Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana

Apresentação do Programa

O mundo da nutrição e da alimentação humana, devido à sua relação direta com a saúde, é assunto de interesse de muitos profissionais, que precisam transportá-lo para seu campo de estudo/responsabilidade a fim de aplicá-lo de forma prática.

O avanço das ciências que sustentam a nutrição, como a bioquímica, a biologia molecular, a fisiopatologia, a toxicologia e a dietética tornam-na uma ciência fascinante, das mais modernas e aplicadas, que, além disso, requer ser contemplada não só com os olhos científicos, mas, também, humanos.

Neste contexto, a dieta vegetariana é proposta cada vez mais como um modelo alternativo de alimentação com base em princípios de ética, saúde e ecologia. O número de vegetarianos nos países ocidentais está crescendo de forma constante, e frente a esta demanda crescente, os profissionais ainda não têm a disposição ferramentas disponíveis para atender às necessidades de vegetarianos e indivíduos que desejam sê-lo.

Hoje, os profissionais precisam de uma formação continuada que permita alcançar um elevado nível de especialização, tal como é exigida diariamente pelos usuários/clientes/pacientes com os quais interagem e pelas instituições públicas e privadas onde atuam.

Surge, então, a necessidade de educar os profissionais de nutrição neste domínio específico, adequando-os às posições das organizações internacionais de alto nível científico (ver o parecer da American Dietetic Association de 2009) e colocando à disposição deles conceitos e habilidades deste ramo particular das Ciências da Alimentação.

A nossa experiência e metodologia educacional garantem uma formação universitária rigorosa e de qualidade.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta juntamente com a clareza, amplitude e didática dos conteúdos permite dirigir o Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana a profissionais que desenvolvem a sua atividade em posições relacionadas com a saúde, a indústria ou em empresas que querem se especializar em área da alimentação vegetariana.

Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana tem como público-alvo:

  • Licenciados e Graduados em Ciências da Saúde que desejam atualizar ou aprofundar seus conhecimentos em Nutrição e Dietética Vegetariana.
  • Licenciados e Graduados que, devido ao seu exercício profissional, desejam se especializar em Nutrição e Dietética Vegetariana.
  • Licenciados ou Graduados universitários com interesse no assunto.
  • O Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana é o complemento ideal para enriquecer qualquer formação em nível de graduação ou pós-graduação de qualquer pessoa interessada em se especializar no tema da alimentação vegetariana.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para sua conclusão é de 18 meses.

Sobre a distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo de que se dispõe para concluir o programa é de 18 meses. Neste período, o aluno deve ter concluído com êxito todas as avaliações do programa.

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Nutriçã e Dietética Vegetariana é apresentada na tabela abaixo:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Módulo Nutrição e Dietética Vegetariana 41 12 410
Módulo de Metodologia e Pesquisa 9 2 90
Módulo Projeto Final 10 4 100
TOTAL 60 18 600

a. O número de créditos pode variar de acordo com a Universidade que emite o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Proporcionar conhecimentos para a compreensão adequada dos princípios teóricos e práticos que formam a base da dieta vegetariana em todas as suas variantes e implicações clínicas na prevenção e tratamento das principais doenças crônico-degenerativas.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a capacidade de empatia com o cliente vegetariano, conhecer e respeitar as motivações de sua escolha.
  • Capacitar os profissionais nesta área da dietética, ainda pouco estudada, e atender com profissionalismo e sensibilidade humana os pedidos de clientes e pacientes vegetarianos.
  • Realizar uma análise crítica de uma prática dietética ou de um artigo sobre dietas vegetarianas, bem como organizar e participar em programas de educação nutricional relacionados com vegetarianismo.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades de carreira do Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana são:

  • Profissionais de Ciências da Saúde que desejam se especializar no campo da nutrição vegetariana.
  • Docentes em programas em programas de ensino dirigidos aos profissionais da saúde, dos serviços de restauração coletiva, de centros de informação ao consumidor, de associações de pacientes, escolas, centros comunitários e esportivos, etc.
  • Gerentes ou responsáveis por empresas de restauração coletiva (escolas, serviços de catering, hotéis, hospitais, lares de idosos, etc.).
  • Pesquisador científico sobre questões relacionadas com a alimentação vegetariana.
  • Técnico em um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da indústria farmacêutica ou alimentícia.
  • Técnico em um departamento de Marketing da indústria farmacêutica ou alimentícia.
  • Técnico em um departamento de Qualidade em uma indústria farmacêutica ou alimentícia.
  • Comercial em empresas alimentícias ou farmacêuticas com linhas de produtos vegetarianos.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Nutrição e Dietética Vegetariana tem uma duração total de 60 créditos ECTS (18 meses), divididos nos seguintes módulos obrigatórios:

  • MÓDULO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA VEGETARIANA

A primeira parte do Mestrado se aprofunda em áreas temáticas de grande relevância na nutrição e dietética vegetariana, a partir de uma perspectiva multidisciplinar, típica desta ciência.

As disciplinas e seus créditos correspondentes que compõem a 1ª Parte: Módulo Obrigatório são apresentadas na tabela a seguir:

  • MÓDULO METODOLOGIA E PESQUISA

Neste módulo são determinados os aspectos fundamentais das técnicas e estágios do método científico, além do desenvolvimento do Projeto Final.

As disciplinas e créditos correspondentes que compõem o módulo são apresentados na tabela a seguir:

MÓDULO METODOLOGIA E PESQUISA
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Metodologia da pesquisa científica 5
2 Practicum saúde 4
TOTAL 9
  • MÓDULO PROJETO FINAL

O Projeto Final deve ser de natureza profissional e relacionado ao campo de trabalho ao qual o programa está relacionado.

Os estudantes devem desenvolver seu Projeto Final de acordo com o Regulamento do Projeto Final.

As disciplinas e horas correspondentes são mostradas na tabela a seguir:

MÓDULO PROJETO FINAL
# PROJETO FINAL CRÉDITOS
1 Projeto Final 10
TOTAL 10

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: MÓDULO OBRIGATÓRIO

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    O método científico. Técnicas de pesquisa. O processo de pesquisa. A abordagem estatística para o processo de pesquisa. Estatística descritiva. Estatística diferencial - correlação e regressão. Relatório final da pesquisa.

  2. CARACTERIZAÇÃO DAS DIETAS VEGETARIANAS

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Dieta ovolactovegetariana. Dieta lactovegetariana. Dieta vegetariana estrita. Outros tipos de dietas vegetarianas.

  3. NUTRIENTES

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Informações gerais sobre macronutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Equilíbrio hídrico e eletrolítico. Fibras e fitocompostos. Aminoácidos e outros componentes nitrogenados considerados nutrientes essenciais.

  4. BIOQUÍMICA NUTRICIONAL

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Uma visão geral da anatomia e fisiologia do sistema digestivo com noções de anatomia comparativa. Metabolismo e sua regulamentação. Integração metabólica. Sinais intracelulares e intercelulares. Regulação da expressão gênica. Destino metabólico dos carboidratos. Destino metabólico dos lipídios. Aminoácidos, nucleotídeos e outros compostos nitrogenados.

  5. ALIMENTOS DA DIETA VEGETARIANA

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Alimentos de origem vegetal: cereais, leguminosas, verduras, frutas e frutos secos. Leite, ovos e produtos lácteos, mel. Alimentos de culturas tradicionais e orgânicas. Métodos de conservação, preparação e cozimento de alimentos.

  6. PRESENÇA E BIODISPONIBILIDADE DOS NUTRIENTES EM ALIMENTOS VEGETAIS

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Proteínas vegetais. Carboidratos. Gorduras vegetais (com ênfase no ômega-3). Vitaminas (com ênfase na vitamina B12). Minerais (com ênfase em ferro, cálcio, zinco, iodo). Fitocompostos.

  7. NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO ORGANISMO HUMANO

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Conceito de nutrição. A célula. Nutrientes. Produção de energia do corpo. Valor energético dos nutrientes e objetivos nutricionais. Guias alimentares omnívoros. Guias alimentares vegetarianos.

  8. TABELAS DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. ELABORAÇÃO DA DIETA VEGETARIANA

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Grupos alimentícios. A distribuição das refeições durante o dia. Tabelas de composição de alimentos. Elaboração de dietas vegetarianas.

  9. NUTRIÇÃO VEGETARIANA EM SITUAÇÕES FISIOLÓGICAS

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Nutrição vegetariana e gravidez. Alimentação vegetariana e aleitamento materno. Nutrição vegetariana na infância. Nutrição vegetariana na adolescência (com uma visão geral dos distúrbios alimentares). Nutrição vegetariana no envelhecimento (com uma visão geral da menopausa).

  10. NUTRIÇÃO VEGETARIANA EM SITUAÇÕES PATOLÓGICAS DE ALTA PREVALÊNCIA

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Evidência epidemiológica. Doenças cardiovasculares. Obesidade e sobrepeso. Diabetes mellitus. Hipertensão. Osteoporose. Câncer. Doenças neurodegenerativas. Constipação. Doença celíaca e outras doenças do sistema imunológico. Anemia. Interações entre drogas e alimentos vegetais.

  11. ASPECTOS ESPECÍFICOS DA DIETA VEGETARIANA

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Nutrição escolar. Nutrição vegetariana hospitalar (incluindo nutrição enteral). Nutrição vegetariana e atividade física.

  12. OUTROS ASPECTOS DA DIETA VEGETARIANA

    Esta disciplina é composta pelos seguintes temas:

    Evolução humana e dieta. Vegetarianismo e impacto ambiental. História do vegetarianismo. Motivações éticas da opção vegetariana.

2PARTE: PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS (PPS)

A realização das Práticas Presenciais Supervisionadas é obrigatória segundo as exigências da universidade na qual o estudante se matricule.

As Práticas Presenciais Supervisionadas (PPS) consistem em um conjunto de atividades que são desenvolvidas durante determinado período de tempo com ênfase no processo de aprendizagem e formação profissional, que o estudante deve desenvolver individualmente em centros ou instituições, públicas ou privadas.

O desenvolvimento das PPS deve ser realizado de acordo com o Guia PPS que a instituição fornecerá ao estudante. É importante informar aos estudantes que eles serão responsáveis por localizar a instituição onde desejem realizar suas práticas, que deve ser validada pela Direção do Programa Acadêmico.

3PARTE: PROJETO FINAL (PF)

O Projeto Final deve ser de natureza profissional, constituindo uma proposta e/ou a implementação de uma ação com o objetivo de responder às necessidades identificadas em um determinado contexto profissional real, relacionado ao ambiente de trabalho ao qual o programa cursado está vinculado.

O estudante deve desenvolver seu Projeto Final de acordo com as Normas do Projeto Final, que a instituição fornecerá ao estudante e que servirá como guia em seu desenvolvimento, especialmente se o estudante não tiver experiência na elaboração de projetos deste tipo.

 

Direção

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Luciana Baroni. Presidente da Sociedade Científica de Nutrição Vegetariana, Itália.
  • Dra. Emma Espinosa. Professora de Medicina Interna na Universidade Politécnica de Marche, Ancona, Itália.

Professores e Autores

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Luciana Baroni. Especialista em Geriatria e Neurologia no Master Internacional em Nutrição e Dietética. Presidente da Sociedade Italiana Científica de Nutrição Vegetariana.
  • Eng. Marina Berati. Centro Internacional de Ecologia e Nutritão. Presidente da AgireOra Editions.
  • Dra. Chiara Bonetto. Doutora em Metodologia Estatística para a Pesquisa Científica. Departamento de Saúde Pública e Medicina Comunitária. Universidade de Verona, Itália.
  • Dra. Donata Decima. Especialista em Neurologia no Master Internacional em Nutrição e Dietética. Diretora do ambulatório para diagnóstico e tratamento de cefaleias. Hospital Villa Salus. Itália.
  • Dr. Mauro Destino. Especialista em Ciência dos Alimentos, Especialista em Química e Tecnologia de Alimentos. Nutricionista-chefe da Clínica distúrbios de peso e dieta. DIAITA Center, Mesagne, Itália.
  • Dra. Ilaria Fasan. Unidade de Diabetologia, Nutrição Clínica, Obesidade e Doenças Metabólicas no Centro de Referência Regional de Pediatria para o Diabetes na Infância, Verona, Itália.
  • Dr. Roberto Fraioli. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Diretor do Centro para a Menopausa. Veneza, Itália.
  • Dra. Luisa Mondo. Especialista em Medicina Preventiva e Higiene. Serviço Regional de Epidemiologia. Grugliasco, Itália.
  • Susanna Penco. Pesquisadora universitária. Especialista em Patologia Geral. Departamento de Medicina Experimental. Departamento de Patologia Geral. Genova, Itália.
  • Leonardo Pinelli. Especialista em Pediatria e Endocrinologia. Vice-presidente da Sociedade Italiana Científica de Nutrição Vegetariana.
  • Luciano Proietti. Especialista em Pediatria. Especialista em Cirurgia Pediátrica. Presidente da Sociedade Italiana de Nutrição Vegetariana
  • Vincenzino Siani. Especialista em Medicina do Esporte, Doenças Metabólicas e Hepáticas, Medicina Espacial e Aeronáutica. Graduação em Ciências Naturais. Professor de Ecologia Nutricional no curso de especialização em Ciência da Nutrição Humana na Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Fisiologia e Dietética Aplicada ao Esporte na Escola de Esportes do Comitê Olímpico Nacional Italiano, Roma. Presidente da Sociedade Italiana de Nutrição Vegetariana
  • Dr. Massimo Tettamanti. Doutor em Ciências Químicas. Assessor do Mahatma Gandhi Center, Governo da Índia. Diretor do Centro Internacional de Nutrição e Ecologia.
  • Raffaella Zago,. Especialista em Ciência da Alimentação e Diretor da Clínica de Nutrição Clínica, Unidade Organizacional de Medicina. Hospital di Dolo, Itália.
  • Cristina Zuliani. Especialista em Neurologia e em Doenças Inflamatórias e Degenerativas do Sistema Nervoso Central. Responsável pela clínica de esclerose múltipla. Unidade Operacional de Neurologia, Mirano, Itália.
  • Prof. Giovanna Curatola. Professora de Bioquímica, Professora na Escola de Especialização em Ciência dos Alimentos, Centro Interdepartamental de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, Departamento de Nutrição da Escola de Medicina da Universidade Politécnica de Marche, Ancona, Itália.
  • Dra. Maria Soledad Ferreiro Cotorruelo. Graduada em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Sevilha e em Odontologia pela Universidade de Granada. Doutora em Odontologia pela Universidade de Sevilha. Especialista em Medicina Preventiva e Higiene pela Universidade Politécnica de Marche. Mestre Internacional de Nutrição e Dietética pela Universidade de León. Colaboradora da Agência Regional de Saúde da região de Marche.
  • Prof. Dr. Javier Gonzalez Gallego. Professor de Fisiologia da Universidade de León.
  • Prof. Dr. Juan Llopis González. Professor de Fisiologia. Professor da Escola de Nutrição na Universidade de Granada.
  • Dra. Elisabetta Marotti. Médica, especialista em Nutrição Clínica. Médica autônoma. Membro da Equipe Multidisciplinar para os Caminhos da Psicoeducação Nutricional do Centro Interdepartamental de Educação em Saúde e Promoção da Saúde, Universidade Politécnica de Marche, Ancona, Itália.
  • Prof. Dr. José Mataix Verdú. Professor de Fisiologia. Diretor do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Granada, Espanha.
  • Prof. de Bruno Mezzetti. Professor de Arboricultura Geral e Cultivo de Árvores na Universidade Politécnica de Marche, Faculdade de Agricultura, Departamento de Ciências Ambientais e Produção Vegetal. Diretor do Departamento de Ciências Ambientais e Produção Agrícola da Universidade Politécnica de Marche. Presidente dos Cursos de Primeiro Nível para Bacharelado em Ciências e Master em Ciência e Tecnologia Agrícola. Coordenador Local do Segundo Nível do Master de e-Learning em Biossegurança de OGM.
  • Eduard Reinoso Zamora. Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Especialização em Nutrição Humana e Dietética. Universidade de Barcelona. Espanha.
  • Prof. Pilar Sanchez Collados. Professora de Fisiologia da Universidade de León.
  • Sandra Cano Sumalla. Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Especialização em Nutrição Humana e Dietética. Universidade de Barcelona.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.