Curso Prévio de Preparação em Ciências da Saúde

Apresentação

Ciências da Saúde é a disciplina que fornece conhecimento adequado em relação à saúde, doença e bem-estar. É composta por um conjunto de diferentes disciplinas (ciências aplicadas), orientadas ou dedicadas à saúde dos seres humanos. Essas disciplinas podem ser biologia, bioquímica, farmacologia, etc.

Objetivos

  • Proporcionar aos alunos o conhecimento necessário sobre as habilidades práticas necessárias para desenvolver seus conhecimentos nas ciências da saúde.

A quem é dirigido

O programa de Tronco Comum: Curso Prévio de Preparação em Ciências da Saúde é destinado a:

  • Graduados, em universidade, em ciências da saúde que estão cursando o Mestrado em Estudos Biológicos-Naturistas Especializado em Acupuntura e/ou Fitoterapia Tradicional Chinesa.
  • NÃO graduados em universidade que estejam cursando especialização em Acupuntura ou especialização em Fitoterapia Tradicional Chinesa.

Estrutura

Quanto à distribuição do tempo, estabelece-se que:

A estrutura de créditos do programa de Tronco Comum: Curso prévio de Preparação Ciências da Saúde Acupuntura em Saúde está reunida na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte 15 2 150
2ª Parte 15 2 150
3ª Parte 15 2 150
TOTAL 45 6 450

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade em que você se graduou. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno frequentar o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.
b. Duração em meses.

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data de início específica, para que o aluno possa formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizado, há uma duração mínima de 6 meses, contada a partir da data de entrega dos dois primeiros volumes até a data final.
  • O tempo máximo disponível para concluir o programa é de 6 meses. Nesse período, o aluno deve ter enviado todas as avaliações correspondentes.

Plano de estudos

O programa acadêmico possui uma estrutura curricular baseada em três partes sequenciais de formação:

  • 1a PARTE

    As disciplinas da primeira parte estão descritas abaixo:

    1a Parte
    # DISCIPLINA HORAS
    1 Anatomia e Histologia 50
    2 Biologia e bioquímica 50
    3 Fisiologia 50
    TOTAL 150
  • 2a PARTE

    As disciplinas da segunda parte estão descritas abaixo:

    2a Parte
    # DISCIPLINA HORAS
    1 Semiologia e Patologia 75
    2 Explorações Complementares e Analíticas 75
    TOTAL 150
  • 3a PARTE

    As disciplinas da terceira parte estão descritas abaixo:

    3a Parte
    # DISCIPLINA HORAS
    1 Farmacologia 75
    2 Situações de Assistência Urgente 75
    TOTAL 150

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. Carmen Peréz Morales. Professora Titular de Botânica da Universidade de León.
  • Dr. Carlos Llopis Martínez. Secretário geral da Fundação Europeia de Medicina Tradicional Chinesa. Diretor do departamento de Fitoterapia Tradicional Chinesa da Escola Superior de MTC.

Coordinación

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Acadêmica da Área de Saúde e Nutrição da FUNIBER.