Apresentação do Programa
Os profissionais da educação do século XXI devem apresentar a capacidade de elaborar e aplicar experiências de formação criativa mediadas pelas TIC e ajustadas às necessidades de aprendizagem dos diferentes e variados contextos educacionais em que podem ser encontrados. Isso é alcançado por meio da integração e inter-relação, de maneira significativa, da teoria e da prática.
O Mestrado em Educação com especialidade em TIC na Educação é um título orientado principalmente ao desenvolvimento das competências digitais do professorado do século XXI e a aplicação da tecnologia à educação.
O programa integra conhecimento teórico e prático de forma multidisciplinar e proporciona o desenvolvimento de uma visão holística sobre vários aspectos do âmbito educacional, a fim de responder às necessidades atualmente colocadas pela formação especializada em tecnologias educacionais.
A quem é dirigido
Bacharéis e licenciados em qualquer área do conhecimento que se dediquem ou queiram se dedicar ao ensino e que desejem receber formação específica sobre a implementação de tecnologias educacionais.
Titulação
A conclusão bem-sucedida do programa permitirá ao aluno obter a titulação de Mestrado em Educação com especialidade em TIC na Educação.
Estrutura do Programa
A duração do Mestrado em Educação com especialidade em TIC na Educação é de 25 meses.
A estrutura de créditos é mostrada na tabela a seguir:
CRÉDITOSa | HORAS | |
---|---|---|
1ª Parte: Bloco Comum | 48 | 480 |
2ª Parte: Especialidade em TIC na Educação | 24 | 240 |
3ª Parte: Projeto Final de Mestrado | 18 | 180 |
TOTAL | 90 | 900 |
a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade em que se estuda. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.
Objetivos
Objetivos específicos
- Que os estudantes sejam capazes de aplicar habilidades analíticas sobre as potencialidades de diferentes técnicas de aprendizagem no marco da concepção estratégica de ensino.
- Que os estudantes sejam capazes de identificar os conceitos relacionados à formação para as novas competências docentes que a sociedade atual exige.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar e descrever o processo de pesquisa científica globalmente, identificando os elementos e as etapas que compõem um projeto de pesquisa.
- Que os estudantes sejam capazes de gerenciar corretamente os conteúdos psicológicos e pedagógicos de uma perspectiva sistêmica, com o objetivo de desenvolver competências específicas para uma melhor prática docente.
- Que os estudantes sejam capazes de comparar, selecionar e adaptar as diferentes ferramentas de TIC à necessidade de um ambiente educacional específico.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar os fundamentos teóricos e práticos da interculturalidade e desenvolver abordagens didáticas que promovam a prática intercultural.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar, contrastar e selecionar as técnicas e instrumentos da ação tutorial que culminam na elaboração de um plano de ação tutorial (PAT).
- Que os estudantes sejam capazes de analisar e selecionar as estratégias relacionadas à resolução de conflitos mais apropriadas para a elaboração de um programa de mediação escolar.
- Que os estudantes sejam capazes de interpretar e aplicar conhecimentos teórico e práticos relacionados à educação ambiental formal no planejamento do processo de ensino e aprendizagem.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar os fundamentos teóricos e práticos do marco da atenção à diversidade e selecionar as tecnologias de informação e comunicação que contribuem para a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais.
- Que os estudantes sejam capazes de analisar e identificar os conceitos relacionados à estrutura, os elementos, a organização e a gestão dos centros educacionais.
- Que os estudantes possam desenvolver a capacidade de análise, reflexão e autocrítica em relação à sua prática docente, a fim de melhorá-la.
- Que os alunos são capazes de aplicar, de forma crítica e reflexivamente o conhecimento adquirido ao longo dos estudos de mestrado na resolução prática das tarefas acadêmicas e profissionais propostas em relação à área da educação.
- Que os estudantes possam adquirir um hábito reflexivo que lhes permita autorregular seu processo de aprendizagem e registrar suas próprias ações e crenças com base nos resultados obtidos.
- Que os estudantes sejam capazes de realizar pesquisas com perfil profissional, compostas por uma proposta e/ou implementação de uma ação com o objetivo de responder às necessidades detectadas em um determinado contexto profissional real, relacionado ao campo de tecnologias na educação.
- Que os alunos sejam capazes de identificar as características próprias do ensino e da aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem.
- Que os estudantes possam planejar e avaliar os processos de aprendizagem em ambientes virtuais, levando em consideração o contexto de ensino-aprendizagem, a abordagem metodológica e os interesses, necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos.
- Que os estudantes sejam capazes de selecionar e aplicar as diferentes ferramentas e recursos de maneira criativa na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas ao próprio contexto de aprendizagem.
- Que os estudantes sejam capazes de relacionar as teorias da aprendizagem com o uso, seleção, organização e avaliação das TIC.
- Que os estudantes sejam capazes de descrever e avaliar tecnologias que favorecem o trabalho colaborativo em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.
Enfoque Pedagógico
O programa não se limita à mera provisão de conteúdos, mas, como um curso universitário online de qualidade, uma série de ações pedagógicas são realizadas com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa (entre alunos e professores). Baseia-se na seguinte abordagem pedagógica:
- Modelo de formação de tipo colaborativo.
- Baseado em uma concepção dinâmica e socioconstrutivista de formação e aprendizagem.
- Avaliação dos processos de aprendizagem em relação ao conteúdo.
- Relevância do processo de aprendizagem em relação ao produto ou ao resultado.
- Estímulo à reflexão crítica do professor sobre sua prática docente e pensamento pedagógico.
- Envolvimento e atenção na totalidade da pessoa no processo de aprendizagem (dimensão afetiva, motivação, etc.).
- Método de trabalho próximo ao da pesquisa-ação.
- Grupos interativos e multiculturais.
Esse modelo é baseado em quatro eixos: alunos, professores, materiais e atividades, a partir de interações presentes em um campus virtual projetado especificamente para seguir este enfoque.
Plano de estudos
O Mestrado em Educação com especialidade em TIC na Educação consiste em três fases: uma primeira correspondente ao bloco comum de disciplinas; uma segunda fase que corresponde ao bloco de especialização; e a última fase, que consiste na elaboração do Projeto Final de Mestrado.
- 1ª PARTE: BLOCO COMUM
As disciplinas e créditos correspondentes que compõem a primeira parte são mostrados na tabela a seguir:
1ª PARTE: BLOCO COMUM | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
TOTAL | 48 | |
1 | Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação | 4 |
2 | Aprendizagem estratégica e desenvolvimento profissional | 4 |
3 | Fatores de aprendizagem | 4 |
4 | Ação tutorial no sistema educativo | 4 |
5 | As TIC em aula | 4 |
6 | Interculturalidade e educação | 4 |
7 | Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar | 4 |
8 | Educação ambiental na educação formal | 4 |
9 | Fundamentos da educação especial: processos de atenção à diversidade | 4 |
10 | Organização e gestão de centros educativos | 4 |
11 | Metodologia da pesquisa científica | 4 |
12 | Portfólio I | 4 |
Uma vez concluído o bloco comum, o aluno deve cursar uma das seguintes especializações:
- 2ª PARTE: ESPECIALIDADE EM TIC NA EDUCAÇÃO
Las asignaturas y créditos correspondientes que componen la segunda parte se muestran en la siguiente tabla:
2ª PARTE: ESPECIALIDADE EM TIC NA EDUCAÇÃO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
TOTAL | 24 | |
1 | As TIC na educação e as teorias da aprendizagem | 4 |
2 | Análise de recursos tecnológicos e elaboração de atividades criativas | 4 |
3 | Ensino em ambientes virtuais de aprendizagem | 4 |
4 | Ambientes virtuais de trabalho colaborativo | 4 |
5 | Elaboração e avaliação de propostas de formação baseadas nas TIC | 4 |
6 | Portfólio II | 4 |
- 3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO
No final do itinerário, o aluno conclui o programa com:
3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
TOTAL | 18 | |
1 | Projeto Final de Mestrado | 15 |
2 | Portfólio III | 3 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: BLOCO COMUM
- TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO
Teorias da aprendizagem: área de atuação pedagógica. A formação de pensamento prático e contextos de aprendizagem. Dimensões para uma formação coerente de professores. Metodologias docentes. Avaliação como recurso docente.
- APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Aprendizagem reflexiva e estratégica; Conceitos relacionados a estratégias de aprendizagem; Ler e escrever para aprender; O papel do professor na condução do pensamento reflexivo; Aprendizagem cooperativa e construção conjunta de conhecimento; Avaliação de aprendizagem reflexiva e estratégica.
- 3. FATORES DA APRENDIZAGEM
A complexidade do processo de aprendizagem; Da percepção à inteligência; Estilos de personalidade, estilos cognitivos e estilos de aprendizagem; Motivação; A percepção de risco e incerteza associada à modernização; Estratégias de aprendizagem.
- AS TIC NA AULA. APLICAÇÃO DIDÁTICA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
Aula conectada: educando na vida. Um mundo digital: uma cidadania digital responsável. O editorial é em aula. Artefatos digitais: usos e possibilidades. Dispositivos TIC.
- RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÁMBITO ESCOLAR
Ambiente escolar, conflitos e mediações: aspectos introdutórios. Na perspectiva da transformação: prática da mediação escolar. Resolução de conflitos no ambiente escolar. Resolução e transformação de conflitos: temas transversais para o ambiente escolar. Reacendendo experiências de transformação.
- AÇÃO TUTORIAL NO SISTEMA EDUCATIVO
Escola e tutoria. O professor como tutor. Técnicas e instrumentos para ação tutorial. O Plano de Ação Tutorial (PAT).
- NTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
Interculturalidade: discussões contemporâneas. Interculturalidade e educação intercultural. Educação intercultural. Didática, currículo e materiais didáticos em educação intercultural.
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO FORMAL
Ciências ambientais, fundamento da educação ambiental. Origens e evolução da educação ambiental. Educação ambiental: fundamentos e abordagens didáticas. Recursos para educação ambiental.
- UNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE ATENÇÃO À DIVERSIDADE
Educação especial no contexto das ciências da educação. Avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais. Processo de formação para pessoas com necessidades educacionais especiais.
- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CENTROS EDUCATIVOS
Organização escolar em perspectiva: locais necessários. A organização dos centros educacionais: perspectivas teóricas. A gestão de centros educacionais. Tendências na gestão de centros educacionais.
- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Essa disciplina deixa explícito que a metodologia da pesquisa científica é atualmente um corpo consolidado de conhecimento, uma ferramenta com critérios padronizados e transversais que permitem a comunicação do conhecimento em diferentes campos disciplinares, contextos e regiões do planeta. É a linguagem universal da ciência que permite o avanço em todos os campos por meio de intercâmbio, transferência de tecnologia, consenso e trabalho multidisciplinar.
- PORTFÓLIO
Objetivos do portfólio; Estrutura e conteúdo do portfólio; Entregas e gestão de portfólio no mestrado; Procedimentos e critérios de avaliação; Função do professor do portfólio.
2ª PARTE: ESPECIALIDADE EM TIC NA EDUCAÇÃO
- AS TIC NA EDUCAÇÃO E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Conceitos básicos sobre TICs na educação; Modelos pedagógicos para aplicação de TICs; Teorias da aprendizagem: uma aproximação às TICs; Cognitivismo e tecnologias; Construtivismo e tecnologias; Conectivismo e era da informação na rede; Behaviorismo e TICs; Educação, formação de professores e recursos tecnológicos; Metodologias ativas e educação do século XXI.
- ANÁLISE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES CRIATIVAS
Perspectivas didático-tecnológicas - múltiplos alfabetismos (visual, audiovisual, informacional e digital); Apropriação pedagógica de recursos tecnológicos; Recursos tecnológicos na prática educacional; Pedagogia de projetos de trabalho no campo das TIC: preparação, planejamento, execução e desenvolvimento.
- ENSINO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Conceitualização da educação a distância; Interatividade e interação mediada por tecnologias; Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; Ambientes e acessibilidade; Características do processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais; Acompanhamento e avaliação em ambientes virtuais.
- AMBIENTES VIRTUAIS DO TRABALHO COLABORATIVO
A era do conhecimento e da cultura colaborativa: competências necessárias para o trabalho colaborativo na era digital; Ferramentas para o trabalho colaborativo em ambientes virtuais; Estruturação e desenvolvimento de uma equipe em ambientes virtuais; A aplicação de ambientes virtuais em sala de aula; Estratégias e boas práticas de trabalho colaborativo em ambientes virtuais.
- ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO BASEADAS NAS TIC
Formação de professores e sociedade do século XXI. Propostas pedagógicas baseadas em TIC: tipologia e avaliação de propostas de formação com TIC. Práticas pedagógicas inovadoras e estratégias didáticas significativas.
3ª PARTE: PROJETO FINAL DO MESTRADO
O Projeto Final de Mestrado é um trabalho escrito de pesquisa, elaboração e/ou criação de material ou propostas didáticas, relacionado ao campo da educação. O documento deve ser individual e original. A importância deste trabalho reside no fato de que o aluno deve revelar os conhecimentos e habilidades que adquiriu ao longo do curso de Mestrado.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção Acadêmica
- Dra. Silvia Pueyo Villa. Diretora da Área de Línguas e Educação da Universidad Europea del Atlántico.
Professores e Autores
- Dra. Juliana Azevedo. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Michele Borges. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Yoanky Cordero Gómez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Kamil Giglio. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Alexander Cordoves. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Nívia Núñez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Viviane Sartori. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Andresa Thomazzoni. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Óscar Ulloa. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Carolina Canales. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Abel Quiñones. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Héctor Lopez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Elsie Pérez. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Verónica Rosado. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Mário Durão. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Marcelo Braz. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Lilia Stevens. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Cecilia Giuffra Palomino. Universidade Federal de Santa Catarina
- Dra. Carolina Schmitt Nunes. Universidade Federal de Santa Catarina
- Dra. (c) Claudia Cataño. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. Fernanda Fauth. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Karina Nossar. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Kathilça Souza. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Sandra Valente. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dra. (c) Estrella de la Rosa. Área de Formação de Professores FUNIBER
- Dr. Thomas Prola. Área de Formação de Professores FUNIBER
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.