Comunicação e Marketing Digital no Esporte

Apresentação do Programa

Saber se comunicar efetivamente é essencial em um ambiente marcado pelo grande volume de informações que circulam diariamente pelo mundo. O campo do esporte não é diferente, e inúmeras notícias, artigos e vídeos relacionados ao setor são publicados diariamente.

Para que esse grande volume de informações alcance efetivamente o público-alvo, é essencial criar conteúdo diferenciado e atraente com informações verdadeiras e cientificamente comprovadas.

Para fazer isso, durante todo o programa o aluno aprenderá a avaliar as necessidades de comunicação de profissionais e organizações esportivas com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes de comunicação e marketing por meio do uso das ferramentas e técnicas mais relevantes e úteis para obter presença e notoriedade da internet.

Nesse sentido, o programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte apresenta uma série de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades de comunicação para profissionais do esporte, além de fornecer conhecimentos importantes para os profissionais de comunicação que desejam trabalhar no campo do esporte.

Para isso, ao longo do curso, são apresentados os principais canais e ferramentas de comunicação na Internet e são oferecidas diretrizes para reconhecer e trabalhar com fontes confiáveis ​​de informação científica. Além disso, são apresentadas as técnicas mais utilizadas no marketing on-line e todas as etapas de elaboração e gestão de projetos de comunicação no esporte.

Por fim, os alunos poderão desenvolver um plano completo de comunicação e marketing digital no esporte, seja para o lançamento de plataformas esportivas on-line, a promoção de um centro ou evento esportivo, o lançamento de uma campanha de conscientização ou promoção de tópicos relacionados ao esporte ou ao desenvolvimento de um projeto de comunicação e marketing com base nas necessidades de organizações ou profissionais do esporte.

A quem é dirigido

O programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte tem como destinatários:

  • Profissionais do esporte interessados ​​em adquirir habilidades de comunicação digital, atualmente demandadas pela sociedade.
  • Profissionais de jornalismo, ciências da comunicação, marketing ou outros graus relacionados que desejam orientar suas carreiras profissionais em empresas relacionadas ao campo do esporte.
  • Outros profissionais que desejam complementar sua formação em marketing e comunicação digital no esporte.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do título de Especialista/Experto em Comunicação e Marketing Digital no Esporte.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o título emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

O programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte dura 12 meses.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • É um programa a distância que não está sujeito a aulas presenciais, portanto, não é estabelecida uma data de início específica e, dessa forma o aluno pode formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Há um tempo máximo de 12 meses para concluir o programa. Dentro desse período, o aluno deve ter realizado todas as avaliações correspondentes às disciplinas.

A estrutura de crédito do programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte é estabelecida na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURACÃOb
1a Parte: Disciplinas 50 9
2a Parte: Projeto de comunicação 5 3
TOTAL 55 12

a. A equivalência em créditos pode variar conforme a universidade que realiza a titulação. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas, pode variar.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Planejar, elaborar e desenvolver planos de comunicação e marketing digital para estabelecer e promover ações atraentes e inovadoras voltadas ao esporte.

Objetivos Específicos

  • Avaliar as necessidades de comunicação das organizações esportivas para projetar programas de comunicação eficazes para seu público-alvo.
  • Desenvolver estratégias de comunicação e marketing para divulgar e promover a marca pessoal de profissionais do esporte na internet.
  • Identificar, selecionar e usar as ferramentas e técnicas mais relevantes e úteis para melhorar a comunicação no esporte de maneira eficaz e responsável.
  • Adquirir as habilidades e habilidades apropriadas e orientadas para a gestão e administração de centros e eventos esportivos.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais* do programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte são as seguintes:

  • Responsáveis de comunicação de centros esportivos, clubes e empresas esportivas.
  • Profissionais de esportes com reputação digital.
  • Consultor em planejamento de comunicação e marketing no esporte.
  • Profissionais relacionados à gestão de centros e eventos esportivos.

Nota: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O programa Comunicação Digital e Marketing no Esporte tem uma duração total de 12 meses divididos nos seguintes módulos:

  • 1a PARTE: DISCIPLINAS

A primeira parte do programa investiga as principais áreas temáticas relacionadas à busca de informações científicas, canais e ferramentas de comunicação na Internet, as técnicas utilizadas no marketing on-line e as etapas da elaboração e gestão dos projetos de comunicação.

As disciplinas e créditos correspondentes são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 1: COMUNICAÇÃO E MARKETING
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Busca de informação científica em ciências da saúde 5
2 Canais de comunicação na Internet e novos formatos 5
3 Ferramentas e técnicas para uma comunicação eficaz na internet 5
4 Marketing on-line para serviços de saúde 5
5 Community Management 5
6 Aspectos éticos e legais da comunicação on-line em saúde 5
TOTAL 30
MÓDULO 2: CENTROS E EVENTOS ESPORTIVOS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Instalações e Equipamentos Esportivos 5
2 Economia e gestão no esporte 5
3 Organização e gestão de eventos esportivos 5
4 Desenho e gestão de projetos de comunicação em saúde 5
TOTAL 20
  • 2a PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO

Na última parte do programa, o aluno desenvolverá seu próprio projeto de comunicação e poderá colocá-lo em prática graças ao conhecimento adquirido nas disciplinas.

2a PARTE: PROJETO DE COMUNICAÇÃO
# ASIGNATURAS CRÉDITOS
1 Projeto de comunicação 5
TOTAL 5

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias feitas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional Área de Esporte.
  • Dra (c). Irma Domínguez. Coordenadora Internacional Áreas Saúde.
  • Dra (c). Mariana Dornelles. Coordenadora Área de Comunicação.

Professores e Autores

  • Dra. Ana Laura Moro Martín. Doutora em Pesquisa Biomédica pela Universitat Pompeu Fabra. Graduada em Biotecnologia pela Universidad de Salamanca.
  • Dra. Mariel Colmán. Doutora em Alimentação e Nutrição, Mestrado em Nutrição e Metabolismo pela Universidad de Barcelona (UB). Pós-graduação em Didática Superior Universitária pela Universidad Nacional de Asunción (UNA). Graduada em Nutrição pela Universidad Autónoma del Paraguay (UAP). Técnico em Gastronomia pelo Instituto Técnico Superior de Arte Culinária (ITSAC), Assunção, Paraguai.
  • Dra. Priscilla Almeida de Souza. Doutora em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Graduada em Nutrição Humana e Dietética e Especialista em Nutrição Esportiva pela Centro Universitário de Belo Horizonte.
  • Dr. Alex Fernández Muerza. Doutor em Jornalismo Científico pela Universidad del país Vasco. Jornalista e comunicador de ciência e meio ambiente.
  • Dr. Francesc Ponsa i Herrera. Doutorado em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra. Mestre em Analista de Inteligência por Univestita Autónoma de Barcelona, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidad Juan Carlos I de Madrid. Graduada em Comunicação e Audiovisual pela Universitat Ramon Llull.
  • Mtr. Regla María Gómez Tejada. Mestre e Comunicação Corporativa pelo Instituto Séneca e pela Universidad Católica de Ávila. Graduada de Jornalismo pela Universidad de Sevilla.
  • Mtr. Héctor Magro Palacios. Mestrado em Direção de Comunicação e Gestão Publicitária por ESIC Business and Marketing School, Especilaista em Jornalismo Digital pela Universidad de Oviedo e Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication por la Universidad de Wolverhampton.
  • Mtr. Michelle Moreira. Mestre Oficial em Antropologia (Universidad Autónoma de Barcelona) e graduada em Comunicação e Artes, com habilitação em Jornalismo (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil).
  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Doutor e Pesquisador em Ciências do Esporte. Mestre em Prevenção e Readaptação de Lesões Esportivas. Professor na Universidad Europea del Atlántico
  • Dr. Carlos Lago Fuentes. Doutor em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidad de Vigo. Mestrado Universitário em Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde pela mesma universidade. Formação de pós-graduação especializada e experiência no âmbito de otimização do rendimento em esportes coletivos.
  • Dr (c). Martín Barcala Furelos. Doutorando em Atividade Física, Educação Física e Esporte pela Universidad Pontifica de Salamanca (Espanha). Título de treinador de futebol nível 1. Especialista em treinamento em esportes coletivos.
  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutor em Ciências com Menção Internacional pela Universidad de Jaén. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Abel Nogueria. Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Mestrado de Psicologia da Atividade Física e do Esporte, UNED. Pós-graduação Inovação e Pesquisa em Ciências da Atividade Física e Esporte. Universidad de León. Graduação em Psicologia.
  • Dra (c). María Fernanda Figueroa. Doutoranda em Projetos. Mestrado em Direção Estratégica Esportiva (Direção de Marketing, Finanças e Fiscalidade nas Entidades Esportivas) da Universitat de Barcelona.
  • Dra. Amélia Stein. Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de León. Mestrado em Fisiologia do Exercício pela Universidad de León.
  • Dra. María Martín García. Doutora em Ciências do Esporte pela Universidad de Castilla La Mancha. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Alejandro Carmelo Fernández Muerza. Doutor em Jornalismo pela Universidad del País Vasco (UPV-EHU). Professor do Mestrado de Divulgação Científica da UNED. Jornalista com uma ampla experiência profissional e docente.
  • Diego Enrique Guzmán Nagel. Doutorando em Gestão Estratégica e Negócios Internacionais. Master in Business Administration – Direção e gestão de empresas. Graduado em Marketing pela Universidad Privada Boliviana – Cochabamba.
  • Miguel Gómez Martínez. Mestre em Direito Empresarial. Mestre em Negócio e Direito das Telecomunicações, Internet e Audiovisual. Graduado em Direito pela Universidad CEU-San Pablo.
  • Benito Lorenzo Rico. Benito Lorenzo Rico. Mestrado em Direção Integrada de Projetos (Lazer e Esporte). Mestre em Direção de Entidades Esportivas. Técnico em Direção de Entidades Esportivas. Graduado em Ciências da Atividade Física e do Esporte

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.