Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar

Apresentação do Programa

Uma das maiores conquistas do ser humano ao longo da historia evolutiva foi a transformação das matérias-primas alimentícias que lhe proporciona a natureza em alimentos saudáveis, seguros, altamente apetecíveis e com propriedades organolépticas e nutricionais que os definem e distinguem uns dos outros e que, além disso, contribuem para manter seu organismo em estado saudável.

A alimentação deve ser entendida não só como uma ferramenta para obter uma nutrição correta, mas também para melhorar o estado de saúde do indivíduo. A estreita relação existente entre alimentação, nutrição e saúde foi claramente reforçada pelos avanços científicos em diversos campos, como a genômica, proteômica ou a biotecnologia dos alimentos, o que tornará possível, em um futuro não muito longínquo, aproximar os requerimentos nutricionais e o comportamento fisiológico ante os diferentes tipos de alimentos de forma personalizada para cada indivíduo em função do fundo genético.

A quem é dirigido

Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar tem como destinatários os licenciados e graduados em:

  • Nutrição e Dietética
  • Tecnologia dos Alimentos
  • Químicos
  • Biotecnólogos
  • Biólogos especializados em nutrição
  • Outros titulados universitários oficiais que por sua experiência profissional desejem especializar-se em Nutrição e Biotecnologia Alimentar.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar é de 24 meses (2 anos).

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Sendo um programa a distância e não estando sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data específica de início, portanto, o aluno pode formalizar a matrícula a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • No período máximo de realização do programa (24 meses), o aluno deve ter passado em todos os testes de avaliação necessários.

A estrutura de crédito do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar é apresentada na seguinte tabela:

  CRÉDITOS ECTSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Módulos Fundamentais 15 4 150
2ª Parte: Módulos Obrigatórios 35 7 350
3ª Parte: Módulos Optativos 20 5 200
4ª Parte: Práticas Presenciais Supervisadas (PPS)c 16 4 160
5ª Parte: Projeto Final de Mestrado 15 4 150
TOTAL 101 24 1010

a. A equivalência nos créditos pode variar de acordo com a universidade que titule. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar. Os créditos e horários podem variar dependendo da universidade que titule.
b. Duração em meses.
c. A estrutura de créditos e duração pode variar dependendo do desenvolvimento do PPS. As PPS são obrigatórias somente se for uma exigência da Universidade de titulação.

Objetivos

Objetivo geral

  • Proporcionar conhecimentos avançados na área da nutrição, incluindo os últimos avanços científicos em genômica, proteômica e biotecnologia, com a finalidade de desenvolver um pensamento crítico que permita distinguir entre crenças sem fundamento científico e a nutrição baseada na evidência.

Objetivos específicos

  • Desenvolver programas interdisciplinares de avaliação do estado nutricional tanto na idade adulta como na terceira idade.
  • Conhecer os últimos avanços em tecnologia alimentar e sua importância na qualidade dos alimentos.
  • Conhecer os principais componentes dos alimentos funcionais, assim como seu impacto na saúde.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar são:

  • Profissionais de Ciências da Saúde que desejam se especializar em uma área do campo da Nutrição e da Biotecnologia Alimentar.
  • Docente em programas de ensino regular e não regular, pessoal sanitário, pessoal de serviços de restaurantes, centros de informações ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Gerentes ou responsáveis por empresas de serviços de alimentação em colégios, catering, hotéis, hospitais, geriátricos, indústrias alimentares, etc.
  • Pesquisador científico em temas relacionados com a biotecnologia alimentar.
  • Técnico em departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P D) da indústria farmacêutica ou do setor alimentar.
  • Técnico em departamento de Marketing da indústria farmacêutica ou alimentar.
  • Técnico em departamento de Qualidade da indústria farmacêutica ou alimentar.
  • Comercial em empresas alimentares ou farmacêuticas com linhas de produtos apresentando características nutritivas específicas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar é formado pelas seguintes partes que são descritas abaixo:

  • 1ª PARTE: MÓDULOS FUNDAMENTAIS (150 HORAS)

As disciplinas que compõem os Módulos Fundamentais permitem estabelecer os fundamentos da bioquímica e da bromatologia, a partir de seus fundamentos teóricos e conceituais; e analisa as tendências alimentares da sociedade de hoje.

As disciplinas deste módulo são mostradas na seguinte tabela:

1ª PARTE: MÓDULOS FUNDAMENTAIS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Avanços na alimentação e nutrição 5
2 Bioquímica nutricional 3
3 Alimentos 5
4 Tendências no consumo de alimentos 2
TOTAL 15
  • 2ª PARTE: MÓDULOS OBRIGATÓRIOS (350 HORAS)

As disciplinas que compõem os Módulos Obrigatórios se aprofundam em matérias relacionadas à biotecnologia alimentar, ciências ômicas e a conservação, produção e segurança alimentar.

  • 3ª PARTE: MÓDULOS OPTATIVOS (200 HORAS)

Os Módulos Optativos promovem a especialização do aluno nas seguintes áreas temáticas: Elaboração de Alimentos Saudáveis, Microbiologia Alimentar ou Nutrição.

O aluno deve escolher um dos Módulos Optativos que são apresentados abaixo:

MÓDULOS OPTATIVO: DISEÑO DE ALIMENTOS SALUDABLES*
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Elaboração de novos produtos na indústria agroalimentar 5
2 Vida útil dos alimentos 5
3 Alimentação, saúde e comunicação 5
4 Planejamento e gestão de projetos 5
TOTAL 200

*Os estudantes que cursam a optativa Elaboração de Alimentos Saudáveis devem realizar práticas laboratoriais virtuais (de caráter obrigatório) nas disciplinas de Elaboração de novos produtos na indústria agroalimentar e na Vida dos alimentos.

  • 4ª PARTE: PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS (160 HORAS)

As Práticas Presidenciais Supervisionadas (PPS) são obrigatórias somente se forem requeridas pela Universidade na qual o aluno se matriculou.

O aluno desenvolverá atividades profissionais do programa em um contexto laboral autêntico. O desenvolvimento das PPS deve ser realizado de acordo com o Guia PPS da instituição que irá fornecer ao aluno. Os alunos serão responsáveis de localizar um centro de práticas onde desejam cursá-las, que deve ser validada pela direção do Programa Acadêmico.

4ª PARTE: PRÁTICAS PRESENCIAIS S SUPERVISIONADAS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Práticas Presenciais Supervisionadas 16
TOTAL 16
  • 5ª PARTE: PROJETO FINAL DO MAESTRADO (150 HORAS)

O Projeto Final (PF) deve ter um caráter profissional. Seguindo as diretrizes descritas na Normativa do FP, o aluno deve desenvolver uma proposta e/ou a implementação de uma ação com o objetivo de responder às necessidades detectadas em um determinado contexto profissional real, relacionado ao âmbito de trabalho para o qual o módulo opcional é atribuído.

5ª PARTE: PROJETO FINAL DO MAESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Projeto Final 15
TOTAL 15

 


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: MÓDULO FUNDAMENTAL

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Esta disciplina apresenta as etapas do processo de pesquisa e suas técnicas, visando que o estudante possa se aproximar do método científico e, facilitando para que gere contribuições dentro de seu campo de trabalho. É composta pelos seguintes temas:

    Aspectos epistemológicos da pesquisa científica. O processo da pesquisa científica. Como iniciar uma pesquisa? O projeto: ponto de partida. Construção do marco teórico. Elaboração da estratégia metodológica. O relatório de pesquisa.

  2. AVANÇOS EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

    Esta disciplina se aprofunda nos campos da pesquisa bibliográfica, na nutrição baseada em evidências e na rotulagem dos alimentos. É composta pelos seguintes temas:

    A pesquisa bibliográfica. A nutrição baseada na evidência. A importância da rotulagem nutricional.

  3. BIOQUÍMICA NUTRICIONAL

    Esta disciplina proporciona um enfoque científico do metabolismo de nutrientes descrevendo sua função em nível celular e molecular, enfatizando as vias metabólicas, a enzimologia e a regulação do metabolismo. É composta pelos seguintes temas::

    Metabolismo e sua regulação. Integração metabólica. A regulação da expressão gênica. Destino metabólico dos carboidratos. Destino metabólico dos lipídios. Destino metabólico dos aminoácidos. Componentes nitrogenados condicionalmente essenciais.

  4. ALIMENTOS

    Esta disciplina avalia os diferentes grupos de alimentos de um ponto de vista bromatológico e de aplicação tecnológica. É composta pelos seguintes temas:

    Ovos e derivados. Gorduras e azeites. Leite e derivados. Carnes e derivados. Peixes e derivados. Cereais, leguminosas e tubérculos. Verduras, hortaliças e frutas. Estimulantes. Edulcorantes, condimentos e especiarias. Bebidas. Aditivos alimentares.

  5. NOVAS TENDÊNCIAS EM CONSUMO ALIMENTAR

    Esta disciplina diferencia os condicionantes influíram e estão influindo atualmente na evolução das novas tendências alimentares. É composta pelos seguintes temas:

    Componentes que marcam as novas tendências de consumo alimentar. Tendências de consumo de alimentos baseadas na melhoria e na manutenção da saúde. Novas tecnologias aplicadas ao setor alimentar. Aplicação da genética nas novas tendências de consumo alimentar.

2ª PARTE: MÓDULO OBRIGATÓRIO

  1. PRINCÍPIOS DE BIOTECNOLOGIA, GENÔMICA E PROTEÔMICA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

    Esta disciplina analisa a contribuição à nutrição humana da genômica e os princípios da biotecnologia na indústria agroalimentar. É composta pelos seguintes temas:

    Microbiologia industrial. Novas biotecnologias. Produtos de interesse para a saúde. Produtos para a indústria alimentar. Genômica e proteômica. Aplicações à alimentação e à nutrição.

  2. NUTRIGENÔMICA

    Esta disciplina expõe a influência dos nutrientes na regulação da expressão gênica, assim como aborda a interação dos genes na dieta dos indivíduos. É composta pelos seguintes temas:

    Perspectivas de futuro na nutrigenômica. Efeitos dos genes sobre a dieta. Os nutrientes como reguladores da expressão gênica. Implicações fisiopatológicas. Interações nutrientes-genes em situações fisiológicas e patológicas.

  3. ALIMENTOS FUNCIONAIS E TRANSGÊNICOS

    Esta disciplina se aprofunda no conhecimento dos alimentos transgênicos, assim como busca conhecer os diferentes alimentos funcionais existentes no mercado atualmente. É composta pelos seguintes temas:

    Alimentos funcionais. Alimentos transgênicos.

  4. NOVAS TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

    Esta disciplina analisa as principais características das mais modernas tecnologias em conservação de alimentos e suas vantagens e inconvenientes em relação às mais tradicionais. É composta pelos seguintes temas:

    O desenho experimental. Altas pressões na conservação de alimentos. Pulsos elétricos de alta voltagem como meio de conservação. Irradiações de alimentos. Luz ultravioleta. Ultrassons. Campos Eletromagnéticos. Envasilhamento na conservação de alimentos.

  5. ANÁLISE DE RISCOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

    Esta disciplina estuda as principais maneiras de analisar os riscos dos alimentos para evitar que suponham um risco para o consumidor final e aplicar um plano food defense. É composta pelos seguintes temas:

    Aumento das exigências em matéria de qualidade e segurança alimentar. Globalização: influencia na segurança alimentar. Passos para desenvolver um plano food defense.

  6. SEGURANÇA ALIMENTAR: PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE E AUDITORIA

    Esta disciplina analisa o papel fundamental da inocuidade alimentar em cada um dos processos que abrange a cadeia alimentar, examinando os sistemas de qualidade e auditoria para assegurar a segurança do consumidor. É composta pelos seguintes temas:

    Qualidade alimentar. Auditoria. Certificação. Acreditação. Sistemas de gestão da qualidade: normas ISO 9000. Qualidade higiênica no setor alimentar: sistema de análise de perigos e pontos de controle críticos. Prevenção de riscos laborais no setor agroalimentar. Modelo de excelência e qualidade (EFQM). Normas internacionais de qualidade.

3ª PARTE: MÓDULOS OPTATIVOS

  1. MICROBIOLOGIA ALIMENTARIA

    TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS EM ALIMENTOS

    Esta disciplina permite distinguir as principais bactérias, vírus, príons, micotoxinas e parasitas que podem ser transmitidos aos alimentos e podem afetar a saúde do consumidor. É composta pelos seguintes temas:

    Novas tendências em educação nutricional. Bactérias Gram-Positivas. Bactérias Gram-Negativas. Vírus e Príons. Micotoxinas. Parasitas

    MÉTODOS DE DETECÇÃO DE BACTERIAS PATOGÊNICAS EM ALIMENTOS

    Esta disciplina proporciona uma visão profunda da análise microbiológica de mantimentos e fa utilização de diversos métodos de detecção de bactérias patogênicas. É composta pelos seguintes temas:

    Introdução à análise microbiológica de alimentos. Bactérias Gram-positivas. Bactérias Gram-negativas. Introdução às técnicas de biologia molecular. Isolamento de DNA Genômico Bacteriano. Técnicas de hibridização. Técnicas de amplificação do DNA. Tipagem de microrganismos. Análise molecular da diversidade microbiana em alimentos.

    CONTROLE DE MICRORGANISMOS EM ALIMENTOS

    Esta disciplina proporciona uma visão técnica dos métodos de controle microbiológico dos alimentos. É composta pelos seguintes temas:

    Genética, nutrigenética e epigenética. Mecanismos de patogenicidade. Desinfecção e antissepsia. Relação agente infectante-hóspede. Agentes físicos. Agentes químicos não seletivos. Agentes químicos seletivos. Controle biológico. Avaliação da eficácia dos agentes antimicrobianos.

    ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS FERMENTADOS

    Esta disciplina distingue os diferentes tipos de alimentos fermentados e conhecer em detalhe suas características, processos de elaboração e aspectos microbiológicos. É composta pelos seguintes temas:

    Leite e produtos lácteos. Produtos cárneos fermentados. Vegetais fermentados. Bebidas alcoólicas.

  2. NUTRIÇÃO

    NUTRIÇÃO E SISTEMA IMUNOLÓGICO

    Esta disciplina analisa a importância da alimentação nas respostas imunológicas do organismo em seus diferentes níveis. É composta pelos seguintes temas:

    Sistema imunológico. Imunonutrição. Ácidos graxos e sistema imunológico. Antioxidantes naturais: vitaminas, minerais e polifenóis. Probióticos, prebióticos e sistema imunológico. Outros micronutrientes com atividade sobre o sistema imunológico: vitaminas, aminoácidos e nucletídeos. Leite materno. Efeito da dieta sobre a educação infantil e programação imunológica. Imunonutrição em situações especiais.

    INFLAMAÇÃO E NUTRIÇÃO

    Esta disciplina pretende sustentar a importância das respostas inflamatórias do corpo para a manutenção de sua própria homeostase, sendo composta pelos seguintes temas:

    A inflamação dentro do marco geral da resposta imune. Interações gerais entre nutrientes e processos inflamatórios. A barreira intestinal na resposta imune e inflamatória. Nutrição e processos inflamatórios com base alérgica. A nutrição nas doenças autoimunes: artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico. Influência da nutrição no componente inflamatório dos processos metabólicos e cardiovasculares. Nutrição e controle do componente inflamatório na periodontite.

    NUTRIÇÃO INFANTIL E ORIGEM FETAL DE PATOLOGIAS

    Esta disciplina permite conhecer os padrões de crescimento dos órgãos e tecidos da gestação até a etapa adulta dos seres humanos, e a sensibilidade de cada um deles às condições adversas, destacando especialmente aquilo relacionado com a nutrição infantil e o desenvolvimento de possíveis patologias de origem fetal. É composta pelos seguintes temas:

    Estudo do crescimento e sua regulação do feto à vida adulta. A alimentação no período de lactação. A nutrição da criança em idade pré-escolar e escolar. A nutrição do adolescente. Origem fetal das doenças do adulto.

    NUTRIÇÃO, ENVELHECIMENTO E ANTIAGING

    Esta disciplina analisa os padrões da perda de funcionalidade dos órgãos e tecidos desde idade adulta até a velhice dos seres humanos, e a sensibilidade de cada um deles em condições adversas, destacando especialmente a relação da nutrição com a prevenção de possíveis patologias específicas do envelhecimento. É composta pelos seguintes temas:

    Nutrição no envelhecimento: Introdução e conceitos. Fisiologia do envelhecimento e sua influência sobre a alimentação. Planejamento de cardápios. Avaliação nutricional. Dietas terapêuticas e polimedicação na idade avançada. Envelhecimento saudável e antiaging.

  3. ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

    ELABORAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS NA INDÚSTRIA AGROALIMENTAR

    Esta disciplina se aprofunda nas bases da elaboração de produtos alimentares que visam a cobrir as expectativas dos consumidores e considerando as implicações destes sobre a saúde humana. É composta pelos seguintes temas:

    Os novos alimentos: o que são, por que são necessários e que requisitos devem cumprir. Gestão da inovação do ponto de vista da elaboração de novos produtos na indústria agroalimentar. Novas tecnologias para novos alimentos. O enfoque da saúde como eixo na criação de novos produtos.

    VIDA ÚTIL DOS ALIMENTOS

    Esta disciplina se aprofunda no conhecimento de vida útil, os fatores que o influem e como alongá-la em função de cada grupo de alimentos. É composta pelos seguintes temas:

    Introdução. Conceito de vida útil. Fatores que influem. Estabilidade microbiológica. Análise sensorial dos alimentos. Teste de vida útil acelerada. Prolongação da vida útil. Vida útil nos grupos de alimentos.

    ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E COMUNICAÇÃO

    Esta disciplina avalia a importância da comunicação para a educação nutricional, a importância do marketing nutricional e o controle necessário sobre a publicidade que as empresas fazem de seus produtos para evitar a divulgação de propriedades não comprovadas em seus produtos. É composta pelos seguintes temas:

    Importância da comunicação em nutrição. Marketing e saúde. Regulamentação da publicidade. Comunicação em nutrição e educação nutricional.

    PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

    Esta disciplina se aprofunda na gestão de projetos no campo da indústria alimentícia e sua importância para conseguir uma produção de alimentos eficaz e eficiente. É composta pelos seguintes temas:

    Projetos na indústria. Introdução à gestão de projetos. Gestão de projetos. Acompanhamento e controle do projeto. Avaliação do projeto.

4ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A última parte do Mestrado é destinada à realização da Dissertação de Mestrado, que pode ser elaborada paralelamente ao estudo das disciplinas dos módulos anteriores.

 


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional das Áreas de Saúde.
  • Dra. (c) Anna Marin. Coordenadora da Área de Saúde.

Professores e Autores

  • Dr. Antonio M. Gálvez del Postigo Ruiz. Doutorado em Pedagogia pela Universidad de Granada. Professor e diretor da Escola de Doutorado da Universidad de Jaén.
  • Dr. Enrique Roche Collado. Professor de Nutrição e Subdiretor do Instituto de Bioengenharia da Universidad Miguel Hernández.
  • Dr. Francisco José Pérez Cano. Doutorado em Farmácia e professor titular na Faculdade de Farmácia da Universitat de Barcelona.
  • Dr. Iñaki Jordi Elío. Doutorado em Projetos de Saúde e Nutrição pela Universidad Internacional Iberoamericana. Diretor acadêmico da Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. José Luís Quiles Morales. Doutorado em Biologia e professor no Departamento de Fisiologia da Universidad de Granada.
  • Dr. José Mataix Verdú (EPD). Catedrático de Fisiologia da Universidad de Granada.
  • Dr. Juan Manuel Morillo Velázquez. Doutorado em Odontologia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Escola de Enfermagem e Fisioterapia San Juan de Dios, da Universidad Pontificia Comillas.
  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Nabil Benomar El Bakali. Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidad de Granada. Professor titular da Universidad de Jaén.
  • Dr. Pedro Bullón Fernández. Catedrático da Universidad de Sevilla. Responsável pelo grupo de pesquisa em Etiologia e Patogênese Periodontal, Patologia Oral e Doenças Musculares da Universidad de Sevilla.
  • Dr. Rafael Tojo Sierra. Catedrático de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
  • Dr. Rubén Pérez Pulido. Doutorado em Biologia pela Universidad de Jaén. Professor da área de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Alejandra María Corona Romero. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora e pesquisadora.
  • Dra. Andrea Arreguín. Doutorado e Mestrado em Nutrigenômica e Nutrição Personalizada pela Universidad de las Islas Baleares. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Angélica Quintero Flórez. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Jaén. Mestrado em Tecnologia e Higiene Alimentar pela Universidad Nacional De La Plata Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Àngels Franch Masferrer. Doutorado em Farmácia e professora titulara na Universitat de Barcelona.
  • Dra. Assumpció Roset Elías. Doutorado em Farmácia. Coordenadora do Programa de Educação em Saúde do Departamento de Educação da Generalitat de Catalunya.
  • Dra. Claudia Nelly Orozco. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Elena Aguilar Aguilar. Doutorado em Nutrição pela Universidad Complutense de Madrid. Nutricionista pesquisadora no IMDEA (Instituto Madrileño de Estudios Avanzados).
  • Dra. Elena García García. Doutorado em Farmácia pela Universidad de Granada. Professora da área de Nutrição e Bromatologia da Universidade Miguel Hernández.
  • Dra. Elena González Fandos. Catedrática de Tecnologia Alimentar da Universidad de La Rioja e líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Alimentar e Higiene.
  • Dra. Elena Ortega Morente. Doutorado em Farmácia pela Universidad de Granada. Professora titular da área de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Esther Fuentes Marhuenda. Doutorado em Ciências pela Universidad de Alicante. Professora titular da área de Nutrição e Bromatologia da Universidade Miguel Hernández.
  • Dra. Gemma Perelló Berenguer. Doutorado e Mestrado oficial em Nutrição e Metabolismo pela Universitat Rovira i Virgili.
  • Dra. Hikmate Abriouel Hayani. Catedrática da área de Microbiologia da Universidad de Jaén. Professora titular da Universidad de Jaén.
  • Dra. Isabel Martorell Mariné. Doutorado em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora na Universitat de Vic. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Mª Cristina Castellote Bargalló. Doutorado em Farmácia. Catedrática e diretora do departamento de Fisiologia da Faculdade de Farmácia da Universitat de Barcelona.
  • Dra. Mª Isabel Espinosa Salinas. Doutorado em Biologia e Ciências da Alimentação pela Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisadora no Instituto Madrileño de Estudios Avanzados en Alimentación (IMDEA)
  • Dra. Magdalena Martínez Cañamero. Professora catedrática da área de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Margarida Castell Escuer. Doutorado em Farmácia e Catedrática de Fisiologia na Universitat de Barcelona.
  • Dra. María Inés Morán Valero. Doutorado em Biologia e Ciências da Alimentação e Mestrado em Biotecnologia pela Universidad Autónoma de Madrid.
  • Dra. María José Grande Burgos. Doutorado em Biologia pela Universidad de Jaén. Professora e pesquisadora da área de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. María Rosaura Leis Trabazo. Professora titular de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela. Unidade de Pesquisa em Nutrição e Desenvolvimento Humano na Galiza com a Universidade de Santiago de Compostela.
  • Dra. Mercedes Briones Urbano. Doutorado em Nutrição Humana e Dietética, no programa internacional entre a Universidad de Granada e o Instituto de Investigaciones Químicas, Biológicas, Biomédicas y Biofísicas da Universidad Mariano Galvez de Guatemala. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Montserrat González Gómez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pelo Centro Universitário de Ciências da Saúde, Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad de Guadalajara. Professora no Instituto de Posgrados y Ciencias S.C. Professora na Universidad del Valle de México.
  • Dra. Nohora Milena Martínez. Doutorado no Programa de Saúde Mental: Genética e Ambiente pela Universitat Rovira i Virigili e Universidad de Almería
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Rosa Elena Yáñez. Doutorado em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Rosario Lucas López. Doutorado em Biologia pela Universidad de Jaén. Vice-decana de Biologia, Faculdade de Ciências Experimentais, Universidad de Jaén.
  • Dra. Sandra Sumalla. Doutorado em Projetos com linha de pesquisa em Saúde e Nutrição. Decana e professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Susana Martínez. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de León. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) Azucena Martin Cordova. Doutorado (em andamento) em Farmácia pela Universidad Complutense de Madrid. Mestrado Oficial em Nutrição Clínica e Comunitária
  • Dr. (c) Marcelino Diez Castro (EPD). Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Engenheiro de Sistemas pela Universidad Nacional Abierta (UNA). Especialização e Mestrado em Administração de Projetos pela Universidade Católica Andrés Bello (UCAB). Certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Gerente Profissional de Projetos (PMP).
  • Dra. (c) Anna Marin. Doutorado (em andamento) em Educação. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) Irma Domínguez. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. (c) Thania Chio. Doutorado (em andamento) em Educação. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana e universidades parceiras.
  • Lic. Gloria Arbonés Vilá. Licenciatura em Farmácia pela Universidad de Granada. Farmacêutica comunitária.
  • M. Beatriz Caballero Santos. Mestrado Europeu em Segurança Alimentar ISO 9001, ISO 19011, APPCC, BRC, IFS e ISO 22000. Diretor de projetos PD&I da área alimentar.
  • Mg. Laura Martín. Mestrado em Saúde Internacional e Cooperação e Especialização em Comunicação e Marketing em Saúde Digital. Consultora/Auditora de Qualidade Alimentar. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. María Eugenia Delvaux. Mestrado em Nutrição e Dietética Internacional. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.