Comunicação e Marketing Digital em Saúde

Apresentação do Programa

Ter uma comunicação eficaz é essencial em um ambiente marcado pelo grande volume de informações que circulam diariamente no mundo. O campo da saúde não é diferente, e muitas notícias, artigos e vídeos vinculados ao setor são publicados diariamente.

Para que esse grande volume de informações alcance efetivamente o público-alvo (clientes/pacientes), é essencial criar um conteúdo diferenciado e atraente com informações verdadeiras e cientificamente comprovadas.

Nesse sentido, o programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde apresenta uma série de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades de comunicação para profissionais da saúde, além de fornecer conhecimentos importantes aos profissionais de comunicação que desejam atuar no campo da saúde.

Para isso, ao longo do curso, são apresentados os principais canais e ferramentas de comunicação na Internet e oferecidas orientações para que se possa reconhecer e trabalhar com fontes científicas confiáveis de informação. Além disso, são apresentadas as técnicas mais utilizadas em marketing on-line e todas as etapas do delineamento e gerenciamento de projetos de comunicação em saúde.

Finalmente, os alunos poderão desenvolver um plano completo de comunicação e marketing digital em saúde, seja para a implementação de consultas ou plataformas de saúde on-line, para a promoção de um centro de saúde, para o lançamento de uma campanha de sensibilização ou promoção de temas relacionados à saúde, para a criação de uma reputação digital de um profissional, entre outros.

A quem é dirigido

O programa de Comunicação e Marketing Digital em Saúde tem como destinatários:

  • Profissionais da saúde interessados em adquirir habilidades em comunicação digital, atualmente demandadas pela sociedade.
  • Profissionais do jornalismo, ciência da comunicação, marketing ou outros profissionais relacionados que desejam voltar sua carreira profissional para empresas relacionadas à saúde.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do grau de Especialização em Comunicação e Marketing Digital em Saúde.

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade onde se matriculou.

Estrutura do Programa

O programa de Comunicação e Marketing Digital em Saúde tem duração de 9 meses.

Em relação à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • É um programa a distância sem aulas presenciais, portanto não é estabelecida uma data de início específica, e o aluno pode formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Há um prazo máximo de 9 meses para concluir o programa. Dentro desse período, o aluno deve ter submetido todas as avaliações correspondentes às disciplinas.

A estrutura de créditos do programa de Comunicação e Marketing Digital em Saúde é apresentada na tabela a seguir:

MÓDULOS CRÉDITOS ECTSa DURAÇÃOb HORAS
1ª parte: Disciplinas 25 6 250
2ª parte: Projeto de Comunicação 5 3 50
TOTAL 30 9 300

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade em que você se formar. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno frequentar o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo general

  • Saber elaborar e implementar um projeto de comunicação e marketing digital para disseminar e promover diferentes ações relacionadas à saúde.

Objetivos específicos

  • Detectar as necessidades comunicativas de um projeto de saúde e definir as estratégias necessárias para supri-las.
  • Reconhecer as vantagens e desvantagens dos principais canais de comunicação na Internet.
  • Saber delinear uma comunicação atraente adaptada ao perfil do cliente ou paciente em saúde.
  • Utilizar as ferramentas e técnicas necessárias para comunicar, na área de saúde, de maneira eficaz, responsável e com rigor científico.

Saídas Profissionais

Algumas das atuações profissionais* do programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde são as seguintes:

  • Profissional de saúde com reputação digital.
  • Consultor de saúde on-line.
  • Editores ou gerentes de comunicação de centros de saúde e organizações/empresas relacionadas à saúde.
  • Consultor de planejamento de comunicação e marketing em saúde.

* Nota: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

Dependendo do perfil profissional do estudante, as disciplinas do programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde buscam contribuir com duas abordagens diferentes: para os profissionais de saúde desenvolverem habilidades de comunicação e marketing digital, e para profissionais de comunicação, jornalismo ou profissionais marketing integrarem, em seu desempenho laboral, estratégias para difundir informações científicas na área de saúde.

O programa Comunicação e Marketing Digital em Saúde tem duração total de 30 créditos ECTS (9 meses), distribuídos nos seguintes módulos:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (25 CRÉDITOS)

A primeira parte do programa investiga as principais áreas temáticas relacionadas à busca de informações científicas, os canais e ferramentas de comunicação na internet, as técnicas utilizadas no marketing on-line e as etapas de elaboração e gerenciamento de projetos de comunicação em saúde.

As disciplinas e horas correspondentes são mostradas na seguinte tabela:

  • 2ª PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO (5 CRÉDITOS)

Na última parte do programa, o aluno desenvolverá seu próprio projeto comunicativo e poderá implementá-lo graças ao conhecimento adquirido nas disciplinas.

2a PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Projeto de comunicação 50
TOTAL 50

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.

Descrições dos Cursos

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Guillermo Rodríguez Navarrete. Doutor em Nutrição Humana pela Universidade de Granada (Espanha) e pós-graduado na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos). Educador Nutricional on-line na marca Nutrillermo.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra (c). Mariana Dornelles. Coordenadora da área de comunicação - FUNIBER.
  • Dra (c). Irma Domínguez. Coordenadora da área de saúde - FUNIBER.

Professores e Autores

  • Dra. Ana Laura Moro Martín. Doutorado em Pesquisa Biomédica pela Universitat Pompeu Fabra. Licenciatura em Biotecnologia pela Universidade de Salamanca.
  • Dr. Alex Fernández Muerza. Doutorado em Jornalismo Científico pela Universidade do País Basco. Jornalista e comunicador de ciência e meio ambiente.
  • Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Pompeu Fabra. Mestrado em Análise de Inteligência pela Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade de Barcelona, Universidade Carlos III de Madri e Universidade Juan Carlos I de Madri. Licenciatura em Comunicação e Audiovisual pela Universidade Ramon Llull.
  • Mtr. Regla María Gómez Tejada. Mestrado em Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidade Católica de Ávila. Licenciatura em Jornalismo pela Universidade de Sevilha.
  • Mtr. Héctor Magro Palacios. Mestrado em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária pela ESIC Business and Marketing School, Especialização em Jornalismo Digital pela Universidade de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication pela Universidade de Wolverhampton.
  • Dra (c). Marina Rojo. Doutorado em Nutrição em andamento. MSc. em Medicina Translacional pela Universidade de Barcelona. Mestrado (c) em Segurança Alimentar pela UnADM. Especialização em Tecnologia Educacional e Graduação em Nutrição pela Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER