Apresentação
O programa de doutorado volta-se ao estudo de disciplinas e à realização de um trabalho de pesquisa enquadrado em uma das linhas de pesquisa oferecidas, tudo isso acomodado em um programa de estudos sob medida na modalidade a distância. Desse modo, o doutorando realiza um estudo de pós-graduação avançado adaptado ao seu ritmo e estilo de trabalho.
Durante o aproveitamento do programa, o doutorando contará com o apoio e presença de professores, tutores e diretores de tese que realizarão o acompanhamento do desempenho mediante o uso das novas tecnologias.
A comissão de doutorado definirá e supervisionará um plano de estudos adequado à formação prévia e ao tema da tese de doutorado escolhida pelo candidato. Assim, o estudante será encaminhado a um orientador de tese que apoiará e facilitará seus estudos.
Estrutura
DURAÇÃO | FINALIDADE | PLANO DE TRABALHO |
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FASE I: DOCÊNCIA - DISCIPLINAS GERAIS | ||
18 meses | Adquirir o conhecimento e as competências necessárias para proporcionar soluções que contribuam para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico do doutorando ou doutoranda. | Cursar a distâncias as disciplinas relacionadas com o processo de pesquisa, assim como suas diferentes vertentes metodológicas. |
FASE II: DOCÊNCIA - DISCIPLINAS DE ESPECIALIZAÇÃO | ||
6 meses | Adquirir conhecimentos específicos da área de pesquisa selecionada pelo doutorando ou doutoranda, ajudando-lhe a aprofundar seus conhecimentos a respeito, assim como a focar-se na linha de pesquisa da tese. | Cursar um total de 3 disciplinas que pertençam a especialidade selecionada pelo doutorando ou doutoranda. |
FASE III: PESQUISA | ||
1 ano | Orientar e definir o tema da tese, objetivos, hipótese e metodologia, assim como elaborar o projeto de tese de doutorado. | Realizar trabalhos de pesquisa que conduzam à elaboração do projeto. |
FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE | ||
1 a 2 anos | Redigir o tese de doutorado. | Desenvolver a redação da tese de doutorado sob a supervisão do Orientador ou da Orientadora. |
Metodologia Educativa
O modelo educativo promove a colaboração e a cooperação para enriquecer a formação das pessoas. Assim, garante um processo de proporciona resultados efetivos em relação ao investimento educacional assumido e ao retorno da formação em conhecimentos num aprendizado pessoal e organizacional. O modelo educativo está composto por muitas inovações educacionais e pedagógicas que facilitam, potencializam e impulsionam um processo de formação em um ambiente de aprendizagem de qualidade. Isso compreende:
- Facilitar o contato entre os estudantes enquanto grupo e deste com o professores.
- Fomentar a cooperação e a reciprocidade: aprender como um esforço coletivo internacional.
- Considerar o estudante como centro de um processo do qual participa ativamente.
- Estimular e potencializar a comunicação e interação contínua entre professores e estudantes.
- Inculcar que o processo de formação implica e exige dedicação de tempo e esforço contínuo.
- Usar a motivação como um estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados da aprendizagem estão ao seu alcance.
- Personalizar a aprendizagem, tendo em conta as diferenças entre os alunos e as suas diferentes formas de aprendizagem.
Titulação
O doutorando ou doutoranda que cumpre os requisitos acadêmicos e seja aprovado na defesa de sua tese de doutorado segundo o regulamento da universidade que coordena o programa de doutorado, receberá o grau de:
- Doutor em Atividade Física e Esporte pela Universidad Internacional Iberoamericana
Plano de estudos
Doutorado em Atividade Física e Esporte > Fase docência
O programa de Doutorado em Atividade Física e Esporte é um programa acadêmico cuja articulação pedagógica foi concebida para formar docentes universitários e pesquisadores profissionais preparados para a geração de conhecimento científico do mais alto nível, com capacidade para conduzir pesquisa cooperativas no campo da atividade física e do esporte.
O programa de doutorado responde à necessidade dos pesquisadores e docentes para sustentar estudos científicos cujos objetivos tenham foco em prevenir e resolver os principais problemas causados pelo sedentarismo e pela falta de atividade física que afetam a população em nível mundial. Para isso, é necessário ter conhecimentos sobre a área, assim como ser capaz de envolver a comunidade para tentar reverter a situação.
Desse modo, existe a necessidade de otimizar o uso de todas as ferramentas e avanços no âmbito das Ciências do Esporte a aperfeiçoar seu uso nos campos da iniciação esportiva, da educação física, da saúde e do rendimento esportivo.
A fase docente do doutorado baseia-se na pesquisa científica de excelência, preparando o doutorando ou doutoranda na aquisição dos conhecimentos que enriquecem seu processo formativo, aprofundando-se em diferentes metodologias de pesquisa, assim como em várias linhas de pesquisa, das quais deve ser escolhida uma.
O Doutorado em Atividade Física e Esporte é composto das seguintes fases:
- FASE DE INICIAÇÃO
FASE DE INICIAÇÃO |
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Durante o primeiro período, o objetivo é sensibilizar o estudante no manuseio e domínio do Campus Virtual e suas diferentes ferramentas, além de informar-lhe sobre o programa acadêmico e o cronograma de estudos. Além disso, tem início o contato com o programa acadêmico através de uma série de debates relacionados com os diversos temas das disciplinas gerais sobre o mundo da pesquisa. |
- FASE I - ENSINANDO: CURSOS GERAIS
FASE I - ENSINANDO: CURSOS GERAIS | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | O processo de pesquisa no campo da Atividade Física e do Esporte |
2 | Metodologia da pesquisa I. Experimental, quase-experimental e observacional |
3 | Metodologia da pesquisa II. Qualitativa e seletivo correlacional |
4 | Revisões e meta-análises |
5 | Desenho de bases e análises de dados |
6 | Pautas para a apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa na Atividade Física e no Esporte |
7 | Novas tecnologias aplicadas à pesquisa na Atividade Física e no Esporte |
8 | Aspectos psicossociais influentes no processo de pesquisa em atividade física e esporte |
9 | Seminário de pesquisa I |
- FASE II - ENSINO: MÓDULO OPCIONAL (O ESTUDANTE DE DOUTORADO FAZ O QUE ELE ESCOLHEU)
FASE II - ENSINO: MÓDULO OPCIONAL | |
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# | MÓDULO 1: ESPORTE E RENDIMENTO |
1 | Análise do rendimento esportivo |
2 | Fisiologia do treinamento esportivo de alto nível |
3 | Modelos de planejamento e periodização do treinamento nos esportes |
4 | Seminário de pesquisa II |
# | MÓDULO 2: ATIVIDADE FÍSICA E PRESCRIÇÃO PARA A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA |
1 | Métodos de quantificação da atividade física e medida de seus efeitos sobre a saúde |
2 | Epigenética e atividade física |
3 | Quantificação e prescrição de exercício em populações especiais |
4 | Seminário de pesquisa II |
# | MÓDULO 3: EXERCÍCIO FÍSICO, NUTRIÇÃO E AJUDAS ERGOGÊNICAS |
1 | Avaliação antropométrica e nutricional do esportista |
2 | Nutrigenômica para a saúde e o esporte |
3 | Ajudas ergogênicas, substâncias dopantes e doping genético no esporte |
4 | Seminário de pesquisa II |
# | MÓDULO 4: EDUCAÇÃO FÍSICA E INICIAÇÃO ESPORTIVA |
1 | Didática da educação física e iniciação esportiva. Novos enfoques e recursos didáticos |
2 | Diversidade e necessidades especiais na educação física e iniciação esportiva |
3 | Educação em valores a partir da educação física do esporte |
4 | Seminário de pesquisa II |
# | MÓDULO 5: PREVENÇÃO E READAPTAÇÃO DE LESÕES |
1 | Fatores biomecânicos das lesões esportivas |
2 | Prescrição de exercício com fins preventivos e planejamento da readaptação esportiva |
3 | A pesquisa em lesões esportivas |
4 | Seminário de pesquisa II |
# | MÓDULO 6: ATIVIDADES AQUÁTICAS E SEGURANÇA |
1 | Novas tendências e inovação nas atividades aquáticas |
2 | A segurança na prática da atividade física e no esporte |
3 | Eficácia na intervenção do socorrista aquático profissional |
4 | Seminário de pesquisa II |
- FASE III - PESQUISA
FASE III - PESQUISA | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Trabalho de pesquisa I |
2 | Trabalho de pesquisa II |
3 | Proposta de tese de doutorado |
- FASE IV - REALIZAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO
FASE IV - REALIZAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Elaboração da tese |
2 | Defesa da tese |
Linhas de pesquisa
DOUTORADO EM ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE LINHAS DE PESQUISA | |
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# | ESPORTE E RENDIMENTO |
1 | Variáveis determinantes do desempenho em esportes individuais e coletivos. |
2 | Novas tecnologias para o controle do treinamento esportivo |
3 | Treinamento em esportes individuais e coletivos. |
4 | Controle e avaliação da carga. |
5 | Capacidades condicionais para o desempenho em esportes coletivos. |
6 | Metodologia de treinamento |
# | ATIVIDADE FÍSICA E PRESCRIÇÃO PARA A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA |
1 | Análise da atividade física e seus efeitos na saúde. |
2 | Novas tendências para uma atividade física saudável. |
3 | Avaliação cineantropométrica, atividade física e gasto energético. |
4 | Prescrição de exercício físico saudável adaptado de acordo com o tipo de população. |
5 | Epigenética e atividade física. |
# | EXERCÍCIO FÍSICO, NUTRIÇÃO E AJUDAS ERGOGÊNICAS |
1 | Avaliação do estado nutricional no atleta. |
2 | Nutrigenômica aplicada à nutrição esportiva e saudável. |
3 | Ajudas ergogênicas e rendimento. |
4 | Nutrição, nutrição e rendimento esportivo. |
5 | Hidratação, atividade física e desempenho. |
# | EDUCAÇÃO FÍSICA E INICIAÇÃO ESPORTIVA |
1 | Novas abordagens e recursos didáticos em educação física. |
2 | Estratégias de Intervenção na educação física e na iniciação esportiva. |
3 | Metodologia cooperativa e educação em valores na educação física. |
4 | A figura do professor na educação física e na iniciação esportiva. |
# | PRÉVENTION ET RÉADAPTATION DE BLESSURES |
1 | Patologia, fisiopatologia e mecanismo lesivo. |
2 | Avaliação funcional, higiene postural e associação com lesões esportivas. |
3 | Elaboração de protocolos para a prevenção de lesões esportivas. |
4 | Elaboração de protocolos para a readaptação de lesões esportivas. |
# | ATIVIDADES AQUÁTICAS E SEGURANÇA |
1 | Novas tendências e inovação nas atividades aquáticas |
2 | Atividades aquáticas para a melhora da saúde |
3 | Inovação em equipamentos e materiais em atividades aquáticas. |
4 | Segurança em ambientes esportivos e espaços aquáticos. |
5 | Estratégias preventivas como elemento de segurança nos espaços aquáticos. |
6 | Técnicas e material de resgate para intervenção em espaços aquáticos. |
7 | Socorrismo, ambiente e eficiência no resgate. |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Antonio Pantoja Vallejo. Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educação à Distância (Espanha). Professor na Universidad de Jaén (Espanha).
Dr. Álvaro Velarde Sotres. Doutorado em Projetos de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professor na Universidad Europea del Atlántico
Professores e Autores
- Dr. Alberto Pérez López. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidad de Alcalá. Especializado em Fisiologia do Exercício.
- Dr. Alexis Padrón. Doutorado em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável. Professor na Universidad de Vigo.
- Dr. Álvaro Velarde Sotres. Doutorado em Projetos de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
- Dr. Anton Kalen. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidad de Vigo. Treinador de basquete.
- Dr. Antonio Jesús Bores. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Preparador físico profissional e professor na Universidad Europea del Atlántico.
- Dr. Archit Navandar. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad Politécnica de Madrid. Professor na Universidad Europea del Madrid.
- Dr. Aurelio Olmedilla. Doutorado em Psicologia. Professor da Universidad Católica de San Antonio de Murcia.
- Dr. Carlos Lago Fuentes. Doutorado em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidad de Vigo. Diretor acadêmico da graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte da Universidad Europea del Atlántico.
- Dr. César Octavio de Loera. Doutorado em Ciências Biomédicas. Professor na Universidad de Guadalaraja.
- Dr. Cristian Abelairas Gómez. Doutorado em Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde, pela Universidad de Vigo. Professor na Faculdade de Ciências da Educação da Universidad de Santiago de Compostela.
- Dr. Enrique Garcés. Doutorado em Psicologia. Professor na Universidad de Murcia.
- Dr. Ezequiel Rey Eiras. Doutorado em Ciências da Atividade Física e da Saúde pela Universidad de Vigo. Professor na Faculdade de Ciências da Educação e do Esporte da Universidad de Vigo.
- Dr. Felipe García Pinillos. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de Jaén. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
- Dr. Iker Muñoz. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad Europea de Madrid. Formação e pesquisa especializada em análise e otimização do rendimento em atletas de longa distância.
- Dr. Jerónimo Aragón. Doutorado em Nutrição Humana. Mestrado em Pesquisa em Atividade Física e Esporte. Pesquisa sobre o impacto fisiológico do estresse oxidativo, do esporte, da atividade física e da saúde.
- Dr. Juan Francisco Mielgo. Doutorado em Pesquisa Biomédica e mestrado em Nutrição e Saúde pela Euskal Herriko Unibertsitatea.
- Dr. Moisés Vila. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universitat de Barcelona. Professor da Universitat Tecnocampus de Mataró
- Dr. Pedro Angel Latorre. Doutorado em Educação pela Universidad de Granada. Professor titular da Universidad de Jaén.
- Dr. Roberto Barcala. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de Vigo. Professor titular da Universidad de Vigo.
- Dr. Salvador Baena. Doutorado em Ciências da Atividade e do Esporte pela Universidad de Granada. Professor na Universidad de Alicante.
- Dra. Alexandra Pérez. Doutorado em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável. Especializada em análise de desempenho em esportes coletivos.
- Dra. Amélia Cristina Stein. Doutorado em Ciências da Atividade Física e da Saúde pela Universidad de León. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Andrea Arreguín. Doutorado e Mestrado em Nutrigenômica e Nutrição Personalizada pela Universidad de las Islas Baleares. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Carlota Díez Rico. Doutorado em Pesquisa em Saúde Intra e e Extra-hospitalar na Universidade Alfonso X el Sabio. Secretária do Colégio Oficial de Licenciados em Atividade Física e Ciências da Atividade Física e do Esporte (COPLEF) em Madri.
- Dra. Jana Gallardo Pérez. Doutorado Internacional em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professor na Universidad Camilo José Cela e na Universidad Internacional de La Rioja.
- Dra. María José Daniel Huerta. Doutorado em Pedagogia pela Universidad de Salamanca. Professora na Faculdade de Educação e da Universidad de Salamanca.
- Dra. Mercedes Briones. Doutorado em Nutrição Humana e Dietética, no programa internacional entre a Universidad de Granada e o Instituto de Investigaciones Químicas, Biológicas, Biomédicas y Biofísicas da Universidad Mariano Galvez de Guatemala. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Olalla García Taibo. Doutorado Internacional em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade da Coruña. Professora e pesquisadora do CESAG, Universidad Pontificia Comillas.
- Dra. Raquel Pedrero Chamizo. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad Politécnica de Madrid. Professora na Universidad Politécnica de Madrid.
- Dra. Sara Márquez. Catedrática da Área de Educação Física e Esporte da Universidad de León. Presidenta da Federação Espanhola de Psicologia do Esporte (FEPD).
- Dra. Sonsoles Hernández. Doutorado com Menção Internacional em Biomedicina pela Universidad de Granada. Especializada em exercícios físicos para pessoas com doenças crônicas e transplantes.
- Dra. Susana Martínez. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de León. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
Bolsas de Estudo
A Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER criou o programa “Bolsas de Doutorado” destinado a pessoas que tenham um excelente histórico acadêmico. A este programa de Bolsas juntaram-se outras fundações, instituições e universidades. Está orientado tanto a professores universitários, com o objetivo de contribuir ao aumento da porcentagem de doutores nas universidades, assim como de profissionais no mundo empresarial e da administração pública, visando contribuir com a criação de departamentos de PD&I e gerar um espírito de inovação.