Apresentação do Programa
Dominar as estratégias de comunicação e marketing digital é essencial para garantir o sucesso de empresas e projetos em um mercado cada vez mais competitivo e internacional. Ter uma presença de destaque na internet tornou-se, assim, a principal necessidade de iniciativas que busquem visibilidade, projeção e consolidação no mercado global. Para isso, é crucial que as empresas contem com profissionais capacitados para liderar projetos bem-sucedidos de comunicação e marketing digital para alcançar os objetivos estabelecidos.
Nesse sentido, o programa em Comunicação e Marketing Digital propõe uma formação ampla, que envolve conhecimentos básicos de marketing e comércio eletrônico, caracterização do consumidor digital, ferramentas e canais de comunicação na Internet, gestão de comunidades on-line (community management, criação de conteúdo e análise de dados) e fatores essenciais para realizar um bom projeto de comunicação e marketing digital.
Como caráter diferenciador, o programa propõe como atividade final a criação de um projeto de comunicação e marketing digital próprio, que o estudante poderá aplicar em seu ambiente de trabalho, colocando em prática todo o conteúdo trabalhado ao longo do programa.
A quem é dirigido
O programa de Comunicação e Marketing Digital será destinado a:
- Profissionais da área de Ciências Sociais (preferencialmente Comunicação, Publicidade, Marketing, Negócios, Economia, Jornalismo etc.) ou de outras áreas de estudos que estejam interessados em marketing digital e estratégias de comunicação on-line.
- Profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que desejam expandir e consolidar seus conhecimentos de marketing digital ou que pretendem orientar sua carreira profissional a esse setor.
Titulação
A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do título de Especialista em COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL.
Após finalizar o Programa com sucesso, o aluno receberá o diploma emitido pela universidade onde tenha se matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa Comunicação e Marketing Digital é apresentada na tabela a seguir: Deve-se ressaltar que a duração é meramente orientativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a adquirir em cada parte, por meio de exercícios integradores de aquisição de conhecimento e internalização de práticas de projetos:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 30 |
2ªParte: Projeto de comunicação e marketing digital | 5 |
TOTAL | 35 |
a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que concede o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado no Programa de uma universidade que não pertence ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.
Duração
O programa em Comunicação e Marketing Digital tem 35 créditos.
A duração do Programa em Comunicação e Marketing Digital varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral
- Ser capaz de criar um PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL que possa ser aplicado no ambiente profissional do estudante.
Objetivos específicos
- Dominar estratégias de marketing on-line e venda no comércio eletrônico.
- Conhecer as características específicas do consumidor digital.
- Reconhecer as vantagens e desvantagens dos principais canais e ferramentas de comunicação da internet.
- Conhecer as características e funções do Community Management, incluindo a criação de conteúdo e análise de dados.
- Saber criar e implementar um projeto de comunicação e marketing digital.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Comunicação e Marketing Digital são:
- Diretor/consultor de comunicação e marketing digital
- Community Manager e Social Media Manager
- Planejador de mídia on-line
- Consultor SEO
- Gestor de conteúdos
- Analista web
Plano de estudos
O programa de Comunicação e Marketing Digital tem uma duração total de 35 créditos ECTS (12 meses), divididos nos seguintes módulos:
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS (30 CRÉDITOS)
A primeira parte do programa analisa as principais áreas temáticas relacionadas ao marketing digital e comércio eletrônico, ao comportamento do consumidor digital, aos canais e às ferramentas de comunicação na internet, ao Community Management e às etapas de criação e gestão de projetos de comunicação e marketing digital.
As disciplinas e os créditos correspondentes são mostrados na tabela a seguir:
1ª PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Marketing digital e e-commerce | 50 |
2 | Comportamento do Consumidor digital | 50 |
3 | Comunicação digital | 50 |
4 | Canais de comunicação digital | 50 |
5 | Community Management | 50 |
6 | Criação e gestão de projetos de comunicação | 50 |
TOTAL | 300 |
- 2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL (5 CRÉDITOS)
Na última parte do programa, o aluno criará seu próprio Projeto de Comunicação e Marketing Digital, aplicando todo o conhecimento obtido no desenvolvimento das disciplinas.
2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Projeto de comunicação e marketing digital | 50 |
TOTAL | 50 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- Marketing digital e e-commerce
Proporciona uma compreensão da transição do paradigma off-line para o modelo on-line. Sob estas duas filosofias de comercialização, permite a identificação e a gestão dos clientes, desde a captação até a fidelização. Apresenta estratégias e modelos para medir o sucesso das campanhas comerciais, especialmente no ambiente on-line.
- MARKETING DIGITAL: MARKETING DIGITAL: ANÁLISE CUSTO/BENEFÍCIO EM RELAÇÃO AO MARKETING TRADICIONAL.
- COSTUMER JOURNEY E MARKETING DIGITAL. CRIAÇÃO DE AWARENESS - VISIBILIDADE - PARA CAPTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE. ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO.
- EXPERIÊNCIA DE COMPRA E FIDELIZAÇÃO
- ANÁLISE DE CAMPANHAS E PRINCIPAIS MÉTRICAS.
- DESEMPENHO: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ON-LINE COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR RESULTADOS.
- Comportamento do Consumidor digital
Essa disciplina apresenta as principais características do consumidor digital.
- MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E AÇÃO DE MARKETING
- MOTIVAÇÃO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
- CONSUMIDORES E SEU AMBIENTE DE INFLUÊNCIA
- INSTRUMENTOS DE MOTIVAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS COMPRAS.
- Comunicação digital
Essa disciplina apresenta o conjunto de técnicas e ferramentas necessárias para realizar uma comunicação eficaz na Internet, que permita conectar o receptor a partir das possibilidades da rede. Destaca-se especialmente a comunicação escrita em novas mídias e os códigos para a criação de conteúdos multimídia.
- COMUNICAÇÃO ESCRITA: FUNDAMENTOS DA REDAÇÃO EFICAZ, CRITÉRIOS PARA ESCREVER EM MÍDIAS DIGITAIS E TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ NA INTERNET.
- COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL DIGITAL: FUNDAMENTOS, TIPOLOGIA DOS MEIOS AUDIOVISUAIS, NARRATIVA AUDIOVISUAL.
- AUDIOVISUAL NA ERA DIGITAL: TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL EFICAZ E NOVOS GÊNEROS AUDIOVISUAIS NO AUDIOVISUAL ON-LINE
- Canais de comunicação digital
Essa disciplina apresenta os canais de comunicação e novos formatos para uma boa comunicação na rede.
- COMUNICAÇÃO ESCRITA: FUNDAMENTOS DA REDAÇÃO EFICAZ, CANAIS DA INTERNET VETERANA: WORLD WIDE WEB, INTRANETS, E-MAIL, FÓRUNS DE DISCUSSÃO, MAILING, RSS.
- WEB 2.0. BLOGS. WIKIS. SITES DE "INTELIGÊNCIA COLETIVA". MARCADORES SOCIAIS. BANCOS DE IDEIAS. CLOUD COMPUTING WEB COLABORATIVA E DE GESTÃO DISTRIBUÍDA DO TRABALHO. DA WEB 2.0 PARA A WEB 3.0.
- FORMATOS AUDIOVISUAIS: YOUTUBE/VIMEO. VÍDEO EM STREAMING. WEBINAR. APRESENTAÇÕES (SLIDESHARE E PREZI). REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA. PODCASTS E VIDEOCASTS. VIDEOCONFERÊNCIA (SKYPE, HANGOUT). WEBS DE IMAGENS (FLICKR, GOOGLE FOTOS/PICASA). WEBINAR. APRESENTAÇÕES (SLIDESHARE E PREZI). REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA.
- REDES SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, PERISCOPE, VINE, LINKEDIN, INSTAGRAM, PINTEREST, SNAPCHAT, REDES SOCIAIS TEMÁTICAS.
- Community Management
Essa disciplina apresenta as ferramentas necessárias para criar, gerenciar e rentabilizar uma comunidade de consumidores no ambiente digital, com o objetivo de aumentar o valor e o posicionamento da marca, aumentando o volume de negócios e a rentabilidade da empresa. Para isso, serão conhecidos a evolução das comunidades de consumidores e seu crescimento nos últimos anos, além das diferentes plataformas virtuais utilizadas para gerenciá-la.
- EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DE CONSUMIDORES.
- ASPECTOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS DE UMA COMUNIDADE.
- COMMUNITY MANAGEMENT.
- GESTÃO DE COMUNIDADES.
- PLATAFORMAS DE GESTÃO DE COMUNIDADES.
- GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO.
- GESTÃO DE CONTEÚDOS.
- Criação e gestão de projetos de comunicação
Esta disciplina apresenta os conceitos, as estratégias e as técnicas necessárias para a avaliação e o monitoramento de projetos de comunicação e marketing digital.
- PROJETO DE COMUNICAÇÃO.
- DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS, DO PÚBLICO-ALVO E DAS MENSAGENS DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO. ANÁLISE DA SITUAÇÃO INICIAL. CRIAÇÃO DE OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO. PÚBLICOS. DETERMINAÇÃO DAS MENSAGENS.
- ELABORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO.
- ORÇAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO DE COMUNICAÇÃO.
- TENDÊNCIAS ATUAIS NA CRIAÇÃO E NO PLANEJAMENTO DE PROJETOS.
2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL
Projeto de comunicação e marketing digital
Para concluir o programa, o aluno desenvolverá seu próprio Projeto de Comunicação e Marketing Digital, considerando tudo o que foi aprendido nas disciplinas anteriores. A ideia é que ele seja um projeto relacionado à atividade profissional do aluno e que possa efetivamente ser colocado em prática no final do programa. Para isso, serão apresentados todos os passos necessários para a criação do projeto e seu processo de elaboração será supervisionado por um tutor especializado.
Direção
- Dr. Ernesto Bautista Thompson. Doutor em Ciências da Computação pelo Centro de Investigación en Computación del Instituto Politécnico Nacional, México. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma de México. Graduado em Física pela Universidad Nacional Autónoma de México. Experiência em projetos de consultoria em ciência de dados e desenvolvimento de software na indústria petroleira (PEMEX E&P) e em inteligência de negócios em empresas dos setores de comércio, manufatura e alimentos. Trajetória acadêmica como pesquisador na área de análise e modelagem de séries temporais, ciência de dados e visualização de informações. Trajetória docente em programas de graduação e pós-graduação presenciais e on-line em diferentes universidades do México: Universidad Autónoma del Carmen, UVM, UTEL; atualmente, é professor em tempo integral na Universidade Internacional Iberoamericana do México. Coordenador Acadêmico do Programa Mestrado em Ciência de Dados aplicada à Inteligência de Negócios.
Coordenação Acadêmica Geral
- Dra. (c) Ligia Maria Lee Guandique. Graduada em Relações Internacionais pela Universidad Rafael Landívar da Guatemala. Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile.
Professores e Autores
- Dr. Alex Fernández Muerza. Doutor em Jornalismo Científico pela Universidad del País Vasco. Jornalista e comunicador das áreas de Ciência e Ambiental.
- Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutor em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra. Mestre em Analista de Inteligência pela Universitat Autònoma de Barcelona, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidad Juan Carlos I de Madrid. Graduado em Comunicação e Audiovisual pela Universitat Ramon Llull.
- Ma. Regla María Gómez Tejada. Mestra em Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidad Católica de Ávila. Graduada em Jornalismo pela Universidad de Sevilla.
- Ma. Héctor Magro Palacios. Mestre em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária pela ESIC Business and Marketing School. Especialista em Jornalismo Digital pela Universidad de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication pela Universidad de Wolverhampton.
- Ma. Diego Guzmán Nagel. Mestre em Business Administration pela Universitat Politécnica de Cataluña. Especialista em Direção de Empresas de Lazer, Turismo e Tempo Livre pela Escuela de Administração de Empresas (EAE) de Barcelona. Graduado em Marketing pela Universidad Privada Boliviana de Cochabamba.
- Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos, pesquisa Marketing, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Business Administration pela La Salle Business Administration e Mestra em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidad Politécnica de Cataluña.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informações que aparece no site da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.