Trabalho Final de Especialização deve ser uma contribuição original para o campo de projetos com um forte componente de possível aplicação concreta. É importante entender que, nessa área, os projetos são de extrema importância que as propostas sejam viáveis para se materializarem.

2a PARTE : TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Trabalho Final de Especialização 100
TOTAL 100

Descrições dos Cursos

As disciplinas que compõem o Programa de Estudos são independentes e estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às várias atividades de avaliação.

1a PARTE: DISCIPLINAS

  1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

    A gestão/gerência de projetos é a administração de todos os recursos necessários para seu desenvolvimento. Esta disciplina apresenta-nos o tema de forma geral e engloba, entre outros, os seguintes temas: conceitos gerais da gestão de projetos e de tipologias de projetos, fases do projeto e ciclo de vida do projeto.

    GESTÃO E GERÊNCIA DE PROJETOS
    INTRODUÇÃO GERAL E TEÓRICA
    CONCEITOS GERAIS DA GESTÃO DE PROJETOS E DE TIPOLOGIAS DE PROJETOS
    FASES DO PROJETO E CICLO DE VIDA DO PROJETO
  2. INTERRELAÇÕES ENTRE URBANISMO E ARQUITETURA

    Esta disciplina ocupa-se em analisar as diferentes abordagens que surgem das escalas de análise e intervenção disciplinar da arquitetura, desenho urbano e planejamento urbano, analisando as particularidades de cada um deles, suas diferenças, seus pontos em comum e suas complementaridades, orientada para a necessidade de sua integração para atuação profissional no espaço urbano, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

    ABORDAGENS DO URBANISMO, O DESENHO URBANO E ARQUITETURA.
    ESCALA DE INTERVENÇÃO URBANA
    ESCALA DE INTERVENÇÃO DE DESENHO URBANO
    ESCALA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA
    O PERFIL PROFISSIONAL NAS DIFERENTES ESCALAS DE INTERVENÇÃO
    A GRAVITAÇÃO DE COMPONENTES TERRITORIAL, SOCIAL, ECONÔMICO E POLÍTICO
  3. TEORIA DO PROJETO URBANO ARQUITETÔNICO

    A disciplina introduz o conceito de "projeto" no desempenho profissional da arquitetura, desenho urbano e planejamento urbano, associando-o e diferenciando-o dos processos de pesquisa e desenho. Inclusão das dimensões social, ambiental, econômica e política no projeto urbano arquitetônico. Introdução à formulação, gestão e direção de projetos arquitetônicos urbanos. Conceitos gerais sobre Sistemas e Teoria Geral de Sistemas, com o objetivo de fornecer uma ferramenta para analisar problemas, conflitos e projetos de arquitetura urbana com uma visão sistêmica orientada para entender a diversidade e complexidade da cidade atual.

    O CONCEITO DE "PROJETO" NA ARQUITETURA, DESENHO URBANO E URBANISMO
    RELAÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE O DESENHO E O PROJETO
    ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA, PROCESSO PROJETIVO E INTERVENÇÃO URBANA
    FORMULAÇÃO, GESTÃO E DIREÇÃO DE PROJETOS URBANO-ARQUITETÔNICOS
    A SOCIEDAD, O AMBIENTE, A ECONOMIA E A POLÍTICA NO PROJETO URBANO-ARQUITETÔNICO
    TEORIA GERAL DE SISTEMAS
    VISÃO SISTÉMICA DA CIDADE E DOS PROJETOS URBANO-ARQUITETÔNICOS
    A ABORDAGEM TERRITORIAL E A ABORDAGEM SISTÊMICA NA INTERVENÇÃO URBANA
  4. O MEIO AMBIENTE EM PROJETOS URBANO - ARQUITETÔNICOS

    A disciplina introduz o conceito de "projeto" no desempenho profissional da arquitetura, o desenho urbano e o urbanismo, associando-o e diferenciando-o dos processos de pesquisa e desenho. Inclusão das dimensões social, ambiental, econômica e política no projeto arquitetônico urbano. Introdução à formulação, gestão e direção de projetos arquitetônicos urbanos. Conceitos gerais sobre Sistemas e Teoria Geral de Sistemas, com o objetivo de fornecer uma ferramenta para analisar problemas, conflitos e projetos de arquitetura urbana com uma visão sistêmica orientada para entender a diversidade e complexidade da cidade atual.

    CONCEITOS AMBIENTAIS BÁSICOS
    O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    PROBLEMÁTICA AMBIENTAL GLOBAL
    RELAÇÕES COM OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO. PARA O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
    O AMBIENTE COMO POTENCIAL PRODUTIVO
    DESAFIOS ATUAIS DO DESARROLLO SOSTENIBLE
    CRITERIOS ORIENTADORES DE UN NUEVO DESARROLLO
  5. IMPACTO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS URBANO ARQUITETÔNICOS

    Estudar as relações entre novas tecnologias, cidade e desenho arquitetônico é um tema inadiável para os profissionais e pesquisadores envolvidos no planejamento e gestão de projetos arquitetônicos urbanos.

    Terá o objetivo de analisar as inovações tecnológicas têm uma força transformadora, tanto nas relações socioeconômicas quanto na forma urbana, e como elas se manifestam nas cidades e na maneira como arquitetos, urbanistas e gerentes elaboram seus projetos urbanísticos e arquitetônicos.

    Aponta para a busca de respostas sociais para as transformações que as novas tecnologias trazem para os modos de vida das cidades e para incluí-las como elementos de desenho.

    IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS: MATRIZES CAUSA-EFEITO (MATRIZES DE IMPACTO), MATRIZES ESCALONADAS E OUTROS MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS
    AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS IMPACTOS
    MEDIDAS CORRETIVAS E PREVENTIVAS
    ANÁLISE DE PROJETOS URBANO-ARQUITETÔNICOS E DE SUAS ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS
    MÉTODOS PARA A PREVISÃO DOS EFEITOS QUE AS TECNOLOGIAS APLICADAS GERARAM
  6. MARKETING DA CIDADE

    Esta disciplina procura fornecer ferramentas para que o aluno possa identificar elementos distintivos ou representativos de uma cidade ou ferramentas de marketing da cidade; entendido esse último conceito como um conjunto de atividades e uma série de produtos e/ou serviços da cidade projetados para atender às necessidades de diferentes públicos (público interno e externo), criando e aprimorando sua demanda.

    Para isso, serão analisados os instrumentos de comunicação, publicidade e promoção, bem como o processo de tomada de decisão dos diferentes atores sociais (sociais, econômicos e políticos); e, por outro lado, o conhecimento das características do modelo urbano que os cidadãos desejam.

    O MERCADO, A VENDA E O SISTEMA DE OPERAÇÕES
    IMAGEM, PERSONALIDADE E POSICIONAMENTO DO PROJETO URBANO-ARQUITETÔNICO
    A DIMENSÃO PRODUTO-MERCADO NO MARKETING DE CIDADES
    COMUNICAÇÃO DO PROJETO
    ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING PARA UM PROJETO URBANO-ARQUITETÔNICO
  7. A FUNÇÃO DO ESTADO

    É introduzido na análise dos diferentes papéis que o Estado pode desempenhar nas ações de intervenção urbana e arquitetônica, desempenhando funções empreendedoras, financeiras, promotoras ou regulatórias, e as consequentes relações com o setor privado. Da mesma forma, são analisadas as responsabilidades do profissional em relação às funções do Estado nas ações urbanas e arquitetônicas.

    PAPEL DO ESTADO EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS URBANOS
    POLÍTICAS URBANAS
    O REGULAMENTO ESTATAL DE ATIVIDADES ARQUITETÔNICAS
    INSTRUMENTOS DO ESTADO NA GESTÃO URBANA
    OS PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS DOS DIFERENTES NÍVEIS DO ESTADO
    AS RESPONSABILIDADES DO SETOR PRIVADO EM RELAÇÃO AO ESTADO
    O PAPEL PROFISSIONAL NA GESTÃO ESTATATAL
  8. COMPONENTES CONTEXTUAIS DO PROJETO: ECONÔMICOS, SOCIAIS, INSTITUCIONAIS E CULTURAIS

    A disciplina abordará as mudanças contextuais de diferentes tipos: econômico, social, institucional, cultural, etc., que afetam o desenho e o desenvolvimento de um projeto de arquitetura urbana.

    Serão analisadas as relações entre a sociedade, o Estado e os eixos produtivos, as relações do mercado local com o mercado global e o papel de alguns atores-chaves da sociedade, a fim de, com base em seus conhecimentos, trabalhar os fatores condicionais e suas relações dentro do desenho e desenvolvimento de projetos, a fim de intervir de diferentes maneiras.

    Cada um dos campos analisados permitirá ao aluno gerar diferentes linhas de trabalho em um projeto e uma abordagem integradora do problema abordado.

    ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE UMA PROBLEMÁTICA DE INTERESSE EM RELAÇÃO A SEUS CONTEXTOS LOCAL NACIONAL E INTERNACIONAL
    AS POLÍTICAS SOCIAIS E AS POLÍTICAS URBANO-ARQUITETÔNICAS
    ASPETOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, CULTURAIS DO PROJETO URBANO-ARQUITETÔNICO
    DEMANDAS SOCIODEMOGRÁFICAS. EXCLUSÃO SOCIAL. DIVERSIDADE CULTURAL
  9. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO - ARQUITECTÓNICO

    Esta disciplina tem como objetivo destacar os objetos produzidos por uma comunidade que constitui patrimônio urbano de valor patrimonial. Quando falamos de bens, entendemos patrimônio tangível, incluindo espaços públicos (com diferentes graus de intervenção humana) que cumprem funções ambientais e recreativas.

    Será trabalhada a identificação do sistema cultural da cidade e a localização dos elementos arquitetônicos com dimensão histórica, estudando a inter-relação dos bens culturais nas diferentes escalas em que estão inseridos e com os processos e agentes que os afetam em cada um.

    O aluno procura adquirir a capacidade de integrar problemas técnicos, culturais e/ou socioeconômicos na prática de conservação de bens culturais.

    DEFINIÇÃO DO BEM URBANO DE VALOR PATRIMONIAL
    IDENTIFICAÇÃO DO SISTEMA CULTURAL DA CIDADE
    IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS COM DIMENSÃO HISTÓRICA
    TEORIAS DE BASE DE DIFERENTES PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO: DEFINIÇÕES E EXEMPLOS DE CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO, RECUPERAÇÃO, REFUNCIONALIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO, RECICLAGEM

2a PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

No caso da Especialização, Pós-Graduação ou Especialização, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia do projeto desenvolvido.

O Trabalho Final de Especialização deve ser uma contribuição original para o campo de projetos com um forte componente de possível aplicação específica. É importante entender que, nessa área, os projetos são de extrema importância para que as propostas sejam viáveis em relação à materialização.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña, en Ingeniería, em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação. Mestre pelo Politécnico de Milão, em Gestão de Projetos e Desenho, arquiteto pela Universidad de Buenos Aires, UBA. Desenvolvedor do primeiro modelo de incubadora de projetos para jovens profissionais. Presidente da AGP IPMA IPMA (International Project Management Association), Argentina.
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro civil. Especialista em projetos de cooperação internacional. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental. Engenheiro industrial.

Professores e Autores

  • Dra. Izol Marez. Doutora em Arquitetura. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Alberto Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico e Territorial. Arquiteto Professor, titular do curso de Gestão Ambiental Urbana, Universidad Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dra. Martha Velasco. Doutora em Projetos de Inovação Tecnológica, Especialista em Gestão de Projetos, Mestre em Ciências da Administração e Engenharia Industrial. Pesquisadora em Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Miguel Ángel López Flores. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor Pesquisador do Instituto Politécnico Nacional do México.
  • Dr. Arturo Ortega. Doutor em Engenharia Eletrônica. Engenheiro de telecomunicações. Diretor de P&D da FUNIBER.
  • Dr. Benjamín Otto Ortega Morales. Doutor em Ciências com Especialização em Microbiologia. Diretor Geral de Estudos e Pesquisas de Pós-Graduação da Universidad Autônoma de Campeche.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Havana. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana
  • Dr. Antonio Eduardo Fuenzalida. Doutor em Ciências do Exercício. Professor da Universidad Santo Tomas. Santiago, Chile.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro industrial.
  • Dra. Brenda Bravo. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professora da Universidad Metropolitana do México.
  • Dr. Victor Jiménez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professora da Universidad Metropolitana do México.
  • Dr. Héctor Solano. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Márez. Doutora em Engenharia de Projetos. Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestre em Gerenciamento de Projetos e Desenho pela politécnica de Milão, Itália. Professor da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) Argentina e Uruguai.
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Especialista em desenho de projetos de cooperação internacional. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Santos Gracia Villar. Dr. em Engenharia de Projetos. Engenheiro industrial. Especialista em Projetos de Cooperação Internacional.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenharia Civil industrial. Responsável pela área de projetos do Instituto de Pesquisa Agropecuária (INIA), Chile.
  • Dr. José Rodríguez. Doutor em Engenharia Civil. Engenheiro civil. Responsável pela área de Gestão Ambiental da FUNIBER Peru.
  • Dr. Lázaro Cremades. Doutor em Engenharia Química. Professor de Engenharia de projetos da Universidade Politécnica da Catalunha.
  • Dra. Margarita González. Doutora em Engenharia Química. Professora de Engenharia de Projetos da Universidad Politécnica de Cataluña.
  • Dr. José Cortizo Álvarez. Professor Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León, Espanha.
  • Dr. Manuel Castejón Limas. Professor Titular do Departamento de Engenharias Mecânica, de Computação e Aeroespacial da Universidad de León, Espanha.
  • Dr (c). Gregorio Urriola. Professor da Universidad das Américas de Panamá. Especialista em Cooperação Internacional.
  • Dr (c). Lina Pulgarín Osorio. Licenciatura em Administração Ambiental. Mestre em Gestão Integrada: Prevenção, Qualidade e Meio Ambiente.
  • Dr (c). Diego Kurtz. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
  • Dr (c). Marcelino Diez. Especialista e Mestre em Gestão de Projetos. Certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Gerente Profissional de Projetos.
  • Dr (c). Nelson Yepes. Engenheiro industrial. Especialista em Gestão Financeira e Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos.
  • Dra (c). Silvana Marín Garat: Economista. Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Experiência profissional no desenvolvimento de projetos de negócios no exterior e consultorias em Comércio Exterior.
  • Dr (c). Pablo Urquizó: Engenheiro de computação. Mestre em Direção Estratégica em TICs. Experiência como Diretor e Consultor em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, Desenho de Sistemas e Webmaster.
  • Dr. Santiago Brie: Doutorando em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Universidade de León,Espanha. Licenciado em Gestão Ambiental Urbana pela Universidade Nacional de Lanús,Argentina. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.