Sobrepeso e Obesidade

Apresentação do Programa

O sobrepeso e a obesidade são graves problemas de saúde pública. Especificamente, a obesidade foi considerada, até o surgimento da Covid-19, a grande pandemia do século XXI. Não só pela abrangência de sua extensão, atingindo todas as regiões do mundo, mas também por afetar indistintamente diferentes gêneros, idades e em múltiplas situações fisiológicas.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em todo o mundo, aproximadamente 13,1% dos adultos sofrem de obesidade e cerca de um terço da população está acima do peso. A Assembleia da Saúde das Nações Unidas propôs reduzir essa porcentagem de obesidade para 11,8% até 2025. Paradoxalmente, em uma sociedade em que o acesso à informação está ao alcance de muitos e em que há opções para adotar um estilo de vida saudável, estamos longe de atender esse objetivo, pois, pelo contrário, o sobrepeso e a obesidade não param de crescer a cada dia.

No passado, essa era uma circunstância sofrida pelos países de alta renda. Hoje, é uma doença vivenciada por todos, pois, em países de baixa e média renda, o sobrepeso e a obesidade convivem com a desnutrição, fenômeno conhecido como dupla carga da desnutrição. Isso se deve principalmente à maior exposição a alimentos de baixa qualidade, baixa educação nutricional e sedentarismo.

Esta não é uma questão puramente estética, mas vai além. O sobrepeso e, acima de tudo, a obesidade, estão associados a inúmeras doenças, que dificultam e podem até levar à morte de quem as sofre. Por isso, trata-se de uma preocupação sanitária de primeiro nível internacional, que deve ser atendida com diligência e celeridade.

A solução está ao nosso alcance. É um esforço conjunto que requer o envolvimento de diversos atores, desde os responsáveis ​​nos governos e sociedades científicas internacionais, até os próprios afetados, seus familiares e cuidadores; e, por último, mas não menos importante, os profissionais de saúde. Estes últimos deve ter as habilidades e competências adequadas para oferecer as ferramentas e estratégias que melhor se adequam às necessidades de cada indivíduo ou grupo.

Como consequência, foi criado o programa Sobrepeso e Obesidade, que oferece a todos os profissionais interessados ​​uma formação atual e completa, baseada em evidências científicas. O tema é abordado a partir de uma perspectiva global e interdisciplinar, integrando a etiopatogenia, o diagnóstico, as complicações, o tratamento e a prevenção do sobrepeso e obesidade.

A quem é dirigido

O programa Sobrepeso e Obesidade tem como destinatários:

  • Licenciados ou Graduados (ou equivalente) em Ciências da Saúde que desejam se especializar e se atualizar na abordagem nutricional do sobrepeso e obesidade.
  • Outros Licenciados ou Graduados (ou equivalentes) que, devido à sua prática profissional, necessitam ser formados no estudo do sobrepeso e obesidade.
  • Aqueles profissionais que têm seu próprio interesse em aprender sobre sobrepeso e obesidade.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista Universitário em SOBREPESO E OBESIDADE.

Após a finalização bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela universidade onde se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa acadêmico Sobrepeso e Obesidade é de 100 horas (10 créditos).

Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito à formação de classes presenciais, não se estabelece uma data concreta de início, razão pela qual o aluno pode formalizar sua matrícula a qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para realizar o programa é de 3 meses. Ao final deste período, o aluno deve ter entregado todas as avaliações correspondentes das disciplinas.

A estrutura de créditos do programa acadêmico Sobrepeso e Obesidade é mostrada no seguinte quadro:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 10 3 100
TOTAL 10 3 100

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Para o aluno que cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais com capacidade para responder e propor soluções às necessidades individuais e coletivas relacionadas com o sobrepeso e a obesidade, a partir de uma perspetiva multidisciplinar e baseada em evidências científicas.

Objetivos específicos

  • Analisar a fisiopatologia, a etiopatogenia, os critérios diagnósticos e as complicações da obesidade.
  • Examinar os aspectos particulares da obesidade nas diferentes fases da vida e suas principais complicações inerentes.
  • Distinguir orientações e ferramentas dietéticas para a prevenção e o tratamento do sobrepeso como parte de uma intervenção multidisciplinar, global e integral.
  • Propor estratégias dietéticas-nutricionais direcionadas a pacientes com obesidade e sobrepeso adaptadas à sua situação fisiopatológica e às suas características individuais.
  • Reconhecer a educação nutricional e a educação para a saúde como elementos fundamentais na prevenção e no tratamento da obesidade.

Saídas Profissionais

Dependendo da qualificação anterior, algumas das saídas profissionais do programa Sobrepeso e Obesidade são:

  • Assessor dietético-nutricional em instituições públicas ou privadas (centros de saúde, centros esportivos, escolas, centros geriátricos etc.) e organizações não governamentais.
  • Gestor ou agente de saúde em entidades públicas e privadas dedicadas à promoção da saúde e dos hábitos saudáveis.
  • Consultor de campo em projetos de nutrição comunitária e saúde pública.
  • Disseminador e gerador de conhecimento baseado em evidências científicas nos meios de comunicação e nas redes sociais.
  • Consultor de serviços de informação ao consumidor e de marketing relacionados à alimentação.
  • Assessor técnico em programas de busca e informação e promoção de produtos para garantir o vínculo entre marketing, tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.
  • Funções comerciais em empresas alimentícias ou farmacêuticas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Programa Sobrepeso e Obesidade é composto por 2 disciplinas, cujo objetivo é analisar os fundamentos do diagnóstico, as possíveis complicações, a prevenção e o tratamento do sobrepeso e obesidade, a partir de uma perspectiva global e interdisciplinar.

As disciplinas e os créditos correspondentes são mostrados no quadro a seguir:

# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Diagnóstico, etiopatogenia e complicações da obesidade 5
2 Tratamento e prevenção da obesidade 5
TOTAL 10

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, em função das atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Dirección Académica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino.  Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor da Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico. 

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.
  • Dra. (c) Anna Marín Coordenador da Área de Nutrição.

Professores e Autores

  • Dra. Andrea Arreguín. Doctora y Máster Universitario en Nutrigenómica y Nutrición Personalizada por la Universidad de las Islas Baleares. Docente de la Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutora em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr (c). Luis Miguel Becerra. Doutorando em Nutrição. Professor da Escola de Medicina da Universidad del Valle. /li>
  • Dra. Mercedes Briones. Doutora Internacional em Nutrição Infantil pela Universidad de Granada. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Thania Chio. Doutoranda em Educação. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) María Eugenia Delvaux.Doutoranda em Nutrição. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Irma Domínguez. Doutora em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Docente da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Iñaki Elío. Doutor em Projetos de Saúde e Nutrição pela Universidad Internacional Iberoamericana. Diretor acadêmico e professor da Graduação em Nutrição Humana e Dietética da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Adriana Garduño Alanis. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidad Autónoma del Estado de México. Diretora de Estudos Avançados da Universidad de la Salud del Estado de México.
  • Ma. María Juana Gómez-Alonso Delgado. Mestra em Ensaios Clínicos pela Universidad de Sevilla. Graduada em Nutrição e Dietética pela Universidad de Alcalá de Henares (Madri). Graduada em Farmácia pela Universidad Complutense de Madrid.
  • Ma. Julia Nelsa Herrera. Mestra em Nutrição e Biotecnologia Alimentar com especialização em Microbiologia Alimentar. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Viviana Constanza Loria Kohen. Doutora em Medicina pela Universidad Autónoma de Madrid. Professor Doutor Contratado na Universidad Internacional Isabel I de Castilla. Professor Doutor Contratado na Fundación IMDEA Alimentación.
  • Dra (c). Laura Martín.  Doutoranda em Saúde Pública. Mestra em Saúde Internacional e Cooperação e Especialista em Comunicação e Marketing Digital em Saúde. Consultora/Auditora de Qualidade Alimentar. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana. 
  • Dra. (c) Anna Marín. Doutoranda em Educação. Docente da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Nohora Milena Martínez. Doutora pelo Programa Salud Mental: Genética e Ambiente pela Universitat Rovira i Virigili e Universidad de Almería. Professora e membro de diversos projetos de pesquisa na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Alfredo Martínez Hernández. Director do Instituto de Ciências Alimentares da Universidade de Navarra.
  • Dra. Susana Martínez. Doutora em Biologia pela Universidad de León. Docente da Universidad Europea del Atlántico.
  • Mg. Lizbeth Morales González. Mestra em Ciências da Saúde pela Universidad Autónoma del Estado de México Diretora de Pesquisa e membro do Comitê de Pesquisa da Universidad de la Salud del Estado de México.
  • Dra. Claudia Nelly Orozco. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Univesidad de Guadalajara. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Tara Rendo. Doutora em Nutrição, Fisiologia e Saúde pela Univ. de Navarra. Docente da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Sandra Sumalla. Doutora em Projetos de Saúde e Nutrição. Decana da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.