Tratamentos de Doenças Comuns

Apresentação do Programa

O Programa de Tratamentos de Doenças Comuns compreende terapias que possam ajudar no tratamento de inúmeras enfermidades, complementando o tratamento dado pela medicina ocidental.

São aplicadamente descritas para cada grupo de patologias aquelas terapias alternativas que possam ajudar na prevenção, na melhoria e/ou na cura.

Sem sombra de dúvida, esses métodos já formam parte da medicina atual, sendo, portanto, necessário que os médicos se atualizem para poderem satisfazer a demanda por parte dos cidadãos.

A quem é dirigido

O programa de Tratamentos de Doenças Comuns tem como destinatários:

  • Profissionais interessados na área de formação Biológica-Naturista.

Titulação

Os Diplomas serão expedidos pela Universidade na qual o aluno esteja matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito à formação de turmas presenciais, não se estabelece uma específica data de início, razão pela qual o aluno possa formalizar sua matrícula a qualquer momento, sempre que haja vagas disponíveis;
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima de três meses para a realização do programa, contabilizada a partir da data de entrega dos dois primeiros volumes ate à data de finalização;
  • O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o programa é de seis meses. Nesse período de tempo, o aluno deve ter entregue todas as avaliações.

A estrutura de créditos do programa de Tratamentos de Doenças Comuns é apresentado na seguinte tabela:

  CRÉDITOS ECTSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 15 6 150
TOTAL 15 6 150

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula 
b. Duração em meses

Objetivos

  • Proporcionar novos conhecimentos adaptados às necessidades da sociedade ocidental;
  • Conhecer e aprender a utilizar de modo eminentemente aplicado as terapias mais solicitadas pela população;
  • Facilitar, por intermédio das novas tecnologias da informação e da comunicação, mediante um processo de ensino - aprendizagem tutorizado, a atualização com relação às últimas notícias da temática.

Plano de estudos

As correspondentes disciplinas e a carga horária do curso de Tratamentos de Doenças Comuns são apresentadas na seguinte tabela:

  • TRATAMENTOS DE DOENÇAS COMUNS (150 HORAS)
  DISCIPLINAS HORAS
1 Nutrição em Situações Patológicas de Grande Prevalência 50
2 Terapias Biológico-Naturistas de Doenças Comuns 100
  TOTAL 150

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações, em função de atualizações ou aperfeiçoamentos.

Descrições dos Cursos

  1. NUTRIÇÃO EM PATOLOGIAS COMUNS

    Estudo das doenças: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, arterosclerose, câncer, saúde bucal, prisão de ventre e álcool e nutrição.

    OBESIDADE
    Definição e prevalência. Quantificação da obesidade. Composição corporal e tipos de obesidade. Fisiologia do tecido adiposo. Etiopatogenia da obesidade. Obesidade e riscos para a saúde. Tratamentos de emagrecimento. Dieta de manutenção.
    DIETA E DIABETES
    Definição e critérios diagnósticos. Prevalência. Classificação. Os distúrbios metabólicos. Tratamento de pacientes diabéticos.
    NUTRIÇÃO E HIPERTENSÃO ARTERIAL
    Conceito. Prevalência. Diagnóstico. Bases fisiológicas da pressão arterial. Classificação e fisiopatologia. Efeitos da hipertensão arterial. Tratamento.
    NUTRIÇÃO E ATEROSCLEROSE
    Introdução. Etapas de formação do ateroma. Os fatores de risco. Manifestações clínicas. Prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
    OSTEOPOROSE
    Constituição óssea. Dinâmica Óssea. Regulação endócrina do cálcio. Etiologia. Prevalência. Evolução fisiológica da estrutura óssea. Os fatores de risco. Prevenção e tratamento.
    NUTRIÇÃO E CÂNCER
    Introdução. Processos de carcinogênese por agentes químicos. Influência da nutrição no processo de carcinogênese. As recomendações nutricionais para a prevenção do câncer. Nutrição e câncer.
    SAÚDE BUCAL E NUTRIÇÃO
    Introdução. Bases morfológicas e fisiológicas do dente. Cárie dentária: evolução, etiologia, patogênese e prevenção. A doença periodontal: evolução, sintomas, fisiopatologia e prevenção, nutrição e tratamento.
    PRISÃO DE VENTRE
    As características gerais, os sintomas e prevalência. Etiologia e fisiopatologia. Tratamento nutricional e alimentar. Considerações farmacológicas.
    ÁLCOOL E NUTRIÇÃO
    Introdução. Aspectos digestivos e metabólicos do álcool. Aspectos nutricionais do álcool. Álcool e o estado nutricional.
  2. TERAPIAS BIOLÓGICO-NATURISTAS DE DOENÇAS COMUNS

    Pretende-se oferecer uma visão geral das terapias biológico-naturistas e suas aplicações específicas nas doenças mais comuns.

    DESCRIÇÃO GERAL DAS TERAPIAS
    Introdução. Ayurveda. Medicina Tradicional da China. Medicina Popular e Caseira. Fitoterapia. Aromaterapia. Homeopatia. Remédios florais. Nutrição Ortomolecular e oligoelementos.
    TRATAMENTOS DE DOENÇAS COMUNS
    Transtornos da mente e do emocional. Distúrbios do cérebro e dos nervos. Afecções da pele. Afecções oculares. Distúrbios da audição. Alterações nasais. Afecções dentais. Distúrbios da boca e da garganta. Doenças respiratórias e pulmonares. Distúrbios do coração, sangue e circulação. Doenças do sistema digestivo. Doenças do sistema urinário. Doenças do sistema reprodutivo. Doenças endócrinas. Distúrbios do sistema imunológico. Distúrbios do sistema músculo-esquelético.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, em função de atualizações ou de melhorias efetuadas.

Direção

Direção

  • Dra. Carmen Peréz Morales. Professora Titular de Botânica da Universidad de León.

Coordenação

  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética. Universidad de Navarra.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.