Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar

Apresentação do Programa

Uma das maiores conquistas do ser humano ao longo da historia evolutiva foi a transformação das matérias-primas alimentícias que lhe proporciona a natureza em alimentos saudáveis, seguros, altamente apetecíveis e com propriedades organolépticas e nutricionais que os definem e distinguem uns dos outros e que, além disso, contribuem para manter seu organismo em estado saudável.

A alimentação deve ser entendida não só como uma ferramenta para obter uma nutrição correta, mas também para melhorar o estado de saúde do indivíduo. A estreita relação existente entre alimentação, nutrição e saúde foi claramente reforçada pelos avanços científicos em diversos campos, como a genômica, proteômica ou a biotecnologia dos alimentos, o que tornará possível, em um futuro não muito longínquo, aproximar os requerimentos nutricionais e o comportamento fisiológico ante os diferentes tipos de alimentos de forma personalizada para cada indivíduo em função do fundo genético.

A quem é dirigido

Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar tem como destinatários os licenciados e graduados em:

  • Nutrição e Dietética
  • Tecnologia dos Alimentos
  • Químicos
  • Biotecnólogos
  • Biólogos especializados em nutrição
  • Outros titulados universitários oficiais que por sua experiência profissional desejem especializar-se em Nutrição e Biotecnologia Alimentar.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar é de 24 meses (2 anos).

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Sendo um programa a distância e não estando sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data específica de início, portanto, o aluno pode formalizar a matrícula a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • No período máximo de realização do programa (24 meses), o aluno deve ter passado em todos os testes de avaliação necessários.

A estrutura de crédito do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar é apresentada na seguinte tabela:

  CRÉDITOS ECTSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Módulos Fundamentais 15 4 150
2ª Parte: Módulos Obrigatórios 35 7 350
3ª Parte: Módulos Optativos 20 5 200
4ª Parte: Práticas Presenciais Supervisadas (PPS)c 16 4 160
5ª Parte: Projeto Final de Mestrado 15 4 150
TOTAL 101 24 1010

a. A equivalência nos créditos pode variar de acordo com a universidade que titule. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar. Os créditos e horários podem variar dependendo da universidade que titule.
b. Duração em meses.
c. A estrutura de créditos e duração pode variar dependendo do desenvolvimento do PPS. As PPS são obrigatórias somente se for uma exigência da Universidade de titulação.

Objetivos

Objetivo geral

  • Proporcionar conhecimentos avançados na área da nutrição, incluindo os últimos avanços científicos em genômica, proteômica e biotecnologia, com a finalidade de desenvolver um pensamento crítico que permita distinguir entre crenças sem fundamento científico e a nutrição baseada na evidência.

Objetivos específicos

  • Desenvolver programas interdisciplinares de avaliação do estado nutricional tanto na idade adulta como na terceira idade.
  • Conhecer os últimos avanços em tecnologia alimentar e sua importância na qualidade dos alimentos.
  • Conhecer os principais componentes dos alimentos funcionais, assim como seu impacto na saúde.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar são:

  • Profissionais de Ciências da Saúde que desejam se especializar em uma área do campo da Nutrição e da Biotecnologia Alimentar.
  • Docente em programas de ensino regular e não regular, pessoal sanitário, pessoal de serviços de restaurantes, centros de informações ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Gerentes ou responsáveis por empresas de serviços de alimentação em colégios, catering, hotéis, hospitais, geriátricos, indústrias alimentares, etc.
  • Pesquisador científico em temas relacionados com a biotecnologia alimentar.
  • Técnico em departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P D) da indústria farmacêutica ou do setor alimentar.
  • Técnico em departamento de Marketing da indústria farmacêutica ou alimentar.
  • Técnico em departamento de Qualidade da indústria farmacêutica ou alimentar.
  • Comercial em empresas alimentares ou farmacêuticas com linhas de produtos apresentando características nutritivas específicas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Nutrição e Biotecnologia Alimentar é formado pelas seguintes partes que são descritas abaixo:

  • 1ª PARTE: MÓDULOS FUNDAMENTAIS (150 HORAS)

As disciplinas que compõem os Módulos Fundamentais permitem estabelecer os fundamentos da bioquímica e da bromatologia, a partir de seus fundamentos teóricos e conceituais; e analisa as tendências alimentares da sociedade de hoje.

As disciplinas deste módulo são mostradas na seguinte tabela:

1ª PARTE: MÓDULOS FUNDAMENTAIS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Avanços na alimentação e nutrição 5
2 Bioquímica nutricional 3
3 Alimentos 5
4 Tendências no consumo de alimentos 2
  TOTAL 15
  • 2ª PARTE: MÓDULOS OBRIGATÓRIOS (350 HORAS)

As disciplinas que compõem os Módulos Obrigatórios se aprofundam em matérias relacionadas à biotecnologia alimentar, ciências ômicas e a conservação, produção e segurança alimentar.

  • 3ª PARTE: MÓDULOS OPTATIVOS (200 HORAS)

Os Módulos Optativos promovem a especialização do aluno nas seguintes áreas temáticas: Elaboração de Alimentos Saudáveis, Microbiologia Alimentar ou Nutrição.

O aluno deve escolher um dos Módulos Optativos que são apresentados abaixo:

MÓDULOS OPTATIVO: DISEÑO DE ALIMENTOS SALUDABLES*
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Elaboração de novos produtos na indústria agroalimentar 5
2 Vida útil dos alimentos 5
3 Alimentação, saúde e comunicação 5
4 Planejamento e gestão de projetos 5
  TOTAL 200

*Os estudantes que cursam a optativa Elaboração de Alimentos Saudáveis devem realizar práticas laboratoriais virtuais (de caráter obrigatório) nas disciplinas de Elaboração de novos produtos na indústria agroalimentar e na Vida dos alimentos. No caso de estudantes do México, essas práticas devem ser feitas presencialmente.

  • 4ª PARTE: PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS (160 HORAS)

As Práticas Presidenciais Supervisionadas (PPS) são obrigatórias somente se forem requeridas pela Universidade na qual o aluno se matriculou.

O aluno desenvolverá atividades profissionais do programa em um contexto laboral autêntico. O desenvolvimento das PPS deve ser realizado de acordo com o Guia PPS da instituição que irá fornecer ao aluno. Os alunos serão responsáveis de localizar um centro de práticas onde desejam cursá-las, que deve ser validada pela direção do Programa Acadêmico.

4ª PARTE: PRÁTICAS PRESENCIAIS S SUPERVISIONADAS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Práticas Presenciais Supervisionadas 16
  TOTAL 16
  • 5ª PARTE: PROJETO FINAL DO MAESTRADO (150 HORAS)

O Projeto Final (PF) deve ter um caráter profissional. Seguindo as diretrizes descritas na Normativa do FP, o aluno deve desenvolver uma proposta e/ou a implementação de uma ação com o objetivo de responder às necessidades detectadas em um determinado contexto profissional real, relacionado ao âmbito de trabalho para o qual o módulo opcional é atribuído.

5ª PARTE: PROJETO FINAL DO MAESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Projeto Final 15
  TOTAL 15

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: MÓDULO FUNDAMENTAL

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Esta disciplina apresenta as etapas do processo de pesquisa e suas técnicas, visando que o estudante possa se aproximar do método científico e, facilitando para que gere contribuições dentro de seu campo de trabalho. É composta pelos seguintes temas:

    Aspectos epistemológicos da pesquisa científica. O processo da pesquisa científica. Como iniciar uma pesquisa? O projeto: ponto de partida. Construção do marco teórico. Elaboração da estratégia metodológica. O relatório de pesquisa.

  2. AVANÇOS EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

    Esta disciplina se aprofunda nos campos da pesquisa bibliográfica, na nutrição baseada em evidências e na rotulagem dos alimentos. É composta pelos seguintes temas:

    A pesquisa bibliográfica. A nutrição baseada na evidência. A importância da rotulagem nutricional.

  3. BIOQUÍMICA NUTRICIONAL

    Esta disciplina proporciona um enfoque científico do metabolismo de nutrientes descrevendo sua função em nível celular e molecular, enfatizando as vias metabólicas, a enzimologia e a regulação do metabolismo. É composta pelos seguintes temas::

    Metabolismo e sua regulação. Integração metabólica. A regulação da expressão gênica. Destino metabólico dos carboidratos. Destino metabólico dos lipídios. Destino metabólico dos aminoácidos. Componentes nitrogenados condicionalmente essenciais.

  4. ALIMENTOS

    Esta disciplina avalia os diferentes grupos de alimentos de um ponto de vista bromatológico e de aplicação tecnológica. É composta pelos seguintes temas:

    Ovos e derivados. Gorduras e azeites. Leite e derivados. Carnes e derivados. Peixes e derivados. Cereais, leguminosas e tubérculos. Verduras, hortaliças e frutas. Estimulantes. Edulcorantes, condimentos e especiarias. Bebidas. Aditivos alimentares.

  5. NOVAS TENDÊNCIAS EM CONSUMO ALIMENTAR

    Esta disciplina diferencia os condicionantes influíram e estão influindo atualmente na evolução das novas tendências alimentares. É composta pelos seguintes temas:

    Componentes que marcam as novas tendências de consumo alimentar. Tendências de consumo de alimentos baseadas na melhoria e na manutenção da saúde. Novas tecnologias aplicadas ao setor alimentar. Aplicação da genética nas novas tendências de consumo alimentar.

2ª PARTE: MÓDULO OBRIGATÓRIO

  1. PRINCÍPIOS DE BIOTECNOLOGIA, GENÔMICA E PROTEÔMICA EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

    Esta disciplina analisa a contribuição à nutrição humana da genômica e os princípios da biotecnologia na indústria agroalimentar. É composta pelos seguintes temas:

    Microbiologia industrial. Novas biotecnologias. Produtos de interesse para a saúde. Produtos para a indústria alimentar. Genômica e proteômica. Aplicações à alimentação e à nutrição.

  2. NUTRIGENÔMICA

    Esta disciplina expõe a influência dos nutrientes na regulação da expressão gênica, assim como aborda a interação dos genes na dieta dos indivíduos. É composta pelos seguintes temas:

    Perspectivas de futuro na nutrigenômica. Efeitos dos genes sobre a dieta. Os nutrientes como reguladores da expressão gênica. Implicações fisiopatológicas. Interações nutrientes-genes em situações fisiológicas e patológicas.

  3. ALIMENTOS FUNCIONAIS E TRANSGÊNICOS

    Esta disciplina se aprofunda no conhecimento dos alimentos transgênicos, assim como busca conhecer os diferentes alimentos funcionais existentes no mercado atualmente. É composta pelos seguintes temas:

    Alimentos funcionais. Alimentos transgênicos.

  4. NOVAS TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

    Esta disciplina analisa as principais características das mais modernas tecnologias em conservação de alimentos e suas vantagens e inconvenientes em relação às mais tradicionais. É composta pelos seguintes temas:

    O desenho experimental. Altas pressões na conservação de alimentos. Pulsos elétricos de alta voltagem como meio de conservação. Irradiações de alimentos. Luz ultravioleta. Ultrassons. Campos Eletromagnéticos. Envasilhamento na conservação de alimentos.

  5. ANÁLISE DE RISCOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

    Esta disciplina estuda as principais maneiras de analisar os riscos dos alimentos para evitar que suponham um risco para o consumidor final e aplicar um plano food defense. É composta pelos seguintes temas:

    Aumento das exigências em matéria de qualidade e segurança alimentar. Globalização: influencia na segurança alimentar. Passos para desenvolver um plano food defense.

  6. SEGURANÇA ALIMENTAR: PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE E AUDITORIA

    Esta disciplina analisa o papel fundamental da inocuidade alimentar em cada um dos processos que abrange a cadeia alimentar, examinando os sistemas de qualidade e auditoria para assegurar a segurança do consumidor. É composta pelos seguintes temas:

    Qualidade alimentar. Auditoria. Certificação. Acreditação. Sistemas de gestão da qualidade: normas ISO 9000. Qualidade higiênica no setor alimentar: sistema de análise de perigos e pontos de controle críticos. Prevenção de riscos laborais no setor agroalimentar. Modelo de excelência e qualidade (EFQM). Normas internacionais de qualidade.

3ª PARTE: MÓDULOS OPTATIVOS

  1. MICROBIOLOGIA ALIMENTARIA

    TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS EM ALIMENTOS

    Esta disciplina permite distinguir as principais bactérias, vírus, príons, micotoxinas e parasitas que podem ser transmitidos aos alimentos e podem afetar a saúde do consumidor. É composta pelos seguintes temas:

    Novas tendências em educação nutricional. Bactérias Gram-Positivas. Bactérias Gram-Negativas. Vírus e Príons. Micotoxinas. Parasitas

    MÉTODOS DE DETECÇÃO DE BACTERIAS PATOGÊNICAS EM ALIMENTOS

    Esta disciplina proporciona uma visão profunda da análise microbiológica de mantimentos e fa utilização de diversos métodos de detecção de bactérias patogênicas. É composta pelos seguintes temas:

    Introdução à análise microbiológica de alimentos. Bactérias Gram-positivas. Bactérias Gram-negativas. Introdução às técnicas de biologia molecular. Isolamento de DNA Genômico Bacteriano. Técnicas de hibridização. Técnicas de amplificação do DNA. Tipagem de microrganismos. Análise molecular da diversidade microbiana em alimentos.

    CONTROLE DE MICRORGANISMOS EM ALIMENTOS

    Esta disciplina proporciona uma visão técnica dos métodos de controle microbiológico dos alimentos. É composta pelos seguintes temas:

    Genética, nutrigenética e epigenética. Mecanismos de patogenicidade. Desinfecção e antissepsia. Relação agente infectante-hóspede. Agentes físicos. Agentes químicos não seletivos. Agentes químicos seletivos. Controle biológico. Avaliação da eficácia dos agentes antimicrobianos.

    ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS FERMENTADOS

    Esta disciplina distingue os diferentes tipos de alimentos fermentados e conhecer em detalhe suas características, processos de elaboração e aspectos microbiológicos. É composta pelos seguintes temas:

    Leite e produtos lácteos. Produtos cárneos fermentados. Vegetais fermentados. Bebidas alcoólicas.

    1. NUTRIÇÃO

      NUTRIÇÃO E SISTEMA IMUNOLÓGICO

      Esta disciplina analisa a importância da alimentação nas respostas imunológicas do organismo em seus diferentes níveis. É composta pelos seguintes temas:

      Sistema imunológico. Imunonutrição. Ácidos graxos e sistema imunológico. Antioxidantes naturais: vitaminas, minerais e polifenóis. Probióticos, prebióticos e sistema imunológico. Outros micronutrientes com atividade sobre o sistema imunológico: vitaminas, aminoácidos e nucletídeos. Leite materno. Efeito da dieta sobre a educação infantil e programação imunológica. Imunonutrição em situações especiais.

      INFLAMAÇÃO E NUTRIÇÃO

      Esta disciplina pretende sustentar a importância das respostas inflamatórias do corpo para a manutenção de sua própria homeostase, sendo composta pelos seguintes temas:

      A inflamação dentro do marco geral da resposta imune. Interações gerais entre nutrientes e processos inflamatórios. A barreira intestinal na resposta imune e inflamatória. Nutrição e processos inflamatórios com base alérgica. A nutrição nas doenças autoimunes: artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico. Influência da nutrição no componente inflamatório dos processos metabólicos e cardiovasculares. Nutrição e controle do componente inflamatório na periodontite.

      NUTRIÇÃO INFANTIL E ORIGEM FETAL DE PATOLOGIAS

      Esta disciplina permite conhecer os padrões de crescimento dos órgãos e tecidos da gestação até a etapa adulta dos seres humanos, e a sensibilidade de cada um deles às condições adversas, destacando especialmente aquilo relacionado com a nutrição infantil e o desenvolvimento de possíveis patologias de origem fetal. É composta pelos seguintes temas:

      Estudo do crescimento e sua regulação do feto à vida adulta. A alimentação no período de lactação. A nutrição da criança em idade pré-escolar e escolar. A nutrição do adolescente. Origem fetal das doenças do adulto.

      NUTRIÇÃO, ENVELHECIMENTO E ANTIAGING

      Esta disciplina analisa os padrões da perda de funcionalidade dos órgãos e tecidos desde idade adulta até a velhice dos seres humanos, e a sensibilidade de cada um deles em condições adversas, destacando especialmente a relação da nutrição com a prevenção de possíveis patologias específicas do envelhecimento. É composta pelos seguintes temas:

      Nutrição no envelhecimento: Introdução e conceitos. Fisiologia do envelhecimento e sua influência sobre a alimentação. Planejamento de cardápios. Avaliação nutricional. Dietas terapêuticas e polimedicação na idade avançada. Envelhecimento saudável e antiaging.

      1. ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

        ELABORAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS NA INDÚSTRIA AGROALIMENTAR

        Esta disciplina se aprofunda nas bases da elaboração de produtos alimentares que visam a cobrir as expectativas dos consumidores e considerando as implicações destes sobre a saúde humana. É composta pelos seguintes temas:

        Os novos alimentos: o que são, por que são necessários e que requisitos devem cumprir. Gestão da inovação do ponto de vista da elaboração de novos produtos na indústria agroalimentar. Novas tecnologias para novos alimentos. O enfoque da saúde como eixo na criação de novos produtos.

        VIDA ÚTIL DOS ALIMENTOS

        Esta disciplina se aprofunda no conhecimento de vida útil, os fatores que o influem e como alongá-la em função de cada grupo de alimentos. É composta pelos seguintes temas:

        Introdução. Conceito de vida útil. Fatores que influem. Estabilidade microbiológica. Análise sensorial dos alimentos. Teste de vida útil acelerada. Prolongação da vida útil. Vida útil nos grupos de alimentos.

        ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E COMUNICAÇÃO

        Esta disciplina avalia a importância da comunicação para a educação nutricional, a importância do marketing nutricional e o controle necessário sobre a publicidade que as empresas fazem de seus produtos para evitar a divulgação de propriedades não comprovadas em seus produtos. É composta pelos seguintes temas:

        Importância da comunicação em nutrição. Marketing e saúde. Regulamentação da publicidade. Comunicação em nutrição e educação nutricional.

        PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

        Esta disciplina se aprofunda na gestão de projetos no campo da indústria alimentícia e sua importância para conseguir uma produção de alimentos eficaz e eficiente. É composta pelos seguintes temas:

        Projetos na indústria. Introdução à gestão de projetos. Gestão de projetos. Acompanhamento e controle do projeto. Avaliação do projeto.

        4ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

        A última parte do Mestrado é destinada à realização da Dissertação de Mestrado, que pode ser elaborada paralelamente ao estudo das disciplinas dos módulos anteriores.

         

        Direção

        Coordenação geral acadêmica

        • Dr. Maurizio Battino.Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
        • Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidad de León.
        • Dr. Fernando Mönckeberg Barros. Decano da Faculdade de Ciências na Universidad Diego Portales (Chile). Presidente da Corporación para la Nutrición Infantil (CONIN).
        • Dr. Adolfo Chávez. Presidente da Asociación Latinoamericana de Nutrición. Chefe do Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
        • Dr. Antonio Gálvez del Postigo Ruiz.Catedrático de Microbiologia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidad de Jaén.
        • Dra. Esther Fuentes Marhuenda. .Professora titular da Universidad Miguel Hernández de Elche.
        • Prof. Enrico Bertoli. Professor Titular de Bioquímica e Diretor da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione
        • Dra. Luzmila Troncoso Corzo. Decana da Faculdade de Nutrição e Dietética da Universidad Científica del Sur (Peru).

        Coordenação Geral Acadêmica

        • Sra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.

        Professores e Autores

        • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e professor da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
        • Dr. José Mataix Verdú (EPD). Catedrático de Fisiologia da Universidad de Granada.
        • Dr. Adolfo Chávez. Presidente da Asociación Latinoamericana de Nutrición. Chefe do Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
        • Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidad de León. Diretor do Instituto de Biomedicina da Universidad de León.
        • Dr. Emilio Martínez de Vitoria. Diretor do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidad de Granada. Catedrático de Fisiologia e Professor da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
        • Dr. Enrique Roche Collado. Catedrático da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández. Subdiretor do Instituto de Bioingeniería da Universidad Miguel Hernández.
        • Dr. Rafael Tojo Sierra. Catedrático de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
        • Dra. (c) Irma Domínguez Azpíroz. Doutora candidata em Educação. Mestre Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad de León. Mestre em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Graduada em Nutrição e Dietética pela Universidad de Navarra.
        • Dra. (c) Sandra Sumalla Cano. Doutora candidata em Projetos. Mestre Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad Rovira i Virgili. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Graduada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
        • Dra. (c) Anna Marín Bachs Doutora candidata em Educação. Mestre Internacional em Nutrição e Dietética pela Universidad de León. Graduada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
        • Dr. (c) Iñaki Elío Pascual. Doutor candidato em Projetos. Mestre em Nutrição e Metabolismo. Universidad de Barcelona. Nutricionista Dietético da Unidade de Dietética e Nutrição Clínica do Hospital Universitario de Bellvitge.
        • Dr. Jordi Salas Salvadó. Catedrático de Nutrición e Bromatologia da Universidad Rovira i Virgili (Reus - Tarragona)
        • Dra. Rosa Solà Alberich. Catedrática de Medicina da Universidad Rovira i Virgili. Vice-reitora de Pesquisa e Relações com Instituições Sanitárias da Universidad Rovira i Virgili.
        • M. Flavio Marques. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde. Licenciado em Nutrição e dietética. Professor da licenciatura em Nutrição Social e Escolar do Instituto Piaget.
        • Dra. Magdalena López Frías. Professora Titular de Fisiologia Universidad de Granada. Pesquisadora do Instituto Universitario de Investigación de Nutrición y Tecnología de Alimentos "José Mataix Verdú".
        • Dra. Elena García García. Doutora em Farmácia pela Universidad de Granada. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Murcia. Professora da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández.
        • Dra. (c) Sandra Jarrín Motte. Doutora candidata em Educação pela UNINI. Mestre em Estudos Biológico-Naturistas pela Universidad de León. Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Científica del Sur.
        • M. Lili Zavala Ciudad. Mestre em Tecnologia e Controle de Alimentos. CESIF. Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Científica del Sur.
        • M. Joan Trabal. Mestre em Nutrição e Metabolismo pela Universidad de Barcelona. Nutricionista Dietético do Hospital Clínic de Barcelona.
        • Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiologia e subdiretora da Escuela de Nutrición da Universidad de Granada.
        • Dra. Ascensión Marcos Sánchez. Professora de Pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Diretora do Grupo de Imunonutrição do Departamento de Metabolismo e Nutrição do Instituto del Frío del CSIC.
        • Dr. Alfredo Entrala Bueno. Decano da Faculdade de Ciências da Saúde. Diretor do Departamento de Fisiopatologia da Universidad Alfonso X El Sabio.
        • Dr. Alfredo Martínez Hernández. Diretor do Instituto de Ciencias de la Alimentación da Universidad de Navarra.
        • Dr. Antonio M. Gálvez del Postigo Ruiz. Catedrático de Microbiologia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidad de Jaén.
        • Dr. Antonio Marco Chover. Vice-presidente do Consejo Europeo para la Pluralidad Médica (ECPM). Membro da Equipe Diretora da Sociedad Internacional de Estudios Proteómicos (Bruxelas).
        • Dra. Iciar Astiasarán Anchía. Diretora do Instituto de Ciencias de la Alimentación e Decana da Faculdade de Farmácia da Universidad de Navarra.
        • Dr. Carlos Iglesias Rosado. Chefe do Departamento de Nutrição na Universidad Alfonso X El Sabio.
        • Dra. Virginia Motilva. Pesquisadora e Professora da Faculdade de Farmácia da Universidad de Sevilla.
        • Dra. Elena Talero Barrientos. Pesquisadora e Professora da Faculdade de Farmácia da Universidad de Sevilla.
        • Dr. Antonio Ayala Gómez. Catedrático e professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidad de Sevilla.
        • Dra. Mercedes Cano García. Professora do Departamento de Fisiologia da Universidad de Sevilla.
        • Dra. M. Carmen García Parrilla. Catedrática e Professora do Departamento de Bromatologia da Universidad de Sevilla.
        • Dra. M. Ángeles Fernández Arche. Professora do Departamento de Farmacologia da Universidad de Sevilla.
        • Dr. José Miguel Álvarez Suárez. Doutor em Alimentação e Saúde. Professor de Toxicologia, Farmacologia e Ciência dos Alimentos do Departamento de Medicina Veterinária.
        • Dr. Fermín Sánchez de Medina Contreras. Catedrático de Bioquímica e Biologia Molecular do Instituto de Nutrición y Tecnología de los Alimentos da Universidad de Granada.
        • Dr. Fernando Gil González. Professor Titular de Toxicologia. Professor da Escuela de Nutrición da Universidad de Granada.
        • Dr. Francisco J. Pérez Cano. Doutor em Farmácia pela Universidad de Barcelona. Professor convidado da Universidad de Barcelona.
        • Dr. Gonzalo Morandé Lavín. Chefe de serviço da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Infantil Universitario Niño Jesús.
        • Dr. José Jesús Ruiz Joyanes. Doutor em Medicina e Cirurgia. Mestre em Medicina Biológica, Medicina Antienvelhecimento e Medicina Estética.
        • Dr. José Maldonado Lozano. Professor Titular de Pediatria da Universidad de Granada.
        • Dr. Juan Llopis González. Professor Titular de Fisiologia. Pesquisador do Instituto Universitario de Investigación de Nutrición y Tecnología de Alimentos "José Mataix Verdú".
        • Dr. Juan Manuel Morillo. Doutor em Odontologia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Área de Ciências Básicas da Escuela de Enfermería y Fisioterapia San Juan de Dios da Universidad Pontificia Comillas de Madrid.
        • Dr. Luis García Diz. Vice-decano de Inovação e Espaço Europeu na Universidad Complutense de Madrid. Professor Titular de Nutrição. Universidad Complutense de Madrid.
        • Dr. Luis García Torres. Professor Titular de Fisiologia da Universidad de Granada. Professor do Instituto Universitario de Investigación de Neurociencias "Federico Olóriz".
        • Dr. Manuel Ramírez Sánchez. Catedrático de Fisiologia da Universidad de Jaén.
        • Dr. Marcos Mazzuka Petitta. Doutor em Medicina e Cirurgia da Universitá La Sapienza. Coordenador de Pós-graduação em Medicina da Universidad de Oriente.
        • Dr. Nabil Benomar Elbakali. Professor Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
        • Dr. Narcís Gusi. Doutor em Adaptações Fisiológicas ao Exercício pela Universidad de Barcelona. Professor Titular de Didática da Expressão Plástica Musical e Corporal da Universidad de Extremadura.
        • Dr. Pedro Bullón. Presidente da Conferência de Decanos das Faculdades de Odontologia da Espanha. Catedrático de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidad de Sevilla.
        • Dr. Santiago de la Rosa Iglesias. Presidente da Comissão de Medicina Naturista do Ilustre Colegio de Médicos de Madrid (ICOMEM).
        • Dra. Assumpció Roset Elías. Doutora em Farmácia. Coordenadora do Programa de Educação para a Saúde na Escola do Departamento de Educação da Generalitat de Catalunya.
        • Dra. Elena Ortega Morente. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
        • Dra. Esther Fuentes Marhuenda. Professora Titular da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández.
        • Dra. Hikmate Abriouel Hayani. Doutora em Ciências. Equipe Pesquisadora Contratada (Programa Ramón y Cajal) da Universidad de Jaén.
        • Dra. Isabel Prieto Gómez. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de Jaén.
        • Dra. Magdalena Martínez Cañamero. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
        • Dra. Margarida Castell Escuer. Catedrática de Fisiologia, Universidad de Barcelona.
        • Lda. Marilyn Montejo Berríos. Licenciada en Nutrição e Dietética. Universidad Científica del Sur. Professora do curso de Introdução à Nutrição. Universidad Científica del Sur. Colaboradora do curso de Técnica Dietética. Universidad Científica del Sur.
        • Dr. (c) José Alberto Frade-Martins Parraça. Doutorando Associado ao Departamento de Fisiologia da Universidad de Extremadura.
        • Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiología. Subdirectora de la Escuela de Nutrición de la Universidad de Granada.
        • Dra. Mercedes Barrionuevo Díaz. Professora Titular de Fisiologia. Professora da Escuela de Nutrición da Universidad de Granada.
        • Dra. Miriam Muñoz de Chávez (EPD). Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
        • Dra. Pilar Sánchez Collado. Doutora em Farmácia. Professora Titular do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidad de León.
        • Dra. Rosario Lucas López. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
        • Dra. Rosaura Leis Trabazo. Professora Titular de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
        • Dra. Rosella Mazzuka de Marta. Docente da Universidad Santa María (Venezuela). Membro da ACAM, SITEC da Itália, SOVENIA e DAW da Venezuela, LINCA do México e AVA de Barcelona.
        • M. Iván Iglesias Cid. Mestre em Administração e Direção de Empresas Agroalimentares pela Universidad de Barcelona - I.G.I.A. Graduado em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID. Professor da Faculdade de Nutrição Humana e Dietética da Universidad Ramon Llull.
        • M. Esther Huertas Hidalgo. Mestre Experimental em Ciências Farmacêuticas pela Universidad de Barcelona. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares pela Universidad Politécnica de Cataluña.
        • Dra. Esther de la Paz. Secretária da Comissão de Médicos Naturistas do ICOMEM.
        • Lic. Eduard Reinoso Zamora. Licenciado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Universidad de Barcelona. Graduado em Nutrição Humana e Dietética. Universidad de Barcelona.
        • Eng. Elena Rodríguez Vall-llovera. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares pela Universidad Politécnica de Cataluña.
        • Lic. Gloria Arbonés Vilà. Licenciada em Farmácia pela Universidad de Barcelona.
        • Lic. Gloria Rodríguez Vall-llovera. Licenciada em Farmácia pela Universidad de Barcelona.
        • Lic. Jesús Calderón Amigo. Licenciado em Farmácia pela Universidad de Valencia. Diretor adjunto do Centro de Diagnóstico Biotecnológico Dr. Calderón.
        • Alba Llorens Hidalgo. Graduada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona.
        • Lic. Ana Hispán Rodela. Licenciada em Ciências Químicas e em Ciências da Educação.
        • Laura Álvarez Vidal. Graduada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona - CESNID.
        • M. María Rafaela Rosas Morales. Mestre em Administração e Direção de Empresas Agroalimentares pela Universidad de Barcelona - I.G.I.A. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Licenciada em Farmácia pela Universidad de Barcelona.
        • M. Nuria Rodríguez González. Mestre em Administração e Direção de Empresas Agroalimentares pela Universidad de Barcelona - I.G.I.A. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares pela Universidad Politécnica de Cataluña.
        • M. Julieta Ferreyra Ritta. Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Nutrição pela Universidad de Buenos Aires.
        • Lic. Sonia Ballarín Alins. Licenciada em Bioquímica pela Universidad de Barcelona. Licenciada em Farmácia pela Universidad de Barcelona.
        • M. Susana Cardona Aquino. Mestre em Psicologia Clínica e Psicoterapia pela Universidad Ramon Llull. Licenciada em Psicologia pela Universidad Ramón Llull.
        • Eng. Eduard Solanes Foz. Licenciado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares pela Universidad Politécnica de Cataluña.

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        A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

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