Mestrado em Direção Estratégica de Marketing

Apresentação do Programa

O Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Marketing integra os conceitos fundamentais ligados ao sistema de pensamento, ação e gestão de Marketing no século XXI, no âmbito da Direção Estratégica com uma abordagem integrada em organizações empresariais e públicas, com e sem fins lucrativos, e os diferentes processos, as técnicas e as ferramentas que podem ser úteis para sua gestão eficaz.

O Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Marketing, por meio desse programa de formação, alcança a articulação pedagógica de fundamentos teóricos e casos práticos dentro da área de aplicação da gestão de marketing.

Após a conclusão do programa de Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Marketing, o aluno será capaz de:

  • Aplicar, de maneira integrada, o pensamento, a ação e a gestão de Marketing na organização com base na metodologia, nas competências e nas habilidades de gestão.
  • Planejar, organizar, executar e controlar as funções e os procedimentos, tanto em nível estratégico quanto operacional de marketing.
  • Planejar, antecipar e responder a movimentos futuros no âmbito do marketing, mediante o desenvolvimento das bases estratégicas alinhadas aos objetivos da empresa.
  • Conhecer e dominar as técnicas mais adequadas nessa área de direção para fortalecer a capacidade de gestão e a tomada de decisões.

A quem é dirigido

O Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Marketing é destinado a profissionais com conhecimento prévio do assunto, seja no campo acadêmico ou profissional, que desejam ampliar ou consolidar seu sistema de pensamento e ação em Marketing.

 

Titulação

Ao concluir o programa, o aluno receberá o título de:

Mestre em Direção Estratégica com especialização em Marketing concedido pela Universidade na qual se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Direção Estratégica de Marketing é apresentada na seguinte tabela. Deve-se ressaltar que a duração é meramente orientativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a adquirir em cada parte, por meio de exercícios integradores de aquisição de conhecimento e internalização de práticas de projetos:

  CRÉDITOSa
1ª Parte: Introdução ao ambiente de direção estratégica empresarial 29
2ª Parte: Gestão estratégica de marketing 24
3ª Parte: Gestão de mix de marketing e de serviços 22
4ª Parte: Projeto final 15
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade na qual se matriculou. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espacio Europeo de Educación Superior (Espaço Europeu do Ensino Superior, EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Direção Estratégica de Marketing tem 90 créditos.

A duração do Mestrado em Direção Estratégica de Marketing varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Neste período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Formar profissionais com pensamento estratégico e executivo em direção de marketing dentro da estrutura da gestão integrada e da abordagem sistêmica da organização, que possam desempenhar as competências adquiridas em qualquer nível de gestão e em qualquer setor de atividade empresarial pública e privada.

Objetivos Específicos

  • Conhecer e dominar as técnicas mais adequadas na área de direção de marketing para fortalecer a capacidade de gestão e tomada de decisões.
  • Conhecer e lidar com técnicas modernas de direção de marketing, com base no uso de novas tecnologias no processamento de informações dentro da estrutura empresarial.
  • Fornecer capacidades e habilidades gerenciais, bem como a metodologia para realizar a gestão eficiente e eficaz do marketing estratégico na organização.
  • Desenvolver as funções e os procedimentos para o planejamento, a organização, a execução e o controle da direção de marketing nas organizações.
  • Determinar e analisar as atividades e as responsabilidades do gestor de marketing em cada uma de suas áreas de competência e, assim, propor ferramentas para cumprir cada uma das fases dos processos de direção de marketing.

Saídas Profissionais

Algumas oportunidades profissionais do programa de Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Marketing são:

  • Product Manager
  • Consultor
  • Assessor de empresas

Plano de estudos

Estrutura Curricular

O programa de Mestrado em Direção Estratégica com especialização em Marketing possui uma estrutura curricular baseada em 4 partes formativas:

1ª Parte: Introdução ao Ambiente de Direção Estratégica de Negócios

A primeira parte pretende fornecer uma compreensão geral dos aspectos associados ao ambiente de gestão estratégica empresarial, dos pontos de vista administrativo, organizacional, de recursos humanos, social e de marketing.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são apresentadas na tabela a seguir:

A primeira parte pretende fornecer uma compreensão geral dos aspectos associados ao ambiente de gestão estratégica empresarial, dos pontos de vista administrativo, organizacional, de recursos humanos, social e de marketing. As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são apresentadas na tabela a seguir:

  • 2ª PARTE: GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

Essa segunda parte é uma das centrais do programa de mestrado. Trata essencialmente de Marketing Estratégico; o aluno se aprofundará no campo do marketing estratégico como uma ferramenta de análise, necessária para a administração e a realização dos objetivos empresariais. As disciplinas e horas correspondentes que compõem a segunda parte são apresentadas na tabela a seguir: .

  •  3ª PARTE: GESTÃO DE MIX DE MARKETING E DE SERVIÇOS

A terceira parte envolve tudo que está relacionado ao planejamento e a ação estratégico(a) sobre as variáveis do mix de marketing.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a terceira parte são apresentadas na tabela a seguir:

  • 4ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TRABALHO FINAL OU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e o trabalho final ou a dissertação de mestrado (15 créditos), têm como objetivo formar o aluno nos fundamentos metodológicos e científicos para realizar o planejamento da pesquisa e apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando, desse modo, a possibilidade de sua execução específica.

4A PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TRABALHO FINAL OU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Metodologia da pesquisa científica 50
2 Trabalho final ou dissertação de mestrado 100
TOTAL 150

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: INTRODUCCIÓN AL ENTORNO DE LA DIRECCIÓN ESTRATÉGICA EMPRESARIAL

  1. ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

    Esta disciplina apresenta ao aluno os conceitos e as técnicas de administração e direção de empresas, ajudando a compreender o significado, a natureza e o alcance da função de administrar uma empresa ou gerenciar um de seus subsistemas.

    EMPRESA
    Esta disciplina apresenta ao aluno os conceitos e as técnicas de administração e direção de empresas, ajudando a compreender o significado, a natureza e o alcance da função de administrar uma empresa ou gerenciar um de seus subsistemas.
    ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
    Introdução. Estruturação empresarial. Novas tendências na estruturação empresarial. Áreas funcionais/funcionalidades da empresa.
    POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL
    Introdução. Direção Estratégica. Direção tática. Direção operacional
    INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO (ICC)
    Introdução. Informações (e dados) na empresa. Comunicação na empresa. Conhecimento na empresa. Sistemas de CII empresariais: SI/TIC.
    SOCIOLOGIA, ECONOMIA E DIREITO NO AMBIENTE EMPRESARIAL
    Introdução. Análise socioeconômica da empresa. Economia empresarial. Direito empresarial.
    NOVA ECONOMIA E GESTÃO INTERNACIONAL
    Globalização: internacionalização e integração de mercados. Economia mundial e desenvolvimento. Negócios eletrônicos (e-business). Negócios móveis (m-business).
    POLÍTICA ECONÔMICA, INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA
    Introdução. Política econômica. Política industrial e tecnológica. Gestão da inovação e da tecnologia.
    DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO E EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS
    Introdução. Desenvolvimento de novos negócios. Consolidação e crescimento dos negócios. Empreendedorismo, criação e constituição de empresas. Projeto empresarial – plano de negócios – (strategy business plan).
  2. DIREÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Esta disciplina concentra-se no pensamento estratégico aplicado à direção e oferece um treinamento em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão da mudança como algo inerente aos ambientes instáveis e variáveis em que se desenvolvem as organizações.

    Alguns temas abordados na disciplina são:

    GESTÃO DA MUDANÇA COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
    Mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. Resistência à mudança. Participação no processo de mudança estratégica.
    DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
    Pensamento estratégico e direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. Matriz FOFA (SWOT) como um instrumento valioso para o planejamento estratégico.
    IMPLEMENTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
    Cenários estratégicos. Visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medição. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização.
  3. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

    Projeta a estrutura conceitual e metodológica para reconhecer a abordagem sistêmica e estratégica da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH).

    ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Caracterizar a atual gestão estratégica dos recursos humanos. Diferenciar os modelos de gestão de recursos humanos que possibilitem sua manifestação sistêmica e estratégica.
    GRH: TECNOLOGIA PARA SEU DIAGNÓSTICO, SUA PROJEÇÃO E SEU CONTROLE
    Construir uma tecnologia para o diagnóstico, a projeção e o controle da gestão de recursos humanos. Utilizar técnicas e instrumentos para a realização da tecnologia de GRH mencionada.
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH E OTIMIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
    Interpretar o processo integrativo e sistêmico no qual o planejamento estratégico de recursos humanos é constituído. Determinar e otimizar a força de trabalho e considerar seus principais indicadores tangíveis e intangíveis.
  4. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    O objetivo general desta disciplina é oferecer uma compreensão aprofundada dos estilos de liderança e direção, sua relação, as diferenças, a importância e as abordagens teóricas, bem como as competências e as habilidades necessárias para seu exercício.

    IINTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO EMPRESARIAL
    Introdução. Principal recurso humano: as pessoas. Direção e psicologia social. O que é liderança? Definição, diferenças e funções do líder e do gestor. Cultura empresarial, valores e processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
    ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA, SUA EVOLUÇÃO
    Introdução. Pré-história da liderança. A revolução industrial; a escola clássica de organização científica – líder autoritário. Escola das relações humanas – líder democrático. Modelo burocrático – líder carismático. Teoria behaviorista – teoria dos traços – qualidades psicológicas do líder. Desenvolvimento organizacional – líder grupal. Direção participativa. Escola sistêmica da administração – teorias de contingência. Líder orientado para tarefas e para relacionamentos. Direção estratégica – mudança por valores – competências.
    ESTILOS DE LIDERANÇA
    Introdução. Definições. Estilos de liderança. Tipos de estilos de liderança clássicos. Outros tipos de liderança. Modelos de estilos de liderança contemporâneos. Princípios essenciais dos líderes na condução dos homens. Liderança eficaz.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO LÍDER E DO GESTOR: TÉCNICAS E FERRAMENTAS
    Introdução. Competências e habilidades do líder e do gestor. Análise dos resultados de uma pesquisa comparativa entre gestores de turismo líderes e não líderes quanto ao nível de desempenho. Avaliação das características pessoais. Técnicas e ferramentas para o trabalho do líder.
  5. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Esta disciplina contém informações para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados a conflitos e as estratégias mais comuns de resolução de conflitos: Negociação, Mediação e Arbitragem, entre outras.

    INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CONFLITOS
    Teorias sobre a origem e as causas dos conflitos. Classes ou tipos de conflitos. Formas de expressão dos conflitos. Fontes ou causas dos conflitos. Fases ou estágios dos conflitos. Consequências dos conflitos. Conclusões
    ESTRATÉGIAS OU MÉTODOS PARA RESOLVER CONFLITOS
    Gerenciamento de conflitos (fases e curva de resolução). Introdução às estratégias de resolução de conflitos. Estratégias de negociação. Estratégia de mediação (facilitação e consultoria). Estratégia de arbitragem.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA RESOLVER CONFLITOS
    Competências emocionais necessárias para resolver conflitos. Competências pessoais, competências sociais. Habilidades sociais. Competências mais relacionadas com o comércio. Habilidades de especialistas em resolução de conflitos. 
  6. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Esta disciplina apresenta os elementos teóricos e práticos dos grupos e das equipes de trabalho, suas características, técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    EQUIPES DE TRABALHO
    Introdução. Considerações gerais. Formação de equipes. Diversidade de tipos de grupos. Diferenças entre grupos e equipes de trabalho. Sistemas de alto desempenho e de direção participativa. Normas de equipes. Habilidades de gerenciamento para o trabalho em equipe. Legitimação das percepções. Regras de trabalho em equipe. Consenso. Três elementos-chave para o trabalho em equipe. Características de equipes eficientes. Erros mais frequentes na condução de equipes de trabalho. Gestão de conflitos.
    PRINCIPALES FERRAMENTAS PARA APERFEIÇOAR AS EQUIPES
    Introdução. Interação entre interesses individuais e coletivos. Autorrealização pessoal no trabalho em equipe. Liderança e equipes autodirigidas. Exercício prático dos 7 hábitos de liderança. Oitavo hábito de liderança. Inteligência emocional na equipe. Você é uma pessoa assertiva? Redes sociométricas, o psicograma. Teste de avaliação em grupo. Psicodrama. Reuniões e sessões de trabalho em equipe. Método de interação. Delegação, autonomia e independência. Direção por objetivos e resultados.
    TOMADA DE DECISÕES EM EQUIPE. TÉCNICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
    Introdução. Empowerment. Considerações sobre a tomada de decisões. Fatores dos quais depende o processo de tomada de decisões. Técnicas de geração de ideias. Técnicas centradas em alcançar consenso. Técnicas centradas em organizar ideias. Criatividade. Bloqueios mentais da criatividade.
  7. ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

    Esta disciplina fornece os principais conceitos para que o aluno domine a importância e a validade da Ética Empresarial e da Responsabilidade Social Corporativa e as reconheça como uma ferramenta eficaz para alcançar a competitividade. Ao final do estudo dos três capítulos, o aluno deverá ter uma compreensão completa do conceito de ética e responsabilidade social, sua validade e seu caráter universal, bem como dos padrões éticos e sua relação com a eficácia  empresarial. Igualmente, dominará a relação existente entre ética empresarial, valores, competitividade, eficiência e eficácia e poderá estabelecer as formas e as ações necessárias para que a empresa (e/ou o líder da empresa) tenha um comportamento ético e responsável.

    FUNDAMENTOS DA ÉTICA EMPRESARIAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Evolução histórica da ética. Seu caráter universal. Autores mais representativos no contexto do estudo da ética. Definição de ética. Métodos de estudo. Razões para atuar com inteligência. Necessidade de levar em consideração os interesses alheios. Atuação ética, perspectiva da empresa. Padrões éticos e eficácia empresarial. Princípios fundamentais da ética empresarial. Necessidade de um plano de vida. Ética, legalidade e valores. Valores compartilhados. Por que o interesse crescente pela ética empresarial?
    NECESSIDADE DE ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Conceito de empresa e sociedade. Problemas das PME. Empresa como um sistema e parte integrante da sociedade. Empresa como sistema produtivo. Ética e sociedade. Caráter ordenador da ética na sociedade. Ética empresarial. Ética e competitividade. Responsabilidade social corporativa, prioridades e propósito de uma empresa ética. Gestão sustentável da empresa. Responsabilidade dos clientes, dos funcionários e de outros stakeholders. Formação ética como uma necessidade para obter um ambiente de negócios mais seguro. Vantagens de ter um código de ética totalmente estabelecido. Aspectos negativos de uma má utilização da ética nas organizações.
    FATOR HUMANO NO CENTRO DA ÉTICA EMPRESARIAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Pessoas como fonte de renda em vez de custos. Avaliações de Recursos Humanos (RH). Evolução do capital humano e do capital intelectual. Cultura corporativa, motivação, senso de pertencimento e liderança. Variáveis da atuação ética de uma comunidade empresarial. Combinação de clima organizacional, comunicação e autoridade para determinar valores éticos. Relação da ética empresarial com as tendências atuais de gestão. Inovação, ciência e tecnologia. Ética e comércio eletrônico.
  8. E-BUSINESS E SUA INTEGRAÇÃO COM OS SISTEMAS CORPORATIVOS DE GESTÃO

    Esta disciplina proporciona uma visão ampla do conceito e da noção de integração empresarial mediante a informação, revisando a integração do aspecto organizacional e tecnológico, e os conceitos essenciais da integração baseada em TIC, como ERP, SCM e CRM.

    Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de integração de cadeias de suprimentos. Reflexões.
    VISÃO TECNOLÓGICA DA INTEGRAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS DA INTEGRAÇÃO E-BUSINESS
    Importância do e-business. Mudança organizacional. Estratégia de negócios. E-Business: implementação.
    SISTEMAS DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL (ERP)
    Aspectos conceituais. Integração na gestão de informações. Integração dos ERPS. Seleção do fornecedor. Impacto estratégico no retorno do investimento.
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ERA DIGITAL
    Introdução. Mudança nas empresas. Gestão de recursos humanos. Tecnologia na gestão de recursos humanos.
    GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES (SCM)
    Introdução. Cadeia de suprimentos. Definição. Gestão da cadeia de suprimentos. Execução do SCM no e-business Reflexões.
    GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM)
    Introdução. Aspectos conceituais. Estratégia. Implementação. Seleção de fornecedores. Integração.

2ª PARTE: GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

  1.  INTRODUÇÃO AO NOVO MARKETING

    O objetivo desta disciplina é apresentar os fundamentos teóricos e ideológicos do marketing, bem como a diferença entre marketing estratégico e operacional, levando em consideração as novas tarefas de marketing em uma economia de mercado.

    FILOSOFIA E CONCEITOS DO NOVO MARKETING
    O que é marketing? Natureza e escopo do marketing. Importância da pesquisa de marketing. Conceitos centrais do marketing. Mix de marketing. Campos de aplicação do marketing. Eficácia do marketing no sistema empresarial. Uso atual do marketing. Oportunidades e desafios de marketing na nova economia. Âmbitos de aplicação do marketing. Determinantes de marketing. Mercado. Duas abordagens da direção de marketing. Evolução das empresas e do marketing. Características da dinâmica dos ambientes e mercados atuais. Evolução dos setores. Futuro do marketing. Ambiente de marketing e a sociedade. Planejamento estratégico de marketing. Tendências nas práticas de marketing. Orientação das empresas para o mercado. Marketing social. Ética e responsabilidade social em marketing. Efeitos do marketing na sociedade.
    MARKETING NA EMPRESA
    Direção de marketing na empresa. Áreas básicas no desenvolvimento empresarial. Relação entre as tarefas e responsabilidades da direção de marketing. Construção de relações lucrativas com os clientes. Organização do departamento de marketing. Novas funções no departamento de marketing. Direção de marketing na prática. Mudanças na direção de marketing. Funções da direção de marketing. Marketing interno. Organização comercial dentro da empresa.
    NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO MARKETING
    A passagem do físico para o digital. Características dos novos mercados. Impacto da Internet no mix de marketing. E-commerce (comércio eletrônico). T-commerce (televisão interativa). M-commerce (comércio por meio de celulares). 3.7. Marketing na era da Internet. e-business, comércio eletrônico e marketing eletrônico na era da Internet. Marketing 2.0. Marketing no comércio eletrônico. Benefícios do comércio eletrônico e da Internet para compradores e vendedores. Globalização, hipercompetição e Internet: mudando a forma do marketing.
    WEB 2.0 NA EMPRESA
    Conceito de Web 2.0. Empresa e Web 2.0. Efeitos da Web 2.0. Mídias sociais (social media). Gestão profissional das mídias sociais: Community manager.
    CONCEITOS DE TENDÊNCIAS
    Marketing viral. Marketing de rumor. Marketing comportamental. 5.4. Marketing de rua (street marketing). Marketing de fusão. Marketing emocional. Marketing criativo. Marketing de permissão. Marketing ecológico. Marketing multicultural.
  2. PESQUISA DE MERCADO

    Oferece uma perspectiva científica, mas ao mesmo tempo pragmática, sobre o tema de pesquisa de mercado e estudos de audiência. A disciplina proporcionará ao aluno uma visão prática da necessidade de conhecer o cliente, o ambiente da empresa e as audiências em sistemas modernos, a fim de planejar uma pesquisa e implementá-la para fornecer informações para a tomada de decisões na área de marketing.

    PESQUISA DE MERCADO E ESTUDOS DE AUDIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS
    Conceitualização do marketing como uma disciplina científica. Sistema de informações de marketing. Conceitualização da pesquisa de mercados. História e evolução da pesquisa de mercados. Importância da pesquisa de mercados. Campo da pesquisa de mercados. Conceitualização dos estudos de audiência.
    MUDANÇAS E COMPORTAMENTO DO MERCADO NA ATUALIDADE
    Análise do macroambiente empresarial. Análise de mercado. Mudanças no mercado nos últimos anos. Tendências do consumidor.
    DISTRIBUIÇÃO DO PROPÓSITO DA PESQUISA
    Processo de pesquisa de mercado. Definição do problema de pesquisa. Determinação dos objetivos da pesquisa e das necessidades de informação. Desenvolvimento das hipóteses. Estimativa do valor das informações.
    PROJETO DE PESQUISA
    Abordagem da pesquisa. Fonte de informações. Entrevista pessoal. Reuniões de grupo. Técnicas projetivas. Métodos de observação. Métodos de pesquisa por sondagem. Pesquisas de painel. Métodos de pesquisa experimental. Plano de amostragem.
    CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES
    Avaliação. Tipos de escalas. Medição de atitudes. Elaboração de questionário. Confiabilidade e validade do questionário.
    PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
    Trabalho de campo. Processamento das informações. Análise univariada das informações. Análise bivariada das informações. Análise multivariada das informações. Apresentação dos resultados.
    MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO DE AUDIÊNCIA
    Objetivos de medição da audiência. Indicadores de medição da audiência. Medição da audiência na televisão. Medição da audiência no rádio. Medição da audiência da imprensa. Medição da audiência nos meios externos Medição da audiência no cinema. Exemplo de medição da audiência: o caso da Espanha.
    MEDIÇÃO DA AUDIÊNCIA NA INTERNET E NAS MÍDIAS DIGITAIS
    Conceitualização da medição de audiência na Internet e nos meios digitais Indicadores de medição de audiência na Internet e nas mídias digitais. Métodos de medição de audiência na Internet e nas mídias digitais. Medição da audiência em celulares. Exemplo de medição de audiência na Internet e nas mídias digitais: o caso da Espanha.
  3. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-COMPRADOR

    Concentra-se em compreender a natureza e a diversidade das necessidades dos clientes (de consumo e industriais), bem como os fatores motivacionais que desempenham um papel na mente do consumidor ao “responder” a um estímulo orientado pelo marketing.

    MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
    Consumidores, seu lugar no marketing. Conceitualização do mercado. Mercados industriais. Mercado de consumidores. Estudo da concorrência e do mercado
    COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E AÇÃO DE MARKETING
    Estratégia de marketing orientada para o consumidor. Fatores e tendências no comportamento do consumidor. Abordagens para o estudo do comportamento do consumidor. Informações para estudar o comportamento do consumidor. Exemplos de comportamento do consumidor e novas tecnologias. Direitos do consumidor. Comportamento do consumidor em uma perspectiva global. Um exemplo. História do movimento em favor do consumidor nos Estados Unidos. Direitos adicionais do consumidor. Responsabilidade social
    MOTIVAÇÃO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
    Motivação. Teorias de motivação. Motivação do consumidor. Consumidor como um indivíduo. Aplicações da hierarquia de necessidades. Personalidade e comportamento do consumidor
    CONSUMIDORES E SEU AMBIENTE DE INFLUÊNCIA
    Influência da família no comportamento do consumidor. Aspectos de interesse no consumo da família. Ciclo de vida das famílias. Influência da cultura no comportamento do consumidor. Características da cultura no contexto dos consumidores. Técnicas para medir a cultura. Valores nacionais essenciais e suas relações com o consumo.
    INSTRUMENTOS PARA A MOTIVAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NAS COMPRAS
    Instrumentos para a motivação do consumidor nas compras. Instrumentos para a comunicação do consumidor. Etapas para a definição e o desenvolvimento de uma comunicação efetiva na compra.
  4. DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

    Oferece uma visão global de vários aspectos do marketing a partir da perspectiva da estratégia da empresa, concentrando as diretrizes necessárias para saber como concentrar os recursos organizacionais nas maiores oportunidades e, assim, obter uma vantagem competitiva sustentável.

    ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS
    Elementos conceituais do produto. Estratégias com base na classificação dos produtos. Estratégias no ciclo de vida de um produto. Estratégias para o posicionamento e a diferenciação. Marca e estratégias da linha de produção. Estratégias de soluções abrangentes e especiais. Estratégias de posicionamento de marcas. Gestão da marca
    ESTRATÉGIAS DE PREÇOS
    Elementos conceituais do preço. Objetivos estratégicos de preço. Estratégias básicas na determinação de preços. Estratégias de definição de preços discriminatórios. Definição de preços no mix de produtos. Estratégias de preços para o lançamento de um novo produto. Estratégias de definição de preços com base no conhecimento do mercado. Outras estratégias de definição de preços. Definição de preços durante momentos econômicos difíceis
    ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO
    Elementos conceituais da distribuição. Alternativas para o desenvolvimento estratégico de canais de distribuição. Sistemas verticais de marketing. Estratégias de cobertura de mercado. Estratégia de trade marketing. Marketing interativo ou direto. Estratégias de entrada em mercados estrangeiros. Unidades de medida das funções de canais de marketing. Sistemas de distribuição e vantagem competitiva.
    ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO
    Elementos conceituais da comunicação. Natureza e função da comunicação de marketing. Novas tendências em distribuição. As funções da publicidade – mídias. Preâmbulos da publicidade de imagem. Objetivos da comunicação publicitária. Abordagens criativas em publicidade de imagem. Níveis de eficiência da comunicação publicitária. Planejamento dos suportes publicitários. Critérios de escolha das mídias. Características das funções de resposta. Orçamentos.
    ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA NOVOS ENTRANTES
    Elementos conceituais. Etapa de introdução. Ciclo de vida do produto como estratégia. Estratégia de desenvolvimento de novos produtos. Objetivos de desenvolvimento de novos produtos e mercados. Estratégias para mercados na fase de introdução. Estratégias de entrada no mercado. Estratégias comuns a empresas bem-sucedidas, dependendo do momento de incorporação na indústria. Estratégias de entrada no mercado. Programas de marketing estratégico para precursores.
    ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS
    Elementos conceituais. Planos de mercado estratégicos defensivos. Estratégia defensiva básica I: Proteger a posição. Estratégia defensiva básica II: Otimizar a posição. Estratégia defensiva básica III: Monetizar. Colher. Desinvestir. Escolha da estratégia defensiva.
    ESTRATÉGIAS OFENSIVAS
    Elementos conceituais. Planos estratégicos de mercado. Planos estratégicos de mercado e estratégias ofensivas. Estratégia ofensiva básica I: Investir para aumentar as vendas nos mercados já atendidos. Estratégia ofensiva básica II: Melhoria da posição competitiva. Estratégia ofensiva básica III: Entrada de novos mercados. Recomendações
  5.  MARKETING INTERNACIONAL

    Estabelece as principais ferramentas e os conhecimentos necessários que ajudam a enfrentar a projeção internacional seguindo os conceitos e as estratégias inerentes aos mercados estrangeiros e, assim, poder participar ativamente do mundo dos negócios em nível internacional.

    ORIGEM E EVOLUÇÃO DO MARKETING INTERNACIONAL
    Introdução ao marketing internacional. Antecedentes dos negócios internacionais.
    CONCEITOS E CONTEÚDOS BÁSICOS DE MARKETING INTERNACIONAL
    Conceitos e conteúdos básicos de marketing internacional. Plano de marketing internacional. Outros temas de interesse em marketing internacional.
    PROCESSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL E AMBIENTE CULTURAL NO MARKETING INTERNACIONAL
    Sistemas contábeis de gestão dentro das diferenças culturais no contexto do marketing internacional.
    ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O MARKETING NACIONAL E O MARKETING INTERNACIONAL
    MOTIVOS PARA INTERNACIONALIZAR O MARKETING
    UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DAS COMUNICAÇÕES (TIC) NO MARKETING INTERNACIONAL
    CASOS PRÁTICOS DE MARKETING INTERNACIONAL
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MARKETING EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  6.  MARKETING DE RELACIONAMENTO

    O conteúdo desta disciplina engloba o conjunto de práticas destinadas a estabelecer vínculos duradouros e geradores de valor com o cliente e demais stakeholders (partes interessadas) em longo prazo.

    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DE EVOLUÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
    Introdução. Democratização do consumo. Mudanças no ambiente. Evolução do modelo de relacionamento. Elementos fundamentais. Benefícios do modelo de relacionamento.
    PLANO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
    Linhas estratégicas. Segmentação interna. Seleção de candidatos. Definição dos objetivos. Gestão das relações de colaboração. Elaboração da estratégia relacional.
    EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
    Introdução. Novos paradigmas. Fidelidade do cliente. Evolução da relação, o caminho para a lealdade. Satisfação do cliente (CS). Gestão de feedback empresarial (EFM).
    CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT): MODELO RELACIONAL
    Estrutura do CRM. Diretrizes. Primeira pirâmide: criação e gestão de um sistema de informações. Segunda pirâmide: ações de comunicação com clientes. Terceira pirâmide: programas para detectar e recuperar clientes insatisfeitos. Quarta pirâmide: organização de eventos e programas especiais. Quinta pirâmide: programas de fidelização. Erros mais comuns na implementação do CRM.
  7.  MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE

    Proporciona uma compreensão da transição do paradigma off-line para o modelo on-line. Sob estas duas filosofias de comercialização, permite a identificação e a gestão dos clientes, desde a captação até a fidelização. Apresenta estratégias e modelos para medir o sucesso das campanhas comerciais, especialmente no ambiente on-line.

    MARKETING DIGITAL: ANÁLISE DE CUSTO/BENEFÍCIO EM RELAÇÃO AO MARKETING TRADICIONAL
    Internet y la web. Del off al online en marketing.
    CUSTUMER JOURNEY E MARKETING DIGITAL
    Customer journey. Do marketing tradicional ao marketing digital.
    CRIAÇÃO DE AWARENESS – VISIBILIDADE – PARA CAPTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE
    Conhecer o cliente potencial. Criar awareness para captar a atenção. Importância de uma reputação online. União on-line e off-line. Novos perfis e funções necessárias para o marketing on-line. Ferramentas para a gestão do marketing de atração.
    ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO, EXPERIÊNCIA DE COMPRA E FIDELIZAÇÃO
    Inbound marketing – fase de automação e conversão. Experiência de compra. Fidelização. Facilitando e melhorando a experiência. IoT e Inteligência artificial. Sistemas de recomendação.
    ANÁLISE DE CAMPANHAS E MÉTRICAS PRINCIPAIS
    Publicidade display. Comércio on-line. Indicadores de desempenho em uma campanha de e-mail marketing. Social media.
    PERFORMANCE: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ON-LINE DESTINADAS À OBTENÇÃO DE RESULTADOS
    Posicionamento claro. Credibilidade e confiança. Arquitetura da persuasão. Conteúdos e funcionalidades que convertem. Copys sedutores. Chamadas para a ação que incentivam um clique. Sensação de urgência.
  8. AUDITORIA DE MARKETING

    Esta disciplina fornece, ao participante, ferramentas e técnicas para a realização de auditorias, enfatizando a função do auditor e os aspectos básicos do processo de auditoria.

    AUDITORIA. ANTECEDENTES E EVOLUÇÃO. IMPORTÂNCIA, CLASSIFICAÇÃO E CONTEÚDO
    Antecedentes e evolução da auditoria. Fases da auditoria. Conceitos de auditoria. Objetivos, escopo e importância da auditoria. Classificação da auditoria. Regulamentação da auditoria. Fases ou etapas da auditoria. Supervisão, sua importância na auditoria.
    AUDITORIA DE MARKETING OU MARKETING AUDIT
    Conceito de auditoria de marketing. Planejamento da auditoria de marketing. Etapas ou fases fundamentais do processo geral de uma auditoria de marketing. Necessidade de supervisão da auditoria de marketing. Competências que devem caracterizar um auditor.
    CONTEÚDO DA AUDITORIA DE MARKETING
    Características das auditorias de marketing. Conteúdo da auditoria de marketing e seus componentes. Principais propostas de conteúdo de auditoria de marketing. Dois exemplos específicos associados aos resultados de auditorias de marketing. Resultados de auditorias de marketing.
    AUDITORIA DE MARKETING E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    Relação entre auditoria de marketing e planejamento de marketing. Planejamento estratégico: Seus níveis. Planejamento de marketing. Plano de marketing e seu conteúdo.

3ª PARTE: GESTÃO DE MIX DE MARKETING E DE SERVIÇOS

  1. POLÍTICA DE GESTÃO DO PRODUTO E DA MARCA

    Introduz o campo da tomada de decisões estratégicas sobre os fatores que compõem o produto como um elemento-chave da oferta de mercado.

    CONCEITOS, DIMENSÕES E CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
    Principais instrumentos da direção de marketing na empresa. Gerenciamento de produtos na empresa: objetivos e funções. Produto como um conceito básico de marketing. Dimensões do produto. Gestão de serviços de suporte ao produto. Qualidade do produto. Diferenciação de produtos
    DECISÕES SOBRE PRODUTOS
    Posicionamento do produto no mercado. Portfólio de produtos ou mix de produtos de uma empresa. Linha de produtos: Conceito. Marca. Conceito e importância. Acondicionamento, embalagem e rotulagem de produtos. Funções e importância a partir da ótica do marketing. Desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado. Ciclo de vida do produto. Estratégias de acordo com a fase do ciclo de vida.
  2.  POLÍTICA DE GESTÃO DE PREÇOS

    Esta disciplina concentra-se especificamente na elaboração de estratégias e programas de preços como uma variável geradora de receita.

    CONCEITOS BÁSICOS SOBRE A GESTÃO DE PREÇOS
    Conceitualização. Tipos de preços. Importância da gestão de preços. Inter-relação do preço com o restante das variáveis do mix de marketing.
    DETERMINAÇÃO DOS PREÇOS
    Procedimento para a definição de preços. Seleção dos objetivos do preço. Estimativa de demanda. Estimativa de custos. Análise dos custos, preços e ofertas dos concorrentes. Seleção da técnica de definição de preços. Seleção do preço final. Preços na Internet.
    ESTRATÉGIAS DE PREÇOS
    Questões básicas da estratégia de preços. Estratégia de preços para a introdução de novos produtos. Estratégias de preços de prestígio. Estratégias de preços orientadas para a concorrência. Estratégias de preços para o portfólio de produtos. Estratégias de preços por áreas geográficas. Estratégias de desconto nos preços. Estratégias de preços promocionais. Estratégias de discriminação de preços
    REAÇÃO DAS EMPRESAS PERANTE ALTERAÇÕES NOS PREÇOS
    Alterações nos preços Resposta às alterações nos preços dos concorrentes
    DEFINIÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS
    Definição de preços de produtos industriais. Definição de preços dos serviços.
    DEFINIÇÃO DE PREÇOS EM MERCADOS INTERNACIONAIS
    Questões essenciais da política internacional de preços. Formas de entrada em mercados internacionais. Estratégia multidoméstica ou global? Variáveis determinantes do preço em nível internacional. Meios de pagamento internacionais. Incoterms. Documentos mais comuns em transações comerciais internacionais. Preços de transferência.
  3.  POLÍTICA DE GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO

    Estuda as diferentes decisões estratégicas que podem ser tomadas dependendo dos canais de logística, a fim de obter o melhor método de distribuição.

    DECISÕES ESTRATÉGICAS DE DISTRIBUIÇÃO. DECISÕES DO FABRICANTE
    Distribuição como uma ferramenta de marketing. Canais de distribuição. Canais de distribuição e redes nos serviços. Cobertura do mercado. Principais estratégias do fabricante. Evolução e novas tendências nos canais de distribuição. Cooperação, conflito e concorrência no canal. Trade marketing.
    DECISÕES ESTRATÉGICAS DE DISTRIBUIÇÃO
    Distribuição comercial. Tendências atuais no setor de distribuição. Comércio atacadista. Principais características e funções. Principais decisões do atacadista. Comércio varejista: Principais características e tipos de comércio varejista. Principais tendências no comércio varejista. Principais decisões do varejista.
    DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
    Conceito, funções e importância da distribuição física. Decisões sobre distribuição física.
  4.  POLÍTICA DE GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

    Proporcionar, ao aluno, a compreensão do ponto de vista do receptor como base para o planejamento de ações estratégicas de comunicação para a disseminação da mensagem por meio da gestão de programas de publicidade, promoção de vendas e relações públicas como ferramentas dessa variável do mix de marketing.

    CONCEITUALIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
    Definição de comunicação. Elementos do processo de comunicação. Definição de comunicação organizacional. Comunicação direta e mediada. Âmbitos da comunicação. Comunicação interna. Comunicação externa. Plano de comunicação.
    ANÁLISE DA SITUAÇÃO INICIAL
    Identidade corporativa. Imagem corporativa. Gestão da imagem corporativa. Identidade e imagem corporativa, dimensão visual. Marca e imagem da marca.
    IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO E DO PÚBLICO-ALVO
    Elaboração dos objetivos de comunicação. Definição dos públicos-alvo da organização. Análise do comportamento do receptor. Determinação das mensagens. Elaboração de estratégias de comunicação.
    GESTÃO DA PUBLICIDADE
    História da publicidade. Conceitualização da publicidade. Classificação da publicidade. Modelos publicitários. Programas de publicidade. Definição de objetivos de publicidade. Determinação do orçamento de publicidade. Decisão da mensagem.
    GESTÃO DA PROMOÇÃO DE VENDAS
    Conceitualização. Definição dos objetivos. Seleção de ferramentas. Desenvolvimento de um programa de promoção de vendas.
    GESTÃO DE VENDAS PESSOAIS
    Conceitualização. Objetivos da força de vendas. Organizações da força de vendas. Tamanho da força de vendas. Remuneração da força de vendas. Gerenciamento da força de vendas. Etapas da venda. Principais aspectos da negociação.
    GESTÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
    História das relações públicas. Definição de relações públicas. Qualidades do profissional de relações públicas. Principais decisões de relações públicas. Protocolo e cerimonial.
    GESTÃO DE MARKETING DIRETO
    Elementos conceituais do marketing direto. Banco de dados. Oferta. Criatividade.
    MÍDIAS E SUPORTES DA COMUNICAÇÃO
    Distinção entre mídias e suporte. Mídia televisiva. Mídia de cinema. Mídia de rádio. Mídia de imprensa. Mídia externa. Ponto de venda (PV). Mídias digitais. Internet. Mídias sociais. Utilização das mídias no marketing direto. Suportes à comunicação interna. Planejamento de mídias.
    ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO
    Elaboração do plano de ações de comunicação. Acompanhamento do plano de comunicação. Avaliação do plano de comunicação.
  5. MARKETING DE SERVIÇOS

    Oferece um panorama global sobre o marketing de serviços, para que o aluno esteja atualizado sobre o tema e possa considerar as diferentes abordagens, as ferramentas e os instrumentos que podem ser úteis no trabalho de marketing.

    ESSÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O MARKETING. MARKETING DE SERVIÇOS
    Antecedentes e evolução dos serviços. Essência dos serviços. Natureza e classificação dos serviços. Características dos serviços e suas implicações para o marketing.
    PROCESSO DE SERVIÇO
    Processo de serviço. Um exemplo de aplicação da cadeia de valor de Michael Porter aos serviços. Estratégias de marketing para empresas de serviços. Resultados de uma pesquisa sobre marketing de serviços. Gestão de serviços de suporte a produtos.
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MARKETING DE SERVIÇOS. PLANO DE NEGÓCIOS
    Processo de planejamento estratégico de marketing para serviços. Plano de marketing dos serviços e seu conteúdo.
    TENDÊNCIAS ATUAIS NO MARKETING NO SETOR DE SERVIÇOS. ESCOLA HISPÂNICA.
    Tendências no marketing de serviços. Sobre as estratégias atuais de marketing de serviços. Marketing de relacionamento.
    SOBRE O MARKETING DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS
    Serviços profissionais e marketing. Doze chaves para alcançar um marketing eficaz nos serviços profissionais. Ponto de vista sobre algumas das realidades que os profissionais independentes enfrentam em seu trabalho hoje em dia e como lidar com elas do ponto de vista do marketing. Caso de comercialização de um serviço profissional. Serviços veterinários.
  6. PLANO DE MARKETING E CONTROLE

    Ressalta a importância estratégica de um plano de marketing com uma proposta metodológica para sua estrutura.

    PLANO DE MARKETING E PROCESSO DE PLANEJAMENTO GLOBAL
    Conceito de direção estratégica. Evolução histórica. Tipos de planejamento. Importância do planejamento de marketing. Gestão de marketing e seus componentes.
    PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE MARKETING
    Plano de marketing. Conceito, importância e vantagens para a empresa. Estrutura e conteúdo de um plano de marketing.

4ª PARTE: Metodologia da pesquisa científica e trabalho final ou dissertação de mestrado

  1.  METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA:

    Estudo das técnicas e das etapas da pesquisa científica, análise entre variáveis, diretrizes para a organização de dados e o desenvolvimento do raciocínio lógico para comparar populações.

    MÉTODO CIENTÍFICO..
    TÉCNICAS DE PESQUISA.
    PROCESSO DE PESQUISA.
    RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA.
  2. TRABALHO FINAL OU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 

    A última parte do Mestrado destina-se à realização da dissertação final ou ao Plano de Marketing. Este trabalho pode ser iniciado após a conclusão da primeira parte.
    A metodologia utilizada no curso permite que o aluno desenvolva, desde o início, trabalhos que podem ser utilizados no final para a elaboração da dissertação ou do Plano de Marketing.
    A dissertação será um trabalho de pesquisa no qual o autor refletirá sobre alguns dos temas de seu interesse relacionados à Direção Estratégica de Marketing.
    O plano de negócios será a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso na realidade de uma empresa real ou na criação de uma nova empresa.
    A elaboração do Trabalho Final ou da Dissertação pode começar paralelamente ao estudo das disciplinas do Programa, de acordo com a conveniência e a disponibilidade do aluno. No entanto, é recomendável dedicar aproximadamente o último semestre do programa de mestrado à sua preparação e redação final.
    O trabalho será supervisionado por um professor-tutor, cuja atribuição dependerá do tema escolhido.


Observação:  O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. Silvia Aparicio:Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad Autónoma de Madrid e Graduada em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de Cantabria. Diretora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Gerencial, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER.
  • Dra. Cristina Hidalgo González:Doutora em CC. Empresariais pela Universidad de León. Professora titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias:Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco:Doutora em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana, mestra em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, e graduada em Psicologia pela Universidad Central de Las Villas, Cuba. Coordenadora acadêmica e professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel:Doutora em Projetos, Pesquisa em Marketing, pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestra em Business Administration (La Salle Business Administration). Mestra em Marketing e Distribuição Comercial (Universidad Politécnica de Cataluña). Coordenadora acadêmica do Programa de Mestrado em Direção Estratégica de Marketing e suas Especializações.

Professores e Autores

  • Dr. David Barrera Gómez: Doutor e Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña, com MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócios, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Jon Arambarri Basañez: Doutor em Engenharia e Tecnologia pela Universidad Politécnica da Cataluña UPC – Universidad de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro Sênior em Telecomunicações pela Escuela de Ingeniería de Bilbao. Professor acreditado pela Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA). Atualmente, é gestor de projetos em https://www.estia.fr/, orientados para a geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) – Euskadi em Tecnologias para eHealth, Industry 4.0 e Energia.
  • Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo: Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Assessor e consultor de organizações. Analista de processos estratégicos e desenvolvimento de negócios.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta: Doutora em Engenharia de Projetos: Meio ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Responsável pela área de projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
  • Dr. Eduardo García Villena: Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor acadêmico da área de Meio Ambiente da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dra. Cristina Hidalgo González: Doutora em CC. Empresariais pela Universidad de León. Professora titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias: Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Salvador Rus Rufino: Doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra. Doutor em História pela Universidad de León. Professor titular da Universidad de León. Diretor da Cátedra de História da Empresa Familiar, Universidad de León.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi: Professor dos Programas de Engenharia e Administração de Empresas, Universidade de Piura, Peru. Experiência gerencial em Administração, Projetos Corporativos, Administração de Operações e Administração de Finanças.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez: Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de La Habana. Professor de Administração, Marketing e consultor organizacional. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Sergio Balarezzo Saldaña: Reitor de Pesquisa da Universidad de Piura, Peru.
  • Dr. Roberto M. Álvarez: Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha. Mestre em Gerenciamento de Projeto e de Desenho pelo Politécnico de Milán, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Julién Brito Ballester: Doutora em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestra em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Mestra em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestra em Psicologia Laboral e das Organizações pela Universidad de La Habana, Cuba.Sua trajetória profissional está ligada à docência, à pesquisa e à consultoria no âmbito da Psicologia Organizacional e em outras áreas relacionadas. Trabalhou principalmente em funções de coordenação acadêmica, docência, seleção, treinamento e desenvolvimento, bem como na direção e implementação de vários projetos de consultoria que abordam diversas necessidades de intervenção organizacional e processos de mudança. Há mais de 10 anos, trabalha em uma linha de pesquisa vinculada ao desenvolvimento de competências.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel: Doutora em Projetos, pesquisa em Marketing, pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestra em Business Administration (La Salle Business Administration). Mestra em Marketing e Distribuição Comercial (Universidad Politécnica de Cataluña). Coordenadora acadêmica do Programa de Mestrado em Direção Estratégica de Marketing e suas Especializações.
  • Dr. Diego Kurtz: Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco: Doutora em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana. Graduada em Psicologia pela Universidad Central de Las Villas, Cuba.Coordenadora acadêmica e professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr (c). Saúl Domingo Soriano: Doutor candidato pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Instituto Catalán de Tecnología de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações da FUNIBER.
  • Ms. Carles Labraña Miret: Mestre em Program for Management Development pela ESADE. Bacharel em Administração de Empresas. Sócio-consultor da Idealive Consulting. Consultor especializado em gestão e desenvolvimento de relações profissionais.
  • Ms. Jaume Massons: Mestre em MEMOS no IOC. Mestre em Gestão de Organizações Esportivas em Blanquerna. Pós-graduado em Marketing e Patrocínio Esportivo (UAB). Consultor e instrutor nas áreas de marketing, marketing móvel, comercial e comunicação digital.Cofundador da Get Clevr s.l., uma empresa de base tecnológica para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Sócio-consultor da idealive Consulting s.l., uma empresa de consultoria especializada em estratégias de CRM.
  • Ms. Jordi Oliveras Paula: Economista. Graduado em Marketing pela Universidad de Barcelona; PMD pela ESADE. Desenvolveu sua carreira profissional nas áreas de Marketing, Relações Corporativas, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios em várias multinacionais do setor farmacêutico.Presidente da AIMFA (Agrupación de Investigación y Marketing Farmacéutico).
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro: Mestra em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León, Espanha. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.