Óleos e Gorduras: sua importância nutricional

Apresentação do Programa

Reduzir as gorduras da alimentação é uma frase comum das pessoas interessadas em uma dieta saudável. No entanto, deve-se lembrar que existem “nutrientes essenciais” que não podem faltar em nossa alimentação, entre os quais se encontram as proteínas, os glicídios, as vitaminas, os minerais e as gorduras (ácidos graxos ômega-3 e ômega-6).

É importante considerar o fator quantidade quando se está falando de dieta e saúde. O corpo humano requer numerosas vitaminas e nutrientes para manter um ótimo funcionamento e a melhor maneira de proporcionar energia ao corpo é através de uma dieta que englobe todos os grupos, baseando-se na moderação e sem excluir nenhum tipo de nutriente.

As gorduras e os óleos estão presentes na nossa dieta diária e têm uma relação direta com vários campos de trabalho. Em muitas ocasiões os profissionais que se encarregam de sua utilização não têm uma titulação universitária, no entanto, por suas características pessoais ou por sua experiência, desejam uma formação de qualidade na Área da Saúde e Nutrição bem como em óleos e gorduras, tema que se abrange neste curso.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, à amplitude e à didática do projeto dos conteúdos, permite dirigir o curso de Óleos e gorduras: sua importância nutricional a profissionais que desenvolvem atividades em locais relacionados à saúde, à indústria ou em empresas que queiram se especializar nesta área.

O curso de Óleos e gorduras: sua importância nutricional é destinado às seguintes pessoas:

  • Licenciados/graduados que desejam se especializar em temas de gorduras visando a ampliação de suas expectativas de trabalho, bem como linhas de pesquisa;
  • Pessoas não universitárias que desejam se especializar na área da alimentação.
  • Todos aqueles profissionais sanitários, da indústria ou de empresas privadas que desejam consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente de trabalho

O curso de Óleos e gorduras: sua importância nutricional será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou pós-graduação para aqueles interessados em se especializar em temas de saúde e nutrição.

 

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Óleos e gorduras: sua importância nutricional.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do curso de Óleos e Gorduras: sua importância nutricional é de 80 horas (8 créditos).

Quanto à distribuição do tempo se estabelece que:

  • Por ser um curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis:
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do curso de 1 mês, contabilizado a partir da data de entrega do tomo até a data de recebimento do último trabalho de avaliação;
  • O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o curso é de 3 meses. Neste período de tempo, o aluno deve entregar todas as avaliações correspondentes à disciplina.

A estrutura de créditos do curso de Óleos e Gorduras: sua importância nutricional se apresenta na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplina 8 3 80

1a.A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

  • Proporcionar conhecimentos avançados sobre as gorduras e óleos e sua implicação na saúde

Objetivos específicos:

  • Transmitir de uma maneira clara e didática a utilização metabólica e a função dos óleos e gorduras.
  • Ampliar os conhecimentos sobre a origem, tipos, efeitos metabólicos e nutricionais dos óleos e das gorduras.
  • Estudar os conceitos fundamentais sobre a utilização das gorduras na nutrição humana.
  • Oferecer ao profissional da saúde novos conceitos metabólicos e nutricionais das gorduras e óleos.
  • Compartilhar experiências e conhecimentos profissionais e pessoais na matéria mediante a utilização do Campus Virtual.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do curso de Óleos e Gorduras: sua importância nutricional:

  • Médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, naturopatas, e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento para a sua formação e ajuda na realização do trabalho diário.
  • Docente em programas de ensino regularizado e não regularizado, profissional sanitarista, profissional de serviços de restaurante, centros de informações ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Responsáveis por empresas de restaurantes coletivos: colégios, catering, hotéis, restaurantes, hospitais, geriátricos e todo tipo de refeitórios coletivos.
  • Empregados de centros de dietética, centros de beleza, estética, balneários, etc.
  • Comercial em empresas alimentares ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas concretas.
  • Responsável pelos processos de produção e/ou elaboração na indústria alimentar.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Curso de Óleos e Gorduras: sua importância nutricional estrutura-se em 1 disciplina, que apesar de ser relativamente independente entre si, está estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente. Por isso, o aluno deverá seguir a ordem cronológica pautada em seu estudo.

O objetivo dessa disciplina é conseguir que os alunos adquiram conhecimentos avançados a respeito dos óleos e gorduras e sua implicação na saúde.

Descrições dos Cursos

ASPECTOS NUTRICIONAIS
Introdução. Necessidades nutricionais dos ácidos graxos.
GORDURAS
Estrutura química. Metabolização dos lipídios. Gorduras com funções especiais. Alimentos funcionais e substitutivos das gorduras. Segurança alimentar nos alimentos enriquecidos. Papel dos ácidos graxos na nutrição clínica, implicações patológicas. Ácidos graxos e sua importância na gestação e na lactação. Lipídios e atividade física. Gorduras.
ÓLEOS
Tipos de óleos e seu valor nutricional. O azeite de oliva e sua relação no sistema digestório. Propriedades antioxidantes dos óleos vegetais. Hidrogenação e transesterificação de óleos e gorduras. A importância do azeite de oliva na Dieta mediterrânea. Efeitos biológicos das gorduras termooxidadas.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Geral Acadêmica

  • Dr. José Mataix Verdú (in memoriam). Catedrático de Fisiologia da Universidad de Granada. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundación Universitaria Iberoamericana.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dña. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.

Professores e Autores

  • Dr. José Mataix Verdú. (in memoriam).Catedrático de Fisiologia. Diretor do Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos da Universidad de Granada. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Fermín Sánchez de Medina Contreras. Catedrático de Bioquímica e Biología Molecular. Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos. Universidad de Granada.
  • Dr. Jordi Salas Salvadó. Professor Titular de Nutrição. Universidad Rovira i Virgili (Reus - Tarragona).
  • Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidad de León.
  • Dra. Pilar Sánchez Collado. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de León.
  • Dr. (c) Iván Iglesias Cid. Professor da Facultad de Nutrição Humana e Dietética da Universidad Ramon Llull (Barcelona).
  • Sra. Sandra Sumalla Cano. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
  • Sra. Sonia Ballarín Alins. Licenciada em Bioquímica e em Farmácia pela Universidad de Barcelona.
  • Sra. Sara Rico Dueso. Licenciada em Bioquímica e em Biologia pela Universidad de Barcelona.
  • Sr. Eduard Solanes Foz. Licenciado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentar pela Universidad Politécnica de Cataluña.
  • Sra. Elena Rodríguez Vall-llovera. Engenheira Técnica Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentar pela Universidad Politécnica de Cataluña.
  • Sra. Julieta Clarisa Ferreyra Ritta. Licenciada em Nutrição pela Universidad de Buenos Aires. Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidad de Santa Catarina (Brasil).
  • Sra. Irma Domínguez Azpíroz. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Navarra.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.