Alimentação e Dietética Clínica

Apresentação do Programa

O sistema sanitário se fundamenta na cura, deixando em segundo plano a prevenção. Mas é necessário destacar que em termos econômicos os adequados programas de prevenção nos ajudariam a reduzir o gasto atual de Saúde, focalizado em sua grande maioria para os tratamentos paliativos ou curativos. É por isso que com a ajuda da nutrição é possível reduzir os gastos e prevenir a prevalência de enfermidades, bem como melhorar a qualidade de vida.

Com o programa de Alimentação e Dietética Clínica, pretende-se recolher informação atualizada respeito ao tratamento dietético das enfermidades mais estreitamente relacionadas com a alimentação.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos permite dirigir o programa de Alimentação e Dietética Clínica a profissionais que desenvolvam sua atividade em postos relacionados com a saúde, a indústria ou empresas que queiram especializar-se nesta temática.

O programa de Alimentação e Dietética Clínica tem como destinatários:

O programa de Alimentação e Dietética Clínica será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou de pós-graduação para alguém interessado em especializar-se em temas de saúde e nutrição.

  • Universitários e não-universitários que desejam adquirir conhecimentos básicos sobre a área da alimentação, dietética e dietoterapia;
  • Todos aqueles profissionais da saúde, da indústria ou de empresas privadas que querem consolidar seus conhecimentos para aplicá-los em seu ambiente de trabalho.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en ALIMENTACIÓN Y DIETÉTICA CLÍNICA.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa de Alimentação e Dietética Clínica é de 200 horas (20 créditos).

A respeito da distribuição do tempo, estabelece-se que:

  • Por ser um programa à distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, o que faz com que o aluno possa formalizar a matrícula a qualquer momento, sempre que haja vagas;
  • A duração máxima será de 6 meses.

A estrutura de créditos do programa de Alimentação e Dietética Clínica está na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplina 15 4 150
Trabalho final de Curso 5 2 50

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

  • Ser capaz de elaborar um programa de assessoramento nutricional adaptado às necessidades individuais.

Objetivos específicos:

  • Adquirir uma ideia global sobre a nutrição e a alimentação ao longo da vida;
  • Conhecer as características nutricionais dos alimentos;
  • Ser capaz de elaborar um programa de assessoramento nutricional adaptado às necessidades nutritivas individuais;
  • Dispor das ferramentas necessárias para transmitir a informação adequada sobre os hábitos alimentares corretos;
  • Possuir as habilidades necessárias para aconselhar sobre a nutrição em situações patológicas.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Alimentação e Dietética Clínica são as seguintes:

  • Médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, naturopatas e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento à sua formação e ajuda na realização de seu trabalho diário.
  • Assessor nutricional em programas de ensino regular e não regular, pessoal da saúde, pessoal de serviços de restaurante..., centros de informação ao consumidor, associações de doentes crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Assessor técnico em programas de busca e informação e promoção de produtos para assegurar o enlace entre marketing, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
  • Funcionário lojas especializadas em produtos dietéticos.
  • Funcionário em empresas alimentares ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas específicas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O programa de Alimentação e Dietética Clínica tem uma estrutura curricular baseada em 2 Partes formativas que buscam situar o estudante em um marco real de acordo com uma contínua mudança.

  • 1ª PARTE: DISCIPLINA (150 HORAS)

A primeira parte, composta por 1 disciplina, permite conhecer e compreender toda a complexidade da alimentação e da dietética clínica.

O objetivo é conseguir que os alunos adquiram uma idéia global da Alimentação e a Dietética Clínica e que tenham uma visão da multidisciplinaridade na assistência nutricional, assim como de suas implicações na saúde das pessoas.

  • 2ª Parte: TRABALHO FINAL DE CURSO O PROJETO (50 HORAS)

A última Fase do programa está destinada à realização do Trabalho Final de Curso, o qual não se recomenda começar com antecedência ao término da 1ª Parte: Disciplina, pois a partir deste momento o aluno contará com os elementos necessários para dar início ao trabalho.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo aos esboços e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou a sua relação, tanto teórica como aplicada, e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINA

GRUPOS DE ALIMENTOS
Introdução. Grupos de alimentos segundo a F.A.O./O.M.S. Grupos de alimentos segundo outros critérios. Gamas de produtos.
DIETA MEDITERRÂNEA
Que é a Dieta Mediterrânea? Composição da Dieta Mediterrânea. Alimentos feculentos. Frutas. Frutos secos. Pescados e Frutos do mar. Lácteos. Vinho. Benefícios da Dieta Mediterrânea. Evolução da Dieta Mediterrânea.
NUTRIÇÃO E GESTAÇÃO
Introdução. Ajustes fisiológicos durante a gestação. Ingestões Recomendadas. Exemplo de cardápio para mulheres gestantes. Problemas relacionados com a nutrição na gestação. Considerações sobre o efeito do álcool, fármacos e tabaco na gestação. Conselhos práticos para a grávida.
NUTRIÇÃO E LACTAÇÃO
Introdução. Características fisiológicas da lactação. Ingestões recomendadas. Considerações gerais sobre tabaco, álcool, fármacos e alguns componentes dietéticos em lactação. Vantagens da lactação natural.
NUTRIÇÃO INFANTIL
Introdução. Crescimento. Socialização e maturação psicológica. Nutrição do lactante. Lactação artificial. Alimentação complementar ("Beikost"). Proposta de calendário de alimentação durante o primeiro ano de vida. Tipos de cardápio em diferentes etapas da lactação.
NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA
Nutrição na idade maternal. Nutrição na idade pré-escolar e escolar.
NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
Introdução. Características fisiológicas e psicológicas. Fatores que condicionam a dieta do adolescente. Ingestões recomendadas. Recomendações alimentícias. Recomendações gerais. Problemas nutricionais na adolescência.
NUTRIÇÃO E VELHICE
Introdução. Características fisiológicas da velhice. Ingestões Recomendadas. Exemplo de menu para a terceira idade. Má nutrição. Prevenção da má nutrição. A atividade física na velhice. Fármacos na velhice. Outros fatores que intervêm na nutrição na idade avançada. Ações-chave para uma melhor alimentação do ancião.
OBESIDADE
Definição e prevalência. Quantificação da obesidade. Composição corporal. Distribuição do tecido adiposo. Tipos de obesidade. Fisiologia do tecido adiposo. Etiopatogenia da obesidade. Obesidade e riscos para a saúde. Tratamento de emagrecimento. Dieta de manutenção.
DIETA E DIABETES
Definição e critérios diagnósticos. Prevalência da diabetes melito. Classificação. Alterações metabólicas da diabetes melito. Tratamento do paciente diabético.
NUTRIÇÃO NA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Conceito. Prevalência. Diagnóstico. Bases fisiológicas da pressão arterial. Classificação e fisiopatologia da hipertensão arterial. Efeitos da hipertensão arterial. Tratamento
NUTRIÇÃO E ATEROSCLEROSE
Introdução. Fases de formação do ateroma. Fatores de risco na aterosclerose. Manifestações clínicas da aterosclerose. Prevenção e tratamento da enfermidade cardiovascular.
OSTEOPOROSE
Constituição do osso. Dinâmica óssea. Regulação endócrina do cálcio. Conceito de osteoporose. Etiologia da osteoporose. Prevalência da osteoporose. Evolução fisiológica da estrutura óssea. Fatores de risco da osteoporose. Prevenção e tratamento da osteoporose.
NUTRIÇÃO E CÂNCER
Introdução. Processos de cancerogênese por agentes químicos. Influência da nutrição no processo de cancerogênese. Recomendações alimentícias na prevenção do câncer. Nutrição e câncer.
SAÚDE BUCODENTAL E NUTRIÇÃO
Introdução. Bases morfológicas e fisiológicas do dente. Cárie dental. Enfermidade periodontal.
TRANSTORNOS DA MOTILIDADE INTESTINAL
Constipação. Megacólon. Diverticulite do cólon. Síndrome do intestino irritável.
SÍNDROME DIARRÉICA
Definição. Fisiopatologia. Avaliação diagnóstica do paciente com diarréia. Tratamento.
MÁ ABSORÇÃO CARBOIDRATOS
Introdução. Fisiopatologia. Clínica. Diagnóstico. Má absorção de dissacarídeos. Má absorção de monossacarídeos.
MÁ ABSORÇÃO. ENFERMIDADE CELÍACA
Má absorção. Enfermidade celíaca. Espru tropical. Tratamento. Caso clínico.
NUTRIÇÃO E AIDS
Aspectos gerais. Etapas da infecção. Quadro clínico. Diagnóstico. Tratamento farmacológico. Tratamento nutricional. Caso clínico.
ANOREXIA NERVOSA
Introdução aos transtornos do comportamento alimentar. Conceito de anorexia nervosa. História da anorexia nervosa. Epidemiologia. Etiopatogenia. Clínica. Diagnóstico. Prognóstico.
BULIMIA NERVOSA
Conceito de bulimia nervosa. Modelos explicativos. Epidemiologia. Etiopatogenia. Clínica. Diagnóstico. Complicações. Prevenção e prognóstico.
ERROS CONGÊNITOS DO METABOLISMO
Introdução. Aspectos gerais. Principais tipos de erros congênitos do metabolismo. Hiperfenilalaninemias. Homocistinúria. Leucinose. Transtornos do ciclo da uréia. Galactossemia. Deficiências da b-oxidação mitocondrial dos ácidos graxos. Caso clínico.
HIPERURICEMIA E GOTA
Aspectos gerais. Classificação das hiperuricemias. Etipopatogenia. Quadro clínico. Diagnóstico. Tratamento. Caso clínico.
NUTRIÇÃO EM PATOLOGIAS RENAIS
Introdução. Alterações patológicas. Caso prático.
NUTRIÇÃO ENTERAL
História. Conceito. Indicações e contra-indicações. Escolha do suporte terapêutico. Material de infusão. Métodos de infusão. Fórmulas. Complicações. Vantagens da nutrição enteral. Nutrição enteral domiciliar. Caso clínico.
NUTRIÇÃO PARENTERAL
Introdução. Nutrição parenteral: conceito e tipos. Indicações da nutrição parenteral total. Nutrição parenteral periférica. Via de acesso em nutrição parenteral. Requisitos nutricionais. Administração da Nutrição parenteral. Controle em nutrição parenteral. Complicações da nutrição parenteral. Retirada da nutrição parenteral. Caso clínico.

2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO O PROJETO

A última parte do programa é destinada à realização do Trabalho Final de Curso.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo aos delineamentos e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a algum dos campos estudados ou à sua relação, tão teórica quanto aplicada e que respeite as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.
  • Dra. (c) Anna Marín. Coordenadora da Área de Nutrição.

Professores e Autores

  • Dr. Adolfo Chávez. Presidente da Asociación Latinoamericana de Nutrición. Coordenador do Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
  • Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidad de León. Diretor do Instituto de Biomedicina de la Universidad de León.
  • Dr. Emilio Martínez de Vitoria. Diretor do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidad de Granada. Catedrático de Fisiologia e Professor da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
  • Dr. Enrique Roche Collado. Catedrático da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández. Subdiretor do Instituto de Bioengenharia da Universidad Miguel Hernández
  • Dr. Rafael Tojo Sierra. Catedrático de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
  • Dr. Jordi Salas Salvadó. Catedrático de Nutrição e Bromatologia da Universidad Rovira i Virgili (Reus - Tarragona)
  • Dr. Guillermo Rodríguez Navarrete. Doutor em Farmácia e Nutrição. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Rosa Solà Alberich. Catedrática de Medicina da Universidad Rovira i Virgili. Vice-reitora de Pesquisa e Relações com Instituições de Saúde da Universidad Rovira i Virgili.
  • Dra. Magdalena López Frías. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de Granada. Pesquisadora do Instituto Universitário de pesquisa de Nutrição e Tecnologia de Alimentos "José Mataix Verdú".
  • Dra. Elena García García. Doutora em Farmácia pela Universidad de Granada. Graduada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Murcia. Professora da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández.
  • Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiologia e subdiretora da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
  • Dra. Ascensión Marcos Sánchez. Professora de Pesquisa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC). Diretora do Grupo de Inmunonutrición del Dpto de Metabolismo y Nutrición del Instituto del Frío del CSIC.
  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. José Mataix Verdú (EPD). Catedrático de Fisiologia da Universidad de Granada.
  • Dr. Alfredo Entrala Bueno. Decano da Faculdade de Ciências da Saúde. Diretor Departamento de Fisiopatologia da Universidad Alfonso X El Sabio.
  • Dr. Alfredo Martínez Hernández. Diretor do Instituto de Ciências da Alimentação da Universidad de Navarra.
  • Dr. Antonio M. Gálvez del Postigo Ruiz. Catedrático de Microbiologia do Departamento de Ciências da saúde da Universidad de Jaén.
  • Dr. Antonio Marco Chover. Vice-presidente do Consejo Europeo para la Pluralidad Médica (ECPM). Membro da Equipe Diretor da Sociedade Internacional de Estudos Proteômicos (Bruselas).
  • Dra. Iciar Astiasarán Anchía. Diretora do Instituto de Ciências da Alimentação e Decana da Faculdade de Farmacia de la Universidad de Navarra.
  • Dr. Carlos Iglesias Rosado. Chefe do Departamento de Nutrição na Universidad Alfonso X El Sabio.
  • Dra. Virginia Motilva. Pesquisadora e Professora da Faculdade de Farmácia de la Universidad de Sevilla.
  • Dra. Elena Talero Barrientos. Pesquisadora e Professora da Faculdade de Farmácia da Universidad de Sevilla.
  • Dr. Antonio Ayala Gómez. Catedrático e professor del Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Mercedes Cano García. Professora do Departamento de Fisiologia da Universidad de Sevilla.
  • Dra. M. Carmen García Parrilla. Catedrática e Professora do Departamento de Bromatologia da Universidad de Sevilla.
  • Dra. M Ángeles Fernández Arche. Professora do Departamento de Farmacologia da Universidad de Sevilla.
  • Dr. José Miguel Álvarez Suárez. Doutor em Alimentação e Saúde. Professor de Toxicologia, Farmacologia e Ciência dos Alimentos do Departamento de Medicina Veterinária.
  • Dr. Fermín Sánchez de Medina Contreras. Catedrático de Bioquímica e Biologia Molecular do Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos da Universidad de Granada.
  • Dr. Fernando Gil González. Professor Titular de Toxicologia. Professor da Escuela de Nutrición de la Universidad de Granada.
  • Dr. Francisco J. Pérez Cano. Doutor em Farmácia pela Universidad de Barcelona. Professor leitor da Universidad de Barcelona.
  • Dr. Gonzalo Morandé Lavín. Chefe do serviço da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Infantil Universitario Niño Jesús.
  • Dr. José Jesús Ruiz Joyanes. Doutor em Medicina e Cirurgia. Mestre em Medicina Biológica, Medicina Antienvelhecimento e Medicina Estética.
  • Dr. José Maldonado Lozano. Professor Titular de Pediatria da Universidad de Granada.
  • Dr. Juan Llopis González. Professor Titular de Fisiologia. Pesquisador do Instituto Universitário de pesquisa de Nutrição e Tecnologia de Alimentos "José Mataix Verdú".
  • Dr. Juan Manuel Morillo. Doutor em Odontologia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Área de Ciências Básicas da Escola de Enfermagem e Fisioterapia San Juan de Dios de la Universidad Pontificia Comillas de Madrid.
  • Dr. Luis García Torres. Professor Titular de Fisiologia da Universidad de Granada. Professor do Instituto Universitário de Pesquisa de Neurociências "Federico Olóriz".
  • Dr. Manuel Ramírez Sánchez. Catedrático de Fisiologia da Universidad de Jaén.
  • Dr. Marcos Mazzuka Petitta. Doutor em Medicina e Cirurgia da Universitá La Sapienza. Coordenador de Pós-graduação em Medicina da Universidad de Oriente.
  • Dr. Nabil Benomar Elbakali. Professor Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dr. Narcís Gusi. Doutor em Adaptações Fisiológicas ao Exercício pela Universidad de Barcelona. Professor Titular de Didática da Expressão Plástica Musical e Corporal da Universidad de Extremadura.
  • Dr. Pedro Bullón. Presidente da Conferência de Decanos de Faculdades de Odontologia da Espanha. Catedrático de Estomatologia Faculdade de Odontologia. Universidad de Sevilla.
  • Dr. Santiago de la Rosa Iglesias. Presidente da Comissão de Medicina Naturista do Ilustre Colegio de Médicos de Madrid (ICOMEM).
  • Dra. Assumpció Roset Elías. Doutora em Farmácia. Coordenadora do Programa de Educação para a Saúde em Escola do Departamento de Educação da Generalitat de Catalunya.
  • Dra. Elena Ortega Morente. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Esther Fuentes Marhuenda. Professora Titular da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández.
  • Dra. Hikmate Abriouel Hayani. Doutora em Ciências. Pesquisador Contratado (Programa Ramón y Cajal) da Universidad de Jaén.
  • Dra. Isabel Prieto Gómez. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Magdalena Martínez Cañamero. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Margarida Castell Escuer. Catedrática de Fisiologia, Universidad de Barcelona.
  • Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiologia. Subdiretora da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
  • Dra. Mercedes Barrionuevo Díaz. Professora Titular de Fisiologia. Professora da Escuela de Nutrición de la Universidad de Granada.
  • Dra. Miriam Muñoz de Chávez (EPD). Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional del Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
  • Dra. Pilar Sánchez Collado. Doutora em Farmácia. Professora Titular do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidad de León.
  • Dra. Rosario Lucas López. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Rosaura Leis Trabazo. Professora Titular de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
  • Dra. Rosella Mazzuka de Marta. Docente da Universidad Santa María (Venezuela). Membro da ACAM, SITEC da Itália, SOVENIA e DAW de Venezuela, LINCA de México e AVA de Barcelona.
  • Dra. Esther de la Paz. Secretaria da Comissão de Médicos Naturistas do ICOMEM.
  • Dr. Antonio Jesús Meléndez Martínez. Pesquisador e Professor do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Belén Gordillo Arrobas. Pesquisadora e Professora do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Mª Jesús Cejudo Bastante. Professora do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Luisa Escudero Gilete. Professora do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dr.(c) José Alberto Frade-Martins Parraça. Doutorando Associado ao Departamento de Fisiologia da Universidad de Extremadura.
  • Dra.(c) Marilyn Montejo Berríos. Doutoranda em Educação. Professora da Univ. Científica do Sul. Colaboradora do curso de Técnica Dietética da Univ. Científica do Sul.
  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Doutoranda em Educação. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad de León. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Diplomada em Nutrição e Dietética pela Univ. de Navarra.
  • Dra.(c) Sandra Sumalla Cano. Doutoranda em Projetos. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad Rovira i Virgili. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
  • Dra.(c) Anna Marín Bachs. Doutoranda em Educação. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética pela Universidad de León. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
  • Dr.(c) Iñaki Elío Pascual. Doutorando em Projetos. Mestrado em Nutrição e Metabolismo. Universidad de Barcelona. Dietista-Nutricionista da Unidade de Dietética e Nutrição Clínica do Hospital Universitário de Bellvitge.
  • Dra.(c) Sandra Jarrín Motte. Doutoranda em Educação pela UNINI. Mestrado em Estudos Biológico-Naturistas pela Universidad de León. Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Científica del Sur.
  • Dra.(c) Lili Zavala Ciudad. Doutoranda. Mestre em Tecnologia e Controle de Alimentos. Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Científica del Sur.
  • Dr.(c) Joan Trabal. Doctorando. Mestrado em Nutrição e Metabolismo pela Universidad de Barcelona. Dietista-Nutricionista do Hospital Clínic de Barcelona.
  • Dr.(c) Ricardo Jorge Guedes de Almeida. Doutorando em Educação. Licenciado em Enfermagem.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.