Educação Ambiental

Maestría en Comunicación

Solicitação Informação

 

Apresentação do Programa

A educação desempenha um papel importantíssimo na integração da vida social e econômica da humanidade, daí adquirir grande relevância como estratégia de modo a contribuir para a solução da problemática ambiental.

A incorporação da dimensão ambiental às diferentes formas com que se expressa o processo educativo exige um esforço transformador não isento de obstáculos. Faz-se necessário pois, um compromisso acadêmico, formativo e prático, que envolva a crítica dos desenvolvimentos educativos e a apresentação de alternativas.

Sob um enfoque eminentemente prático, o programa de Educação Ambiental aborda o tema como uma forma cotidiana de fazer educação, facilitando aos docentes a incorporação de conteúdos ambientais à educação básica, sem esquecer que constitui um processo a possibilitar o desenvolvimento do ser humano de maneira integral.

Esse programa se enquadra num ambicioso programa dirigido à formação de profissionais que se mostrem com capacidade de projetar, promover e dirigir processos de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, em diversos campos da atividade social, a partir de perspectivas globais, regionais e locais. A estrutura do curso centra-se em quatro campos de atuação: a fundamentação conceitual e filosófica, a educação ambiental para a sustentabilidade, a gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável e, finalmente, as experiências nacionais e locais.

A quem é dirigido

O programa de Educação Ambiental está pensado especialmente para satisfazer a dois tipos diferentes de grupos:

  • Pessoas sem titulação universitária que, por suas próprias características pessoais ou experiência, podem alcançar uma formação de qualidade neste campo.
  • Titulados superiores que, além da formação de base, desejam uma especialização prática no campo da Educação Ambiental para que tenham possibilidade de ampliar suas aberturas profissionais.

Titulação

Ao finalizar o Programa com êxito, o aluno recebe seu diploma, expedido pela Universidade na qual tenha se matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).