Mestrado em Projetos de Cooperação Internacional

Maestría en Diseño, Gestión y Dirección de Proyectos de Cooperación Internacional

Solicitação Informação

 

Apresentação do Programa

A Cooperação Internacional sempre relaciona dois ou mais agentes interessados em intercambiar conhecimento, transferir técnicas e tecnologias, habilidades ou experiências com a intenção de colaborar na busca de soluções mutuamente favoráveis. Este espírito essencial de cooperação internacional experimentou um aumento em sua presença na atual sociedade globalizada, sendo agora um setor sócio-político, econômico e organizacional que recebe cada vez mais atenção e preocupação por parte das organizações internacionais e locais, tanto públicas quanto privadas, convertendo em agentes de cooperação internacional desde multinacionais e governos até ONGs ou fundações locais. Este cenário exige um esforço cada vez maior em conseguir uma profissionalização do setor para que seja reforçado o compromisso sócio-ético-organizacional na concretização de projetos que efetivamente reduzam as desigualdades produzidas na sociedade atual.

O Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional aborda este compromisso, definindo a Cooperação Internacional como o conjunto de recursos e possibilidades que os agentes que precisam aumentar suas possibilidades de progresso e crescimento econômico e sócio-organizacional solicitam a outros agentes que podem atendê-los e estão dispostos a ajudar. Diante desta perspectiva, é necessário um Projeto de Cooperação que gere propostas/soluções mutuamente favoráveis.

O Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional surge diante da necessidade de profissionalização no setor com uma visão da Cooperação Internacional que realce a importância do projeto, permitindo desenhar soluções com uma visão sistemática, integral e global, e administrar e dirigir a orquestração de recursos e possibilidades que permitam um benefício econômico e sócio-organizacional para todos os agentes envolvidos.

O Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional é um programa equilibrado e único que abrange desde o contexto e a teoria geral da cooperação até os aspectos organizacionais, financeiro-econômicos e de relações humanas dos projetos de cooperação internacional. Através de um enfoque duplo que privilegia por um lado o caráter integral do projeto em suas fases de Desenho, Gestão e Direção e, por outro lado, o apoio e a assistência em TIC e modelos cooperativos e colaborativos de trabalho e de gestão.

A quem é dirigido

O Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional está dirigido a pessoas com grande interesse na Cooperação Internacional com ou sem experiência no setor. Consideram-se aptos técnicos, diretores, responsáveis ou vinculados à Cooperação Internacional.

A rigorosa metodologia de formação em projetos de cooperação internacional utilizada no programa de mestrado prepara para ocupar cargos relacionados à cooperação em geral. Por esta razão, espera-se que, por um lado, os interessados estejam motivados em optar por cargos executivos em empresas, ONGs, governos, fundações ou órgãos de cooperação, sem excluir empresas ou organizações privadas nacionais ou internacionais que, igualmente, realizem ou estejam interessados em desenvolver atividades de cooperação. Por outro lado, os interessados devem estar motivados pelo livre desempenho da consultoria ou da assessoria em projetos de cooperação internacional.

Titulação

Ao concluir o Programa com sucesso, o aluno receberá um Diploma expedido pela Universidade em que esteja matriculado.