Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo

Apresentação do Programa

A formação em Arquitetura e Urbanismo em seu conjunto, é sem dúvida, a área que historicamente tem tido o maior desenvolvimento e aplicação em projetos desde a sua própria concepção; no entanto, hoje em dia essa polarização não existe mais. Hoje, projetos de qualquer tipo, são desenvolvidos por um grupo de profissionais que não precisam necessariamente ser arquitetos. Aqui está o desafio e a origem deste mestrado, para formar profissionais no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de Arquitetura e Urbanismo, com forte foco a partir do “Management”.

O Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo cumpre o objetivo de incorporar conhecimentos e ferramentas atuais de “Management” necessário para os profissionais da Arquitetura e, por sua vez conhecimentos conceituais sobre como desenvolver projetos de Arquitetura Urbana, necessários para as demais profissões que NÃO vêm da arquitetura.

Dessa maneira, o Mestrado propõe um plano de formação abrangente e especializado, adequado a todos os profissionais que participam de projetos de intervenção urbana. O Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo segue um modelo de formação teórico e prático, individual e em grupo, e de reconhecimento profissional e universitário, com professores e profissionais certificados no IPMA, e com a supervisão de conteúdo que atende aos padrões de conhecimento necessário para obter o reconhecimento profissional internacional dos alunos.

É importante destacar que os projetos só são aprendidos ao executá-los, e é exatamente isso que o mestrado propõe, para fazer um projeto real da prática com uma metodologia rígida de exercícios e teoria aplicada, que permite ao aluno passar por um processo real de desenvolvimento de projetos interagindo com profissionais de outras áreas e de outros países, incorporando uma visão global, mas sem perder sua própria identidade profissional.

O Mestrado está estruturado em três módulos, desenho, gestão e direção de projetos de Arquitetura Urbana, que ao mesmo tempo se cruzam transversalmente por duas modalidades de estudo teórico-prático que permitem ao aluno estudar a partir dos três módulos, se desejado, em paralelo para entender completamente as três ações Desenho/desenvolvimento de um projeto, gestão/administração de um projeto e direção de projetos e, assim, culminam na realização de um anteprojeto de execução real e viável.

A quem é dirigido

O Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo é direcionado a profissionais com interesse em participar integrando equipes de trabalho de desenvolvimento, administração e direção de projetos Urbano Arquitetônicos, com a clara convicção que o destinatário final do projeto é a sociedade, as pessoas e, portanto, deve render a eles, proporcionando melhor qualidade de vida. A exigência do Mestrado forma profissionais para atuar em cargos executivos em empresas e governos, com profundo conhecimento para a administração de todas as áreas e recursos envolvidos nos projetos de Arquitetura e Planejamento Urbano; a cidade e seus espaços, e com um interesse muito particular: desenvolver no mundo os projetos que fazem a modificação física da cidade, por meio de projetos arquitetônicos urbanos.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá obter o título de Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo.

Ao finalizar o Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que tenha se matriculado.

Certificação profissional

Mediante o acordo de cooperação que a FUNIBER mantém com a Asociación de Gestión de Proyectos Argentina (AGPA) e o Organismo Certificador IPMA Argentina (OCIA), cada estudante terá a possibilidade de se tornar profissionalmente certificado como Técnico em Gerenciamento de Projetos IPMA Nível D.

Para se candidatar à Certificação Nível “D” do IPMA (Técnico em Gerenciamento de Projetos) (*), o estudante deve estar inscrito para a certificação e ter concluído o Módulo de Desenho de Projeto. A certificação consiste na realização de um exame aplicado pelo OCIA.

(*) Exclusivo para estudantes residentes na América

Para mais informações:

https://agpa.org.ar/ocia/
ocia@agpa.org.ar

Apresentação de projetos ao FIDBAN

A Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN), patrocinada pela FUNIBER e por outras instituições, é uma organização sem fins lucrativos que busca vincular projetos empresariais rentáveis que necessitam de financiamento com potenciais investidores de capital. É uma Rede Internacional composta por Seções em 30 países da Europa, América, África e Ásia.

Mais informações: https://www.fidban.com/

Os grupos de trabalho do Mestrado terão a possibilidade de apresentar seus projetos no FIDBAN diante de potenciais investidores, para obter financiamento. Isso acontecerá assim que o anteprojeto for academicamente aprovado.

Haverá uma data limite de apresentação por ano. A mesma será devidamente publicada, bem como a notificação sobre a rodada de investimentos na qual o projeto será apresentado.

Processo de Candidatura

Ao finalizar o anteprojeto, os interessados deverão apresentar seu projeto ao comitê do Departamento Acadêmico de Projetos (DAP), formado por profissionais especialistas em projetos, que autorizarão ou não a apresentação do projeto ao FIDBAN.

As datas das rodadas de apresentação do projeto serão informadas pelo FIDBAN assim que os projetos forem selecionados. O DAP acompanhará os interessados durante o processo administrativo que eles deverão cumprir.

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo é de 900 horas (90 créditos)a.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data de início específica, para que o aluno possa formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para o Programa é de vinte e quatro meses. Nesse período, o aluno deve ter passado com êxito em todas as atividades avaliadas e ter sido aprovado no projeto final de mestrado ou dissertação.

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo é apresentada na tabela a seguir.

NOTA: Cabe ressaltar que a duração é meramente orientativa, uma vez que a metodologia seguida é desenvolvida por meio do estudo paralelo das três áreas, com exercícios integrativos e avaliações teóricas, que requerem uma disciplina importante a ser seguida e a correta regulação do tempo pelo aluno.

  CRÉDITOS ECTSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Desenho de Projetos de Arquitetura e Urbanismo 27 7 270
2ª Parte: Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo 25 8 250
3ª Parte: Direção de Projetos de Arquitetura e Urbanismo 28 6 280
4ª Parte: Projeto Final de Mestrado ou Dissertação 10 3 100
TOTAL 90 24 900

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que titula. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.
b. Duração em meses

Objetivos

O programa de Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo, articula fundamentos teóricos que permitem o desenvolvimento conceitual de cada tópico e exercícios práticos metodológicos com todo o rigor experimentado no desenvolvimento de um projeto.

Pode-se ver claramente, então, que não apenas os profissionais são formados a partir da teoria e da prática, mas também são formados e exercitados para sua aplicação na vida real.

Precisamente esse é o objetivo principal, não apenas para formar profissionais da teoria, mas a partir da teoria e da prática, para colocá-los no ritmo dos tempos atuais na tomada de decisões e aplicação de soluções para problemas específicos da vida real.

Os objetivos estruturais do Mestrado são:

Objetivo geral

  • Formar profissionais com um alto compromisso social e ético e uma visão global do que significa a intervenção de uma cidade. Fornecer metodologias específica para a contribuição de soluções para problemas urbanos e arquitetônicos, que permitem redesenhar os espaços físicos que o homem ocupa na vida atual.

Objetivos específicos

  • Elaborar um projeto, entendendo por projetar o treino da criatividade para a solução de problemas e conflitos aos quais atender com o projeto.
  • Gerenciar projetos de arquitetura e urbanismo a partir de uma abordagem complementar (visão sistêmica e global), compreendendo claramente o relacionamento e as atribuições de ambas as áreas e incorporando o conceito de ciclo de vida de um projeto e o produto resultante dele.
  • Elevar o perfil da Direção de Projetos de Arquitetura e Planejamento Urbano, não apenas por meio do ajuste de habilidades gerenciais, mas também fornecendo ao diretor amplo conhecimento das áreas de impacto que devem ser gerenciadas ao realizar uma intervenção urbana.
  • Incorporar o conceito de desenho urbano, considerando que a intervenção urbana suporta grandes escalas territoriais, com alto impacto ambiental.
  • Conhecer e utilizar metodologias apropriadas para o desenho de soluções de projetos, atendendo a sequências lógicas de progresso e avaliação contínua e para a gestão/administração de todos os recursos comprometidos em resposta aos padrões internacionais de Management (Associação Espanhola de Engenharia de Projetos, AEIPRO ou o Project Management Institute, PMI).

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de programa Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo são:

  • Diretores de projetos/consultores.
  • Diretores de estudos/departamentos projetivos.
  • Diretores de gabinetes de governo, de Arquitetura Urbanismo.
  • Consultores em Urbanismo.
  • Gestores de projetos de alto impacto na cidade.
  • Pesquisadores na área da ciência de projetos e trabalho profissional na área de projetos de Arquitetura e Urbanismo

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo possui uma estrutura curricular baseada em 4 etapas de formação:

  • 1ª PARTE: DESENHO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

A parte correspondente ao Desenho de Projetos de Arquitetura e Urbanismo permite introduzir metodologias completas de trabalho para o desenvolvimento eficiente de um projeto arquitetônico-urbano, contemplando todos os recursos disponíveis e todos os impactos que o projeto possa causar na cidade.

As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostrados na tabela a seguir:

Essas disciplinas, apesar de independentes, são complementares e estruturadas no avanço dos estudos, de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, diretamente relacionados a um ou mais exercícios práticos, e inclui material de apoio teórico e acompanhamento personalizado pelo tutor da área. Devido ao fato de a etapa de desenvolvimento/desenho do projeto permitir correções, o aluno não poderá ser aprovado antes de concluir a disciplina, mas será aprovado assim que chegar ao fim do módulo completo, qualificando-se naquele momento para cada uma das disciplinas.

Após a conclusão e aprovação do módulo Desenho de Projeto, o aluno poderá candidatar-se ao exame internacional de Certificação IPMA Nível D, patrocinado pela FUNIBER/AGPA, ao final do módulo Projeto, o tutor responsável informará o estudante sobre o procedimento de inscrição e o calendário das datas dos exames para certificação.

  • 2ª PARTE: GESTÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

A segunda parte da Gestão de Projetos de Arquitetura e Urbanismo desenvolve todas as áreas componentes da Gestão de um projeto tradicional, mas fortemente focada no tema do programa e no alcance das mesmas, ou seja, na administração de todos os recursos envolvidos no desenvolvimento de um projeto arquitetônico urbano.

O objetivo é fornecer uma visão aprofundada e totalizante de todos os problemas e recursos possíveis para gerenciar no momento do desenvolvimento e execução de um projeto de impacto na cidade e na sociedade, e informar o aluno de todas as ferramentas que existem atualmente em mercado para realizar esta atividade. Esta segunda parte fornece o conhecimento para estabelecer as relações entre os padrões de formação estabelecidos pelo IPMA, AEIPRO e PMI e a especialização em Arquitetura e Urbanismo.

As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na seguinte tabela:

Essas disciplinas, apesar de independentes, são estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às várias atividades de avaliação.

  • 3ª PARTE: DIREÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

A terceira parte, Direção de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, desenvolve temas relacionados exclusivamente à atividade do Diretor de Projeto específico para a área, destacando suas responsabilidades e incumbências em cada área em que ele participa, desde o Estado/Governo até as etapas e tarefas de um projeto, parte da gestão (início, planejamento e desenho, execução e controle, fechamento e post-mortem) e outras de natureza estratégica, para cobrir questões de programas e impacto do projeto na cidade.

As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na seguinte tabela:

Essas disciplinas, apesar de independentes, são estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às várias atividades de avaliação.

  • 4ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO OU DISSERTAÇÃO

Devido à natureza da metodologia, o Projeto Final de Mestrado é a extensão natural de um projeto realizado pelo aluno durante todo o programa do Mestrado em Projetos de Arquitetura e Urbanismo, mas com uma forte contribuição teórica e de pesquisa no tema escolhido.

O Projeto Final do Mestrado ou Dissertação, cuja a carga letiva é de 100 horas, tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, respondendo a uma hipótese inicial proposta pelo aluno.

4ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO OU DISSERTAÇÃO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Projeto Final de Mestrado ou Dissertação 100
TOTAL 100

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DESENHO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

  1. INTRODUÇÃO A PROJETOS

    Esta disciplina apresenta, dentro de uma estrutura teórica e de maneira geral, os conceitos de "Projeto", tais como: fases do projeto, sistemas em projetos, trabalho colaborativo e gestão do conhecimento para o sucesso do projeto, o desenho de projetos a fim de estabelecer uma base de conhecimentos propícia ao desenvolvimento das seguintes disciplinas.

    INTRODUÇÃO GERAL E TEÓRICA
    AS FASES DO PROJETO
    SISTEMAS EM PROJETOS
    O TRABALHO COLABORATIVO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O ÊXITO DO PROJETO
  2. DESENHO DE SISTEMAS PROJETIVOS

    Fornece conceitos relacionados com a identificação do cenário do projeto, os fatores que condicionarão a solução, a proposta do problema técnico, a formulação dos objetivos, os critérios com os quais o sucesso do projeto será avaliado, bem como a identificação e análise de todas as pessoas e as coisas envolvidas na solução do problema, entendidas como peças fundamentais na trilogia homem - sistema artificial - ambiente.

    CENÁRIO DO PROJETO
    PROBLEMA TÉCNICO
    PESSOAS E COISAS ENVOLVIDAS NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
  3. ANÁLISE DOS SERVIÇOS A PRESTAR

    Este tema desenvolve, estuda e determina as condições de fornecimento e abastecimento entre as necessidades dos clientes e o que a ciência e a engenharia forneceriam como solução, considerando essa solução, como o próprio projeto, e requer que definamos o serviço "desejado" para obter como resultado do projeto.

    ANÁLISE DO FORNECIMENTO E DO ABASTECIMENTO
    O SERVIÇO DESEJADO E AS CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO
  4. ANÁLISE FUNCIONAL NO PROJETO

    Durante o desenvolvimento desta disciplina, pretendemos determinar as funções técnicas e de serviço a serem satisfeitas, pelo projeto que estamos projetando, por meio de "ferramentas conceituais", como a árvore das funções de serviço, a proposta do sistema do projeto, a análise de valor e qualidade na fase de projeto.

    ÁRVORE DE FUNÇÕES DE SERVIÇO
    PROPOSTA DO SISTEMA PROJETO
    ANÁLISE DO VALOR E QUALIDADE NA FASE DE DESENHO
  5. A ERGONOMIA NO PROJETO

    Esta disciplina trata da compreensão do papel das pessoas em suas atividades e usos, na solução de um projeto e em seu relacionamento com outras pessoas e com máquinas, para as quais é estabelecida uma classificação de usuários, medidas de segurança etc.

    O ESTADO DO BEM-ESTAR DOS USUÁRIOS DO SISTEMA E SUAS LIMITAÇÕES
    ERGONOMIA E SEGURANÇA DO SISTEMA
  6. SEGURANÇA E CONFIABILIDADE NO PROJETO

    Esta disciplina aborda tópicos relacionados ao entendimento de aspectos de segurança e viabilidade de uma solução de projeto, contemplando seus estados de vida, seu ciclo de vida, nível de sistema e seus componentes, incluindo pessoas, máquinas e suas relações.

    SEGURANÇA, RISCO E CONFIABILIDADE
    SEGURANÇA INDUSTRIAL, ORGANIZACIONAL E NORMATIVA
    NORMAS E PADRÕES DE SEGURANÇA
    TIPOS DE RISCO, CLASSIFICAÇÃO E GERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
    CONFIABILIDADE E CONFIANÇA
  7. O MEIO AMBIENTE NO PROJETO

    Por meio do estudo da sustentabilidade no projeto, design ecológico, impacto ambiental e análise do ciclo de vida, que são os tópicos a serem aprofundados nesta disciplina, tentaremos entender o ambiente de uma solução de projeto em seus estados de vida, seu ciclo de vida, seu ciclo de vida útil, a nível de sistema e de seus componentes.

    SUSTENTABILIDADE NO PROJETO
    DESIGN ECOLÓGICO
    IMPACTO AMBIENTAL
    ANÁLISE DE CICLO DE VIDA
  8. AS ESPECIFICAÇÕES NO PROJETO

    Esta disciplina nos permitirá aprender a detalhar, especificar e explicar a operação, o detalhe e a constituição da solução potencial fornecida por um projeto.

    CONFIABILIDADE NO FORNECIMENTO
    ÁRVORE DE FALHAS
    ESPECIFICAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO
  9. ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

    Esta disciplina, por meio de tópicos como ferramentas de especificação, documentação e preparação da proposta de projeto, nos ajudará a entender a importância da gestão como uma etapa subsequente ao desenho e será capaz de gerar uma proposta de gestão viável e sustentável.

    FERRAMENTAS DE ESPECIFICAÇÃO
    DOCUMENTAÇÃO
    ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROJETO

2ª PARTE: GESTÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

No caso da Especialização, Pós-Graduação ou Especialista, a última fase do Programa será dedicada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia do projeto desenvolvido.

  1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

    A gestão/gerência de projetos é a administração de todos os recursos necessários para seu desenvolvimento. Essa disciplina apresenta o tema de forma integral e engloba, entre outros, os seguintes tópicos: conceitos gerais de gestão de projetos e tipologias de projetos, fases do projeto e ciclo de vida do projeto.

    GESTÃO E GERÊNCIA DE PROJETOS
    INTRODUÇÃO GERAL E TEÓRICA
    CONCEITOS GERAIS DA GESTÃO DE PROJETOS E DE TIPOLOGIAS DE PROJETOS
    FASES DO PROJETO E CICLO DE VIDA DO PROJETO
  2. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

    O planejamento e a gestão de projetos estão intimamente ligados, pois é impossível pensar sobre a gestão sem que ela seja planejada. Para isso, é necessário ter em mente alguns conceitos, Desenvolvimento do Plano do Projeto e controle de suas possíveis alterações, definição, administração e planejamento do alcance do projeto, escolhendo e aplicando as técnicas apropriadas para produzir um plano de ação.

    INTEGRAÇÃO E ALCANCE DO PROJETO
    DESENVOLVIMENTO DO PLANO DO PROJETO E CONTROLE DE SUAS POSSÍVEIS MUDANÇAS, DEFINIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DO ALCANCE DO PROJETO
    PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE PROJETOS
    ESCOLHA E APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS ADEQUADAS PARA PRODUZIR UM PLANO DE AÇÃO
    TÉCNICAS ESPECÍFICAS DE PROGRAMAÇÃO, E CORRETA ADMINISTRAÇÃO DOS TEMPOS
  3. INTER-RELAÇÕES ENTRE URBANISMO E ARQUITETURA

    A presente disciplina busca analisar as diferentes abordagens que surgem das escalas de análise e intervenção disciplinar da arquitetura, o design urbano e urbanismo, analisando as particularidades de cada um deles, suas diferenças, seus pontos em comum e suas complementaridades, orientado para a necessidade de sua integração para atuação profissional no espaço urbano, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

    ABORDAGENS DO URBANISMO, O DESENHO URBANO E A ARQUITETURA.
    ESCALA DE INTERVENÇÃO URBANÍSTICA
    ESCALA DE INTERVENÇÃO DEL DESENHO URBANO
    ESCALA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA
    O PERFIL PROFISSIONAL NAS DIFERENTES ESCALAS DE INTERVENÇÃO
    A GRAVITAÇÃO DOS COMPONENTES TERRITORIAIS, SOCIAIS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS
  4. ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO PROJETO

    Certamente o trabalho de acompanhamento e controle deve ser aquele que exige um maior comprometimento, pois é dessa forma que a disciplina é apresentada de maneira geral com tópicos como: conhecer os fundamentos do controle de projetos e suas ferramentas e metodologias, ao particular, como deve ser o controle dos recursos técnicos e humanos para garantir conformidade em tempo, qualidade e custos.

    COMUNICAÇÕES E CIRCUITOS DE RELATÓRIOS
    DESENHO E DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA REDE DE INFORMAÇÃO
    DESENHO ESTRATÉGICO DO CIRCUITO DE INFORMAÇÃO
    REPLANEJAMENTO E CONTROLE DO AVANÇO
    AVALIAÇÃO E ANÁLISE DO AVANÇO PREVISTO DO PROJETO
    MODELOS DE ANTECIPAÇÃO
    CONTROLE DE RECURSOS TÉCNICOS E HUMANOS PARA ASSEGURAR O CUMPRIMENTO EM TEMPO, QUALIDADE E CUSTOS
  5. O MEIO AMBIENTE EM PROJETOS URBANOS - ARQUITETÔNICOS

    A partir da definição de uma série de conceitos ambientais e socioeconômicos básicos, envolvidos no conceito de desenvolvimento sustentável, aprofundam-se os antecedentes e os problemas causados pelos impactos ambientais das atividades humanas, desde uma escala global até a intervenção urbana e arquitetônica, fornecendo uma série de princípios que orientam a ação.

    CONCEITOS AMBIENTAIS BÁSICOS
    O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    PROBLEMÁTICA AMBIENTAL GLOBAL
    RELACIONE COM OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO. PARA O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
    O AMBIENTE COMO POTENCIAL PRODUTIVO
    DESAFIOS ATUAIS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    CRITÉRIOS ORIENTADORES DE UM NOVO DESENVOLVIMENTO
  6. GESTÃO DA CONFIANÇA: QUALIDADE E RISCO

    A gestão de confiança concentra-se principalmente na avaliação e no conhecimento dos fundamentos da qualidade nos projetos e em suas ferramentas e metodologias, aprendendo a planejar, garantir e controlar a qualidade e o risco.

    PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
    GARANTIA E CONTROLE DE QUALIDADE
    CONTROLE DOS PROCESSOS E DO ALCANCE DE OBJETIVOS EM TEMPO E FORMA
    RESPOSTA CORRETA ÀS NECESSIDADES EXPOSTAS INICIALMENTE
    PLANOS DE QUALIDADE
  7. IMPACTO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS URBANO ARQUITETÔNICOS

    Estudar as relações entre novas tecnologias, cidade e projeto arquitetônico é um tema urgente para profissionais e pesquisadores envolvidos no planejamento e gestão de projetos arquitetônicos urbanos.

    Analisará como as inovações tecnológicas têm uma força transformadora, tanto nas relações socioeconômicas quanto na forma urbana, e como elas se manifestam nas cidades e na maneira como arquitetos, planejadores e gerentes urbanos elaboram seus projetos urbanos e arquitetônicos.

    Aponta para a busca de respostas sociais para as transformações que as novas tecnologias trazem para os modos de vida das cidades e para incluí-las como elementos de desenho.

    IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS: MATRIZES CAUSA-EFEITO (MATRIZES DE IMPACTO), MATRIZES ESCALONADAS E OUTROS MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS
    AVALIAÇÃO AUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS IMPACTOS
    MEDIDAS CORRETIVAS E PREVENTIVAS
    ANÁLISE DE PROJETOS URBANOS E ARQUITETÔNICOS E DE SUAS ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS
    MÉTODOS PARA A PREVISÃO DOS EFEITOS QUE AS TECNOLOGIAS APLICADAS GERARÃO
  8. COMPONENTES CONTEXTUAIS DO PROJETO: ECONÔMICOS, SOCIAIS, INSTITUCIONAIS E CULTURAIS

    A disciplina abordará as mudanças contextuais de diferentes tipos: econômico, social, institucional, cultural, etc., que afetam o desenho e o desenvolvimento de um projeto de arquitetura urbana.

    Serão analisadas as relações entre a sociedade, o Estado e os eixos produtivos, as relações do mercado local com o mercado global e o papel de alguns atores-chave da sociedade, a fim de, com base em seus conhecimentos, trabalhar os fatores condicionais e suas relações dentro do desenho e desenvolvimento de projetos, a fim de intervir de diferentes maneiras

    Cada um dos campos analisados permitirá ao aluno gerar diferentes linhas de trabalho em um projeto e uma abordagem integradora do problema abordado.

    ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE UM PROBLEMA DE INTERESSE EM RELAÇÃO A SEUS CONTEXTOS LOCAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
    POLÍTICAS SOCIAIS E POLÍTICAS URBANAS-ARQUITETÔNICAS
    ASPECTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E CULTURAIS DO PROJETO URBANO-ARQUITETÔNICO
    DEMANDAS SOCIODEMOGRÁFICAS. EXCLUSÃO SOCIAL. DIVERSIDADE CULTURAL
  9. MARKETING DA CIDADE

    Esta disciplina procura fornecer ferramentas para o aluno identificar elementos distintivos ou representativos de uma cidade ou ferramentas de marketing de cidades; entendido este último conceito como um conjunto de atividades e uma série de produtos e/ou serviços da cidade pensados para satisfazer necessidades de diferentes públicos (públicos internos e externos), criando e potencializando sua demanda.

    Para isso, serão analisados os instrumentos de comunicação, publicidade e promoção, bem como o processo de tomada de decisão dos diferentes atores sociais (sociais, econômicos e políticos); e, por outro lado, o conhecimento das características do modelo urbano que os cidadãos desejam.

    O MERCADO, A VENDA E O SISTEMA DE OPERAÇÕES
    IMAGEM, PERSONALIDADE E POSICIONAMENTO DO PROJETO URBANO E ARQUITETÔNICO
    A DIMENSÃO PRODUTO-MERCADO NO MARKETING DE CIDADES
    COMUNICAÇÃO DO PROJETO
    ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING PARA UM PROJETO URBANO E ARQUITETÔNICO

3ª PARTE: DIREÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

  1. TEORIA DO PROJETO URBANO E ARQUITETÔNICO

    A disciplina introduz o conceito de "projeto" no desempenho profissional da arquitetura, desenho urbano e planejamento urbano, associando-o e diferenciando-o dos processos de pesquisa e desenho. Inclusão das dimensões social, ambiental, econômica e política no projeto arquitetônico urbano. Introdução à formulação, gestão e direção de projetos arquitetônicos urbanos. Conceitos gerais sobre Sistemas e Teoria Geral de Sistemas, com o objetivo de fornecer uma ferramenta para analisar problemas, conflitos e projetos de arquitetura urbana com uma visão sistêmica orientada para entender a diversidade e complexidade da cidade atual.

    O CONCEITO DE "PROJETO" NA ARQUITETURA, O DESENHO URBANO E O URBANISMO
    RELAÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE DESENHO E PROJETO
    ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA, PROCESSO PROJETIVO E INTERVENÇÃO URBANA
    FORMULAÇÃO, GESTÃO E DIREÇÃO DE PROJETOS URBANO-ARQUITETÔNICOS
    A SOCIEDADE, O AMBIENTE, A ECONOMIA E A POLÍTICA NO PROJETO URBANO-ARQUITETÔNICO TEORIA GERAL DE SISTEMAS
    VISÃO SISTÊMICA DA CIDADE E DOS PROJETOS URBANO-ARQUITETÔNICOS
    A ABORDAGEM TERRITORIAL E A ABORDAGEM SISTÊMICA NA INTERVENÇÃO URBANA
  2. GESTÃO SEM DISTÂNCIAS

    Essa disciplina nos permite conhecer o processo complexo, suas ferramentas, as possíveis metodologias e tipologias da gestão off-shore de um projeto. A gestão de projetos realizada a distância. Para conhecer esse tópico em profundidade, é necessário discutir conceitos como: Construção cooperativa e colaborativa do conhecimento e modelos cooperativos de participação, suportados pelas tecnologias da informação.

    CONSTRUÇÃO COOPERATIVA E COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
    MODELOS COOPERATIVOS DE PARTICIPAÇÃO, SUPORTADOS COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
    TELE-ENGENHARIA DISTRIBUTIVA E GESTÃO OFF-SHORE: DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE DISTÂNCIA, UTILIZANDO OS ÚLTIMOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PENSADOS PARA ESTE FIM.
    ESTUDO E AVALIAÇÃO DE NOVOS CENÁRIOS DE TRABALHO A DISTÂNCIA.
  3. TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

    Diante do cenário atual, essa disciplina tem um papel crescente na direção de projetos, pois forma diretores com habilidades de promoção de projetos e em seus produtos, para atrair investidores ou pelo menos interessar ao mercado destinatário. Para isso, é necessário conhecer as estratégias de comunicação e definir os elementos característicos do projeto, que moldarão a imagem do mesmo.

    COMUNICAÇÃO DA PROPOSTA E DOCUMENTOS DE UM PROJETO E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E GRÁFICA PARA OS PROJETISTAS.
  4. ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS

    Esta disciplina certamente tenta apresentar aos alunos os conceitos e técnicas de administração e gestão de empresas. Abrangendo temas a partir de teorias organizacionais a novas formas organizacionais na nova economia, seja para empresas de serviços, Empresas de Tecnologia, PMEs e Empresas Familiares.

    INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS ORGANIZACIONAIS
    ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
    CLASSES DE EMPRESAS
    AS FUNÇÕES EMPRESARIAIS
    NOVAS FORMAS ORGANIZACIONAIS NA NOVA ECONOMIA
    TIPOS DE EMPRESAS
    Empresas de Serviço. Empresas de Tecnologia. Pequenas e Médias Empresas. Empresas Familiares. Estudo de Casos.
    PASSOS NA CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA
  5. DIREÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    Esta disciplina tem foco no pensamento estratégico aplicado à gestão e fornece capacitação em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão de mudanças como algo inerente a ambientes instáveis e variáveis, nos quais as organizações se desenvolvem.

    Alguns temas abordados na disciplina são:

    A GESTÃO DA MUDANÇA COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
    A mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. A resistência à mudança. A participação no processo de mudança estratégica.
    A DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
    O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. A matriz SWOT como um valioso instrumento do planejamento estratégico.
    A IMPLANTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
    Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização.
  6. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO E ARQUITETÔNICO

    Esta disciplina tem como objetivo destacar os objetos produzidos por uma comunidade que constituem ativos urbanos de valor patrimonial. Quando falamos de bens, entendemos patrimônio tangível, incluindo espaços públicos (com diferentes graus de intervenção humana) que cumprem funções ambientais e recreativas.

    Será trabalhada a identificação do sistema cultural da cidade e a localização dos elementos arquitetônicos com dimensão histórica, estudando a inter-relação dos bens culturais nas diferentes escalas em que estão inseridos e com os processos e agentes que os afetam em cada uma.

    Busca-se que o aluno possa adquirir a capacidade de integrar problemas técnicos, culturais e/ou socioeconômicos na prática de conservação de bens culturais.

    DEFINIÇÃO DE BEM URBANO DE VALOR PATRIMONIAL
    IDENTIFICAÇÃO DO SISTEMA CULTURAL DA CIDADE
    IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS COM DIMENSÃO HISTÓRICA
    TEORIAS DE BASE DE DIFERENTES PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO: DEFINIÇÕES E EXEMPLOS DE CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO, RECUPERAÇÃO, REFUNCIONALIZAÇÃO, POSTA EM VALOR, RECICLAGEM
  7. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Essa disciplina apresenta diferentes técnicas de condução e direção de equipes de trabalho, em que o principal é o recurso humano que possuímos e do qual devemos "cuidar". Para isso, também é necessário conhecer ferramentas de gestão que garantam a administração desses recursos de maneira eficiente.

    CONCEITO DE GRUPO E EQUIPE
    Suas características diferenciais. Aplicações práticas para motivar. Equipes de trabalho. A competência vinculada ao trabalho em equipe. Os membros e funções em uma equipe de trabalho.
  8. GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

    Durante o curso desta disciplina, seremos capazes de identificar e analisar cada um dos tipos de conhecimento gerados nas empresas para sua gestão, diagnóstico, distribuição e disponibilidade de informações; como fatores-chaves de sucesso. A gestão do conhecimento é uma "atividade" que deve estar presente em todas as atividades profissionais e ainda mais se você estiver em uma posição de direção.

    A GESTÃO DO CONHECIMENTO
    Conhecimento e gestão, objetivos da gestão do conhecimento, propriedades e tipologias, ferramentas e implantação.
    NOVOS PARADIGMAS EM DOCÊNCIA E PESQUISA
    e-Learning.
    APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E MODELOS DE MATURIDADE
  9. A FUNÇÃO DO ESTADO

    É introduzido na análise dos diferentes papéis que o Estado pode desempenhar nas ações de intervenção urbana e arquitetônica, desempenhando funções empreendedoras, financeiras, promotoras ou regulatórias, e as consequentes relações com o setor privado. Da mesma forma, são analisadas as responsabilidades do profissional em relação às funções do Estado nas ações urbanas e arquitetônicas.

    PAPÉIS DO ESTADO NOS PROJETOS URBANOS-ARQUITETÔNICOS
    AS POLÍTICAS URBANAS
    O REGULAMENTO ESTATAL DAS ATIVIDADES ARQUITETÔNICAS
    INSTRUMENTOS DO ESTADO NA GESTÃO URBANA
    OS PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS DOS DIFERENTES NÍVEIS DO ESTADO
    AS RESPONSABILIDADES DO SETOR PRIVADO EM RELAÇÃO AO ESTADO
    A FUNÇÃO PROFISSIONAL NA GESTÃO ESTATAL

4ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO OU DISSERTAÇÃO

A última parte do Mestrado é destinada à realização do Projeto ou Dissertação do Mestrado (PFM).

Este trabalho é uma melhoria do projeto realizado nas três partes anteriores, à medida que os vários exercícios foram resolvidos, mas com uma contribuição ainda mais profunda da investigação, para responder às hipóteses colocadas pelo aluno.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do PFM proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e detalhes exigidos nos respectivos regulamentos. O TFM deve ser uma contribuição para o campo de projetos com um forte componente aplicado e respeitando a doutrina e a teoria do campo de projetos.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias feitas

Direção

  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña, en Ingeniería, em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação. Mestre pelo Politécnico de Milão, em Gestão de Projetos e Desenho, arquiteto pela Universidad de Buenos Aires, UBA. Desenvolvedor do primeiro modelo de incubadora de projetos para jovens profissionais. Presidente da AGP IPMA IPMA (International Project Management Association), Argentina.
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro civil. Especialista em projetos de cooperação internacional. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestre em Engenharia e Tecnologia Ambiental. Engenheiro industrial.

Professores e Autores

  • Dra. Izol Marez. Doutora em Arquitetura. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Alberto Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico e Territorial. Arquiteto Professor, titular do curso de Gestão Ambiental Urbana, Universidad Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dra. Martha Velasco. Doutora em Projetos de Inovação Tecnológica, Especialista em Gestão de Projetos, Mestre em Ciências da Administração e Engenharia Industrial. Pesquisadora em Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Miguel Ángel López Flores. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor Pesquisador do Instituto Politécnico Nacional do México.
  • Dr. Arturo Ortega. Doutor em Engenharia Eletrônica. Engenheiro de telecomunicações. Diretor de P&D da FUNIBER.
  • Dr. Benjamín Otto Ortega Morales. Doutor em Ciências com Especialização em Microbiologia. Diretor Geral de Estudos e Pesquisas de Pós-Graduação da Universidad Autônoma de Campeche.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Havana. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana
  • Dr. Antonio Eduardo Fuenzalida. Doutor em Ciências do Exercício. Professor da Universidad Santo Tomas. Santiago, Chile.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro industrial.
  • Dra. Brenda Bravo. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professora da Universidad Metropolitana do México.
  • Dr. Victor Jiménez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professora da Universidad Metropolitana do México.
  • Dr. Héctor Solano. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Márez. Doutora em Engenharia de Projetos. Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestre em Gerenciamento de Projetos e Desenho pela politécnica de Milão, Itália. Professor da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) Argentina e Uruguai.
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Especialista em desenho de projetos de cooperação internacional. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Santos Gracia Villar. Dr. em Engenharia de Projetos. Engenheiro industrial. Especialista em Projetos de Cooperação Internacional.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenharia Civil industrial. Responsável pela área de projetos do Instituto de Pesquisa Agropecuária (INIA), Chile.
  • Dr. José Rodríguez. Doutor em Engenharia Civil. Engenheiro civil. Responsável pela área de Gestão Ambiental da FUNIBER Peru.
  • Dr. Lázaro Cremades. Doutor em Engenharia Química. Professor de Engenharia de projetos da Universidade Politécnica da Catalunha.
  • Dra. Margarita González. Doutora em Engenharia Química. Professora de Engenharia de Projetos da Universidad Politécnica de Cataluña.
  • Dr. José Cortizo Álvarez. Professor Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León, Espanha.
  • Dr. Manuel Castejón Limas. Professor Titular do Departamento de Engenharias Mecânica, de Computação e Aeroespacial da Universidad de León, Espanha.
  • Dr (c). Gregorio Urriola. Professor da Universidad das Américas de Panamá. Especialista em Cooperação Internacional.
  • Dr (c) Lina Pulgarín Osorio. Licenciatura em Administração Ambiental. Mestre em Gestão Integrada: Prevenção, Qualidade e Meio Ambiente.
  • Dr (c). Diego Kurtz. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
  • Dr (c) Marcelino Diez. Especialista e Mestre em Gestão de Projetos. Certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Gerente Profissional de Projetos.
  • Dr (c) Nelson Yepes. Engenheiro industrial. Especialista em Gestão Financeira e Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos.
  • Dra (c) Silvana Marín Garat: Economista. Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Experiência profissional no desenvolvimento de projetos de negócios no exterior e consultorias em Comércio Exterior.
  • Dr (c) Pablo Urquizó: Engenheiro de computação. Mestre em Direção Estratégica em TICs. Experiência como Diretor e Consultor em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, Desenho de Sistemas e Webmaster.
  • Dr (c) Santiago Brie: Graduado em Gestão Ambiental Urbana. Mestre em Projeto, Gestão e Direção de Projetos. Professor da Universidad Nacional de Lanús. Argentina
  • Dr (c) Jhonny Espinosa Bryson: Engenheiro Mecânico e Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos. Consultor em direção de projetos estratégicos.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.