Métodos de Ensino

O modelo educativo atual é composto por muitas inovações educativas e pedagógicas que facilitam, potencializam e impulsionam um processo formativo de aprender-a-aprender em um entorno de aprendizagem de qualidade.

Por que formação a distância?

O crescimento e a presença global da FUNIBER devem-se a um modelo educativo que promove a colaboração e a cooperação entre nações visando enriquecer a formação das pessoas. Este modelo é resultado da experiência da FUNIBER em mais de 20 anos de docência de Pós-graduação semipresencial e a distância, de participação em projetos internacionais de cooperação e formação junto a empresas, o que garante um modelo que proporciona resultados efetivos com relação ao investimento educativo assumido versus o retorno em formação de conhecimentos e aprendizagem pessoal e organizacional. Tudo isto em virtude do modelo educativo da FUNIBER garantir uma formação global de alta qualidade.

Inovação educacional e pedagógica

O modelo educativo é composto hoje em dia de muitas inovações educativas e pedagógicas que facilitam, potencializam e impulsionam um processo formativo de aprender-a-aprender em um entorno de aprendizagem de qualidade. Isso comporta:

  • Facilitar o contato entre estudantes, entre professores e de ambos grupos entre sí.
  • Fomentar a cooperação e a reciprocidade: a aprendizagem como esforço coletivo.
  • Considerar o estudante como centro do processo daquilo que participa ativamente.
  • Estimular e potencializar a comunicação e a interação contínua entre professores e estudantes.
  • Indicar que o processo de formação implica e exige dedicação temporária e esforço contínuo.
  • Usar a motivação como estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados da aprendizagem estão a seu alcance.
  • Personalizar a aprendizagem, considerando as diferenças entre os estudantes e suas diversas formas de aprender.

Elementos presenciais e não presenciais

O modelo educativo integra e complementa elementos de docência tanto presenciais como não-presenciais:

  • Material de estudo impresso entregue na residência do aluno, apresentados em Tomos de grande qualidade e cujo conteúdo é preparado por especialistas em educação não presencial, garantindo seu estudo sem depender 100% da tecnologia;
  • Campus Virtual onde os alunos compartilham experiências com estudantes de outros países, além de ter acesso a Biblioteca eletrônica da FUNIBER onde são encontradas centenas de teses realizadas através das universidades conveniadas e documentos digitais de grande valor, gerados e atualizados conforme a demanda de cada país, universidade ou empresa, complementados com espaços de discussão temáticos mediante foros e chats, formando um complemento ideal aos conteúdos obrigatórios de estudo;
  • Bate-papos e seminários presenciais ditados por nossos professores visitantes com o objetivo de que os estudantes conheçam os professores e reforcem a rede de contato e aprendizagem,
  • Apoio contínuo com um Consultor Acadêmico específico e pessoal para sua ajuda e acompanhamento, além da rede de tutores global (chamamos de Mapa do Conhecimento Global) os quais se especializaram em diferentes tématicas, fazendo assim o estudo mais frutífero e enriquecendo a aprendizagem com experiências de especialistas internacionais; e
  • Exames adaptados às necessidades e requisitos formativos, podendo ser virtuais ou tradicionais através de correio postal, o qual garante que o conhecimento é assimilado e interiorizado segundo os objetivos pedagógicos de cada disciplina e garantindo as exigências de cada país e universidade da rede.

Componente não presencial

O modelo educativo em seu componente não-presencial e que rege boa parte das atuações educativas da FUNIBER, procura promover um espaço de comodidade para o estudante caracterizado por:

  • Eliminação dos problemas de incompatibilidade de horários,
  • Desaparecimento dos inconvenientes dos deslocamentos,
  • Acompanhamento contínuo dos estudos através do Campus Virtual e de uma agenda pessoal ou acadêmica,
  • Ajuste do ritmo de estudo de acordo com os interesses e da vida diária (pessoal, familiar, trabalhista) de cada aluno, e
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira direta no âmbito profissional.

Componente presencial

O modelo educativo em seu componente presencial e que dá força e distinção às atuações educativas da FUNIBER, procura dar um espaço de segurança ao estudante e não limitar-se a um estudo baseado pelo acesso a Internet. É caracterizado por:

  • A editoração gráfica foi especialmente confeccionada para ser aplicada ao ensino a distância, partindo de um desenho muito visual, com um estilo de redação claro e preciso. Há freqüentes quadros explicativos e com destaque aos pontos mais importantes de cada tema, exercícios de auto-avaliação pessoal e grupal integrando aprendizagem pessoal "de escritório" com aprendizagem colaborativa virtual através do Campus Virtual.
  • A documentação segue uma ordem lógica de estudo, por isso todos os conteúdos estão coordenados entre si, de tal forma que os conceitos vão sendo introduzidos gradualmente. De início busca-se conhecer e compreender os conceitos essenciais e suas complexas relações para em seguida passar aos temas de aplicação teórica ou aplicada segundo cada tema.
  • A tutoria personalizada permite esclarecer questões que surgem de qualquer ponto do tema. Faz com que os estudantes tenham apoio, tanto presencial como não-presencial podendo ele mesmo ajustar suas necessidades de aprendizagem.
  • Professores visitantes realizam bate-papos e seminários nos diferentes países da rede, assegurando assim, o contato e a relação entre as diversas sedes da FUNIBER e seus respectivos países.