Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação

Maestría en Intervención Psicológica en el Desarrollo y la Educación

Solicitação Informação

 

Apresentação do Programa

As mudanças sociais, culturais e econômicas vivenciadas no decorrer dos anos favoreceram o surgimento de novos cenários e contextos no desenvolvimento e na educação, e, com isso, novos espaços de avaliação e intervenção para os profissionais que trabalham com esta linha. O desenvolvimento e a educação constituem uma área científica e profissional consolidada, com uma forte presença social e um corpus de conhecimentos teóricos, tecnológicos e aplicados de maneira sistemática e clara, diferentemente de outras esferas disciplinares. A formação e o exercício profissional neste campo ostentam uma longa tradição.

Neste contexto, a finalidade do trabalho dos profissionais desta área é a avaliação e a intervenção no comportamento humano em situações de evolução e educação, através do desenvolvimento das capacidades da pessoa, dos grupos e das instituições. Neste contexto, entende-se “educação” em um sentido amplo, referindo-se a processos de aprendizagem e desenvolvimento, tanto pessoal quando coletivo.

O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação forma especialistas em um dos perfis profissionais de maior demanda dentro do âmbito laboral, convertendo-se em uma ferramenta especialmente útil na formação de profissionais a partir de uma abordagem ampla e aplicada, cujo propósito é trabalhar o campo do desenvolvimento e da educação.

O Mestrado foi concebido para contribuir com a formação tanto das pessoas com claros interesses em especializar-se nos segmentos específicos do cotidiano da educação e da evolução, quanto para estudantes recém-graduados que buscam iniciar-se nesta área.

As saídas profissionais são específicas para o profissional que trabalha no mundo do desenvolvimento (da infância à velhice) e da educação com o objetivo de melhorar os processos de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, assim como diagnosticar e intervir nos problemas e transtornos do desenvolvimento.

Os estudantes que concluem com sucesso o Mestrado estarão qualificados para:

  • Integrar os conhecimentos atualizados no âmbito da psicologia, do desenvolvimento e da educação.
  • Conhecer as ações psicoeducativas mais significativas para responder a todo tipo de necessidades educacionais.
  • Desenvolver a capacidade crítica para transferir conhecimento acadêmico a diferentes situações reais.
  • Avaliar contextos e situações educativas, assim as pessoas que estão nestes contextos.
  • Criar materiais e programas em função desta avaliação e dos objetivos educacionais.
  • Saber escolher a técnica de intervenção psicológica adequada para alcançar os objetivos propostos.
  • Organizar estratégias de prevenção e intervenção para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
  • Intervir com os distintos agentes e nos diferentes contextos e situações educativas de maneira eficaz, reflexiva e crítica.

A quem é dirigido

O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação capacita o estudante em um setor profissional amplo (educação, família, trabalho social, saúde pública, etc.)e proporciona uma formação profunda para o desenvolvimento da avaliação, assessoria e intervenção.

Este programa de Mestrado é flexível nos perfis dos ingressantes, já que sua estrutura permite que sejam atendidas diferentes áreas de interesse.

  1. Egressos da área da educação: psicologia, pedagogia, educação infantil, educação primária, educação social e equivalentes.
  2. Egressos de áreas sociais: serviço social, enfermagem social, psicologia social, sociologia, antropologia e equivalentes.
  3. Egressos de outras áreas que comprovem uma trajetória profissional sólida no âmbito da educação ou social.

Este terceiro grupo de estudantes, dependendo de sua formação prévia, pode precisar cursar algum complemento de formação a ser adaptados a cada caso de maneira personalizada. De forma geral, serão nivelados os conhecimentos fundamentais nas disciplinas básicas.

Titulação

Após a conclusão bem sucedida do programa, o aluno receberá o título emitido pela universidade em que foi matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).