Terapéutica Homeopática

Apresentação do Programa

É um método terapêutico que se baseia na administração de pequenas doses de substâncias medicamentosas visando-se ativar as próprias defesas do organismo e chegar suavemente à melhoria ou à cura das enfermidades.

Como sistema terapêutico, a Homeopatia tem sido e é utilizada em quase todo o mundo com resultados exitosos. A Homeopatia oferece uma alternativa natural ao tratamento da maioria das doenças comuns.

A quem é dirigido

O programa de Tratamento Homeopático tem como destinatários licenciados em Medicina que:

  • Estejam interessados em aprender/aprofundar-se no tratamento homeopático de enfermidades, sejam elas agudas ou crônicas.

Titulação

O aluno receberá, ao finalizar o programa, um diploma concedido pela Universidad de León e/ou pelo Ilustre Colegio Oficial de Médicos de Madrid (ICOMEM) e/ou pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito à formação de turmas presenciais, não se estabelece uma específica data de início, razão pela qual o aluno possa formalizar sua matrícula a qualquer momento, sempre que haja vagas disponíveis;
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima de três meses para a realização do programa, contabilizada a partir da data de entrega dos dois primeiros volumes ate à data de finalização;
  • O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o programa é de oito meses. Nesse período de tempo, o aluno deve ter entregue todas as avaliações.

A estrutura de créditos do programa de Tratamento Homeopático é apresentada na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 25 7 250
Trabalho de Pesquisa 5 1 50
TOTAL 30 8 300

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula 
b. Duração em meses

Objetivos

  • Formar médicos homeopatas que saibam regular o princípio vital para a conservação da saúde segundo o método de Hahnemann.
  • Conhecer e aprender a manejar as aplicações da homeopatia em diversas situações patológicas.

Saídas Profissionais

Algumas das Saídas profissionais abertas pelo Programa de Tratamento Homeopático, são::

  • Aplicações médicas;
  • Docência.

Plano de estudos

O programa de formação em Tratamento Homeopático divide-se em 2 Partes:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (250 HORAS)

As correspondentes disciplinas e a carga horária da 1ª Parte são mostradas na seguinte tabela:

  • 2ª PARTE: TRABALHO DE PESQUISA (50 HORAS)

Os alunos deverão desenvolver um trabalho de pesquisa baseado no desenvolvimento de um caso prático.

# DISCIPLINAS HORAS
1 TRABALHO DE PESQUISA 50

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. BASES FUNDAMENTAIS E GENERALIDADES (PARTE I)

    Estudo da Homeopatia como método terapêutico, seus fundamentos, aplicação, posologia e prescrição em diferentes doenças.

    PRINCÍPIOS GERAIS E METODOLOGIA DA HOMEOPATIA
    Introdução. Definição. O fenômeno de similitude. A homeopatia: método terapêutico. As patogenias. O tipo sensível. A matéria médica homeopática. Método de aplicação.
    APLICAÇÃO PRÁTICA
    Critérios da prática homeopática. Primeira originalidade: as patogenias. Como as estudar?
    SEGUNDA ORIGINALIDADE: FENÔMENO DA SIMILITUDE
    Segunda originalidade: "similar enfermidade" = semiologia clássica semiologia homeopática. Determinação dos medicamentos homeopáticos nas doenças agudas.
    TERCEIRA ORIGINALIDADE: A DOSE INFINITESIMAL
    Dose infinitesimal. Os trabalhos de pesquisa. Posologia e prescrição nas doenças agudas.
  2. NÍVEL BÁSICO: PATOLOGIA AGUDA

    Estudo pormenorizado da terapêutica homeopática na patologia aguda e os medicamentos homeopáticos utilizados com sucesso na prática médica em diferentes transtornos em função da fase da doença.

    PATOLOGIA INFECCIOSA E GERAL
    Advertência. Patologia infecciosa. Patologia geral.
    APARELHO ORL E NEUMOLOGIA: PATOLOGIA AGUDA
    Corizas agudas. Sinusite aguda e subaguda. Otites agudas. Rouquidões e afonias. Anginas agudas. Laringite e traqueíte agudas. Bronquite e bronquiolite agudas. Pneumopatias agudas.
    GASTROENTEROLOGIA
    Aparelho digestivo. Estomatologia aguda: dores – hemorragias – infecção. Dentição. Cólicas hepáticas. Hepatites agudas. Vômitos acetonêmicos da criança. Gastroenterites agudas do lactente e do adulto.
    APARELHO UROGENITAL
    Ginecologia. As dismenorreias. O fibroma uterino. As infecções ginecológicas crônicas. As mastoses. A menopausa. As menorragias. A tensão pré-menstrual.
    DERMATOLOGIA
    Pele e mucosas. Queimaduras cutâneas. Urticária aguda. Picadas de insetos. Conjuntivites agudas não alérgicas. Herpes zoster.
    APARELHO VASCULAR
    Hemorragias. Flebites superficiais dos membros inferiores. Hemorroidas agudas.
  3. BASES FUNDAMENTAIS E GENERALIDADES (PARTE II)

    Estudo da terapêutica homeopática em patologia crônica, através da avaliação dos sinais clínicos de cada doente e sua evolução patológica.

    PRINCÍPIOS GERAIS: PATOLOGIA CRÔNICA. PARTE I
    A noção de terreno. A noção de modo reacional crônico.
    PRINCÍPIOS GERAIS: PATOLOGIA CRÔNICA. PARTE II
    A noção de tipo sensível. Determinação dos medicamentos homeopáticos em patologia crônica: questionário - prescrição - posologia.
    PRINCIPAIS MEDICAMENTOS. PARTE I
    Nosodes - isoterápicos bioterápicos. Principais medicamentos do modo reacional psórico.
    PRINCIPAIS MEDICAMENTOS. PARTE II
    Principais medicamentos do modo reacional psicótico.
  4. NÍVEL AVANÇADO: PATOLOGIA CRÔNICA

    Estudo pormenorizado da terapêutica homeopática na patologia crônica que afeta diferentes aparelhos do organismo humano.

    APARELHO ORL E APARELHO RESPIRATÓRIO
    Afecções ORL recidivas. Bronquites crônicas. Corizas espasmódicas periódicas e não periódicas. Asma. Pólipos nasais e dos seios.
    APARELHO DIGESTIVO
    Síndromes dispépticas. Úlceras gastroduodenais e gastrite. Colopatias funcionais. Retocolite hemorrágica. Hemorroidas. Cirrose hepática alcoólica.Ginecologia (Dermatologia e Ginecologia, Fibroma Uterino, Infecções Ginecológicas Crônicas, Mastose, Menopausa)Dermatologia e ginecologia. As dismenorreias. O fibroma uterino. As infecções ginecológicas crônicas. As mastoses. A menopausa. As menorragias. A tensão pré-menstrual.
    APARELHO URINÁRIO
    Infecções urinárias de repetição. Litíase urinária. Pólipo vesical. Prostatismo.
    APARELHO CIRCULATÓRIO
    Contribuição da homeopatia à patologia cardiovascular. Arteriosclerose e aterosclerose. Arteriopatias dos membros inferiores. Contribuição da homeopatia ao tratamento da hipertensão arterial. As varizes dos membros inferiores. As úlceras varicosas dos membros inferiores. Acrocianose e síndrome de Raynaud. As frieiras.
    DERMATOLOGIA
    Dermatites alérgicas e/ou atópicas. Micoses cutâneas e ungueais. As acnes. Herpes. Verrugas, condilomas, molusco contagioso.
    SISTEMA NERVOSO
    Cefaleias e enxaquecas. Vertigem. Possibilidades e limites teóricos da homeopatia no tratamento dos transtornos emocionais, psíquicos e psicossomáticos. Terrenos ansiosos. Estados depressivos no adulto. Insônia do adulto. Transtornos do sono na criança. Transtornos do comportamento e da adaptação escolar.
    APARELHO OSTEOARTICULAR
    Principais medicamentos sintomáticos das afecções reumáticas. Lugar que ocupa a homeopatia no tratamento da artrose. Os reumatismos inflamatórios crônicos. A gota.

2ª PARTE: TRABALHO DE PESQUISA

Os alunos deverão desenvolver um trabalho de pesquisa baseado no desenvolvimento de um caso prático.


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Santiago de la Rosa Iglesias. Presidente da Comissão de Medicina Naturista do Ilustre Colegio de Médicos de Madrid (ICOMEM).
  • Dra. Carmen Peréz Morales. Professora Titular da Universidad de León.
  • Dr. Jorge López Recinos. Professor da Universidad de San Carlos, Guatemala.

Coordenação

  • Dr. Alain Eche. Doutor em Medicina e especialista em Homeopatia pela Universidad de Montepellier.
  • Sra. Irma Domínguez Azpíroz. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética. Universidad de Navarra.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.