Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção

Apresentação do Programa

No ambiente competitivo em que estamos nos movendo, as organizações devem administrar suas diferentes atividades de forma eficaz. Por esta razão, exigem modelos de gestão integrada que podem usar como ferramentas para esta tarefa.

O primeiro passo foi dado pela norma ISO 19011 sobre auditorias, que se aplica tanto à qualidade quanto ao ambiente. Posteriormente, o surgimento das normas ISO 14001:2015 e ISO 9001:2015 e, mais recentemente, a ISO 45001 confirmaram esta tendência.

Uma alta porcentagem das empresas que consideram a integração de sistemas já tem pelo menos um sistema de gestão de qualidade em vigor, já que este é o mais comum e difundido. A estratégia envolve a integração de aspectos particulares dos outros sistemas a serem integrados no manual de gestão existente, otimizando recursos e custos. Neste contexto, é essencial assegurar que o sistema integrado seja adaptado às idiossincrasias das organizações – por exemplo, em grandes organizações, nomeando um gerente de sistema integrado – e a análise dos elementos comuns a serem integrados, a fim de evitar o superdimensionamento do sistema.

Por outro lado, as empresas que ainda não possuem nenhum sistema de gestão, têm agora a oportunidade de elaborar um manual de gestão que integra as três disciplinas na política da empresa.

Assim, a partir de uma abordagem eminentemente prática, o Mestrado em Gestão Integrada: Ambiente, Qualidade e Prevenção é uma referência ideal para as empresas que precisam incorporar um sistema de gestão integrado em sua filosofia empresarial a fim de obter vantagens competitivas, buscando também a otimização dos recursos existentes.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, aliada à clareza, abrangência e projeto didático do conteúdo, permite a orientar o programa de Mestrado em Gestão Integrada: Ambiente, Qualidade e Prevenção aos graduados universitários que desejam capacitar-se em gestão integrada a fim de melhorar suas perspectivas profissionais.

Titulação

A superação com sucesso do programa permitirá a obtenção do título de Mestre em Gestão Integrada: Ambiente, Qualidade e Prevenção.

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o estudante receberá o título emitido pela universidade em que tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

  CRÉDITOSa
1ª Parte: Ambiente 24
2ª parte: Qualidade 13
3ª parte: Prevenção de Riscos Ocupacionais 25
4ª parte: Gestão Integrada 14
5ª parte: Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final de Mestrado. 14
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais na área de negócios que possam integrar e/ou liderar equipes de trabalho multidisciplinares com a capacidade de se adaptar às necessidades do mercado e às mudanças tecnológicas e abordar problemas de gestão integrada com critérios profissionais através do uso de novas tecnologias (TIC).

Objetivos específicos

  • Identificar a técnica de purificação mais apropriada (físico-química ou biológica) dependendo das características das águas residuárias influentes e propor alternativas baseadas na redução da poluição, reutilização e uso de boas práticas na fonte.
  • Avaliar possíveis formas de valorização dos resíduos químicos e industriais em geral, com ênfase naqueles destinados à fabricação de materiais leves e densos para construção, de acordo com sua viabilidade ambiental, técnica e econômica.
  • Diferenciar os procedimentos de controle, monitoramento e análise de poluentes gasosos e particulados no âmbito da legislação vigente e explicar os fatores de emissão e climáticos que condicionam sua dispersão na atmosfera por meio de modelos matemáticos.
  • Explicar as particularidades de um solo a partir de suas propriedades físico-químicas e dos processos de troca iônica que ocorrem e que condicionam sua classificação.
  • Projetar, implementar e manter um sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001, bem como realizar auditorias internas de acordo com a ISO 19011 para verificar a eficácia do sistema.
  • Explicar a importância da abordagem do processo no planejamento do sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental, bem como no plano de auditoria baseado na ISO 19011.
  • Avaliar a importância de conhecer a estrutura legislativa que afeta a atividade ao selecionar e definir as funções e competências da equipe de auditoria.
  • Projetar, implementar e manter um sistema de gestão de qualidade baseado na norma ISO 9001, bem como realizar auditorias internas de acordo com a ISO 19011 para verificar a eficácia do sistema.
  • Diferenciar o escopo da ISO 9001 e da ISO 14001 do escopo da auditoria, explicando diferentes métodos para coletar evidências objetivas durante a fase de diagnóstico.
  • Planejamento de prevenção, em termos de redução do risco de acidentes de trabalho dentro de uma série de atividades de trabalho específicas: manuseio de gases e vasos de pressão, máquinas e uso de eletricidade, soldagem, resíduos tóxicos e perigosos, operações gerais de armazenamento, entre outras.
  • Planejamento de prevenção, em termos de identificação, avaliação e controle de fatores ambientais, a fim de reduzir o risco de ocorrência de doenças ocupacionais dentro de uma série de atividades de trabalho específicas: medição, análise e manuseio de agentes químicos e biológicos, controle de ruído e vibração, radiação, entre outros.
  • Analisar os fatores que podem influenciar a carga de trabalho física e/ou mental, identificando os efeitos de uma carga de trabalho física e/ou mental inadequada e propondo ações preventivas.
  • Projetar, implementar e manter um sistema de gestão de prevenção baseado na norma ISO 45001, que permite a criação e manutenção de uma cultura preventiva que evita acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
  • Planejar o processo de certificação de uma organização e identificar as características e problemas mais comuns na obtenção da certificação de qualidade e/ou de prevenção de riscos ambientais e/ou ocupacionais.
  • Identificar e interpretar a legislação aplicável e os regulamentos técnicos sobre saúde e segurança no trabalho.
  • Identificar e relacionar as dimensões e variáveis comuns que afetam as normas ISO 14001, ISO 9001 e ISO 45001 ao integrá-las em um único documento.
  • Planejar o Sistema de Gestão Integral de qualidade, prevenção de riscos ocupacionais e ambiental, com base em modelos e referenciais reconhecidos neste campo.
  • Identificar os processos relevantes de cada um dos sistemas de gestão independentes e definir um sistema de indicadores necessários para contribuir para a eficácia e eficiência da organização, por um lado, e, por outro, para a quantificação dos resultados em um sistema de gestão integrado.
  • Desenvolver a documentação de apoio para o sistema de gestão integrado (procedimentos, práticas operacionais, registros, etc.), levando em conta a integração de procedimentos e requisitos comuns, específicos para os outros sistemas.

Saídas Profissionais

A formação multidisciplinar que o graduado recebe permite-lhe desenvolver sua atividade em empresas de todos os setores e em um duplo aspecto: técnico e pesquisador.

Essa dualidade significa que essas pessoas ocupam posições relacionadas à consultoria, implementação e monitoramento de sistemas de gestão baseados em normas (qualidade, meio ambiente, prevenção de riscos ocupacionais, RSE, integração...) e ensino, entre outros.

Neste contexto, os campos de ação do egresso do Mestrado em Gestão Integrada: Ambiente, Qualidade e Prevenção são muito variados: empresas industriais e de construção e empresas de serviços com alto conteúdo de projetos e/ou operações, tais como o setor de transporte, distribuição comercial, saúde ou administrações públicas.

Plano de estudos

O Mestrado em Gestão Integrada: Ambiente, Qualidade e Prevenção, tem uma estrutura curricular baseada em cinco partes sequenciais de formação:

  • 1ª PARTE: AMBIENTE

As seis primeiras disciplinas desta parte fornecem uma visão geral de como as atividades comerciais afetam os diferentes fatores ambientais (água, atmosfera, solo, etc.) e preparam o estudante para entender melhor o tema fundamental desta primeira parte: a implementação de um sistema de gestão ambiental ISO 14001 na empresa.

As disciplinas e as horas correspondentes ao programa são apresentadas na tabela abaixo:

Estas disciplinas, apesar de serem independentes uma da outra, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente que facilita sua compreensão. Cada uma se divide em capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente as diversas atividades de avaliação.

  • 2ª PARTE: QUALIDADE

Esta parte é composta de três disciplinas dedicados exclusivamente à implementação de um sistema de gestão de qualidade baseado na norma ISO 9001 em uma empresa e ao tema das auditorias.

As disciplinas e as horas correspondentes ao programa são apresentadas na tabela abaixo:

2ª PARTE: QUALIDADE
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Sistemas de gestão de qualidade 4
2 A norma ISO 9001 5
3 Gestão da documentação e auditoria 4
TOTAL 13
  • 3ª PARTE: PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS

Esta parte estabelece as bases da correspondência bidirecional entre o ambiente de trabalho e a saúde, das lesões relacionadas ao trabalho, da higiene industrial, dos riscos e das técnicas mais apropriadas para controlá-los. Também detalha em profundidade o processo de implementação de um sistema de gestão da saúde e da segurança ocupacional baseado na norma ISO 45001.

As disciplinas, créditos e horas correspondentes a esta parte são mostrados na tabela a seguir:

3ª PARTE: PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Fundamentos da prevenção de riscos ocupacionais 4
2 Segurança ocupacional 4
3 Higiene Industrial 5
4 Ergonomia 4
5 Psicossociologia aplicada 4
6 ISO 45001 4
TOTAL 25
  • 4ª PARTE: GESTÃO INTEGRADA

Nesta parte, serão estabelecidos os mecanismos de identificação dos elementos comuns aos três sistemas de gestão, com ênfase especial na unificação do suporte documental.

As disciplinas, créditos e horas correspondentes a esta parte são mostrados na tabela a seguir:

  • 5ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.

A disciplina de Metodologia da pesquisa científica apresenta as etapas do processo de pesquisa e suas técnicas, para que o estudante tenha uma abordagem do método científico e facilite a geração de contribuições dentro de seu campo de trabalho. Também são revisadas algumas das principais ferramentas estatísticas que ajudam a corroborar as hipóteses, fornecendo suporte matemático para as observações feitas.

Por outro lado, para obter o título de Mestre em Gestão Integrada: Ambiente, Qualidade e Prevenção, é necessário apresentar e aprovar o Projeto Final/Dissertação de Mestrado. O objetivo é que o estudante apresente um documento completo que demonstre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando também a possibilidade de sua execução concreta. Deve ser uma contribuição para alguns dos campos estudados ou suas relações, tanto teóricas como aplicadas, e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.

5ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final/Dissertação de Mestrado. 14
TOTAL 14

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: AMBIENTE

  1. INTRODUÇÃO AO AMBIENTE

    Ambiente Demografia e ambiente. Ambiente e desenvolvimento. Tecnologias inovadoras. O que é desenvolvimento sustentável? Convenções, tratados e políticas internacionais sobre desenvolvimento sustentável. Os desafios do desenvolvimento sustentável.

  2. GESTÃO AVANÇADA DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS INDUSTRIAIS

    Introdução. O ciclo integral da água. Depuração. Reutilização. Uso urbano, industrial e agrícola da água. Caracterização das águas residuárias: Amostragem. Parâmetros físicos. Parâmetros químicos. Parâmetros orgânicos. Gases. Outros parâmetros de caracterização de águas residuárias. Qualidade da água. Limites de descarga. Tratamento de águas residuárias industriais: Introdução. Acordos de redução da poluição. Descarte de águas residuárias. Setores industriais. Processos de tratamento aplicados pelas indústrias. Esquemas típicos de tratamento. Tecnologias limpas. As melhores técnicas disponíveis. Custos de investimento em ETAR. Reutilização de águas residuárias industriais: Introdução. Regulamentos aplicáveis sobre a reutilização de águas residuárias. Patógenos e indicadores biológicos da qualidade da água. Tratamentos avançados para a regeneração e desinfecção de águas residuárias. Usos industriais da água reutilizada. Modelos de reutilização-regeneração da água no setor industrial. Outros usos da água reutilizada.

  3. GESTÃO AVANÇADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA

    Introdução. Conceito de resíduo e subproduto. Tipos de resíduos sólidos. Gestão de resíduos. Reciclagem dos resíduos. Estratégias da União Europeia para a gestão de resíduos. Produção de resíduos sólidos urbanos. Caracterização dos resíduos sólidos urbanos. Tratamento integral de resíduos sólidos urbanos. Gestão de resíduos sólidos urbanos tóxicos e perigosos. Tendências futuras na gestão de resíduos sólidos urbanos. Gestão de resíduos industriais. Caracterização dos resíduos industriais. Classificação dos resíduos industriais. Alternativas para a gestão de resíduos industriais. Reciclagem de resíduos industriais. Embalagens e resíduos de embalagens. Tendências na gestão de resíduos industriais. Ecologia industrial. Origem dos resíduos químicos. Métodos de recuperação de resíduos químicos. Estudo de viabilidade da valorização.

  4. GESTÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

    A atmosfera. Conceitos básicos sobre poluição atmosférica. Efeito dos poluentes atmosféricos. Fontes poluidoras. Processos poluidores. Sistemas de tratamento de efluentes atmosféricos poluídos. Captura de poluentes atmosféricos.

  5. TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS

    Definição de solo. Edafologia. Horizontes do solo. Fatores e processos de formação. Classificação e mapeamento do solo. Distribuição edáfica global. Fator ambiental, aspecto e impacto. Definição de solo contaminado. Causas e efeitos da contaminação do solo. Técnicas de remediação do solo: tratamentos in-situ e ex-situ. Exemplos de técnicas de recuperação do solo. Prevenção e avaliação da contaminação do solo.

  6. GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA: ISO 14001

    Empresa e ambiente. Antecedentes e definições do sistema de gestão ambiental. Justificativa. Funções envolvidas em um sistema de gestão ambiental. Implementação de um sistema de gestão ambiental. Instrumentalização do modelo de gestão empresarial: Antecedentes. A família das normas ISO 14000. Regulamento EMAS. Esquema ea implantação da norma ISO 14001. Certificação. Norma ISO 14001: finalidade e campo de aplicação. Referências normativas. Termos e definições. Contexto da organização. Liderança. Planejamento. Apoio. Operação. Avaliação do desempenho. Aperfeiçoamento. Documentação do SGA. Auditorias ambientais: Introdução. Norma ISO 19011 de auditoria. Etapas de uma auditoria ambiental. Manual de auditoria

2ª PARTE: QUALIDADE

  1. SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

    Utilidade dos sistemas de gestão de qualidade. Breve história dos sistemas de gestão de qualidade. A família das normas ISO 9000. A Norma ISO 9001 O comitê técnico ISO / TC 176. Anexo SL. Correspondência entre as versões ISO 9001. Os 7 princípios de gestão da qualidade. Normas dos sistemas de gestão de qualidade. Normas de produto. Sistemas de gestão de qualidade em setores específicos. Balanço mundial da implantação da norma ISO 9001. Definição de processo. Abordagem de processos. Tipos de processos. Modelo de sistema de gestão de qualidade baseado em processos.

  2. A NORMA ISO 9001

    Plano de implementação de um SGQ: Abordagem do projeto. Identificação dos processos afetados. Designação de responsáveis. Formação da equipe de trabalho. Criação do mapa do processo. Elaboração da documentação. Treinamento para todo o pessoal da organização. Auditorias internas. Auditoria de certificação. O processo de certificação. Norma ISO 9001: objeto e campo de aplicação. Referências normativas. Termos e definições. Contexto da organização. Liderança. Planejamento. Apoio. Operação. Avaliação do projeto. Aperfeiçoamento.

  3. GESTÃO DA DOCUMENTAÇÃO E AUDITORIA

    Gestão da documentação: Introdução. Balanço mundial da implantação da norma ISO 9001. Boas práticas de documentação. Gestão informatizada da documentação. Auditoria da qualiade: Introdução. Objetivos da auditoria de qualidade. A Norma ISO 19011 Princípios de auditoria. Gestão de um programa de auditoria. Conduzindo a auditoria. Competência e avaliação dos auditores. Questionário de auditoria.

3ª PARTE: PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS

  1. FUNDAMENTOS DA PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS

    Introdução. Conceito de trabalho e saúde. Condições de trabalho. Conceito de risco ocupacional. Conceito de prevenção e proteção. Técnicas de segurança. Acidente e incidente no trabalho. Doença ocupacional. Custos de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Custos de prevenção. Falhas no controle de acidentes, doenças e incidentes. Análise e avaliação de risco. Alternativas para a avaliação de risco. Método de avaliação geral de risco. Estudo de caso de avaliação de risco. Trabalho de escritório. Trabalho de campo. Exemplo de aplicação prática. Metodologia de investigação de acidentes. A árvore das causas. Taxas estatísticas de acidentes. Métodos de controle estatísticos. Caso Prático.

  2. Segurança ocupacional

    Técnicas de segurança. Avaliação de projetos. Investigação de incidentes. Inspeção de segurança. Notificação e registro. Análise estatística. Normas e sinalização. Proteção coletiva e individual. Locais de trabalho. Prevenção de incêndios. Plano de autoproteção. Equipes de trabalho. Produtos químicos. Riscos elétricos.

  3. HIGIENE INDUSTRIAL

    Aspectos gerais. Toxicologia ocupacional básica. Agentes químicos: medições ambientais e critérios de avaliação. Avaliação da exposição ambiental a agentes químicos. Agentes químicos: controle e EPI

  4. ERGONOMIA

    Conceitos e objetivos. Qualidade do ambiente interno. Iluminação do local de trabalho. Concepção e projeto do local de trabalho. Janela de visualização. Riscos derivados da carga física de trabalho. Manipulação manual de cargas

  5. PSICOSSOCIOLOGIA APLICADA

    Carga de trabalho mental. Fatores psicossociais. Motivação e satisfação no trabalho. Método de avaliação. Intervenção psicossocial.

  6. ISO 45001

    Antecedentes. O sistema reativo de ação. Integração da atividade preventiva. O que é um sistema de gestão da prevenção de riscos ocupacionais? Tipos de modelos de gestão. Responsabilidades da direção.  Planejamento da atividade preventiva na empresa. A norma ISO 45001 Implantação da norma ISO 45001. Informações documentadas do sistema de gestão SST de acordo com a ISO 45001 Auditoria de prevenção de riscos ocupacionais

4ª PARTE: GESTÃO INTEGRADA

  1. MARCO TEÓRICO (DE GESTÃO INTEGRADA)

    Definição de sistema de gestão. Instrumentalização dos sistemas de gestão. O caminho para a excelência. Ciclo de melhoria contínua. Modelos de sistemas de gestão da qualidade. A série ISO 9000 Balanço mundial da implantação da norma ISO 9001. Custos da qualidade. Modelos de excelência empresarial. Modelo de excelência preventiva. A norma ISO 45001 Integração da variável preventiva na empresa. Qualidade ambiental.

  2. SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA: QUALIDADE, AMBIENTE E PREVENÇÃO

    O que é um sistema de gestão integrada? Antecedentes dos sistemas de gestão integrada. Justificativa dos sistemas de gestão integrada. Vantagens da integração do sistema.

    Considerações básicas para a integração do sistema. Etapas na implementação de um sistema de gestão integrada. Agentes envolvidos na integração de sistemas. Elementos de um sistema de gestão integrada. Documentação do sistema de gestão integrada: Manual do sistema de gestão integrada. Procedimentos Instruções de trabalho. Registros. Níveis de integração.

  3. MODELOS DE INTEGRAÇÃO

    Introdução. Diretrizes do Oil industry International Exploration and Production Forum (E&P FORUM). Guia da Chemical Industries Association (Responsible Care Management System). Regulamentação de gestão da qualidade, segurança, saúde e ambiente do organismo de normalização norueguês (QHS&E). A proposta australiana. Especificação da British Standards Institution (BS PAS 99:2006). A norma UNE 66177:2005 Integração através de sistemas de gestão baseados em padrões. Integração através de sistemas de gestão baseados em processos.

  4. ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

    Definição de ética. Métodos de estudo. Padrões éticos e eficácia empresarial. Ética, legalidade e valores. Conceito de empresa e sociedade. Ética e sociedade. A ética empresarial. Responsabilidade Social Corporativa (RSC), prioridades e finalidade de uma empresa ética. Diretrizes comunitárias sobre responsabilidade social. Plano de ação e análise da situação no campo da responsabilidade social. Estratégias comerciais para combater os problemas ambientais. Perspectiva de ação a partir da abordagem reparadora para a abordagem preventiva. Proposta metodológica. Responsabilidade Social Corporativa (RSE) para com clientes, fornecedores e acionistas. Conjugação do clima organizacional, da comunicação e da autoridade para determinar valores éticos. A ética e o comércio eletrônico.

5ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.

  1. Metodologia da pesquisa científica

    Aspectos epistemológicos da pesquisa científica O processo da pesquisa científica. Construção do marco teórico. Elaboração da estratégia metodológica Relatório da pesquisa.

  2. PROJETO FINAL DE MESTRADO

    O Projeto Final de Mestrado (PFM) consiste em desenvolver um projeto aplicado, que traga novidades ao campo de conhecimentos do programa de estudos. O PFM deve ser elaborado de acordo com as diretrizes e os regulamentos necessários para uma atividade desse tipo. Durante todo o processo, o aluno terá o aconselhamento da equipe acadêmica e de um orientador do PFM, um especialista no tema objeto de estudo.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universitat Politècnica de Catalunya. Diretor acadêmico da Área Ambiental da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Víctor Jiménez Argüelles. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universitat Politècnica de Catalunya. Mestrado em Engenharia pela UNAM (Cidade do México). Professor especializado em prevenção de riscos ocupacionais no setor industrial.

Professores e Autores

  • Dra. José María Redondo Vega. Professor titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Víctor Jiménez. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universitat Politècnica de Catalunya. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Marez. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universitat Politècnica de Catalunya. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universitat Politécnica de Catalunya. Chefe da Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
  • Dra. (c) Lina Pulgarín Osorio. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universitat Politécnica de Catalunya. Coordenadora do Programas e Professora na FUNIBER.
  • Dra. Carmen Lili Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
  • Dr. Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME. Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León, Espanha. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades de Gestão. Professora na FUNIBER.
  • Ms. Vanessa Yélamos. Licenciatura em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico (Universitat Autònoma de Barcelona) e Mestrado em Coaching Integral (Instituto Superior de Coaching de Barcelona). Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de Estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de Estudo em Formação FUNIBER.