Saúde e Nutrição

NUTRIÇÃO PARA EDUCADORES

NUTRICIÓN PARA EDUCADORES

O livro Nutrición para Educadores deixa a área do educador, entendido no sentido tradicional, constituindo uma arma educacional para todos os profissionais que se dedicam à nutrição de maneira mais ou menos exclusiva, mas necessitam obrigatoriamente – neste momento que a alimentação, a saúde e a cultura seja uma exigência na qualidade de vida - transmitindo e criando atitudes alimentares adequadas e saudáveis.

O livro do professor Mataix permite adquirir uma boa formação básica em nutrição e uma transmissão bem-sucedida de conhecimentos à população em geral e às crianças em particular.

Dr. José Mataix Verdú. Professor de Fisiologia da Universidade de Granada. - 728 Páginas - 55 Tabelas - 119 Figuras
Edições Díaz de Santos - Edições FUNIBER - ISBN: 978-84-7978-676-2 - Ano 2005, 2ª. ed.

NUTRIÇÃO EM DESPORTO. AIDS ERGOGÊNICO E DOPING

NUTRICIÓN EN EL DEPORTE. AYUDAS ERGOGÉNICAS Y DOPAJE

Este texto trata de dar uma informação clara e concisa dos princípios atualmente admitidos na nutrição esportiva, assim como naquelas áreas em que ainda são necessários o aprofundamento e a prudência no estabelecimento de diretrizes ou recomendações nutricionais.

Os autores do livro foram estimulados a escrever um texto que contivesse informação com uma sólida base científica para evitar induzir a profundos erros quando são realizadas recomendações nutricionais. Pois está amplamente demonstrado que uma nutrição adequada pode permitir uma melhor execução esportiva, prevenir lesões, facilitar a recuperação após os exercícios, alcançar um peso corporal correto, melhorar os hábitos de vida e, sobretudo, manter um estado geral de boa saúde.

475 Páginas - 63 Tabelas - 105 Figuras
Edições Díaz de Santos - Edições FUNIBER - ISBN: 978-84-7978-770-7 - Ano 2006, 1ª. ed.

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ACTIVIDAD FÍSICA Y SALUD

A inatividade física é um dos problemas mais urgentes relacionados com a saúde nos países desenvolvidos. Como efeito colateral dos avanços tecnológicos, a falta de atividade física já não afeta somente as classes bem-sucedidas da sociedade, mas se estende à grande parte da população. A maior consciência existente em nossos dias sobre a importância da atividade física para alcançar um estado ideal de saúde, criou por parte dos profissionais relacionados com o exercício físico uma grande demanda de informação especializada nessa área. Este trabalho fornece uma abordagem global, equilibrado e avançado para o conhecimento dos benefícios da prática de exercícios, tanto do ponto de vista biológico como psicossocial, para a prescrição de exercício físico e para a elaboração de programas de exercício orientados para a saúde.

Dra. Sara Márquez Rosa. Dra. Nuria Garatachea Vallejo. - 608 Páginas.
Edições Díaz de Santos - Edições FUNIBER - ISBN: 978-84-7978-934-3. Ano 2010, 1ª ed.

TABELAS DE COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS

ACTIVIDAD FÍSICA Y SALUD

O software TCAM é a versão informatizada das Tabelas de Composição de Alimentos do Dr. José Mataix Verdú. Portanto, este software oferece múltiplas funções extras, além da consulta da composição dos mais de 1.000 alimentos e dos 36 dados nutricionais incluídos nas tabelas, entre os quais podemos destacar a possibilidade de consultar as porções de consumo comum de todos os alimentos, elaborar lista de alimentos por seu conteúdo em um determinado nutriente, realizar buscas complexas de alimentos mediante filtros que possibilitam a utilização de vários critérios ao mesmo tempo durante a pesquisa, comparar a composição de vários alimentos e comparar suas contribuições nutricionais com a ingestão recomendada de nutrientes para diferentes populações e idades.

1.138 Alimentos - 36 Dados nutricionais por alimentos - Edições FUNIBER

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA EUROPA

ACTIVIDAD FÍSICA Y SALUD EN EUROPA

A atividade física é um meio fundamental para melhorar a saúde física e mental da população. Reduzir o risco de muitas doenças não transmissíveis e beneficia a sociedade graças a interação social e a participação comunitária. Desafortunadamente, mais da metade da região europeia da OMS não é suficientemente ativa como para alcançar as recomendações relacionadas a saúde, e existe uma tendência para diminuir a atividade.

Uma forma de responder a este desafio potencialmente significativamente é a promoção da atividade física para a melhoria da saúde. O conceito ressalta a importância da atividade física como parte da vida diária, e não como uma atividade extra adicionada ao final de um dia atarefado.

Nick Cavill. Consultor de Promoção da Saúde em Cheshire, Reino Unido.
Sonja Kahlmeier. Técnico oficial no Centro Europeu para a Saúde e bem-estar em Roma.
36 Páginas. Edições Díaz de Santos - Edições FUNIBER - ISBN: 978-84-7978-915-2 - Ano 2009


Para maiores informações:

Fundação Universitária Iberoamericana-FUNIBER- nutricion@funiber.org