Comunicação e Marketing Digital

Apresentação do Programa

Dominar as estratégias de comunicação e marketing digital é essencial para garantir o sucesso de empresas e projetos em um mercado cada vez mais competitivo e internacional. Ter uma presença de destaque na internet tornou-se assim a principal necessidade de iniciativas que busquem visibilidade, projeção e consolidação no mercado global. Para isso, é crucial que as empresas contem com profissionais capacitados para liderar projetos bem-sucedidos de comunicação e marketing digital para alcançar os objetivos estabelecidos.

Nesse sentido, o programa Comunicação e Marketing Digital propõe uma formação ampla, que abarca conhecimentos básicos sobre marketing e comércio eletrônico, caracterização do consumidor digital, ferramentas e canais de comunicação na internet, gestão de comunidades on-line (Community Management, criação de conteúdo e análise de dados) e fatores essenciais para realizar um bom projeto de comunicação e marketing digital.

Como caráter diferenciador, o programa propõe como atividade final a criação de um projeto de comunicação e marketing digital próprio, que o estudante poderá aplicar em seu ambiente de trabalho, colocando em prática todo o conteúdo trabalhado ao longo do programa.

A quem é dirigido

O programa de Comunicação e Marketing Digital tem como destinatários:

  • Profissionais da área de Ciências Sociais (preferencialmente Comunicação, Publicidade, Marketing, Negócios, Economia, Jornalismo etc.) ou de outras áreas de estudos que estejam interessados ​​em marketing digital e estratégias de comunicação on-line.
  • Profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que desejam expandir e consolidar seus conhecimentos de marketing digital ou que pretendem orientar sua carreira profissional a esse setor.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do título de Especialista em Comunicação e Marketing Digital.

Após finalizar o Programa com sucesso, o aluno receberá o diploma emitido pela universidade onde tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

O programa Comunicação e Marketing Digital possui uma duração de 9 meses.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis; e
  • Há um período máximo de 9 meses para concluir o programa. Nesse período, o aluno deve ter realizado todas as avaliações correspondentes às disciplinas e o Projeto de Comunicação e Marketing Digital.

A estrutura de créditos do programa Comunicação e Marketing Digital é estabelecida na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Disciplinas 30 6 300
2ª Parte: Projeto de Comunicação e Marketing Digital 5 3 50
TOTAL 35 9 350

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade a titular. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado no Programa de uma universidade que não pertence ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo general

  • Ser capaz de criar um PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL que possa ser aplicado no ambiente profissional do estudante.

Objetivos específicos

  • Dominar estratégias de marketing on-line e venda no comércio eletrônico.
  • Conhecer as características específicas do consumidor digital.
  • Reconhecer as vantagens e desvantagens dos principais canais e ferramentas de comunicação da internet.
  • Conhecer as características e funções do Community Management, incluindo a criação de conteúdo e análise de dados.
  • Saber criar e implementar um projeto de comunicação e marketing digital.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Comunicação e Marketing Digital são as seguintes:

  • Diretor/consultor de comunicação e marketing digital
  • Community Manager e Social Media Manager
  • Online Media Planner
  • Consultor SEO
  • Gerente de conteúdos
  • Analista web

Plano de estudos

O programa Comunicação e Marketing Digital tem uma duração total de 35 créditos ECTS (9 meses), divididos nos seguintes módulos:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (30 CRÉDITOS)

A primeira parte do programa analisa as principais áreas temáticas relacionadas ao marketing digital e comércio eletrônico, ao comportamento do consumidor digital, aos canais e às ferramentas de comunicação na internet, ao Community Management e às etapas de criação e gestão de projetos de comunicação e marketing digital.

As disciplinas e a quantidade de horas correspondentes são mostradas na tabela a seguir:

1ª PARTE: DISCIPLINAS
# DISCIPLINA HORAS
1 Marketing digital e e-commerce 50
2 Comportamento do consumidor digital 50
3 Ferramentas e técnicas para uma comunicação eficaz na internet 50
4 Canais de comunicação na internet e novos formatos 50
5 Community Management 50
6 Criação e gestão de projetos de comunicação 50
TOTAL 300
  • 2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL (5 CRÉDITOS)

Na última parte do programa, o aluno criará seu próprio Projeto de Comunicação e Marketing Digital, aplicando todo o conhecimento obtido no desenvolvimento das disciplinas.

2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL
# DISCIPLINA HORAS
1 Projeto de Comunicação e Marketing Digital 50
TOTAL 50

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações em função das atualizações ou das melhorias realizadas.

Direção

Coordinación Académica

  • Dra. (c) Mariana Dornelles. Coordenadora da Área de Comunicação - FUNIBER.

Professores e Autores

  • Dr. Alex Fernández Muerza. Doutor em Jornalismo Científico pela Universidad del País Vasco. Jornalista e comunicador das áreas de Ciência e Ambiental.
  • Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutor em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra. Mestre em Analista de Inteligência pela Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidad Juan Carlos I de Madrid. Graduado em Comunicação e Audiovisual pela Universitat Ramon Llull.
  • Ma. Regla María Gómez Tejada. Mestra em Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidad Católica de Ávila. Graduada em Jornalismo pela Universidad de Sevilla.
  • Me. Héctor Magro Palacios. Mestre em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária pela ESIC Business and Marketing School. Especialista em Jornalismo Digital pela Universidad de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication pela Universidad de Wolverhampton.
  • Me. Diego Guzmán Nagel. Máster in Business Administration pela Universitat Politécnica de Cataluña. Especialista em Direção de Empresas de Lazer, Turismo e Tempo Livre pela Escuela de Administração de Empresas (EAE) de Barcelona. Graduado em Marketing pela Universidad Privada Boliviana de Cochabamba.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos, pesquisa Marketing, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Máster in Business Administration pela La Salle Business Administration e Mestra em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidad Politécnica de Cataluña.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.