Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção

Maestría en Gestión Integrada: Medio Ambiente, Calidad y Prevención

Solicitação Informação

 

Apresentação do Programa

No ambiente competitivo no qual nos estamos movendo, as organizações devem administrar suas diferentes atividades de forma eficaz. Por este motivo, demandam modelos de gestão que podem ser utilizados como ferramentas para esta tarefa. Até agora, as empresas têm dado resposta ao problema optando pela implementação de sistemas de gestão independentes baseados em modelos ou pouco normalizados.

É um fato que a evolução das diferentes versões dos padrões de qualidade, meio ambiente e prevenção de riscos laborais, converge para um único sistema integrado. O primeiro passo foi dado pela norma ISO 19011:2002 sobre auditorias, que serve tanto para o âmbito da qualidade como do meio ambiente. Posteriormente, o surgimento do padrão OSHAS 18001:2007 e, mais recentemente, a norma ISO 9001:2008, confirmou esta tendência.

Uma alta porcentagem das empresas que desenvolve a integração de sistemas já dispõe, pelo menos, de um sistema de gestão da qualidade implantado, pois se trata do mais comum e estendido. A estratégia passa a integrar no manual de gestão existente, aspectos particulares dos outros sistemas a integrar, otimizando os recursos e os custos derivados. Neste contexto, é imprescindível garantir que o sistema integrado se adapte à idiossincrasia das organizações -por exemplo, nas grandes organizações, nomeando um responsável pelo sistema integrado- e na análise da integração dos elementos comuns para evitar o superdimensionamento do sistema.

Por outro lado, aquelas empresas que não dispõem ainda de nenhum sistema de gestão implantado têm agora a oportunidade de desenhar um manual de gestão que integre as três disciplinas na política de empresa.

Assim, a partir de um enfoque eminentemente prático, o Mestrado em Gestão integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção constitui um referente ideal àquelas empresas que se veem com a necessidade de incorporar a sua filosofia de empresa um sistema de gestão integrado para obter vantagens competitivas, procurando, além disso, uma otimização dos recursos existentes

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, à amplitude e à didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o programa Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção a graduados universitários de ensino médio ou superior que desejam receber uma formação em gestão integrada para melhorar suas expectativas profissionais.

Titulação

A superação com êxito no programa permitirá obter o grau de Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção.

Os Diplomas serão expedidos pela Universidade na qual o aluno esteja matriculado com o Patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)