Apresentação do Programa
Hoje em dia, as organizações esportivas estão crescendo a um ritmo acelerado. Isso reforça a necessidade de profissionais que tenham uma formação integral em cada área que forma o que é a gestão de uma organização esportiva.
O mundo das organizações esportivas está tornando-se mais competitivo. Por esse motivo, é preciso que os profissionais deste mundo mantenham-se atualizados e desenvolvam os conhecimentos e habilidades necessárias para poder administrar este contexto de maneira competente e, dessa forma, possam realizar seu trabalho de maneira bem-sucedida.
O programa Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos tem como finalidade desenvolver profissionais com competências que permitam dar resposta aos desafios do negócio esportivo, através de uma gestão de qualidade e também inovadora. Cada uma das disciplinas que forma este programa proporciona um conhecimento profundo sobre as áreas que configuram a administração de uma instituição esportiva.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática da elaboração dos conteúdos, permite dirigir o programa em Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos a profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que queiram ampliar e consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente de trabalho do negócio esportivo ou que queiram orientar sua carreira profissional em direção às organizações esportivas, com o objetivo de potencializar sua carreira profissional.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação de Especialista em DIREÇÃO E HABILIDADES PARA A GESTÃO DE CENTROS ESPORTIVOS.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplinas | 27 |
Estudo e Resolução de Casos | 6 |
Trabalho Final ou Prática | 10 |
TOTAL | 43 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos tem 43 créditos. duração do Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos varia de Varía em função da dedicação do estudante. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Objetivo geral:
- Formar profissionais com os conhecimentos e as habilidades necessárias para desenvolver um trabalho eficaz e eficiente no campo da gestão esportiva.
Objetivos específicos:
- Aprofundar-se nos estilos de liderança e direção nas organizações esportivas.
- Desenvolver habilidades para um planejamento e gestão estratégica de centros esportivos.
- Saber escolher e aplicar as técnicas mais adequadas para a direção de uma equipe esportiva.
- Aplicar as novas tecnologias da Sociedade da Comunicação e da Informação na área do esporte.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos são as seguintes:
- Diretor Esportivo de uma organização esportiva.
- Coordenador de área em uma organização esportiva (marketing, recursos humanos, IT, etc.).
- Assessor e consultor para organizações esportivas.
- Qualquer setor no negócio esportivo em que se desempenhem funções que exijam conhecimentos na gestão esportiva.
Nota: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.
Plano de estudos
O programa de Direção e Habilidades para a Gestão de Centros Esportivos se compõe de 3 partes:
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS (27 CRÉDITOS)
O objetivo desta parte é prover um conhecimento amplo e profundo sobre a gestão de organizações esportivas, desde seus fundamentos teóricos, conceituais e históricos em cada área até sua implementação organizacional, administrativa, esportiva, social e econômica.
- As disciplinas e créditos correspondentes que compõem o programa são mostrados na seguinte tabela:
1ª PARTE: DISCIPLINAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Administração e Direção de Entidades Esportivas | 4,5 |
2 | Direção e Planejamento Estratégico de Organizações Esportivas | 4,5 |
3 | Marketing no Esporte. Aplicações | 4,5 |
4 | Gestão Estratégica dos Recursos Humanos | 3 |
5 | Técnicas de Direção de Equipes Esportivas | 3 |
6 | Técnicas de Direção e Liderança No Esporte | 3 |
7 | Sociedade da Informação e Esporte | 4,5 |
TOTAL | 27 |
Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente.
- 2ª PARTE: ESTUDO E RESOLUÇÃO DE CASOS(6 CRÉDITOS)
O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total de um caso prático teórico ou aplicado, baseado nas doutrinas, teorias e disciplinas estudadas.
O desenvolvimento desta parte põe o aluno de frente à compreensão efetiva do conhecimento e obriga-o a resolver um problema do mundo real ou simulado. Sugere-se que se comece ao final da última disciplina, já que, nesse momento, o aluno contará com os recursos necessários para seu desenvolvimento.
12ª PARTE: ESTUDO E RESOLUÇÃO DE CASOS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | ESTUDO E RESOLUÇÃO DE CASOS | 6 |
TOTAL | 6 |
- 3ª PARTE: TRABALHO FINAL OU PRÁTICA PRESENCIAL SUPERVISIONADA (10 CRÉDITOS)
A última parte deste programa de especialização está destinada à realização de uma Prática Presencial Supervisionada ou o desenvolvimento de um Trabalho Final.
A decisão a respeito de que atividade realizar tem de ser tomada pelo aluno durante a 1ª Parte: Disciplinas, com base na informação específica que se fornecerá para isso.
3ª PARTE: TRABALHO FINAL OU PRÁTICA PRESENCIAL SUPERVISIONADA | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | TRABALHO FINAL OU PRÁTICA PRESENCIAL SUPERVISIONADA | 10 |
TOTAL | 10 |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: MATERIAS OBLIGATORIAS
- ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS
Estudo das funções que deve exercer um diretor de entidades esportivas, assim como as bases legais que regem o esporte internacionalmente.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- EMPRESAS
- Empresa em contexto. Classificação empresarial. Tipos de empresa. Setores econômicos e atividade empresarial. A empresa como sistema. Empreendedor e diretor.
- ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
- Estruturação empresarial. Novas tendências em estruturação empresarial. Áreas funcionais/ Funcionalidades na empresa. Organização de processos empresariais.
- POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL
- Direção estratégica. Direção tática. Direção operacional.
- DIREÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS
Estudo que permite a compreensão e implantação do planejamento estratégico em organizações e entidades esportivas, centrando-se em seus pontos fortes e pontos fracos para alcançar as metas e objetivos propostos.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- A GESTÃO DA MUDANÇA COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
- A mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. A resistência à mudança. A participação no processo de mudança estratégica.
- A DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
- O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. A matriz DAFO como um valioso instrumento do planejamento estratégico.
- A IMPLANTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
- Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização.
- MARKETING NO ESPORTE. APLICAÇÕES
Estudo das ferramentas que permitem a captação, fidelização de clientes satisfeitos, rentabilidade e posicionamento de uma entidade ou organização esportiva e a compreensão do significado, natureza e alcance da função comercial no esporte.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- MARKETING E ORGANIZAÇÃO, POLÍTICA, GESTÃO E DIREÇÃO COMERCIAL
- Marketing. Conceito e estratégia do marketing. Organização comercial. Política comercial (marketing estratégico). Gestão e direção comercial (marketing tático e operacional).
- ANÁLISE COMERCIAL E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS DO MERCADO
- Análise comercial. Adaptação às mudanças do mercado.
- FUNÇÃO COMERCIAL
- Política, gestão, e direção de marcas, produto e/ou serviço. Publicidade e promoção: informação e comunicação no marketing. Comercialização e distribuição do produto e/ou serviço.
- TÉCNICAS DE MARKETING, VENDA E NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
- Técnicas de marketing. Técnicas de venda e negociação comercial. Gestão de relação com clientes (CRM).
- COMÉRCIO ELETRÔNICO E MARKETING
- Introdução ao comércio eletrônico (e-Commerce). Marketing: organização do campo para sua aplicação na rede. Técnicas de Marketing para a rede.
- MARKETING INTERNACIONAL
- Comércio internacional, mercados exteriores e política de marketing. Mercados.
- PLANO DE AÇÃO COMERCIAL (STRATEGY "COMMERCE" BUSINESS PLAN)
- Processo de planejamento, execução e controle da estratégia de marketing. Elaboração de estratégias de marketing. Plano comercial (plano de marketing e vendas).
- GESTÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS
Estudo do comportamento organizacional com especial atenção no comportamento e na motivação das pessoas e sua interação com o ambiente.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (GRH)
- Estratégia organizacional. Traços e tendências da atual GRH. Necessidades do modelo funcional de GRH.
- GRH: TECNOLOGIA PARA SEU DIAGNÓSTICO, PROJEÇÃO E CONTROLE
- Tecnologia para o diagnóstico, projeção e controle da GRH.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO RH E OTIMIZAÇÃO DE QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
- O processo integrador e sistêmico do planejamento de RH. Determinação e otimização de quadro de funcionários.
- TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS
Abrange aspectos gerais da direção e a influência consciente e sistemática sobre este campo e seus membros, durante uma determinada atividade.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- AS EQUIPES DE TRABALHO
- Considerações gerais. Formação de equipes. A diversidade dos tipos de grupos. Diferença entre grupos e equipes de trabalho. Diferença entre grupos e equipes de trabalho. Os sistemas de alto rendimento e a direção participativa. Normas da equipe. As habilidades diretivas para o trabalho em equipe. A legitimação das percepções. Regras de trabalho em equipe. O consenso. Três elementos-chave para o trabalho em equipe. Características das equipes eficientes. Erros mais frequentes na coordenação de equipes de trabalho. Gestão de conflitos.
- PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA APERFEIÇOAR AS EQUIPES
- Interação entre os interesses individuais e coletivos. A autorrealização pessoal no trabalho da equipe. A liderança e as equipes autodirigidas. Exercício prático. Os 7 hábitos da liderança. O oitavo hábito da liderança. A inteligência emocional na equipe. Você é uma pessoa assertiva? Redes sociométricas. O sociograma. O teste de avaliação de grupo. Psicograma. As reuniões e sessões de trabalho em equipe. O método de interação. A delegação, a autonomia e a independência. A direção por objetivos e resultados.
- A TOMADA DE DECISÕES EM EQUIPE. TÉCNICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
- Empowerment. Considerações a respeito da tomada de decisões. Fatores de que depende. O processo de tomada de decisões. As técnicas de geração de ideias. Técnicas centradas em alcançar o consenso. Técnicas centradas em organizar ideias. A criatividade. Fechaduras mentais da criatividade.
- TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA NO ESPORTE
Estudo das técnicas e do processo comportamental que influem sobre o comportamento dos esportistas para a obtenção de resultados satisfatórios.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E A DIREÇÃO EMPRESARIAL
- O principal recurso humano: as pessoas. A direção e a psicologia social. Que é liderança? Definição, diferenças e funções do líder e do diretor. A cultura empresarial, valores e os processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
- ENFOQUES TEÓRICOS NO ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA. SUA EVOLUÇÃO
- Pré-história da liderança. A revolução industrial. A escola clássica da organização científica – líder autoritário. Escola das relações humanas – líder democrático. Modelo burocrático – líder carismático. A teoria behaviorista – teoria de traços – líder qualidades psicológicas. O desenvolvimento organizacional – líder grupal. Direção participativa. Escola sistêmica da administração – teorias da contingência. Líder orientado à tarefa e orientado às relações. Direção estratégica-mudança por valores-competências.
- ESTILOS DE LIDERANÇA
- Definições. Estilo de liderança. Tipos de estilos de liderança clássicos. Outros tipos de liderança. Modelos de estilos de liderança contemporâneas. Princípios essenciais dos líderes na coordenação dos homens. Liderança eficaz.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO LÍDER E DO DIRETOR: TÉCNICAS E FERRAMENTAS
- As competências e as habilidades do líder e do diretor. Análise dos resultados de uma pesquisa comparativa entre diretores turísticos líderes e não líderes quanto ao nível de desempenho. Avaliação das características pessoais. Técnicas e ferramentas para o trabalho do líder.
- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E ESPORTE
Análise do modelo sociocultural com que se vive na atualidade, caracterizado por compartilhar informação, eliminando distâncias e tempo graças à comunicação social e à tecnologia.
Conteúdos que se abordam na disciplina:
- ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: MUDANÇA GENERALIZADA
- Passagem para a sociedade da informação. Impulsores da mudança atual: globalização-tecnologia-informação. Impactos da mudança global.
- ADEQUAÇÃO ORGANIZACIONAL À MUDANÇA: GESTÃO DA MUDANÇA CULTURAL E TECNOLÓGICA DA SOCIEDADE
- Inovação como proposta de adequação. Culturas e organizações inovadoras. Visão da organização pelo ponto de vista da informação.
- REDE ATUAL À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
- Fundamentos, indicadores e características da economia em rede atual. Para a economia do conhecimento. Impacto da gestão do conhecimento nas organizações. Globalização e sociedade da informação.
- PARA A ADMINISTRAÇÃO ABERTA
- Introdução. Conceitos básicos sobre a sociedade da informação. Situação do estado diante da sociedade da informação. A administração aberta: as tecnologias da informação e das comunicações nos processos administrativos. Síntese: para uma sociedade da informação sustentável.
2ª PARTE: ESTUDO E RESOLUÇÃO DE CASOS
Busca a aplicação e domínio por parte do aluno de conceitos aprendidos na Especialização. O objetivo é demonstrar que o aluno possui a capacidade de poder analisar e responder, de maneira congruente, aos diferentes casos apresentados a ele.
3ª PARTE: TRABALHO FINAL OU PRÁTICA PRESENCIAL SUPERVISIONADA
Neste ponto, o aluno tem de escolher uma das atividades formativas a realizar.
No caso de escolher fazer o Trabalho Final, o aluno deverá realizar um trabalho em algum dos campos estudados no curso, respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.
No caso de realizar a Prática Presencial Supervisionada, o aluno terá a oportunidade de contextualizar-se na realidade profissional, a fim de poder desenvolver suas competências e habilidades básicas próprias do exercício profissional. Desta maneira, fomenta-se sua formação integral, com a combinação de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos adquiridos durante sua formação na especialização.
A culminação de qualquer destas duas opções permitirá a superação bem-sucedida do programa.
Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.
Direção
Direção acadêmica
- Dr. Maurizio Antonio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche.
Coordenação Geral Acadêmica
- Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional da Área de Esporte.
- Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional Áreas Saúde.
Professores e Autores
- Dra. Amélia Cristina Stein. Doutorado em Ciências da Atividade Física e da Saúde pela Universidad de León. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Ernesto Negrín. Doutorado em Ciências Técnicas. Consultor em Administração e Comunicação Organizacional em vários países da América Latina.
- Dra. Mailyn Marques León. Professora titular da Universidad de Matanzas, Cuba. Doutorado em Ciências Técnicas Engenharia Industrial. Pesquisa em Gestão de Operações, Gestão de Processos e Gestão Integrada.
- Dr. Vladimir Vega Falcón. Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidad de la Habana. Professor na Universidad Regional Autónoma de los Andes (UNIANDES)..
- Dr. Armando Cuesta Santos. Doutorado em Ciências e em Ciências Econômicas. Professor na Universidad Tecnológica de la Habana (CUJAE)..
- Dr. Alberto Jorge Acosta. Professor associado na Escuela de Alta Dirección y Administración (EADA) e na Universitat Politècnica de Catalunya. Consultor internacional.
- Dr. Pablo Blanco. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad Camilo José Cela. Jornalista. Experiência no campo da gestão e da comunicação no campo do esporte.
- Dra. (c) Adriana Mayorga. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Psicóloga com experiência em diagnóstico, análise, planejamento de intervenção e avaliação de formas de comportamento humano. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. (c) María Fernanda Figueroa. Doutorado (em andamento) em Atividade Física e Esporte pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestrado em Direção Estratégica Esportiva pela Universitat de Barcelona. Licenciatura em Gestão Esportiva. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. (c) Wánderson Oliveira. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. (c) María Eugenia Luna. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
- M. Jaume Massons Bosch. Mestrad MEMOS - COI. Mestrado em Gestão de Organizações Esportivas na Blanquerna. Pós-graduação em Marketing e Patrocínio Esportivo (UAB). Consultor e formador nas áreas de marketing, marketing móvel, comunicação comercial e digital. Cofundador da Get Clevr s.l., empresa de base tecnológica para o desenvolvimento de apps móveis. Sócio consultor da idealive Consulting s.l., consultoria especializada em estratégias de CRM.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.