Comunicação

EL LIBRO DEL GUIÓN

EL LIBRO DEL GUIÓN

El Libro del Guión responde à intenção de reunir a essência da atividade desenvolvida pelo Dr. Federico Fernández no ensino do roteiro para todos os grupos ao longo de mais de vinte anos. Centenas de estudantes na academia MicroBert de Barcelona, no ICE da UPC, no EMAV, La Merçè, TVC, Universidade de Nanterre em Paris, ESCAC, etc, e milhares de toda a Espanha e da América por meio dos cursos a distância da FUNIBER contribuíram com seus exercícios, seus comentários e também com seu silêncio, para a revisão dos textos que agora se reúnem com a intenção de chegar a todos de forma simples, útil e eficaz. O roteiro ainda é a base do produto audiovisual e todos, absolutamente todos temos ao menos um roteiro que temos dentro e luta para sair. Talvez este livro pode nos ajudar a expressá-lo.

Federico Fernández Díez. Doutor em Ciências da Educação e Pesquisador da Universidade Politécnica de Catalunha. - 214 páginas - Edições Díaz de Santos - Edições FUNIBER - ISBN: 978-84-7978-714-1 - Ano 2005, 1ª ed.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL

PRODUCCIÓN ARTÍSTICA E INNOVACIÓN INDUSTRIAL

Emilio Jurado, a partir de experiências de colaboração entre artistas e empresas de I D na elaboração de diversos projetos artísticos, descreve, analisa e reflete, sobretudo, o processo criativo, revelando as barreiras comunicacionais, mas ao mesmo tempo constatando os benefícios que para ambas as partes são obtidos quando a experiência consegue finalizar o processo. Consideramos suas análises, reflexões e propostas uma valiosa contribuição para enfrentar a integração do pensamento divergente de modo que contribua para otimizar os processos de inovação a partir de uma ótica proativa capaz de enfrentar os desafios de um futuro incerto e em mudanças, que exigem novas soluções e métodos.

O projeto artístico e a colaboração com artistas podem gerar nos profissionais da inovação, conhecimentos, atitudes e até mesmo as capacidades imprescindíveis para se adequar aos requerimentos atuais? Esta obra pode nos ajudar a encontrar a resposta.

Emilio Jurado Gómez (El Toboso, Toledo. Marzo de 1957). É licenciado em Sociologia Industrial pela Universidade Complutense de Madri, especializado em mercados de trabalho e auditor do Modelo Europeu de Excelência Empresarial. 150 págs. Edições Díaz de Santos – Edições FUNIBER ISBN: 978-84-7978-879-7. Ano 2008 - 1ª edição.

PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA. DO PROJETO AO PRODUTO

PRODUCCIÓN CINEMATOGRÁFICA. DEL PROYECTO AL PRODUCTO

Esta obra introduz de forma ordenada, sistemática e completa em todas as atividades que requerem a produção eficiente de uma obra cinematográfica. Da ideia ao roteiro, o financiamento, coproduções, relação com TVs, contratação de todos os membros da equipe, planificação e organização do tiroteio etc. Tudo isso considerando o quadro jurídico mais atual e as práticas reais de todos os agentes envolvidos. Em suma é um roteiro prático completo e atual para a produção de obras cinematográficas.

Federico Fernández Díez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona e Pesquisador no departamento de Projetos de Engenharia da Universidade Politécnica de Cataluña.

Carolina Barco. Licenciada em Direito pela Universidade de Barcelona, Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela UPF e Mestre em Gestão e Direção de Empresas Audiovisuais pela UCIII de Madri.

180 páginas - Edições Díaz de Santos - Edições FUNIBER - ISBN: 978-84-7978-935-0 - Ano 2009, 1ª ed.


Para mais informações:
Fundação Universitária Iberoamericana-FUNIBER- funiber@funiber.org