Antecedentes

  • Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) tem suas origens em experiências e trabalhos universitários de cooperação para o desenvolvimento no âmbito dos Programas de Cátedras e Redes UNITWIN-UNESCO e da Comunidade Europeia.
  • A FUNIBER se guia pelas conclusões presentes na Declaração Mundial sobre a Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação (UNESCO, Paris, 1998), na qual se proclama a necessidade de uma formação multicultural baseada na qualidade, na pertinência e na cooperação internacional solidária através de redes de universidades.
  • A FUNIBER é regida pela pauta principal dessa declaração: "Educação permanente durante toda a vida". Esta inclui que todo indivíduo pode ser educado no lugar onde vive e trabalha, esteja onde estiver. 
  • Os modernos sistemas de comunicação que possibilitam, entre outras coisas, a educação não presencial, permitem às universidades completar sua oferta colocando ao alcance dos estudantes, mediante uma Universidade, todas as áreas de conhecimento que a Instituição desejar, fazendo-o com o melhor nível acadêmico. O caminho para ultrapassar os obstáculos passa pela constituição de Redes de Universidades.