Gerontologia Social

Apresentação do Programa

A evolução da população mundial está trazendo consigo, tanto em termos absolutos como relativos, um aumento notável do número de pessoas com mais de 65 anos. Uma das características demográficas do mundo de hoje é o envelhecimento progressivo da população mundial. Este fenômeno representa um desafio para a sociedade e uma necessidade de profissionais especializados a fim de poder oferecer um serviço de qualidade aos idosos.

O Curso de Especialização em Gerontologia Social Aplicada visa formar profissionais com formação avançada nos diferentes processos de envelhecimento, para que possam trabalhar com pessoas idosas no campo das intervenções sociais e assim contribuir para melhorar sua qualidade de vida.

 

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, juntamente com a clareza, abrangência e projeto didático dos conteúdos, permite que o programa deGerontologia Social Aplicada seja direcionado:

  • Profissionais com formação em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Sociologia, Fisioterapia, Fisioterapia, Cinesiologia, Animadores Socioculturais, Economia, Direito
  • Outros graduados/licenciados universitários interessados
  • Profissionais sem formação universitária com experiência e interesse no campo da gerontologia.

O programa de Gerontologia Social Aplicada será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou pós-graduação para alguém interessado em se especializar em questões gerontológicas.

Titulação

A conclusão bem sucedida do programa levará à concessão do título de Especialização em GERONTOLOGIA SOCIAL APLICADA, emitido pela universidade onde o estudante se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Gerontologia Social é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

  CRÉDITOSa
Disciplinas 46
Trabalho Final de Curso 10
TOTAL 56

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O programa em Gerontologia Social tem 56 créditos.
A duração do programa em Gerontologia Social é de 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.

Objetivos

Objetivos gerais:

  • Analisar e sintetizar informações sobre temas relacionados no campo da gerontologia social.
  • Gerenciar atividades voltadas ao cuidado dos idosos dos diferentes níveis de serviço: ajuda domiciliar, serviços comunitários, serviços de cuidado e programas de animação sociocultural.
  • Conhecer e aplicar os princípios bioéticos relacionados com o cuidado dos idosos e a defesa de seus direitos.
  • Conceber e promover pesquisas para resolver problemas relacionados à saúde social das pessoas idosas.

Objetivos específicos:

  • Identificar conhecimentos e teorias relacionadas aos processos de envelhecimento.
  • Diferenciar as técnicas de avaliação, diagnóstico e intervenção nos âmbitos da saúde física, psicológica e social do idoso.
  • Avaliar os princípios, fases e critérios específicos de intervenção com pessoas idosas.
  • Analisar as recomendações sobre o envelhecimento desenvolvidas pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde.
  • Desenvolver planos gerontológicos relacionados à qualidade de vida, a fim de compensar as possíveis limitações na saúde e na autonomia dos idosos.
  • Avaliar as pesquisas e intervenções sociais a fim de proporcionar a integração e participação dos idosos nos diferentes aspectos da vida social e cultural.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do programa em Gerontologia Social Aplicada são as seguintes:

  • Profissionais que desejam se especializar em temas de pessoas da terceira idade.
  • Profissionais que atuam como assessores ou consultores em gestão econômica, arquitetônica ou jurídica de centros de terceira idade.
  • Pessoal de serviços sociais comunitários.
  • Avaliador clínico dos processos de envelhecimento.
  • Trabalhadores em Centros Residenciais em diferentes níveis.
  • Colaboradores de Associações para idosos (Alzheimer, etc.)
  • Docentes de Aulas de Terceira Idade.
  • Colaboradores em ONGs para idosos.

Plano de estudos

O programa de Gerontologia Social Aplicadatem uma estrutura curricular baseada nas seguintes partes formativas que buscam situar o estudante em um contexto real de mudança contínua:

  • 1ª PARTE: INTRODUÇÃO

A primeira parte permite conhecer e compreender toda a complexidade relacionada ao campo da Gerontologia, desde seus fundamentos até sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo das disciplinas é de assegurar que os estudantes adquiram conhecimento dos processos que ocorrem no envelhecimento, bem como identificar as técnicas de avaliação, diagnóstico e intervenção aplicadas à gerontologia social.

As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a 1ª Parte:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (46 CRÉDITOS)
  • 2ª PARTE: TRABALHO OU PROJETO FINAL DO CURSO (10 CRÉDITOS)

A última fase do programa é dedicada à conclusão do Trabalho Final do Curso, que pode ser iniciado antes do final da 1ª Parte: Disciplinas, já que nesse momento o estudante terá os elementos desenvolvidos necessários para iniciar o trabalho.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e detalhes do Trabalho Final do Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição para algumas das áreas estudadas ou suas relações, tanto teóricas como aplicadas e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.

2ª PARTE: TRABALHO OU PROJETO FINAL DO CURSO
  DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Trabalho ou Projeto Final do Curso 10
TOTAL 10

 


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo de atualizações ou melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. INTRODUÇÃO À GERONTOLOGIA

    Ter um conhecimento dos novos perfis da disciplina de Gerontologia Social, bem como de sua evolução histórica em nível nacional e internacional, conhecendo as variáveis que influenciam no envelhecimento, bem como nas formas de otimizar este processo.

    INTRODUÇÃO À GERONTOLOGIA
    DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
  2. ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO

    Descrever o processo de regressão que afeta cada um dos sistemas sensoriais e motores como conseqüência dos processos de envelhecimento não patológicos. Compreender a evolução da comunicação e da linguagem durante o processo de envelhecimento, bem como suas principais dificuldades. Apresentar informações atualizadas sobre os componentes psicológicos básicos da memória e sua evolução nos idosos, bem como descrever os programas sobre sua melhoria.

    FUNCIONAMENTO SENSORIAL
    PSICOMOTRICIDADE E TERCEIRA IDADE
    COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
    FUNCIONAMENTO INTELECTUAL
    PSICOLOGIA DA MEMÓRIA NOS IDOSOS
    TEORIAS PSICOSSOCIAIS. PERSONALIDADE
    CASAL E IDOSOS
    VELHICE COM ÊXITO. ESTILOS DE VIDA
  3. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA IDOSOS

    Conhecer o funcionamento das aulas para a terceira idade e como intervir. Conhecer os diferentes tipos de ansiedade que podem afetar os idosos, bem como os processos de depressão e solidão, os transtornos associados às síndromes demenciais e como intervir para aumentar o estímulo cognitivo. Identificar as características tanto psicológicas como sociais que ocorrem nos enfermos terminais.

    PROGRAMAS DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL PARA OS IDOSOS
    INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS COGNITIVOS
    INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS AFETIVOS
    INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM ENFERMOS TERMINAIS
  4. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS SOCIAIS PARA IDOSOS

    Saber como se realiza o planejamento, a organização e a gestão da qualidade nos diferentes serviços sociais existentes em nosso país.

    PLANEJAMENTO
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    PLANEJAMENTO OPERATIVO
    GESTÃO DE QUALIDADE DE SERVIÇOS SOCIAIS E DE CENTROS
    AVALIAÇÃO
    GESTÃO DE QUALIDADE DE SERVIÇOS SOCIAIS E DE CENTROS RESIDENCIAIS
  5. POLÍTICA SOCIAL PARA IDOSOS

    Analisar a política social para idosos em âmbitos nacional e internacional. Estudar como se desenvolve a política social dos serviços sociais para as situações de dependência.

    NECESSIDADES DOS IDOSOS E DE SEUS FAMILIARES E SISTEMAS DE ATENÇÃO
    GESTÃO DE CASOS
    SERVIÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: ENVELHECER EM CASA
    PROGRAMAS E RECURSOS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS E/OU PARENTES QUE CUIDAM DOS IDOSOS DEPENDENTES
    OS ALOJAMENTOS E AS RESIDÊNCIAS ALTERNATIVAS
    PROGRAMAS DE ATENÇÃO AOS IDOSOS QUE VIVEM EM ENTORNOS RURAIS
  6. ASPECTOS JURÍDICOS E BIOÉTICA DO IDOSO

    Analisar os diferentes temas jurídicos e éticos relacionados aos idosos.

    O DIREITO E A BIOÉTICA, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
    O CONCEITO PESSOA NO DIREITO. A CAPACIDADE JURÍDICA E A CAPACIDADE DE TRABALHAR. OS DIREITOS PESSOAIS.
    A INCAPACIDADE. CONCEITO E EXTENSÃO
    AS INSTITUIÇÕES TUTELARES: A TUTELA DOS IDOSOS. OUTRAS FORMAS DE PROTEÇÃO DOS IDOSOS COM DEMÊNCIA
    A INFORMAÇÃO E O CONSENTIMENTO INFORMADO
    O MALTRATO AO IDOSO. ASPECTOS JURÍDICOS E ÉTICOS DO MALTRATO. A PREVENÇÃO DO MALTRATO
    PLANOS E PROGRAMAS
    A PROTEÇÃO DE DADOS DE CARÁTER PESSOAL E FAMILIAR.
    O SEGREDO PROFISSIONAL
    OS TESTAMENTOS VITAIS OU DIRETRIZES ANTECIPADAS
    ASPECTOS ÉTICOS RELACIONADOS COM O FINAL DA VIDA
  7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA À GERONTOLOGIA

    Mostrar os detalhes do conhecimento científico, bem como os tipos e as estratégias de pesquisa.

    CONHECIMENTO CIENTÍFICO
    CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
    ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO
    PUBLICAÇÃO: FORMAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
    TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA
    ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
    OUTROS PROCESSOS RELACIONADOS COM A PESQUISA CIENTÍFICA
    COMO ESCREVER UM PROJETO DE PESQUISA: PROCESSOS E ETAPAS
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

2ª PARTE:TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO

A última Fase do curso está destinada à realização do Trabalho Final de Curso, o qual se pode iniciar antes de finalizar a 1ª Parte: Disciplinas, pois nesse momento o aluno contará com os elementos desenvolvidos necessários para dar início ao trabalho.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os lineamentos e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição para alguns dos campos estudados ou a sua relação, tanto teórica quanto aplicada e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.


Nota: O conteúdo do curso acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Gestão Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino.  Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor da Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidade Europeia do Atlântico. 
  • Dra. Pilar Sánchez Collado. Doutora em Farmácia. Professora Titular no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de León.
  • Dr. José A. De Paz Fernández. Doutor em Medicina. Professor Titular no Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de León.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.

Professores e Autores

  • Dr. Antonio Illana Conde. Advogado e juiz titular do Tribunal de Motril em Granada. Coordenador do Mestrado Universitário em Gerontologia Social de Granada.
  • Dr. Antonio Martínez Maroto. Doutor em Direito. Chefe da Área do Plano Gerontológico do IMSERSO. Coordenador do Grupo de Ética e Legislação da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia.
  • Dr. Antonio Martos Martín. Doutor pela Universidade de Sevilha. Professor da Universidade de Granada e da Universidade de Málaga.
  • Dra. Alejandra María Corona Romero. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidade de Guadalajara. Professora e pesquisadora.
  • Dra. Carmen Sánchez Carazo. Doutora em Medicina e especialista em Medicina Preventiva e Saúde Pública na Universidade de Comillas.
  • Dra. Clícia Jatahy Peixoto. Doutora em Psicogerontologia. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana e da Universidade Internacional de Valência.
  • Dra. Divka Inge Rojic Becker. Doutora em Neurociências pela Universidade Autônoma de Barcelona. Pesquisadora do grupo de aprimoramento e recuperação de memória no Departamento de Psicobiologia da Universidade Autônoma de Barcelona.
  • Dra. María del Pino Sánchez Hernández. Doutora em Gerontologia e Professora de Pós-graduação na Universidade de Granada.
  • Dra. María Dolores García Olalla. Doutora em Psicologia pela Universidade Rovira i Virgili. Professora Colaboradora da Universidade Rovira i Virgili.
  • Dra. Misericordia Camps Llauradó. Doutora em Psicologia. Pesquisadora e professora titular da Universidade Rovira i Virgili.
  • Dra. Montserrat Celdrán Castro. Doutora Interuniversitária em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona. Professora associada no Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona
  • Dra. Montserrat González Gómez. Doutora em Ciências da Saúde Pública pelo Centro Universitário de Ciências da Saúde, Universidade de Guadalajara. Professora na Universidade de Guadalajara. Professora no Instituto de Posgrados y Ciencias S.C. Professora da Universidad del Valle de México.
  • Dra. Ramona Rubio Herrera. Doutora em Psicologia pela Universidade Central de Barcelona. Catedrática de Gerontologia na Universidade de Granada.
  • Dra. Silvia Quer. Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Susana Martínez. Doutora em Biologia pela Universidade de León. Professora da Universidade de León e na Universidade Europeia do Atlântico.
  • Dra. (c) Lucibel Vásquez. Candidata ao doutorado em Intervenção Psicossocial. Professora da Univ. Internacional Iberoamericana.
  • M. Stefanía Carvajal. Mestre em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • M. Veronica Lopes. Mestre em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal, Portugal. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Mg. Anabel Pérez. Mestre em Gerontologia Social Aplicada. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Barcelona.
  • Mg. Pilar Rodríguez Rodríguez. Diplomada em Gerontologia Social e especialista em Pesquisa e Planejamento Social pela Universidade Complutense de Madri. Presidenta da Fundación Pilares para la Autonomía Personal.
  • Sra. María Luján Japón Belmonte. Diretora de Projetos e Relações Institucionais da Asisttel, Servicios Asistenciales S.A.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.