Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação

Apresentação do Programa

A inovação em negócios exige a moderna gestão empresarial e a imanente existência da internet e da sociedade global, demanda que empresas, organizações, instituições e atividades cotidianas estejam conectadas ao espaço das NTIC a fim de promover inovações organizacionais tecnológicas, comerciais, financeiras, entre muitas outras.

Isto conduziu a um quadro, hoje, de empresas informatizadas que precisaram passar por complexos processos de mudança que incluíram digitalizar e virtualizar processos empresariais, dando lugar a novas formas e modos de trabalho. Essa evolução não para.

O programa de Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação (MDETI) concentra-se no desenvolvimento de conceitos e habilidades para formar pessoas capazes de oferecer respostas e soluções para essas empresas e para essa evolução.

Importância de uma formação de pós-graduação em Gestão Estratégica e TIs

Unir o amplo campo da Administração ao conhecimento teórico e aplicado da Estratégia Empresarial, juntamente com uma visão global da sociedade e um forte componente de análise do papel das NTIC nos processos estratégicos dos projetos de negócios nas novas economia, exige uma formação adequada para:

  • Proporcionar uma ampla visão da relação entre as NTIC e a sociedade.
  • Fornecer uma visão completa do pensamento estratégico, do planejamento empresarial à sua implantação nas estratégias das NTIC.
  • Compreender a estreita relação entre processos empresariais, sistemas organizacionais e formas de trabalhar com o mundo das NTIC e da Internet.
  • Fornecer conhecimentos teóricos sobre as NTIC vinculados a ferramentas e métodos em uso, e experiências internacionais relacionadas à direção estratégica.
  • Habilidades para superar os problemas próprios e únicos de qualquer atividade ligada aos processos de mudança organizacional derivados da implementação das NTIC.
  • Capacidade de enfrentar cenários que envolvem equipes de trabalho distantes, conhecimento disperso e construção de soluções específicas.
  • Integrar as TIC nas organizações como agentes de valor agregado, desencadeadores de mudanças, impulsionadores de reformas e atores da nova economia.

Conceitos centrais do programa: Direção estratégica e TIs

Os estudos na área de Tecnologia da Informação situam-se no espaço entre Administração de Empresas e Gestão de Tecnologia, com ênfase na geração de uma visão que une negócios e tecnologia. Isso permite, por um lado, entender a direção estratégica quando alinhada com as NTIC e, por outro, aplicar a direção estratégica na função TIC. No primeiro caso, compreendem-se melhor as novas formas de gestão e direção empresarial sustentadas nas NTIC.

No segundo caso, proporciona-se uma visão empresarial das NTIC quando consideradas um recurso estratégico.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, à abrangência e à didática da elaboração dos conteúdos, permite que o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação (MDETI) seja destinado a profissionais com diferentes formações (engenheiros, médicos, advogados, graduados, entre outros) que desejam adquirir os conhecimentos, as competências e as habilidades necessárias para gerenciar um cargo de gestor de Sistemas e TIC, liderar um projeto de mudança organizacional usando TIC ou, ainda, que desejam assessorar empresas que precisam responder à competitividade de novos negócios.

O programa busca formar pessoas que vinculem estratégias de negócios com desenvolvimentos tecnológicos, que aproximem a tecnologia das necessidades das diversas áreas de negócios para atingir objetivos estratégicos e que conduzam estratégias a partir das TIC.

Devido à sua orientação executiva, o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologia da Informação visa formar profissionais dinâmicos, criativos e motivados a propor melhorias e/ou a liderar projetos de negócios impulsionados pelas TIC.

Será avaliado o candidato com:

  • Experiência profissional de mais de 5 anos.
  • Experiência no uso das TIC em funções e setores empresariais.
  • Interesse em analisar e avaliar a mudança nas organizações afetadas pelas TIC.

Titulação

Ao ser aprovado nas disciplinas e satisfazendo qualquer outras exigências acadêmica, administrativa e financeiras previstas e exigidas pela Fundação Universitária Iberoamericana e pela Universidade que emitirá o diploma, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

O nome do grau ou título pode variar de acordo com a legislação de cada país e com as normas de cada universidade ou entidade que o emite.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação se apresenta na seguinte tabela. Por ser um curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis:

  CRÉDITOSa
1ª Parte: Introdução à Sociedade da Informação 8
2ª Parte: Trabalho Colaborativo 8
3ª Parte: Direção, planejamento, gestão e reingenharia 13
4ª Parte: Gestão do conhecimento 10
5ª Parte: Gestão de recursos humanos 9
6ª Parte: Integração dos Sistemas de Gestão 5
7ª Parte: Comércio eletrônico 9
8ª Parte: Projeto final 28
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar..

Duração

O Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Compreender e dominar o processo estratégico das NTIC como parte da estratégia de desenvolvimento empresarial.

Objetivos específicos

  • Compreender o fenômeno da Sociedade da Informação e da Mudança, como o fundamento das novas estratégias empresariais apoiadas deste modo em inovações empresariais.
  • Conhecer as tecnologias de negócio que habilitam e facilitam a geração de inovações de negócios.
  • Conhecer e dominar os elementos que sustentam a gestão da mudança organizacional baseadas nas NTIC, seus efeitos e sua disposição em um projeto de negócios e tecnológico.
  • Conhecer e dominar as ferramentas e as técnicas estratégicas de negócios que permitem desenhar, gerar e desdobrar uma estratégia de negócios baseadas nas NTIC.
  • Conhecer e dominar técnicas e ferramentas de direção de pessoas para a direção estratégica de negócios e TIC.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do programa de Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação são:

  • Gerente de um departamento, uma área, função etc., de sistemas ou novas tecnologias.
  • Diretor de projetos de negócios tecnológicos.
  • Diretor de projetos para empresas de base tecnológica.
  • Assessor externo ou consultor de negócios em estratégias de mudança baseadas em NTIC.

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação apresenta uma estrutura curricular baseada em 8 partes formativas:
 
  • 1ª PARTE: INTRODUÇÃO À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
1a PARTE: INTRODUÇÃO À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Sociedade da informação e da mudança 4
2 Inovação, cultura e gestão do trabalho na sociedade da comunicação 4
TOTAL 8
  • 2ª PARTE: TRABALHO COLABORATIVO
2a PARTE: TRABALHO COLABORATIVO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Gestão Sem Distâncias 4
2 Ambientes Virtuais de Trabalho Colaborativo 4
TOTAL 8
  • 3ª PARTE: DIREÇÃO, PLANEJAMENTO, GESTÃO E REINGENHARIA
3a PARTE: DIREÇÃO, PLANEJAMENTO, GESTÃO E REINGENHARIA
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Direção e Planejamento Estratégico 4
2 Reengenharia, estratégia e direção de sistemas e TIC 4
3 Direção e Gestão de Projetos de TIC 5
TOTAL 13
  • 4ª PARTE: GESTÃO DO CONHECIMENTO
4a PARTE: GESTÃO DO CONHECIMENTO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Business Intelligence e Gestão Documental 5
2 Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional 5
TOTAL 10
  • 5ª PARTE: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • 6ª PARTE: INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
6a PARTE: INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Integração dos Sistemas de Gestão Empresarial 5
TOTAL 5
  • 7ª PARTE: COMÉRCIO ELETRÔNICO
7a PARTE: COMÉRCIO ELETRÔNICO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 E-Commerce e Social Media Marketing 4
2 Segurança Eletrônica e Legislação 5
TOTAL 9
  • 8ª PARTE: PROJETO FINAL
8a PARTE: PROJETO FINAL
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Metodologia da Pesquisa Científica 3
2 Estudo De Caso E Resolução 15
3 Projeto Final de Mestrado 10
TOTAL 28

Descrições dos Cursos

1a PARTE: INTRODUÇÃO À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

  1. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DA MUDANÇA

    Esta disciplina contextualiza a gestão de mudanças culturais e tecnológicas, fornecendo as bases e abordagens para a transição para a sociedade da informação e do conhecimento e suas consequências organizacionais na administração empresarial.

    ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: MUDANÇA GENERALIZADA
    Transição para a sociedade da informação (tendências e efeitos, transição e marco conceitual). Economia da informação (antecedentes e características). Impactos da mudança (novos setores industriais, novas estratégias competitivas, novas estruturas organizacionais).
    ADEQUAÇÃO ORGANIZACIONAL À MUDANÇA: GESTÃO DA MUDANÇA CULTURAL E TECNOLÓGICA
    A inovação como proposta de adequação. Culturas e organizações inovadoras. Visão da organização do ponto de vista da informação (A organização de aprendizagem, Implementação e integração de tecnologias de informação como um processo de aprendizagem organizacional, Estratégia de competitividade baseada no binômio tecnologias de informação/informação, Análise da organização do ponto de vista da informação, Nascimento e consolidação de uma nova cultura nas organizações).
    DA SOCIEDADE ATUAL EM REDE PARA A SOCIEDADE DA MUDANÇA
    Internet e a economia em rede (dados, história e aspectos tecnológicos da internet, leis, características e implicações da economia em rede). Para a economia do conhecimento (Economia do conhecimento, Conhecimento como um valor organizacional, Impactos da gestão do conhecimento no âmbito das organizações). Impacto da gestão do conhecimento nas organizações (Economia do conhecimento, Conhecimento como um valor organizacional, Impactos da gestão do conhecimento nas organizações). Globalização e sociedade da informação (Da comunicação à alfabetização digital, Regulamentação da rede global).
    PARA A ADMINISTRAÇÃO ABERTA (ANEXO)
    Conceitos básicos sobre a sociedade da informação. Situação do Estado na sociedade da informação. Administração aberta: TIC em processos administrativos. Para uma sociedade da informação sustentável.
  2. INOVAÇÃO, CULTURA E GESTÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE DA COMUNICAÇÃO

    Nessa disciplina, é possível compreender e refletir sobre o papel inovador das tecnologias na sociedade contemporânea.

    INOVAÇÃO: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
    Schumpeter e a economia da inovação. Inovação: aspectos conceituais (noção, tipos, inovação e mudança, rompendo mitos e histórias de inovações). Inovação em contexto (Garantidores de inovação: agentes de inovação e curvas de difusão, Motores de inovação: inovadores e empreendedores, Estratégias de inovação: estratégias para tecnologias inovadoras emergentes, Trabalhadores da inovação).
    CULTURA DO TRABALHO
    As bases da mudança (Paradigma da tecnologia da informação, Surgimento de uma nova economia, Cultura, instituições e organizações da economia informacional). Mudança na cultura do trabalho (Evolução do trabalho na nova era tecnológica, Evolução da estrutura de emprego, Tecnologia da informação e trabalho, Ideais da inovação, e comunidades de prática).
    GESTÃO DO TRABALHO
    Trabalho no ambiente de informações (características do processo de trabalho informacional). Nova relação entre capital e trabalho. Transformação do trabalho: individualização e flexibilidade). Teletrabalho (Tipos de teletrabalho, Teletrabalho e organizações, Benefícios obtidos com o teletrabalho).

2a PARTE: TRABALHO COLABORATIVO

  1. GESTÃO SEM DISTÂNCIAS

    Este curso apresenta, ao aluno, os conceitos e as técnicas de e-Management e oferece uma compreensão do significado, da natureza e do escopo da função de gestão e direção a distância em/de projetos e empresas.

    SUPERANDO AS DISTÂNCIAS
    Contexto da gestão e da direção sem distâncias (Definição, NTIC, Infraestrutura para e-Management). Âmbitos da gestão e direção a distância (Cooperação, Outsourcing, Cosourcing, Off-Shore, Teletrabalho, Outplacement/Inplacement). Modos de gestão e direção para superar distâncias (presencial, semipresencial, não presencial, virtual).
    GESTÂO SEM DISTÂNCIAS NO DISCURSO ORGANIZACIONAL
    Modelos de maturidade da implantação de estratégias de terceirização mediante o uso de tecnologias de informação e comunicação (Implantação, Modelo de Capacidade de Maturidade, Evolução da Maturidade). Áreas envolvidas na gestão e na direção sem distâncias (Gestão e Direção de Projetos, Gestão e Direção de Funcionalidades, Gestão e Direção Geral de Empresas).
    SISTEMAS TELEMÁTICOS PARA GESTÃO E DIREÇÃO SEM DISTÂNCIAS
    Sistemas telemáticos para gestão e direção (STGD). STGD de projetos. STGD de funcionalidades. STGD geral de empresas.
  2. AMBIENTES VIRTUAIS DE TRABALHO COLABORATIVO

    Esta disciplina ensina o conceito e as tecnologias associadas ao trabalho colaborativo, desde a gestão de equipes organizacionais até a gestão de equipes remotas mediadas por ambientes virtuais.

    CONCEITOS ESSENCIAIS: DO AMBIENTE VIRTUAL AO EVTC
    Interação entre pessoas. Ambientes virtuais e EVTC. Colaboração, cooperação e trabalho compartilhado. Construtivismo e construcionismo: uma base da aprendizagem ativa. Cognoscitivo versus Cognitivo.
    PARA O EVTC: BASES PARA CONSTRUIR UM AMBIENTE VIRTUAL
    Introdução. Abordagens socioculturais da aprendizagem como base para o trabalho na sociedade contemporânea. Pensamento crítico como base para o processo de solução de problemas entre as pessoas. Dinâmica de grupo como fundamento de organizações interpessoais. Modelos tecnológicos de compartilhamento, colaboração e cooperação.
    TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO COMPARTILHADO EM EVTC
    Introdução. CSCW e CSCL. Tecnologia de groupware. Soluções e tecnologias para trabalho compartilhado no EVTC (Sistemas proprietários e abertos, casos: BSCW, Moodle, Facebook e Gmail).

3a PARTE: DIREÇÃO, PLANEJAMENTO, GESTÃO E REINGENHARIA

  1. DIREÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Esta disciplina concentra-se no pensamento estratégico aplicado à direção e oferece um treinamento em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão de mudanças como algo inerente aos ambientes instáveis e variáveis nos quais as organizações operam.

    Alguns dos temas abordados na disciplina são:

    GESTÃO DE MUDANÇAS COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
    Mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. Resistência à mudança. Participação no processo de mudança estratégica.
    DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
    Pensamento estratégico e direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. A matriz FOFA como um instrumento valioso para o planejamento estratégico.
    IMPLEMENTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
    Cenários estratégicos. Visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Desenvolvimento de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medição. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização
  2. REENGENHARIA, ESTRATÉGIA E DIREÇÃO DE SISTEMAS E TIC

    Esta disciplina fornecerá uma compreensão da função organizacional das TIC, desde seu reposicionamento estratégico dentro da reengenharia organizacional até sua gestão estratégica como um recurso empresarial.

    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
    Apresentação Sistemas de informação (funções, componentes e tipologia). SI nas organizações (função e classificação). SIM para a direção. Impacto das TIC no desenho de um negócio.
    ESTRATÉGIA PARA S/TI
    Introdução. Direção e planejamento estratégico de S/TI. Ferramentas de análise (Fatores críticos de sucesso, Maturidade tecnológica da organização, Mudança organizacional, Benefícios e custos da mudança, Avaliação da implementação).
    DIREÇÃO DE S/TI
    Introdução. Gestão funcional dos SI. Alternativas estratégicas de desenvolvimento. Formas de organização da função de SI.
    REENGENHARIA
    Introdução. Conceito. Gestão e reengenharia. Aplicações Casos de sucesso.
  3. DIREÇÂO E GESTÃO DE PROJETOS TIC

    Esta disciplina apresenta boas práticas de gestão de projetos tecnológicos para negócios eletrônicos a partir de um paradigma que une a visão de negócios com a visão tecnológica, tomando como base, por um lado, o PMBOK como fonte de boas práticas de gestão e, por outro, a engenharia de software como fonte de boas práticas ligadas a projetos de TIC.

    TEORIA DO PROJETO E-BUSINESS
    Introdução. Projetos: uma visão teórica. Teoria de projetos. Teoria do projeto e-business.
    GESTÃO DE PROJETOS
    Introdução. Noções de gestão de projetos. Gestão de projetos segundo o PMBOK. Modelos de maturidade de gestão de projetos.
    ENGENHARIA DE SOFTWARE E GESTÃO DE PROJETOS
    Introdução. Análise de projetos por tipo de dimensão. Problema do desenvolvimento informatizado (problemas, causas, formas de evitar).
    METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO E-BUSINESS
    Introdução. Definir a estratégia. Definir a aplicação e-business. Desenvolvimento e implantação. Uso e evolução. Exemplo. Soluções e-business.

4a PARTE: GESTÃO DO CONHECIMENTO

  1. BUSINESS INTELLIGENCE E GESTÃO DOCUMENTAL

    Esta disciplina oferece uma visão do campo da Inteligência de Negócios (Business Intelligence) em seus aspectos técnicos e comerciais e, em seguida, conclui com uma análise do impacto sobre o gerenciamento de informações e de conteúdos documentais.

    DOS DADOS ÀS INFORMAÇÕES
    Introdução. Definição de Business Intelligence. Problemática atual do acesso à informação. Evolução dos sistemas de informação. Necessidade de sistemas de Business Intelligence. Condições para adotar um sistema de Business Intelligence. Requisitos básicos de um sistema de Business Intelligence. Custos e benefícios da implementação de um sistema de Business Intelligence.
    ARMAZÉNS DE INFORMAÇÕES: FUNDAMENTOS DO DATAWAREHOUSING
    Introdução. Definição de um datawarehouse. Características dos dados contidos em um datawarehouse. Datamarts. Catálogo de um datawarehouse. Alinhamento da tecnologia com os objetivos de negócio. Critérios tecnológicos.
    DATAWAREHOUSE (I): FERRAMENTAS DE VERIFICAÇÃO
    Introdução. Sistemas de suporte à decisão. Ferramentas de consulta e relatórios. Ferramentas de análise multidimensional.
    DATAWAREHOUSE (II): TÉCNICAS PARA A DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES
    Descoberta de informações e mineração de dados. Dos dados às decisões. Verificação de hipótese ante o descobrimento da informação Processo genérico de mineração de dados. Operações de mineração de dados. Técnicas de mineração de dados. Atores que intervêm em um projeto de datamining. Metodologias de desenvolvimento para os projetos de datamining. Aplicações de mineração de dados.
    ACESSO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO TEXTUAL
    Problemática do acesso às informações na internet. Mecanismos de busca na internet. Possíveis soluções. O que atrai as empresas para a mineração de textos? Cenários de trabalho e principais operações de mineração de textos. Ferramentas de análise de textos. Motores de busca avançados Coleta de informações na internet.
  2. GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

    Nesta disciplina, o objetivo geral é analisar, detalhadamente, o espectro de conceitos, instrumentos e tecnologias associados à gestão do conhecimento e à aprendizagem organizacional.

    CONHECIMENTO: NATUREZA E VALOR ORGANIZACIONAL
    Fundamentos. Conhecimento (definições, propriedades, classificações, conhecimento explícito versus tácito). Sociedade do conhecimento: uma evolução social. Dimensão organizacional do conhecimento (Modelo de Nonaka e Takeuchi, Características intrínsecas do conhecimento, Residência e procedência do conhecimento). Informação versus conhecimento. Espirais de conhecimento. Conhecimento: medição (Capital intelectual, Inventário de conhecimento, Modelos de medição de intangíveis, Modelo Intelect). KAM (Knowledge Assessment Methodology - 2012).
    GESTÃO DO CONHECIMENTO: FUNDAMENTOS
    Introdução. Tecnologias da informação. Missões da gestão do conhecimento. Objetivos da gestão do conhecimento. Conclusões
    GESTÃO DO CONHECIMENTO: TECNOLOGIAS E SISTEMAS
    Principais funções das ferramentas sob a visão centrada no conhecimento (armazenamento, distribuição). Modificação do conhecimento explícito. Classificação das ferramentas de acordo com o processo de gestão do conhecimento (Gestão de documentos, Sistemas de fluxo de trabalho, Portais corporativos e redes de conhecimento, Sistemas de e-Learning, Sistemas de trabalho colaborativo, Ferramentas de Business Intelligence).
    APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
    Nova cultura empresarial: a aprendizagem organizacional. Ativos e sua mensuração nas organizações. Mensuração do capital intelectual (Nonaka-Takeuchi, Edvinsson, Bueno, Sveiby, Balanced scorecard/Painel de Controle Integral, Kaplan-Norton). Modelos de maturidade. Modelos de maturidade de capacidade (Software Capability Maturity Model – SW-CMM, SPICE, Bootstrap, Trillium). Modelos de maturidade de gestão de projetos OPM3 – Organizational Project Management Maturity Model, PMMM – Project Management Maturity Model). Modelo de maturidade para pesquisa-ação em sistemas de informação. Modelos de maturidade da capacidade de mudança (Change proficiency maturity model). Modelos de maturidade da gestão do conhecimento.
    PARA NOVOS PARADIGMAS NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA: E-LEARNING
    Introdução: a formação na sociedade do conhecimento. Para um novo modelo de ensino e aprendizagem (Tendências na formação, Novas formas de aprendizagem, Contribuições das tecnologias da informação para a formação/a aprendizagem, Redes de informação/formação, Perspectivas futuras, Docência e aprendizagem em um contexto rico em informações – Internet – WWW como ferramenta educacional, Para um modelo baseado na Web para docência e aprendizagem). Desafios (Web e mudanças, Marco estratégico). TIC na educação: anotações de experiências (Aspectos positivos: Sobre materiais e recursos digitais, Sobre 2.0: blogs, wikis e redes sociais, Sobre redes sociais, Aspectos negativos, Formação on-line). TIC na formação: desafios da gestão formativa e do processo de formação (funções, papéis, desafios das TIC na formação).

5a PARTE: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  1. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

    Esta disciplina oferece uma visão global da função do gestor de Recursos Humanos no século XXI, abrangendo as áreas de atividade de gestão e integração à estratégia empresarial. Também oferece uma visão abrangente dos efeitos da globalização sobre o RH, das novas tecnologias em Gestão de RH e dos Sistemas de Controle de Gestão de RH.

    ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Introdução. Estratégia organizacional. Direção estratégica e mudança. Direção estratégica e seus processos fundamentais. Características e tendências da atual GRH. Necessidade do modelo funcional de GRH. Exercícios.
    GRH: TECNOLOGIA PARA O DIAGNÓSTICO, A PROJEÇÃO E O CONTROLE
    Introdução. Tecnologia para o diagnóstico, a projeção e o controle da GRH. Características da força de trabalho. Tecnologia de tarefas. Partes interessadas, políticas e resultados. Exercícios.
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH E OTIMIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
    Introdução. O processo integrativo e sistêmico do planejamento de RH. Determinação e otimização de modelos. Indicadores tangíveis e intangíveis. Auditoria ou Balanced Scorecard em GRH. Exercícios.
  2. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    Esta disciplina oferece uma compreensão aprofundada dos estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e abordagens teóricas, bem como as competências e as habilidades necessárias para seu exercício.

    INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO EMPRESARIAL
    Introdução. O principal recurso humano: as pessoas. Personalidade: integração das esferas cognitiva e afetiva. Esfera cognitiva. Esfera afetiva. A direção e a psicologia social. O que é liderança? O que é um líder? Características dos líderes. Classificação dos líderes. Funções do líder. Definição, diferenças e funções de líderes e gestores. Cultura empresarial, valores e processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
    ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA, SUA EVOLUÇÃO
    Introdução. Pré-história da liderança. A revolução industrial. A escola clássica de organização científica – líder autoritário. Escola das relações humanas – líder democrático. Modelo burocrático – líder carismático. Líder: fatores sociais. Teoria behaviorista – teoria dos traços – principais qualidades psicológicas. Desenvolvimento organizacional – líder grupal. Direção participativa. Escola sistêmica da administração – teorias de contingência. Líder orientado para tarefas e para relacionamentos. Teoria situacional da liderança de P. Hersey e K. Blanchard. Teoria da contingência. Teoria da contingência de Fiedler. Teoria trajetória-meta. Teoria normativa de V. Vroom e P. Yetton. Teoria Z. Teoria Alfa. Direção estratégica – mudança por valores – competências. Liderança transformacional ou carismática. Liderança transcendente. Liderança ressonante. Exercícios.
    ESTILOS DE LIDERANÇA
    Introdução. Definições. Fontes e bases de poder. Autoridade. Autoridade, comando e poder. Estilo de liderança. Tipos de estilos de liderança clássicos. Liderança autocrática. Liderança democrática. Liderança laissez faire (em francês, significa: deixar fazer). Outros tipos de liderança. Modelo R. Likert. Modelo de H. Leavitt. Modelo de P. Hersey e K. Blanchard. Modelo de V. Vroom. Liderança paternalista. Liderança pragmática. Liderança moralista. Liderança tecnocrática. Liderança coaching. Liderança afiliativa. Liderança coercitiva. Modelos de estilos de liderança contemporâneos. Princípios essenciais dos líderes na condução dos homens. Liderança eficaz. Exercícios.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO LÍDER E DO GESTOR
    Introdução. As competências e as habilidades do líder e do gestor. Abordagens de competências. Tipos de competências. Identificação das principais competências gerais no desenvolvimento da atividade profissional. Análise dos resultados de uma pesquisa comparativa entre gestores de turismo líderes e não líderes quanto ao nível de desempenho. Avaliação das características pessoais. Fundamentos para a liderança contemporânea. Técnicas para o estudo de competências pessoais. Técnicas abertas. Inventários de personalidade. Técnicas e ferramentas para o trabalho do líder. Exercícios.
  3. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Esta disciplina apresenta os elementos teóricos e práticos dos grupos e das equipes de trabalho, suas características, técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    EQUIPES DE TRABALHO
    Expor e argumentar as principais considerações teóricas que sustentam o trabalho em equipe. Aplicar, de forma criativa, essas considerações à sua equipe na prática cotidiana. Transformar sua equipe até que ela seja considerada eficiente e autodirigida. Interpretar e colocar em prática as regras do trabalho em equipe, bem como chegar a um consenso.
    PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA APERFEIÇOAR AS EQUIPES
    Expor e argumentar as principais reflexões subjacentes ao trabalho das redes sociométricas. Aplicar, de forma criativa, uma metodologia validada para reuniões de equipe e sessões de trabalho em equipe. Implementar, em seu raio de ação, as ferramentas estudadas para obter a eficiência do trabalho em equipe. Interpretar e colocar em prática a direção por objetivos e resultados.
    TOMADA DE DECISÕES EM EQUIPE. TÉCNICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
    Aplicar as técnicas estudadas para garantir a qualidade da tomada de decisões. Treinar, de forma prática, nas diferentes técnicas que permitem gerar mais ideias e selecionar as melhores para serem implementadas. Cultivar sua criatividade e a de sua equipe.

6a PARTE: INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO

  1. INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL

    Esta disciplina oferece uma visão geral ampla e abrangente do conceito e da noção de integração de negócios por meio de informações, analisando a integração do ponto de vista organizacional e tecnológico e os conceitos essenciais da integração baseada em TIC, como ERP, SCM e CRM.

    VISÃO ORGANIZACIONAL DA INTEGRAÇÃO: SUPRIMENTOS, CLIENTES E SISTEMAS
    Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de integração de cadeias de suprimentos. Reflexões.
    VISÃO TECNOLÓGICA DA INTEGRAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS DA INTEGRAÇÃO E-BUSINESS
    Importância do e-business. Mudança organizacional. Estratégia de negócios. E-Business: implementação. Business enginering.
    SISTEMAS DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL (ERP)
    Aspectos conceituais. Integração na gestão de informações. Integração dos ERPS. Escolha do fornecedor. Impacto estratégico no retorno sobre o investimento. Implementação. Desafio estratégico para os ERP. Principais fabricantes espanhóis.
    GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ERA DIGITAL
    Introdução. Mudança nas empresas. Gestão de recursos humanos. Tecnologia na gestão de recursos humanos.
    GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES (SCM)
    Introdução. A cadeia de suprimentos. Definição. Gestão da cadeia de suprimentos. Execução do SCM no e-business Reflexões.
    GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM)
    Introdução. Aspectos conceituais. Estratégia. Implementação. Seleção de fornecedores. Integração. Fabricantes. CRM e comércio eletrônico: e-CRM.
    ANEXO: MODELO BÁSICO DE UM SOFTWARE ERP

7a PARTE: COMÉRCIO ELETRÔNICO

  1. E-COMMERCE E SOCIAL MEDIA MARKETING

    Ele fornece uma compreensão da transição do paradigma off-line para o modelo on-line. Sob essas duas filosofias de marketing Sob essas duas filosofias de marketing, ele permite a identificação e o gerenciamento da clientela, desde a aquisição até a fidelização. Apresenta estratégias e modelos para medir o sucesso das campanhas de marketing, especialmente no ambiente on-line.

    MARKETING DIGITAL: ANÁLISE DE CUSTOS E BENEFÍCIOS EM COMPARAÇÃO COM O MARKETING TRADICIONAL
    Internet e a web. Do marketing off-line ao marketing on-line.
    CUSTUMER JOURNEY E MARKETING DIGITAL
    Customer journey. Do marketing tradicional ao marketing digital.
    CRIAR AWARENESS - VISIBILIDADE - PARA CAPTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE
    Conhecer o cliente em potencial. Crie consciência para atrair a atenção. A importância de uma reputação on-line. União on-line e off-line. Novos perfis e funções necessários para o marketing on-line. Ferramentas para atração Gerenciamento do marketing de atração.
    ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO, EXPERIÊNCIA DE COMPRA E FIDELIDADE
    Inbound marketing - automação e fase de conversão. Experiência de compra. Fidelidade. Facilitação e e melhorar a experiência. IoT e inteligência artificial. Sistemas de recomendação.
    ANÁLISE DE CAMPANHAS E PRINCIPAIS MÉTRICAS
    Publicidade display. Comércio on-line. Indicadores de desempenho em uma campanha de marketing por e-mail. Social media.
    PERFORMANCE: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ON-LINE COM O OBJETIVO DE OBTER RESULTADOS
    Posicionamento claro. Credibilidade e confiança. Arquitetura de persuasão. Conteúdo e funcionalidades que convertem. Copys sedutores. Chamadas para ação que provocam um clique. Senso de urgência.
  2. SEGURANÇA ELETRÔNICA E LEGISLAÇÃO

    Esta disciplina revela a complexidade da natureza dos riscos associados à utilização geral e global da tecnologia da informação, tanto da perspectiva tecnológica quanto das possíveis responsabilidades legais decorrentes do uso ilegal ou abusivo delas.

    CONFIANÇA, SEGURANÇA E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
    Confiança e segurança da informação. Segurança da informação e desenvolvimento econômico. Segurança, confiança e negócios eletrônicos.
    TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
    Medida do risco e gestão da segurança (MAGERIT) Salvaguardas gerais para a informação. Mecanismos de controle de acesso e intrusões. Mecanismo de criptografia e negócios eletrônicos. Assinatura digital. Infraestrutura de chave pública.
    INFRAESTRUTURA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA
    Avaliação e certificação de segurança das TI. Reconhecimento internacional de avaliações e certificados de segurança de tecnologias. Avaliação e certificação da gestão da segurança nas organizações. Assinatura e comércio eletrônico europeus.
    MARCO NORMATIVO E REGULATÓRIO DA SEGURANÇA E DO COMÉRCIO ELETRÔNICO. ASSINATURA DIGITAL, PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E CRIMES CIBERNÉTICOS
    Privacidade, segurança e confidencialidade (os tópicos jurídicos no comércio eletrônico). Leis, recomendações e declarações no contexto de segurança e do comércio eletrônico. Leis de assinatura eletrônica no marco da UNCITRAL, da Comunidade Europeia e da Espanha. Leis de assinatura eletrônica na América Latina. Leis de proteção de dados pessoais na Europa. Leis de proteção de dados pessoais na América Latina. Tipo de crimes cibernéticos: sanções penais às vulnerações em matéria de segurança de sistemas e confidencialidade da informação (crimes cibernéticos mais extensos, distintas tipologias existentes, bem como suas características). O papel das administrações públicas. Epílogo: o estrangeiro começa na oficina.

8a PARTE: PROJETO FINAL

  1. METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA

    O objetivo desta parte é preparar os alunos para o estudo científico, o projeto metodológico e a redação de seu Projeto Final de Mestrado. do que será seu Projeto Final de Mestrado. Para atingir esse objetivo, o aluno deve trabalhar com práticas, normas e padrões normas e padrões internacionais de pesquisa e pós-graduação por meio de três atividades: o desenvolvimento de um Estudo de Caso e de um Projeto Final de Mestrado. Estudo de Caso e Resolução (ERC), treinamento em metodologias de pesquisa científica e a elaboração e redação do Projeto Final. Projeto Final e a redação de seu respectivo relatório.

    TREINAMENTO EM METODOLOGIAS DE PESQUISA CIENTÍFICA (MIC)
    O treinamento em metodologias de pesquisa científica (MIC) permite a aquisição de competências e habilidades na elaboração metodológica do pré-projeto e do projeto final do mestrado. O treinamento em metodologias de pesquisa científica (MIC) permite a aquisição de competências e habilidades na elaboração metodológica do pré-projeto e do projeto final do mestrado. Isso inclui o estudo de tópicos de pesquisa científica Isso inclui o estudo de tópicos de pesquisa científica relacionados e a aplicação de práticas de pesquisa. O treinamento inclui conhecimento e aplicação de normas e padrões científicos internacionais e a redação de artigos de pós-graduação. artigos de pós-graduação.
  2. ESTUDO DE CASO E RESOLUÇÃO

    O Estudo de Caso e Resolução de Caso (CSR) é um projeto de pesquisa cujo objetivo é confrontar o aluno com a a investigação do tópico que ele está interessado em desenvolver em seu Projeto Final de Mestrado. O tratamento do tópico deve demonstrar domínio na relação entre tecnologia e negócios dentro da estrutura dos objetivos do programa de estudos e do Projeto Final do Mestrado. do Projeto Final do Mestrado. Espera-se que o ERC seja o estudo mais avançado do Projeto Final do Mestrado.

  3. PROJETO FINAL DE MESTRA

    O Estudo de Caso e Resolução de Caso (CSR) é um projeto de pesquisa cujo objetivo é confrontar o aluno com a a investigação do tópico que ele está interessado em desenvolver em seu Projeto Final de Mestrado. O tratamento do tópico deve demonstrar domínio na relação entre tecnologia e negócios dentro da estrutura dos objetivos do programa de estudos e do Projeto Final do Mestrado. do Projeto Final do Mestrado. Espera-se que o ERC seja o estudo mais avançado do Projeto Final do Mestrado.


Observação:O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Arturo Ortega-Mansilla. Doutor Engenheiro em Eletrônica, pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Eletrônica pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Telecomunicações pela Universidad Ramón Llull, Espanha. Coordenador da Área P D i – Área de Projetos, FUNIBER.
  • Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
  • Ms. Saúl Domingo Soriano.Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, FUNIBER.
  • Ms. Angélica Agudelo Reina. Mestrado e Pós-graduação em SAP MM e SD (Materials Management – Sales and Distribution). Ampla experiência em consultoria funcional de ERP’s em diferentes setores da indústria, e em análise de operações industriais. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Direção Estratégica de Tecnologias da Informação e suas Especializações.

Professores e Autores

  • Dra. Isabel De La Torre Díez. Doutora em Telecomunicações pela Universidad de Valladolid. Professora da Universidade de Valladolid em temáticas vinculadas a serviços telemáticos, databases, business intelligence. Pesquisa de pós-doutorado em informática biomédica.
  • Dr. Fernando Izquierdo Álvarez. Engenheiro graduado em Telecomunicações e Gestão de RH e Ciências Empresariais – MBA IESE. Mestre em Redes e Serviços Avançados de Internet pela Universidad Politécnica de Madrid. Ampla experiência em empresas do setor de novas tecnologias e TIC. Consultor Internacional.
  • Dra. Marina Aguado. Doutora em Telecomunicações pela Universidad del País Basco. MSc. em Management of Manufacturing Systems por la Universidad de Cranfield, Inglaterra. Experiência em Projetos de P&D i. Professora da Universidade do País Basco.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor em Engenharia pela Universidad Politécnica de Cataluña, com MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócios, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Santos Gracia Villar. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidad Politécnica de Cataluña. Especialista em Projetos de Cooperação e Gestão Empresarial.
  • Dra. Beatriz Sainz De Abajo. Doutora pela Universidad de Córdoba. Professora do Departamento de Teoria de Sinais, Engenharia de Comunicações e Engenharia Telemática da Universidad de Valladolid.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos, pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha. Mestre em Gerenciamento de Projetos e de Design, pelo Politécnico de Milán, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutor em Engenharia e Tecnologia pela Universidad Politécnica de Cataluña UPC – Universidad de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economía Aplicada de UPV-EHU. Engenheiro Sênior graduado em Telecomunicações na Escuela de Ingeniería de Bilbao. Professor credenciado pela Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA). Atualmente, é gestor de projetos em https://www.estia.fr/, voltado para a geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) – Euskadi em Tecnologias para eHealth, Indústria 4.0 e Energia. Concilia sua atividade profissional com tarefas de consultor autônomo e de professor. Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios tecnológicos e de gestão de inovação no setor público-privado internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimídia e Internet das Coisas – IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Segurança Cibernética) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eHealth, Indústria 4.0 e Energia. É autor de várias publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
  • Dr. Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC. Máster in International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dr. (c) Saúl Domingo Soriano. Doutorando pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Instituto Catalán de Tecnología de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologiad da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações da FUNIBER.
  • Dra. (c) Gabriela Larrea Madinyá. Doutora em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestra em Direção Estratégica pela Universidad Politécnica de Cataluña. Especialista em estratégias de comunicação e comércio aplicando novas tecnologias.
  • Ms. Pedro Chávez Chiclayo. Engenheiro de Computação e Sistemas pela Universidad Antenor Orrego de Trujillo (Peru). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (Brasil).
  • Ms. Virginia Saman. Engenheira graduada em Informática de Gestão pela Universidad Santa María de Chile, Campus Guayaquil. Mestra em Logística (França).

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.