Projeto e implementação da Escola Virtual do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai)

O projeto " Diseño e implementación de la Escuela Virtual del Mercosur" visa dar maior impulso e desenvolvimento ao comércio eletrônico e aos negócios da Internet na região, incluindo o projeto e colocando em andamento a Escola Virtual, constituída por uma plataforma educacional, um programa em rede de capacitação e intercâmbio; e uma comunidade de usuários, reforçados com um conjunto de atividades de alta visibilidade. Seus objetivos são:

  • Gerar novas capacidades, competências e conhecimentos nos países do MERCOSUL.
  • Integrar no projeto as capacidades já existentes, aproveitando-as e aprimorando-as.
  • Envolver instituições e os principais agentes relacionados com o comércio eletrônico e a sociedade da informação.
  • Incorporar critérios de inovação na formação da rede, o projeto dos componentes, o suporte tecnológico e o desenvolvimento das atividades.
  • Promover a diminuição das desigualdades entre países integrantes do MERCOSUL, entre as diferentes regiões dentro de cada país e entre os diferentes setores da comunidade em cada região.
  • Colaborar na formulação de estratégias comuns no campo de comércio eletrônico e negócios na Internet para todo o MERCOSUL.
  • Promover e facilitar o desenvolvimento e a utilização da infraestrutura e serviços de apoio para o comércio eletrônico e negócios na Internet por parte de empresas, profissionais e empreendedores relacionados.
  • Difundir as boas práticas que permitam melhorar a qualidade e quantidade da oferta de produtos e serviços que gerem uma experiência positiva no consumidor on-line.
  • Promover o comércio eletrônico e os negócios por meio da Internet transfronteiriço entre os países membros do MERCOSUL.

O objetivo final é que, ao término dos 27 meses financiados pela cooperação entre a União Europeia e o MERCOSUL, a Escola Virtual tenha a autonomia técnica, de gestão e financeira para continuar oferecendo atividades de qualidade na região de forma sustentada. A instituição responsável pela execução do Programa Mercosul Digital, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Brasil, adjudicou a licitação para a Escola Virtual ao consórcio liderado pela Fundação CEDDET, Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e formado pelas sedes da FUNIBER Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, juntamente com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ); o Instituto Latino-americano de Comércio Eletrônico (ILCE) e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (CESAR).