Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia

Apresentação do Programa

O Programa da especialização em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia compreende terapias que podem ajudar no tratamento de inúmeras enfermidades, de forma complementar à medicina ocidental.

Descrevem-se a Ozonoterapia, a Aeroterapia, a Helioterapia, a Talassoterapia, a Geoterapia e a Hipertermia.

Sem sombra de dúvida, esses métodos já integram as terapias atuais, sendo, portanto, necessário o conhecimento em torno deles, de modo a se poder satisfazer a demanda apresentada pelos cidadãos.

A quem é dirigido

O programa de Especialização em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia tem como destinatários:

  • Profissionais interessados na área de formação Biológica-Naturista.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en ANTIENVEJECIMIENTO, OZONOTERAPIA Y TALASOTERAPIA.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito à formação de turmas presenciais, não se estabelece uma específica data de início, razão pela qual o aluno possa formalizar sua matrícula a qualquer momento, sempre que haja vagas disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima de três meses para a realização do programa, contabilizada a partir da data de entrega dos dois primeiros volumes ate à data de finalização.
  • O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o programa é de cinco meses. Nesse período de tempo, o aluno deve ter entregue todas as avaliações.

A estrutura de créditos do programa de Especialização em Antienvelhecimento, Ozonoterapia e Talassoterapia é apresentado na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 10 5 100
TOTAL 10 5 100

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
b. Duração em meses

Objetivos

  • Proporcionar novos conhecimentos adaptados às necessidades da sociedade ocidental;
  • Conhecer e aprender a utilizar as terapias mais solicitadas pela população;
  • Facilitar, por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação, mediante um processo de ensino - aprendizagem tutorizado, a atualização com relação ao surgimento das últimas notícias em torno da temática.

Plano de estudos

  • ANTIENVELHECIMENTO, OZONOTERAPIA E TALASSOTERAPIA (100 HORAS)

As correspondentes disciplinas e a carga horária da especialização em Antienvelhecimento, Ozonioterapia e Talassoterapia são apresentadas na seguinte tabela:


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

  1. OZONOTERAPIA

    Estudo detalhado do ozônio e suas propriedades, a ozonoterapia, sua ação bioquímica sobre o metabolismo, sua aplicação e toxicidade.

    O QUE É O OZÔNIO. ASPECTOS GERAIS. HISTÓRIA DO OZÔNIO
    Aspectos gerais. Onde é encontrado o ozônio de forma natural. A contaminação atmosférica. O oxigênio na atmosfera. A camada de ozônio. História da ozonoterapia.
    PROPRIEDADES DO OZÔNIO. UTILIDADE DO OZÔNIO NA INDÚSTRIA E NA MEDICINA
    Propriedade depuradora do ambiente e das águas residuárias. Os biocidas. Uso do ozônio na conservação de alimentos. Propriedades do ozônio no organismo humano. Resultados obtidos após a ozonoterapia. Ação bioquímica do ozônio sobre a reologia sanguínea.
    PERIGOS DO OZÔNIO. TOXICIDADE. CONTRA-INDICAÇÕES MÉDICAS
    As complicações pulmonares ao respirar certa concentração de ozônio. O alarme ambiental com ozônio. Limites de risco estabelecidos. A dose letal de O3. Toxicidade extrapulmonar do ozônio. Efeitos colaterais do ozônio. Contra-indicações da ozonoterapia.
    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO OZÔNIO E A COMPARAÇÃO COM O OXIGÊNIO
    Características físicas e químicas do ozônio e a comparação com as do oxigênio. A fotossíntese e a aparição do oxigênio no planeta.
    AÇÃO BIOQUÍMICA DO OZÔNIO SOBRE O METABOLISMO DOS PRINCÍPIOS IMEDIATOS E DA MEMBRANA CELULAR. OZÔNIO, ESTRESSE OXIDATIVO E RADICAIS LIVRES
    Ação bioquímica sobre o metabolismo dos princípios imediatos. Ação do ozônio sobre o sangue. As consequências da vida aeróbica. Os radicais livres gerados pelo oxigênio (ROS). O estresse oxidativo. A membrana celular como alvos dos radicais livres.
    O GERADOR DE OZÔNIO. SUA LOCALIZAÇÃO E CONDIÇÕES BÁSICAS REQUERIDAS. ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS. KIT DE PRIMEIROS SOCORROS
    Condições básicas de um gerador e acessórios. Mecanismo básico do gerador de ozônio. Como calcular a dose de ozônio a ser administrada. Controle do gerador de ozônio. Recomendações para o gerador de ozônio. Cuidados ao se trabalhar com o ozônio.
    VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE OZÔNIO. EM CAVIDADES: RETAL, NASAL, AUDITIVA, VAGINAL E BUCODENTAL
    As muitas aplicações do ozônio e as mais eficientes. Formas de administrar o ozônio. A concentração para cada via de aplicação. Aplicação retal: sistêmica e local. Aplicação ginecológica do ozônio. Aplicação na cavidade Bucodental e faríngea. A aplicação de ozônio em otorrinolaringologia.
    VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE OZÔNIO: A VIA VENOSA. A AUTO-HEMOTERAPIA: SISTEMAS E ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS. A ANTICOAGULAÇÃO
    Metodologia da auto-hemoterapia com ozônio. Mecanismo de ação da auto-hemoterapia. Protocolo Pessoal. O número de sessões e a concentração. Acessórios necessários para a grande AHT. Auto-hemoterapia menor ou IM. A via intratecal ou epidural.
    O OZÔNIO EM DOENÇAS INFECCIOSAS. A HEPATITE, A HERPES ZOSTER E SIMPLES. CANDIDÍASE. A OZONOTERAPIA NO CÂNCER
    Ozônio e anti-infecção. Experiências com animais. O tratamento das hepatites virais. Eficiência do ozônio em outras doenças virais: herpes zoster e simples. Amigdalite tratada com ozônio. Tratamento de osteomielite com ozonoterapia. A ozonoterapia no câncer.
  2. HELIOTERAPIA, TALASSOTERAPIA, AEROTERAPIA E GEOTERAPIA

    Pretende conhecer a helioterapia, talassoterapia, aeroterapia e geoterapia, revisando suas histórias e estabelecendo as regras gerais para suas aplicações.

    HELIOTERAPIA
    Introdução. Conceito. Histórico. Radiação e luz solar. Doenças relacionadas com a Helioterapia. Terapêutica.
    TALASSOTERAPIA
    Introdução. Conceito. Histórico. Bases de Talassoterapia. Efeitos Terapêuticos. Terapêutica. Indicações e contra-indicações.
    AEROTERAPIA
    Introdução. O Ar. A Pele. Banhos de ar. A respiração.
    GEOTERAPIA
    Conceito. Histórico. Materiais utilizados na Geoterapia.
  3. PULSAÇÕES DE ONDAS MAGNÉTICAS E HIPERTERMIA

    Estudo da aplicação medicinal da eletricidade e do magnetismo, das propriedades elétricas das células, dos campos eletromagnéticos, da água no corpo humano e dos principais tratamentos.

    O BIOELETROMAGNETISMO APLICADO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS
    Introdução. Aspectos gerais.
    ELETRICIDADE E PROPRIEDADES ELÉTRICAS DAS CÉLULAS. FUNÇÃO DA MEMBRANA CELULAR
    Eletricidade. Propriedades elétricas das células.
    COMUNICAÇÃO CELULAR ELÉTRICA E MAGNÉTICA NO CORPO HUMANO. PROPRIEDADES ELÉTRICAS DAS CÉLULAS CANCEROSAS. MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E RESSONÂNCIA
    Fundamentos biológicos da comunicação celular. Bases fisiológicas e moleculares. Transdução de sinal. A comunicação elétrica e magnética. Propriedades elétricas das células cancerosas.
    CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS E CÉLULAS
    Magnetismo. Elementos magnéticos no organismo humano. Mecanismo de interação do campo magnético com o organismo.
    MEIO CELULAR, PLASMA INTRACELULAR E EXTRACELULAR: A ÁGUA DO NOSSO CORPO
    Importância biológica e as características da água. A água do nosso corpo. Alterações minerais e de água nas células danificadas. A Água, mais que um simples solvente. A água de cristal líquido, a magnetita e os chacras.
    TRATAMENTOS COM CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS E SEUS RESULTADOS
    Premissas. Tecnologia básica dos campos eletromagnéticos no uso clínico. Tratamento com pulsações de campos magnéticos. Efeitos colaterais. Benefícios do tratamento. O tratamento metabólico do Dr. Sodi Pallarés. Experiência com o gerador de pulsos magnéticos Papimi.
    TRATAMENTOS ELÉTRICOS
    Premissas. Efeitos gerais da corrente elétrica no corpo. Tipos de correntes elétricas usadas na medicina. Experiência com a galvanoterapia. Aparelho médico BET 7.
    PROTOCOLOS, CASOS, RESULTADOS
    Introdução. A experiência no tratamento com pulsações de campos magnéticos. Uso do aparelho de ondas Papimi. Experiência com terapia elétrica contra o câncer usando o BET 7. Experiência de terapias combinando pulsações de campos magnéticos com o equipamento Papimi e outros tratamentos terapêuticos. Tratamento com água de cristal líquido.
  4. TERAPIA ANTIENVELHECIMENTO, RADICAIS LIVRES E ANTIAGING

    Estudo do envelhecimento e suas principais teorias, influências genéticas, influências hormonais, o papel dos radicais livres e antioxidantes, toxinas ambientais, a dieta, a desintoxicação e a longevidade.

    CONCEITOS
    Dados estatísticos sobre o envelhecimento. O que é envelhecer? Considerações de "teorias históricas". Teorias atuais sobre o envelhecimento.
    GENÉTICA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
    Genética da vida.
    OS HORMÔNIOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
    Estrutura glandular. Ações do colesterol dentro de fisiologia celular. Fatores que influenciam na disfunção hormonal. Hormônios de crescimento (HGH, GH). Melatonina.
    RADICAIS LIVRES
    Conceitos. Capacidade de absorção dos radicais livres pelos alimentos. Técnica de medição dos radicais livres.
    ANTIOXIDANTES
    Conceito. Como agem os antioxidantes? Tipos de antioxidantes.
    TOXINAS AMBIENTAIS
    Conceito. Contaminantes. Doenças causadas por toxinas ambientais.
    A DIETA COMO TERAPIA ANTIAGING
    Conceito. Principais causas da carência de antioxidantes nos alimentos. Toxicidade Intrínseca dos alimentos. Toxicidade extrínseca dos alimentos. Alimentos transgênicos.
    MICRONUTRIENTES: ALIMENTO PARA AS CÉLULAS
    Conceito. Base histórica da medicina ortomolecular. Oligoelementos intracelulares e extracelulares. Mecanismo de ação dos oligoelementos. Relação entre os minerais e as vitaminas. Conceito de transmutação biológica. Demanda e características dos oligoelementos.
    DESINTOXICAÇÃO: CHAVE DO BOM EQUILÍBRIO CORPORAL
    Conceito. Organismos envolvidos. Alimentos tóxicos e envelhecimento. Técnicas médicas de desintoxicação.
    LONGEVIDADE, A NOVA FRONTEIRA
    Conceito. Telomerase. SIRT1.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações, em função de atualizações ou aperfeiçoamentos.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Carlos Llopis Martínez. Secretário-geral da Fundación Europea de Medicina Tradicional China. Diretor do Departamento de Fitoterapia Tradicional Chinesa da Escuela Superior de MTC.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Vânia Alexandre. Coordenadora da Área de Saúde Natural.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.