Comunicação e Marketing Digital

Apresentação do Programa

Dominar as estratégias de comunicação e marketing digital é essencial para garantir o sucesso de empresas e projetos em um mercado cada vez mais competitivo e internacional. Ter uma presença de destaque na internet tornou-se assim a principal necessidade de iniciativas que busquem visibilidade, projeção e consolidação no mercado global. Para isso, é crucial que as empresas contem com profissionais capacitados para liderar projetos bem-sucedidos de comunicação e marketing digital para alcançar os objetivos estabelecidos.

Nesse sentido, o programa Comunicação e Marketing Digital propõe uma formação ampla, que abarca conhecimentos básicos sobre marketing e comércio eletrônico, caracterização do consumidor digital, ferramentas e canais de comunicação na internet, gestão de comunidades on-line (Community Management, criação de conteúdo e análise de dados) e fatores essenciais para realizar um bom projeto de comunicação e marketing digital.

Como caráter diferenciador, o programa propõe como atividade final a criação de um projeto de comunicação e marketing digital próprio, que o estudante poderá aplicar em seu ambiente de trabalho, colocando em prática todo o conteúdo trabalhado ao longo do programa.

A quem é dirigido

O programa de Comunicação e Marketing Digital tem como destinatários:

  • Profissionais da área de Ciências Sociais (preferencialmente Comunicação, Publicidade, Marketing, Negócios, Economia, Jornalismo etc.) ou de outras áreas de estudos que estejam interessados ​​em marketing digital e estratégias de comunicação on-line.
  • Profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que desejam expandir e consolidar seus conhecimentos de marketing digital ou que pretendem orientar sua carreira profissional a esse setor.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do título de Especialista em COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL.

Após finalizar o Programa com sucesso, o aluno receberá o diploma emitido pela universidade onde tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

O programa Comunicação e Marketing Digital possui uma duração de 9 meses.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis; e
  • Há um período máximo de 9 meses para concluir o programa. Nesse período, o aluno deve ter realizado todas as avaliações correspondentes às disciplinas e o Projeto de Comunicação e Marketing Digital.

A estrutura de créditos do programa Comunicação e Marketing Digital é estabelecida na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Disciplinas 30 6 300
2ª Parte: Projeto de Comunicação e Marketing Digital 5 3 50
TOTAL 35 9 350

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade a titular. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado no Programa de uma universidade que não pertence ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo general

  • Ser capaz de criar um PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL que possa ser aplicado no ambiente profissional do estudante.

Objetivos específicos

  • Dominar estratégias de marketing on-line e venda no comércio eletrônico.
  • Conhecer as características específicas do consumidor digital.
  • Reconhecer as vantagens e desvantagens dos principais canais e ferramentas de comunicação da internet.
  • Conhecer as características e funções do Community Management, incluindo a criação de conteúdo e análise de dados.
  • Saber criar e implementar um projeto de comunicação e marketing digital.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Comunicação e Marketing Digital são as seguintes:

  • Diretor/consultor de comunicação e marketing digital
  • Community Manager e Social Media Manager
  • Online Media Planner
  • Consultor SEO
  • Gerente de conteúdos
  • Analista web

Plano de estudos

O programa Comunicação e Marketing Digital tem uma duração total de 35 créditos ECTS (9 meses), divididos nos seguintes módulos:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (30 CRÉDITOS)

A primeira parte do programa analisa as principais áreas temáticas relacionadas ao marketing digital e comércio eletrônico, ao comportamento do consumidor digital, aos canais e às ferramentas de comunicação na internet, ao Community Management e às etapas de criação e gestão de projetos de comunicação e marketing digital.

As disciplinas e a quantidade de horas correspondentes são mostradas na tabela a seguir:

  • 2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL (5 CRÉDITOS)

Na última parte do programa, o aluno criará seu próprio Projeto de Comunicação e Marketing Digital, aplicando todo o conhecimento obtido no desenvolvimento das disciplinas.

2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL
# DISCIPLINA HORAS
1 Projeto de Comunicação e Marketing Digital 50
TOTAL 50

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. Marketing digital e e-commerce

    Proporciona uma compreensão da transição do paradigma off-line para o modelo on-line. Sob estas duas filosofias de comercialização, permite a identificação e a gestão da clientela, desde a captação até a fidelização. Apresenta estratégias e modelos para medir o sucesso das campanhas comerciais, especialmente no ambiente on-line.

    MARKETING DIGITAL: ANÁLISE CUSTO/BENEFÍCIO EM RELAÇÃO AO MARKETING TRADICIONAL.
    COSTUMER JOURNEY E MARKETING DIGITAL. CRIAÇÃO DE AWARENESS - VISIBILIDADE - PARA CAPTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE. ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO.
    EXPERIÊNCIA DE COMPRA E FIDELIZAÇÃO.
    ANÁLISE DE CAMPANHAS E PRINCIPAIS MÉTRICAS.
    DESEMPENHO: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ON-LINE COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR RESULTADOS.
  2. Comportamento do consumidor digital

    Essa disciplina apresenta as principais características do consumidor digital.

    MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
    COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E AÇÃO DE MARKETING.
    MOTIVAÇÃO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
    CONSUMIDORES E SEU AMBIENTE DE INFLUÊNCIA.
    INSTRUMENTOS DE MOTIVAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS COMPRAS.
  3. Comunicação digital

    Essa disciplina apresenta o conjunto de técnicas e ferramentas necessárias para realizar uma comunicação eficaz na Internet, que permita conectar o receptor a partir das possibilidades da rede. Destaca-se especialmente a comunicação escrita em novas mídias e as chaves para a criação de conteúdos multimídia.

    COMUNICAÇÃO ESCRITA: FUNDAMENTOS DA REDAÇÃO EFICAZ, CRITÉRIOS PARA ESCREVER EM MÍDIAS DIGITAIS E TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ NA INTERNET.
    COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL DIGITAL: FUNDAMENTOS, TIPOLOGIA DOS MEIOS AUDIOVISUAIS, NARRATIVA AUDIOVISUAL.
    AUDIOVISUAL NA ERA DIGITAL: TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL EFICAZ E NOVOS GÊNEROS AUDIOVISUAIS NO AUDIOVISUAL ON-LINE.
  4. Canais de comunicação digital

    Essa disciplina apresenta os canais de comunicação e novos formatos para uma boa comunicação na rede.

    COMUNICAÇÃO ESCRITA: FUNDAMENTOS DA REDAÇÃO EFICAZ, CANAIS DA INTERNET VETERANA: WORLD WIDE WEB, INTRANETS, E-MAIL, FÓRUNS DE DISCUSSÃO, MAILING, RSS.
    WEB 2.0. BLOGS. WIKIS. SITES DE “INTELIGÊNCIA COLETIVA”. MARCADORES SOCIAIS. BANCOS DE IDEIAS. CLOUD COMPUTING. WEB COLABORATIVA E DE GESTÃO DISTRIBUÍDA DO TRABALHO. DA WEB 2.0 PARA A WEB 3.0.
    FORMATOS AUDIOVISUAIS: YOUTUBE/VIMEO. VÍDEO EM STREAMING. PODCASTS E VIDEOCASTS. VIDEOCONFERÊNCIA (SKYPE, HANGOUT). WEBS DE IMAGENS (FLICKR, GOOGLE FOTOS/PICASA). WEBINAR. APRESENTAÇÕES (SLIDESHARE E PREZI). REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA.
    REDES SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, PERISCOPE, VINE, LINKEDIN, INSTAGRAM, PINTEREST, SNAPCHAT, REDES SOCIAIS TEMÁTICAS.
  5. COMMUNITY MANAGEMENT

    Essa disciplina apresenta as ferramentas necessárias para criar, gerenciar e rentabilizar uma comunidade de consumidores no ambiente digital, com o objetivo de aumentar o valor e o posicionamento da marca, aumentando o volume de negócios e a rentabilidade da empresa. Para isso, serão conhecidos a evolução das comunidades de consumidores e seu crescimento nos últimos anos, além das diferentes plataformas virtuais utilizadas para gerenciá-la.

    EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE CONSUMIDORES.
    ASPECTOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS DE UMA COMUNIDADE.
    COMMUNITY MANAGEMENT
    GESTÃO DE COMUNIDADES.
    PLATAFORMAS DE GESTÃO DE COMUNIDADES.
    GESTÃO DE CONTEÚDOS.
    MEDIÇÃO DE RESULTADOS.
  6. Criação e gestão de projetos de comunicação

    Esta disciplina apresenta os conceitos, as estratégias e as técnicas necessárias para a avaliação e o monitoramento de projetos de comunicação e marketing digital.

    PROJETO DE COMUNICAÇÃO.
    DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS, DO PÚBLICO-ALVO E DAS MENSAGENS DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO. ANÁLISE DA SITUAÇÃO INICIAL. CRIAÇÃO DE OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO. PÚBLICOS. DETERMINAÇÃO DAS MENSAGENS.
    ELABORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO.
    ORÇAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO.
    TENDÊNCIAS ATUAIS NA CRIAÇÃO E NO PLANEJAMENTO DE PROJETOS.

2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL

Projeto de comunicação e marketing digital

Para concluir o programa, o aluno desenvolverá seu próprio Projeto de Comunicação e Marketing Digital, considerando tudo o que foi aprendido nas disciplinas anteriores. A ideia é que ele seja um projeto relacionado à atividade profissional do aluno e que ele possa efetivamente colocá-lo em prática no final do programa. Para isso, serão apresentados todos os passos necessários para a criação do projeto e seu processo de elaboração será supervisionado por um tutor especializado.

Direção

Coordinación Académica

  • Dra. (c) Mariana Dornelles. Coordenadora da Área de Comunicação - FUNIBER.

Professores e Autores

  • Dr. Alex Fernández Muerza. Doutor em Jornalismo Científico pela Universidad del País Vasco. Jornalista e comunicador das áreas de Ciência e Ambiental.
  • Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutor em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra. Mestre em Analista de Inteligência pela Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidad Juan Carlos I de Madrid. Graduado em Comunicação e Audiovisual pela Universitat Ramon Llull.
  • Ma. Regla María Gómez Tejada. Mestra em Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidad Católica de Ávila. Graduada em Jornalismo pela Universidad de Sevilla.
  • Me. Héctor Magro Palacios. Mestre em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária pela ESIC Business and Marketing School. Especialista em Jornalismo Digital pela Universidad de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication pela Universidad de Wolverhampton.
  • Me. Diego Guzmán Nagel. Máster in Business Administration pela Universitat Politécnica de Cataluña. Especialista em Direção de Empresas de Lazer, Turismo e Tempo Livre pela Escuela de Administração de Empresas (EAE) de Barcelona. Graduado em Marketing pela Universidad Privada Boliviana de Cochabamba.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos, pesquisa Marketing, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Máster in Business Administration pela La Salle Business Administration e Mestra em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidad Politécnica de Cataluña.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.