Comunicação Audiovisual e Multimídia

Apresentação do Programa

As diversas fases de pré-produção, rodagem e pós-produção de um programa audiovisual requerem de uma série de elementos técnicos, uma ordem metodológica, a equipe humana e a tecnologia adequada; a ordem e a utilização destes fatores é determinante para o êxito ou fracasso do projeto.

O programa de Comunicação Audiovisual e Multimídia procura dotar os profissionais de conhecimentos acadêmicos modernos, ensinando-os a utilizar as novas tecnologias nos processos audiovisuais e multimídia; por sua vez, inclui dentro de seu programa disciplinas novas que permitem que os profissionais sejam cada vez mais competitivos no mundo da comunicação audiovisual.

A quem é dirigido

O programa de especialização em Comunicação Audiovisual e Multimídia , por sua estrutura acadêmica, é dirigido principalmente a:

  • Graduados em Ciências da Comunicação.
  • Graduados em Comunicação Audiovisual.
  • Graduados que desejem especializar-se em temas audiovisuais para poder melhorar suas perspectivas de carreira.
  • Pessoas não universitárias que desejem especializar-se na área audiovisual.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação de Especialista em COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa de Comunicação Audiovisual e Multimídia é de 1 ano.

m relação à distribuição do tempo, estabelece-se que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, por isso o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver lugares disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do Programa de 6 meses.
  • O tempo máximo de que se dispõe para realizar o Programa é de 12 meses. Neste período de tempo, o aluno deve ter entregue todas as avaliações correspondentes às disciplinas e o Trabalho Final de Curso.

A estrutura de créditos e horas do Programa de Comunicação Audiovisual e Multimídia apresenta-se na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Disciplinas 31 9 310
2ª Parte: Trabalho Final de Curso ou Projeto 10 3 100
TOTAL 41 12 410

a.A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade que titule.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

  • Formar profissionais que possuam as capacidades necessárias que permitam realizar tarefas de desenho, gestão e controle da produção; desenvolvendo a capacidade de planejamento, realização e operação expressiva e técnica de imagem e som nos diversos processos de produção, entrando nas diversas fases de desenvolvimento e edição de um projeto audiovisual.

Objetivos específicos:

  • Conferir as habilidades básicas do comunicador na concepção, direção e desenvolvimento de projetos em comunicação.
  • Ensinar aos profissionais uma série de conhecimentos atualizados sobre diversas especialidades audiovisuais e prepará-los para as necessidades do mercado em agências, imprensa, rádio, televisão e Internet.

Saídas Profissionais

Finalizando com êxito a especialização, o profissional terá algumas destas saídas profissionais:

  • Técnico de iluminação.
  • Técnico de realização de vídeo.
  • Técnico de direção cinematográfica.
  • Técnico de produção audiovisual.

Plano de estudos

O Programa de Comunicação Audiovisual e Multimídia tem uma primeira parte composta por oito disciplinas e uma segunda parte destinada ao Trabalho Final de Curso ou Projeto.

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (310 HORAS).

A primeira parte permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceitos e históricos envolvidos na produção audiovisual e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo é conseguir que os alunos adquiram uma visão global do campo audiovisual, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na seguinte tabela:

Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente que facilita sua compreensão de menor a maior complexidade. Cada disciplina se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às provas de avaliação.

A última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto.

O objetivo é apresentar um documento que contenha o desenvolvimento total do projeto proposto, da ideia inicial até sua passagem ao suporte audiovisual. Por ser o resumo do Programa, o Projeto deverá contemplar os diferentes campos estudados.

2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Trabalho Final de Curso ou Projeto 100
  TOTAL 100

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. DESENHO E ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

    Esta disciplina pretende desenvolver as habilidades necessárias para realizar tarefas próprias do desenho, planejamento, gestão e controle da produção, aprofundando as diversas fases de desenvolvimento e edição do projeto audiovisual.

    A PRODUÇÃO E O PROCESSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
    A indústria audiovisual. Tipos de programas audiovisuais. As profissões na produção audiovisual.
    ESTUDO DO PROJETO, FINANCIAMENTO E MODOS DE PRODUÇÃO
    A preparação da produção. A preparação: o plano de trabalho e o orçamento. A produção na fase de gravação. A produção na fase de finalização.
  2. O ROTEIRO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA

    Nesta disciplina, serão estudadas as diferentes fases pelas quais atravessa a história, desde a ideia embrionária até o produto amadurecido, a história completamente desenvolvida, que levaremos ao espectador na estrutura de um longa-metragem.

    CONCEITOS PRÉVIOS
    A estrutura. O longa-metragem. Os sub-enredos. A personagem.
    FASES NA CRIAÇÃO DO ROTEIRO
    A ideia. O conflito ou intriga básica. Estrutura ou story line. Sinopse argumental. Primeira descrição de personagens. O tratamento. Roteiro literário. O diálogo na criação da ação dramática. O roteiro. Ferramentas para a produção. O roteiro multimídia: tipos, técnicas e etapas de produção.
  3. LINGUAGEM E NARRATIVA AUDIOVISUAL

    Revisaremos nesta disciplina os elementos conceituais, fisiológicos e estéticos utilizados pela linguagem audiovisual.

    PLANO, TOMADA, CENA E SEQUÊNCIA
    Campo e fora de campo. Fragmentação do espaço cênico. O movimento. A composição. Continuidade. Montagem e edição. A trilha sonora.
  4. CAPTAÇÃO, REGISTRO E PÓS-PRODUÇÃO DE SOM

    Nesta disciplina será estudado o som, desde seus fundamentos físicos e fisiológicos até sua inserção no suporte audiovisual, passando pelos mecanismos utilizados para a captação, armazenamento e reprodução do som.

    PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SOM
    O amplificador. A tomada de som. Gravação e reprodução magnética do som. Alto-falantes e caixas acústicas. O som digital. Gravação e reprodução do som óptico. O registro do som. A pós-produção do som.
  5. TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO (FOTOGRAFIA, VÍDEO E CINEMA)

    Nesta disciplina analisaremos os fundamentos físicos e fisiológicos da luz e da cor, bem como suas aplicações no campo audiovisual e as técnicas mais usuais.

    NATUREZA DA LUZ
    Características da luz. Equipamentos de iluminação. Iluminação. Esquemas básicos de iluminação. Iluminação de uma pessoa estática. Iluminação de duas pessoas. Iluminação de um grupo de pessoas. Iluminação de uma pessoa em movimento. Iluminação para televisão. Efeitos especiais. Exemplos práticos de iluminação.
  6. DIREÇÃO FOTOGRÁFICA

    Esta disciplina revisa os fundamentos, elementos, processos e técnicas que permitem fixar a imagem em um suporte químico.

    A PELÍCULA
    As objetivas. Os filtros. Tomada cinematográfica. O laboratório. A iluminação aplicada aos diferentes gêneros cinematográficos.
  7. TÉCNICAS E FERRAMENTAS NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS MULTIMÍDIA

    Aprofundar o conhecimento das plataformas, ferramentas e instrumentos úteis para o criador de produtos multimídia.

    ANÁLISE DETALHADA DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS NA PRODUÇÃO DE PRODUTOS MULTIMÍDIA
    Plataformas, ferramentas e instrumentos de utilidade para o comunicador no desenho, gestão e produção de conteúdos multimídia de diferentes tipos.
  8. TÉCNICAS DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL

    Nesta disciplina, iremos centrar-nos em como o diretor ou o realizador compõe e organiza os diferentes lugares em que trancorre a ação de seu produto audiovisual.

    O DIRETOR EM TELEVISÃO
    Direção prática: continuidade no deslocamento de um sujeito. Direção prática: continuidade nas tomadas de um e de dois sujeitos estáticos. Direção prática: continuidade nas tomadas de dois, três ou mais personagens. Direção de programas informativos. Direção de programas esportivos. Direção de programas em direto. Direção de programas gravados. Produção de séries documentais. Produção de sitcoms.
    PRODUTOS DE COMUNICAÇÃO E INTERNET
    Televisão multimídia: Tipos, formatos e tendências.

2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO

A última Fase do programa é destinada à realização do Trabalho Final de Curso, que pode ser começado com antecedência ao fim da 1ª Parte: Disciplinas, já que nesse momento o aluno contará com os elementos desenvolvidos necessários para iniciar o trabalho.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os esboços e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou seu relacionamento, tanto teórica como aplicada, e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • D. Rubén Calderón Iglesias. Secretário Geral. Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC).
  • Dr. Santiago Tejedor Calvo. Professor UAB.
  • Dra. Silvia Aparicio. Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.

Professores e Autores

  • Dr. Federico Fernández. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Barcelona. Pesquisador do Departamento de Projetos de Engenharia da Universidad Politécnica de Catalunya--UPC. Especialista em Design e Planejamento de Projetos. Diretor de Vídeo e cinema. Pesquisador e autor de inúmeras publicações sobre produção e indústria audiovisual e multimídia.
  • Dr. Santiago Giraldo Luque. Doutor em Comunicação e Jornalismo pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestre em Comunicação e Jornalismo e professor em Comunicação e Educação. Cientista político (Bacharel em Ciência Política). Autor de publicações em comunicação, jornalismo e cidadania. Pesquisador e Professor - UAB.
  • Dra. Belén Andueza. Doutora em Comunicação Audiovisual (Universidad Complutense de Madrid), mestre em Comunicação Política e Empresarial (Universidad Camilo José Cela) e formada em Comunicação Audiovisual (Universidad Complutense de Madrid). Apresenta pesquisa de seis anos em jornalismo, jornalismo de televisão, programas de informação e formatos digitais. Experiência na realização de programas informativos na televisão, eventos e reportagens.
  • Dra. Ana Cea. Doutora Credenciada em Comunicação Audiovisual. Graduada em Comunicação Audiovisual (USAL) e Diplomada em Educação Social (UVA). Mestre em Hª e Estética da Cinematografia pelo Departamento de Cinema (UVA).
  • Dra. Julieta Mariño Otero. Doutora em Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Criatividade.
  • Dr. Benito Escobar. Doutor em Artes Cênicas - UAB. Graduado em Artes e Estética pela Universidad Católica do Chile. É fundador e primeiro presidente no Chile da ADN (Asociación de Dramaturgos Nacionales). Especialista em técnicas expressivas de comunicação pública e comunicação presencial.
  • Dr. Carlos Monte (Montecarlo). Graduado em Belas Artes e PhD. Especialista em narrativas cinematográficas e transmídia. Mestre em “Ficção no cinema e na televisão. Produção e realização ”em Cinema e TV da Universidad Ramón Llull. Vasta experiência e participação em inúmeras produções audiovisuais espanholas. Diretor de vídeo e cinema. Professor na Universidad Ramón Llull e na Universidad de Barcelona.
  • Dr. Fernando Sabés. Doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidad Autónoma de Barcelona. Pesquisador em projetos P D i na Espanha. Autor de inúmeras publicações, documentos científicos e técnicos sobre questões de comunicação. Professor da Faculdade de Ciências da Comunicação – UAB
  • Msc. Michelle Moreira. Graduada em Comunicação e Artes, com habilitação em Jornalismo (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil) e Mestre em Antropologia (Universidad Autónoma de Barcelona). Com experiência em estudos de mídia audiovisual, principalmente em fotografia relacionada a áreas como Antropologia Corporal, Representação Social ou a Educomunicação.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.