Apresentação do Programa
Novos meios de comunicação requerem de novos profissionais e é essa a pretensão principal deste programa, já que se busca criar nos profissionais uma consciência crítica, fundamentada em conhecimentos práticos e modernos, para que possam não somente adaptar-se a este novo panorama, mas também converter-se em pioneiros no tratamento da informação jornalística.
O jornalismo sofreu uma série de modificações pela inovação tecnológica. Fatores como a massificação do consumo da informação, a diversidade das plataformas para sua apresentação e a democratização tanto dos meios, como da informação mesma, fizeram com que nos questionemos sobre o papel que desempenha a informação em todas as esferas de nossa vida.
O Programa de Jornalismo e Ciências da Informação desenvolve uma temática que contém um conjunto de conhecimentos metodológicos e modernos, para que o profissional possa abordar esta mudança através da utilização das novas ferramentas de pesquisa e redação jornalística desenhadas para este novo panorama.
A quem é dirigido
O Programa de Jornalismo e Ciências da Informação, por sua estrutura acadêmica, está dirigido principalmente a:
- Graduados em Jornalismo.
- Graduados em Ciências da Comunicação.
- Ciências Sociais (Sociologia, Ciências Políticas, Humanidades, etc.).
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Especialista em JORNALISMO E CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do Programa de Jornalismo e Ciências da Informação apresenta-se na seguinte tabela. Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, por isso o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver lugares disponíveis:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 31 |
2ª Parte: Trabalho Final de Curso ou Projeto | 10 |
TOTAL | 41 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade que titule.
Duração
O programa em Jornalismo e Ciências da Informação tem 41 créditos.
A duração do programa em Jornalismo e Ciências da Informação varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo Principal:
- O objetivo principal do programa de Jornalismo e Ciências da Informação é dotar os profissionais dos conhecimentos necessários para o correto tratamento da informação, ensinando as técnicas que permitam realizar uma pesquisa jornalística, entrevistar com visão estratégica, com orientação prática, em concordância com os objetivos traçados pelo jornalista.
- Pretende-se que o profissional desenvolva as habilidades necessárias de redação para poder veicular a informação no formato adequado para meios escritos e digitais.
Objetivos Específicos:
- Adquirir competências na produção de mensagens jornalísticas em diferentes áreas.
- Formar jornalistas que possam não apenas desenvolver com êxito sua atividade nos meios de hoje, mas que contribuam também para o desenvolvimento do jornalismo do século XXI.
- Dotar os estudantes de conhecimentos atualizados sobre diversas especialidades jornalísticas e prepará-los para as necessidades do mercado em agências, imprensa, rádio, televisão e Internet.
- Refletir a respeito das normas e os princípios éticos que regem e orientam a atividade profissional dos comunicadores no contexto da globalização.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do Programa de Jornalismo e Ciências da Informação são as seguintes:
- Diretor Editorial.
- Jornalista.
- Repórter.
- Redator.
Plano de estudos
O Programa de Jornalismo e Ciências da Informação é composto por um bloco (integrado por oito disciplinas) e um Trabalho Final de Curso ou Projeto.
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
A primeira parte da especialização permite que o estudante conheça aprofundadamente as origens do gênero jornalístico, sua evolução histórica e como as TIC desempenham um papel determinante neste gênero. Por sua vez, procura-se ensinar as técnicas e habilidades práticas para a pesquisa, tratamento de fontes, realização de entrevistas e redação de notícias, que podem variar segundo o suporte de cada meio de comunicação.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte exibem-se na seguinte tabela:
1ª PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | História e gêneros do jornalismo | 4 |
2 | Jornalismo Investigativo - Aplicação das TIC | 4 |
3 | Pesquisa qualitativa e quantitativa em Jornalismo | 4 |
4 | Entrevista Jornalística (imprensa escrita-rádio-TV) | 4 |
5 | Fontes informativas e redação da notícia | 4 |
6 | Análise e Crítica da Mídia | 4 |
7 | Reportagens e redação (rádio, televisão, imprensa escrita e Internet) | 4 |
8 | Ciberjornalismo | 3 |
TOTAL | 31 |
Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente que facilita sua compreensão de menor a maior complexidade. Cada disciplina se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às provas de avaliação.
- 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO
A última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto.
O objetivo é apresentar um documento que contenha o desenvolvimento total do projeto proposto, desde a ideia inicial até sua passagem a suporte audiovisual. Ao ser o resumo do Programa, o Projeto deverá contemplar os diferentes campos estudados.
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO | 10 |
TOTAL | 10 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- HISTÓRIA E GÊNEROS DO JORNALISMO
Esta disciplina mostra a evolução do jornalismo e seus principais gêneros. Também ensina as principais habilidades para a criação de uma notícia, as características das fontes de informação, assim como os gêneros, técnicas e estilos de redação jornalísticos e a aplicação da Internet a esta disciplina.
- TEORIA GERAL DO JORNALISMO
- Mudanças, evolução e tendências. As escolas ou correntes. O jornalismo de fins do século 20 e a pós-modernidade..
- MEIOS E LEITORES
- Ouvintes e telespectadores. O jornalismo de interpretação. Informação, base de dados e interpretação. Antecedentes e projeções. Ponderação. Fontes. Confrontação. Estilos e linguagens.
- TÉCNICAS DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA
- Crônica, reportagem e entrevista. O gênero de opinião. O editorial. Artigo de fundo. O editorial como representação do pensamento oficial do meio. Consideração sobre a presença editorial na imprensa. Impacto sobre elites dirigentes. Página editorial. Autorias. O estilo. O discurso editorial. Estratégias dos meios com o discurso de opinião. O artigo editorial como objeto de investigação. O artigo de opinião e o editorial. Transformação dos gêneros jornalísticos na Internet.
- JORNALISMO INVESTIGATIVO - APLICAÇÃO DAS TIC
Esta disciplina é composta por uma série de elementos que o estudante deve conhecer para realizar investigações jornalísticas que aprofundem eventos que afetam o bem comum.
- O QUE É E O QUE NÃO É JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO?
- Características do Jornalismo de Investigação. Elementos que condicionam o Jornalismo de Investigação. Tipos do jornalista investigador. Antecedentes do Jornalismo de Investigação.
- O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO
- Estratégia de trabalho, métodos e técnicas. Os limites legais do Jornalismo de Investigação. Metodologias de planejamento e desenvolvimento de uma reportagem jornalística de investigação.
- PESQUISA JORNALÍSTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
É um conjunto metodológico que o jornalista deve aplicar com meticulosidade quando quer se aprofundar em um assunto de interesse público..
- ÂMBITOS DA PESQUISA APLICADA NO JORNALISMO
- Características gerais do processo de pesquisa. Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa. Principais ferramentas e técnicas de pesquisa. Quando aplicar cada uma.
- ENTREVISTA JORNALÍSTICA (IMPRENSA ESCRITA-RÁDIO-TV)
A entrevista jornalística como um meio de adquirir e transmitir informação através do recurso do diálogo tem uma série de elementos que se devem levar em conta no momento de realizá-la. Esta disciplina pretende fornecer tais requisitos, ensinando ao profissional estratégias para realizar uma entrevista, cumprindo com os objetivos estabelecidos e estudando cada uma das variáveis que podem ocorrer.
- DIÁLOGO, CONVERSAÇÃO, DISCUSSÃO, INTERROGATÓRIO, QUESTIONÁRIO
- Perguntar, escutar, entender, intuir, replicar. Objetivo da entrevista: perguntar, conhecer, saber, descobrir.
- AS PERGUNTAS PRÉVIAS À ENTREVISTA
- O que sei (e o que não sei), o que quero saber (que não se saiba) e como posso sabê-lo (saber o quê e como perguntar). Objetivo e estratégia da entrevista: preconceitos sobre a questão e a pessoa entrevistada, informação, documentação, hipótese; horizonte da entrevista. Tipos de entrevistas. Preparação da entrevista.
- A REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA
- A entrevista nos meios audiovisuais: vantagens e perigos do direto. A entrevista na Internet.
- FONTES INFORMATIVAS E REDAÇÃO DA NOTÍCIA
A informação é o respaldo de toda a notícia, a fonte homóloga à informação, tal caso envolve implicações sociais e jurídicas. Esta disciplina visa ensinar técnicas para a validação e classificação da informação, assim como para gerenciar o tratamento que deve fazer-se à fonte de informação.
- DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE FONTE DE INFORMAÇÃO
- Classificação e traços defindores dos tipos de fontes informativas existentes. Técnicas para a identificação, comparação e validação de uma fonte informativa. Normas de citação de fontes.
- O OFF THE RECORD
- Conceito, metodologia de trabalho e aplicações para o comunicador.
- FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET
- CONCEITO DE NOTÍCIA
- Os valores da notícia. Pirâmide invertida. A notícia na Internet. Recursos estilísticos. Classificação da notícia. O título informativo: Conceito e tipos. Estratégias para a hierarquização da informação. Meios de comunicação e atualidade.
- ANÁLISE E CRÍTICA DA MÍDIA
Esta disciplina procura desenvolver uma consciência crítica dos sujeitos em relação aos meios de comunicação e ao papel que desempenham na sociedade, a influência da mídia e os aspectos éticos e sociais com os quais administra a informação.
- INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE ATUAL
- Função social e responsabilidade da mídia. Os problemas éticos na mídia de massa.
- GÊNEROS DE OPINIÃO
- Chaves para a argumentação. Crítica literária. Metodologias para a análise de textos.
- REPORTAGENS E REDAÇÃO (RÁDIO, TELEVISÃO, IMPRENSA ESCRITA E INTERNET)
A reportagem é a maneira pela qual os meios de comunicação apresentam a informação. Esta disciplina pretende ensinar a estrutura de uma reportagem, sua classificação e técnicas de elaboração, atendendo ao suporte de cada meio de comunicação.
- REPORTAGEM
- Técnicas para a imprensa escrita. A reportagem nos meios audiovisuais. A reportagem gráfica. A crônica nos diversos meios. Tipos de reportagens. Técnicas de elaboração de uma reportagem. A grande reportagem. As fontes informativas na reportagem. Recursos literários na reportagem. Diretrizes formais para a elaboração da reportagem impressa, radiofônica, televisiva e multimídia.
- CIBERJORNALISMO
Internet é a plataforma para muitos meios de comunicação. Esta disciplina ensina os gêneros jornalísticos on-line mais relevantes, as técnicas para a gestão de meios eletrônicos de comunicação e a nova forma de comunicação que se gerou com o surgimento desta nova tecnologia.
- O CONCEITO DE INTERNET
- Sua evolução e características. Internet como meio de comunicação. Características do jornalismo online: imediatez, multimídia, personalização, interatividade e hipertextualidade.
- EVOLUÇÃO DO JORNALISMO DE INTERNET
- Dos gêneros jornalísticos aos gêneros ciberjornalísticos. Técnicas e conselhos para a elaboração de mensagens informativas on-line. O papel do ciberjornalista: perfis, habilidades e competências. Web 2.0 e jornalismo. O processamento e publicação de informação na Internet através de um sistema de gestão on-line de conteúdos. Blogs como ferramentas para o exercício jornalístico. Redes sociais e ciberjornalismo. Estrutura geral dos meios de comunicação on-line. Web 3.0 e ciberjornalismo.
2ª PARTE:TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO
A última Fase do programa é destinada à realização do Trabalho Final de Curso, que pode ser começado com antecedência ao fim da 1ª Parte: Disciplinas, já que nesse momento o aluno contará com os elementos desenvolvidos necessários para iniciar o trabalho.
O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os esboços e detalhes do Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou seu relacionamento, tanto teórica como aplicada, e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Federico Fernández Diez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Barcelona. Diretor da Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Europea del Atlántico. Especialista em Design e Planejamento de projetos. Produtor de vídeos e cinema. Pesquisador e autor de várias publicações sobre produção e indústria audiovisual e multimídia.
- Dr. Santiago Tejedor.Doutor em Jornalismo. Professor do Departamento de Jornalismo. Universidad Autónoma de Barcelona.
Coordenação Acadêmica Geral
- Dra. (c) Ligia Maria Lee Guandique. Graduada em Relações Internacionais pela Universidad Rafael Landívar da Guatemala. Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile.
Professores e Autores
- Dra. Belén Andueza. Doutora em Comunicação Audiovisual (Universidad Complutense de Madrid), mestre em Comunicação Política e Empresarial (Universidad Camilo José Cela) e graduada em Comunicação Audiovisual (Universidad Complutense de Madrid). Apresenta pesquisa de seis anos em jornalismo, jornalismo de televisão, programas de informação e formatos digitais. Experiência na realização de programas informativos na televisão, eventos e reportagens.
- Dr. Javier Odriozola. Doutor e Bacharel em Jornalismo pela Universidad do País Basco. Membro de comitês científicos de várias revistas indexadas.
- Dra. Julieta Mariño Otero. Doutora em Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Criatividade.
- Dr. Benito Escobar. Doutor em Artes Cênicas - UAB. Graduada em Letras e estética pela Universidade Católica do Chile. É fundador e primeiro presidente no Chile da ADN (Associação Nacional de Dramaturgos). Especialista em técnicas expressivas de comunicação pública e comunicação presencial.
- Dra. Lucía Pérez Sanagustín. Doutora em Jornalismo e novas tecnologias para a educação Universidad Complutense de Madrid - Espanha. Community manager e estratégias de comunicação para projetos educacionais na Rede Ibero-Americana de Cooperação, TIC e Educação (Ministério da Educação, Cultura e Esportes). Pesquisadora do doutorado –Universidad Autónoma de Barcelona-UAB.
- Dra. (C) Mariana Dornelles. Doutoranda em Comunicação e Jornalismo pela Universidad Autónoma de Barcelona. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília, mestre em Gestão Cultural pela Universidad de Barcelona e especialista em Gestão de Projetos em Educação e Cultura pela Universidad de Girona.
- Msc. Michelle Moreira. Graduada em Comunicação e Artes, com habilitação em Jornalismo (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil) e Mestre em Antropologia (Universidad Autónoma de Barcelona). Com experiência em estudos de mídia audiovisual, principalmente em fotografia relacionada a áreas como Antropologia Corporal, Representação Social ou Educomunicação.
- Msc. Regla Gómez. Mestre em Comunicação Corporativa pela Universidade Católica de Ávila e Bacharel em Jornalismo pela Universidad de Sevilha.
- Msc. Héctor Magro Palacios. Mestre em Direção de Comunicação e Gestão de Publicidade (ESIC), Bachelor of Arts with Honours in Media and Communication (University of Wolverhampton), Especialista em Jornalismo Digital (Universidade de Oviedo), Especialista em Filologia Asturiana (Universidade de Oviedo) e Bacharel em Filologia Hispânico (Universidade de Oviedo)
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.