FUNIBER - O que é?

A FUNIBER é uma instituição internacional de cooperação educacional, cultural e técnica focada essencialmente no âmbito do ensino superior universitário, que desenvolve a sua missão em prol das sociedades de numerosos países de diferentes culturas e civilizações.

Está sediada principalmente nos países de língua espanhola e portuguesa – espaço multinacional de idiomas português e espanhol – e promove atividades acadêmicas, científicas, culturais e de pesquisa, bem como projetos de cooperação, de desenvolvimento social e de promoção do crescimento econômico.

 

Principais objetivos

Os seus principais objetivos são o ensino superior universitário e a formação contínua, com vista a contribuir para o conhecimento e desenvolvimento dos diferentes setores econômicos para o progresso e benefício dos cidadãos.

Entre as principais linhas de ação destacam-se a criação de programas interuniversitários (Graduações, Pós-graduações, Mestrados e Doutorados), a concepção e a gestão de atividades e projetos de cooperação internacional, e a implementação de estudos e soluções de formação sob medida e de gestão do conhecimento para empresas e instituições.

Rede universitária internacional

A FUNIBER possui uma ampla rede universitária em vários continentes e estreitas ligações com instituições profissionais de diferentes áreas de atividade. Procura proporcionar uma formação universal e global que valorize também as identidades locais, centrando-se nas necessidades reais das sociedades.

Vocação social, auxílios e bolsas de estudo

A FUNIBER adapta os seus programas de formação à realidade socioeconômica dos países e das pessoas, facilitando o acesso ao ensino superior aos segmentos sociais menos favorecidos. Para isso, a Fundação Universitária Iberoamericana articula amplos programas de bolsas e auxílios.

Âmbito da Iberofonia: o espaço de língua espanhola e portuguesa

A FUNIBER constitui a primeira plataforma universitária com vocação pan-ibérica e âmbito de atuação no Espaço multinacional de toda a Iberofonia, sendo composto pela maioria dos países de língua espanhola e portuguesa, um conjunto de quase 900 milhões de pessoas e cerca de trinta nações de todos os continentes: o primeiro bloco geolinguístico do mundo. A Fundação Universitária Iberoamericana incentiva as relações institucionais com as organizações mais representativas do Espaço da Iberofonia.