Criação de materiais interculturais para o ensino-aprendizagem de línguas (União Europeia)

Projeto "Tools for Intercultural Education" (Subsidiado pela União Europeia 2005-4678-001-001-SO2-81AWC)

O projeto constituiu um espaço para a produção de materiais para uma educação intercultural e antirracista.

Os beneficiados com o projeto foram diretamente: professores de diversas ordens e graus, formadores do corpo docente, associações envolvidas com educação informal, antirracista e contra a xenofobia e, indiretamente, crianças estudantes, jovens, adultos e capacitadores. Além disso, a própria diversidade dos três países participantes proporcionou suas próprias relações históricas e interculturais.

O projeto consistiu em atividades de pesquisa e prática (action/research), com análises, comparativo de material didático e metodologias, experimentação e avaliação de metodologias didáticas inovadoras. Os parceiros do projeto experimentaram em seus próprios países e discutiram os resultados em dois seminários na Espanha e na Romênia. Para a aprendizagem e o trabalho a distância, foi criado um mecanismo de newsgroup que, por sua vez, permitia observar o uso das TICs e os meios audiovisuais em ação num espaço intercultural e, ao mesmo tempo, aprender e refletir sobre as práticas que melhoravam seu próprio uso.

O produto final foi um CD-ROM com material de multimídia contendo os resultados do projeto nas línguas dos países participantes. O produto foi apresentado no seminário final, além de ser distribuído em cada país por meio de diversas atividades, buscando construir, ao mesmo tempo, uma rede de projetos transnacionais.

Neste projeto, a FUNIBER contribuiu com suas próprias experiências interculturais e sua metodologia.

O objetivo do projeto, realizado por entidades da Espanha, Itália e Romênia, foi colocar de maneira conjunta, diferentes experiências para realizar um intercâmbio de boas práticas e experimentar materiais didáticos e metodologias, realizando adaptações ou criando novo material didático. Particularmente, a metodologia baseada no uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC) e o apoio audiovisual, era o objeto de estudo.

A educação intercultural é, mais que um estudo, uma disciplina, uma abordagem transversal adequada a diferentes níveis educacionais como: aprendizagem de linguagens e disciplinas escolásticas, programas antirracistas para meninos e meninas, jovens e sem contextos formais, educação para o cidadão europeu, aprendizagem ao longo da vida para adultos e formação profissional para trabalhar com imigrantes e seus familiares.