Apresentação do Programa
A Especialização em Coaching traz uma abordagem, em termos de sua visão do ser humano, inspirada na visão Ontológica, Sistêmica e Transformacional. Consideramos o Coaching não apenas uma metodologia com ferramentas práticas ou uma disciplina moderna em expansão, mas uma filosofia de vida através da qual olhar e interpretar o ser humano e suas possibilidades de mudança, crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Portanto, definimos Coaching como um processo de acompanhamento reflexivo e criativo, oferecido aos clientes, a fim de atingir um objetivo específico e inspirá-los a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Em vista disso, a missão da Especialização em Coaching é formar profissionais na disciplina de coaching, através do desenvolvimento e consolidação de suas competências e habilidades como coach; aprofundar-se nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento, mudança e acompanhamento.
A Especialização em Coaching oferece uma formação que está intimamente ligada ao contexto do exercício da profissão. As bases teóricas do Coaching, suas diferentes áreas de aplicação e modelos metodológicos, são tratadas como um esquema de referência que nos permite adentrar no processo de coaching. Além de aprofundar as ferramentas que serão úteis durante os processos de orientação e acompanhamento; as competências do coach, em coerência com os padrões da International Coach Federation (ICF); e na prática do coaching, através de sessões de acompanhamento supervisionadas pelos professores, tutores e coaches responsáveis.
A quem é dirigido
O programa Coaching é projetado para profissionais do coaching que desejam completar e reforçar sua formação nas metodologias mais atualizadas e inovadoras deste campo, bem como desenvolver e fortalecer suas competências como coach, melhorar sua capacidade de liderar, coordenar e orientar outros em seus processos de transformação, e expandir sua caixa de ferramentas como profissionais do coaching.
Também é destinado a graduados universitários em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Direito, Psicopedagogia, Publicidade ou Administração e Gestão de Empresas, Educação, ou outras áreas relacionadas que queiram se capacitar em habilidades de coaching para aplicar em nível pessoal e profissional, a fim de adquirir técnicas para melhorar suas habilidades para dirigir, liderar e inspirar seus colaboradores a alcançar melhores e novos resultados.
Titulação
A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em COACHING , emitido pela Universidade onde tenha se matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Coaching é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 37 |
2ª Parte: Coaching In Action: Processo de Coaching Supervisionado | 10 |
TOTAL | 47 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Coaching tem 47 créditos.
A duração do programa em Coaching é de 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivos Geral
- Formar profissionais na disciplina do coaching, através do desenvolvimento e consolidação de suas competências e habilidades como coach; do aprofundamento nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento e acompanhamento realizados, no marco das abordagens conceituais e metodológicas que sustentam a prática do coaching em processos de mudança, desenvolvimento e crescimento pessoal.
Objetivos Específicos
- Identificar e compreender o papel e a identidade do coach e sua importante contribuição durante o processo de coaching.
- Distinguir e aplicar os diferentes modelos e abordagens de coaching, usados para abordar os processos de mudança.
- Desenvolver as competências apropriadas como coach, com base nas 11 competências-chave e valores promovidos pela International Coach Federation (ICF), a fim de se tornar um profissional que atenda aos padrões de qualidade apropriados para exercer a profissão de coach.
- Usar as ferramentas linguísticas (modelo de conversação), ferramentas emocionais (gestão emocional) e ferramentas corporais (técnicas e processos de comunicação não-verbal) úteis para serem usadas nos processos de coaching.
- Conduzir os processos de coaching e acompanhar adequadamente o(s) coachee(s) na realização dos objetivos desejados, tanto a nível pessoal como profissional.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Coaching são:
- Coach pessoal/life coach.
- Coach para equipes e gestão de pessoas
- Profissionais e gerentes em todos os níveis da pirâmide organizacional.
Plano de estudos
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
As disciplinas e as horas correspondentes ao programa são apresentadas na tabela abaixo:
1ª PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Origens e fundamentos teóricos do coaching | 3 |
2 | Fontes disciplinares de apoio ao coaching | 3 |
3 | As competências do coach | 4 |
4 | Coaching e programação neurolinguística | 5 |
5 | As ferramentas para o coach | 5 |
6 | Mindulness e coaching | 5 |
7 | Processo de coaching | 5 |
8 | Áreas de aplicação do coaching | 4 |
9 | Marketing do coaching e personal banding | 3 |
TOTAL | 37 |
Estas disciplinas, apesar de serem independentes uma da outra, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.
- 2ª PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESSO DE COACHING SUPERVISIONADO
No caso da Especialização, a última fase do Programa será dedicada à conclusão da disciplina 100% prática e cuja carga letiva é de 10 créditos, com o objetivo de que o aluno possa colocar em prática as diferentes ferramentas, estratégias e competências ensinadas através das disciplinas anteriores do programa, por meio de diferentes processos de coaching nos quais os alunos devem atuar como coach.
2ª PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESSO DE COACHING SUPERVISIONADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Coaching in action: processo de coaching supervisionado | 10 |
TOTAL | 10 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- Origens e fundamentos teóricos do coaching
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Origens e princípios filosóficos do coaching.
- Visão ontológica aplicada ao coaching.
- Pensamento sistêmico.
- Processo de coaching.
- Fontes disciplinares de apoio ao coaching
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Principais fontes de apoio ao coaching.
Como entendemos o ser humano e suas dimensões?
Maneiras de interagir e comunicar-se com os outros.
Como concebemos a vida e a existência?
Como o coaching é conhecido e estruturado hoje em dia?
- Principais fontes de apoio ao coaching.
- Competências do coach
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Competências do coach.
- Dimensão linguística.
- Dimensão emocional.
- Dimensão corporal.
- Coaching e programação neurolinguística.
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Introdução à programação neurolinguística.
- Os sistemas de representação sensorial.
- Estratégias e ferramentas de comunicação da PNL.
- Um novo paradigma na comunicação.
- A importância de conectar-se com o coachee. RAPPORT.
- Estado de plenitude de recursos.
- Um modelo de trabalho.
- Estilos de aprendizagem.
- O campo unificado da PNL.
- As ferramentas para o coach
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Conceito de cultura.
- Ferramentas linguísticas para o coach.
- Ferramentas de programação neurolinguística.
- Outras ferramentas e recursos.
- Myers-Briggs.
- Mindulness e coaching
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Mindulness e coaching.
- Conceitos básicos em mindfulness.
- Intervenções baseadas em minfulness (IBM).
- Treinamento de mindfulness.
- Práticas mindfulness.
- Aplicação do mindfulness no processo de coaching.
- Processo de coaching
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Relação coach-coachee.
- Processo de coaching
- Fase preliminar do processo.
- Definição de objetivos e valores.
- Realidade atual.
- Definição das ações.
- Encerramento do processo.
- Áreas de aplicação do coaching
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- Definição das áreas de aplicação do coaching.
- Áreas de aplicação do coaching por tipo de cliente e objetivo.
- Coaching pessoal.
- Coaching para empreendedores.
- Coaching nutricional.
- Coaching de casais.
- Coaching de equipes.
- Coaching esportivo.
- Encerramento do processo.
- Marketing do coaching e personal banding
A disciplina abrange, entre outros, os seguintes conteúdos:
- PRINCÍPIOS E NOÇÕES GERAIS DE MARKETING.
- MARKETING DE SERVIÇOS APLICADOS AO SERVIÇO DE COACHING.
- MARKETING PESSOAL E PERSONAL BANDING.
- PLANO DE MARKETING PARA A ATIVIDADE DE COACHING.
- RECURSOS ON-LINE APLICADOS À ATIVIDADE DE COACHING.
2ª PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESSO DE COACHING SUPERVISIONADO
- Coaching in action: PROCESSO DE COACHING SUPERVISIONADO.
Trata-se uma atividade de formação orientada à prática do coaching, realizada pelos estudantes e supervisionada pela universidade. Seu objetivo é permitir-lhes completar sua formação acadêmica, favorecendo a integração dos conhecimentos adquiridos e a implementação das competências desenvolvidas que os preparam para a prática profissional
ATENÇÃO: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.
Direção
- Dra. (c) Vanessa Yélamos Torres Doutorado (en andamento) em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona. Certificação como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autónoma de Barcelona, juntamente com o Institut Sistèmic de Barcelona, Espanha. Licenciatura em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Especialista em técnicas de coaching, certificada pela ICF. Formação em constelações familiares e programação neurolinguística. Experiência profissional ligada ao ensino à distância através de ambientes virtuais em temas relacionados ao coaching, à gestão de emoções, à liderança, à gestão de mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, proporcionando espaços on-line e presenciais onde os clientes podem realizar processos de descoberta vital, aprendizagem e transformação pessoal e profissional. Participação em vários workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
Professores e Autores
- Dra. Laura Natalia Pérez Doutorado (cum laude) e Mestrado em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretora acadêmica do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Internacional Iberoamericana do México e professora na universidade. Psicólogo e coach, fundadora da Florecimiento Humano. Experiência em pesquisa na Universitat de Barcelona, Espanha. Experiência como psicóloga nos hospitais San Juan de Dios e La Inmaculada, Colômbia.
- Dra. María de los Ángeles González García Doutorado em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universitat de Barcelona. Licenciatura em Psicologia, ênfase: Psicologia Clínica, Universidad de Salamanca. Trabalhou como professora titular em tempo parcial na Soler i Sala SL, Barcelona, em Assessoria e formação Psicologia da Saúde, Coaching e Consultoria e PNL (junho de 2009-2011) e atualmente é professora associada na Graduação em Psicologia, Universidad Europea del Atlántico. Trabalhou como psicóloga na Unidade de Medicina Interna do Hospital Germans Trias i Pujol, Barcelona, em tarefas de assistência, pesquisa e formação. Atualmente é diretora do Centro Psicoeducativo Balance, Santander. Também é psicólogo e formadora de mindfulness. Publicou manuais e artigos científicos em revistas internacionais sobre Psicologia Clínica e colaborou em numerosos estudos clínicos.
- Dr. Juan Luis Martín Ayala Doutorado em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Mestrado em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor acadêmico da graduação em Psicologia e professor pesquisador da área de Psicologia Evolutiva e Educacional da Universidad Europea del Atlántico, Espanha. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
- Dra. Mariacarla Martí González Doutorado em Educação pela Universidad de Zaragoza. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de La Habana. Mestrado em Educação pela Arte pela Universidad de las Artes, Cuba. Diploma em Psicologia e Pedagogia das Artes. Lecionou Psicologia na Universidade das Artes e é pesquisadora convidada na Universidade de Zaragoza. Professor na Universidad Europea del Atlántico e membro do Conselho Consultivo Psicopedagógico da universidade.
- Dra. Julién Brito Ballester Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
- Dra. (c) Vanessa Yélamos Torres Doutorado (en andamento) em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona. Certificação como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autónoma de Barcelona, juntamente com o Institut Sistèmic de Barcelona, Espanha. Licenciatura em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Especialista em técnicas de coaching, certificada pela ICF. Formação em constelações familiares e programação neurolinguística. Experiência profissional ligada ao ensino à distância através de ambientes virtuais em temas relacionados ao coaching, à gestão de emoções, à liderança, à gestão de mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, proporcionando espaços on-line e presenciais onde os clientes podem realizar processos de descoberta vital, aprendizagem e transformação pessoal e profissional. Participação em vários workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
- Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro Doutorado (em andamento) em Educação, Universidad Internacional Iberoamericana, México. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León. Licenciatura em Psicologia, Universidad de Guadalajara. Experiência como coach empresarial para empreendedores. Leciona disciplinas relacionadas a habilidades de gestão, administração de empresas, educação de jovens adultos. Experiência profissional em funções de recrutamento e seleção.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dra. (c) Andrea Gutiérrez Simón Psicóloga, Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Diploma em Educação Perinatal. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana, México. Trabalhou no campo do desenvolvimento das pessoas em instituições de saúde e educação, bem como em empresas privadas. Mais de 15 anos de experiência no ensino, é consultora e conferencista. Com experiências transculturais. Tem gerado processos de mudança a nível individual e corporativo, na execução de projetos a curto e médio prazo. Tem Certificação Internacional como Facilitadora em Dinâmica de Grupo concedida pela Organização GERZA, Lima, Peru. Formação complementar em ambientes virtuais.
- MSc. Stefania Stiscia. Mestrado em Coaching com PNL pela Escuela de Coaching Motivat em Barcelona, Espanha. Coach certificada pela ASESCO. Mestrado em Coaching Pessoal e Corporativo com abordagem sistêmica pelo Coaching Lab, Barcelona Formação complementar em Coaching Transformacional pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Formação complementar em Coaching Sistêmico e Constelações Familiares e Organizacionais pela Farfala Coaching Global em Barcelona. Licenciatura em Ciências Econômicas e Empresariais pela Università degli Studi di Modena, Itália. Cocriadora de conteúdo para vários programas de formação em coaching. Sócia e membro do Comitê de Eventos da AECOP. Facilitadora de recursos e tutora on-line. Fundadora da Artliderbarcelona, onde desenvolve atividades como formadora, consultora e coach, e proporciona espaços para desenvolvimento pessoal e organizacional.
- MSc. Sandra Guasch Santos. Mestrado em Neuroliderança e Coaching Organizacional na EADA Barcelona. Mestrado em Coaching Transformacional, Pessoal e Organizacional para gestores pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Licenciatura em Administração pela Universitat de Barcelona, Espanha. Certificação Copperfield na Escola de design Kaospilot em Barcelona. Certificação Sikkhona pelo Instituto de Comunicação e Coaches de Barcelona. Formação complementar em desenvolvimento de recursos humanos, habilidades de relacionamento e comunicação. Formadora e técnica crganizacional. Responsabilidades empresariais e de gestão de recursos humanos. Experiência como formadora, coordenadora e gerente de equipes de trabalho
- MSc. Núria Oltra González. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona. Licenciatura em Psicologia pela Universitat Rovira i Virgili, Terragona, Espanha. Fundadora e coach holística na Novamirada, onde proporciona espaços para promover o crescimento holístico e a aprendizagem experimental das pessoas. Experiência como professora presencial no Mestrado em Coaching Sistêmico oferecido pela Universitat Autónoma de Barcelona, juntamente com o Instituto Sistêmico de Barcelona. Coach e coordenadora de projetos na Fundación Babel Punto de Encuentro.
- MSc. Ana de Diego Lagüera. MBA pela Universidad de Deusto. Coach certificada ACC pela International Coach Federation Coach pessoal e executiva. Professora na Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico. Professora de Coaching e Mentoring no Mestrado de Recursos Humanos na UBU. Professora do Mestrado em Coaching e Liderança na Escuela de Coaching y Tres Talentos, Mérida, Espanha. Chefe de formação interna, recursos humanos, consultora e coach organizacional para várias empresas espanholas, para as quais desenvolveu projetos e realizou intervenções destinadas a proporcionar espaços para promover o desenvolvimento pessoal e organizacional dos funcionários.
- MSc. Sonia Juliana Pérez Pérez. Mestrado em Musicoterapia pela Universidad Nacional de Colombia. Licenciatura em Psicologia pela Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Colômbia. Licenciatura em Antropologia pela Universidade de Los Andes, Colômbia. Diploma em Docência Universitária, Corporación Universitaria Taller 5. Alta competência para o desenvolvimento de processos educacionais, sociais e terapêuticos baseados na capacidade de compreensão, análise e visão proativa. Habilidades de escrita, leitura e pesquisa de primeira classe. Possui experiência como professora e musicoterapeuta em várias instituições universitárias, centros de formação e intervenção terapêutica na Colômbia.
- MSc. Sara Moza Moríñigo. Mestrado Universitário em Formação de Professores e pela Universitat de Barcelona. Mestrado em RH e Gestão do Trabalho pelo Centro de Estudios Jurídicos de Granada. Mestrado Universitário (em andamento) em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de Granada. Experiência na área de consultoria em recursos humanos e como professora na área de resolução de conflitos e recursos humanos. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.