Doutorado em Direito

Apresentação

O programa acadêmico de Doutorado em Direito foi concebido para formar docentes universitários e pesquisadores profissionais no campo das ciências jurídicas. Busca formar pesquisadores especializados na busca pelo desenvolvimento de ferramentas e técnicas de pesquisa científica a fim de realizar os trabalhos de ensino e pesquisa nas ciências particularizadas do Direito.

O programa desenvolve novas formas para realizar uma pesquisa fundamentada na técnica jurídica, já que, através da utilização de um modelo que promove o uso contínuo das novas tecnologias, explorando canais acadêmicos novos e inovadores, que abrem espaço para a inventividade científica e jurídica, voltando-se para a resolução dos novos desafios ocasionados pela utilização das novas tecnologias no campo do Direito.

Estrutura

O Doutorado em Direito se divide em quatro fases:

FASE I: DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS
O aluno cursará as disciplinas de pesquisa científica e participará no seminário de pesquisa. Estas disciplinas permitirão a aquisição dos conhecimentos necessários sobre as principais ferramentas da pesquisa científica e os alinhamentos gerais de como se elabora uma tese de doutorado.
FASE II: METODOLOGÍA CIENTÍFICA NO DIREITO
1 Método de Pesquisa em Direito Comparado
2 Metodologia, Interpretação e Argumentação para a Pesquisa Jurídica Avançada
3 Pensamento Jurídico Contemporâneo
4 Lógica Jurídica
5 Constitucionalismo no Século XXI
6 Sistemas Judiciais e Resolução de Conflitos
7 Bioética e Direito
8 Sistemas Parlamentares
FASE III: PESQUISA
Nesta fase, o aluno cursará as disciplinas referentes ao Trabalho de Pesquisa I, Trabalho de Pesquisa II e Proposta de Tese. Esta fase será realizada com a assessoria constante do seu orientador de tese, de modo que será possível trabalhar a informação pertinente a fim de escrever sua tese de maneira eficiente.
FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE

Finalmente, na fase de realização da tese, o aluno cursará duas disciplinas chamadas: Elaboração da Tese de Doutorado e Defesa da Tese de Doutorado.

Esta base busca que o candidato elabore sua tese, e argumente e explique-a a uma banca de doutores de maneira lógica e sistemática os resultados da sua pesquisa.

Metodologia Educativa

O modelo educacional promove a colaboração e cooperação a fim de enriquecer a formação das pessoas. Assim garante-se um processo que fornece resultados efetivos com relação ao investimento educacional assumido contra o retorno em formação de conhecimentos e aprendizagem pessoal e organizacional. O modelo educacional é composto de muitas inovações pedagógicas que facilitam, potencializam e impulsionam um processo de formação em um ambiente de aprendizagem de grande eficácia. Este compreende:

  • Facilitar o contato entre estudantes, entre professores e entre os grupos entre si.
  • Fomentar a cooperação e a reciprocidade: a aprendizagem como esforço coletivo.
  • Considerar o estudante como o centro de um processo em que participa ativamente.
  • Estimular e potencializar a comunicação e a interação contínua entre professores e estudantes.
  • Instilar que o processo de formação envolve e exige dedicação de tempo e esforço contínuo.
  • Usar a motivação como estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados de aprendizagem estão ao seu alcance.
  • Personalizar o aprendizado, levando em consideração as diferenças entre os estudantes e suas diversas formas de aprender.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permite a obtenção do título de DOUTOR EM DIREITO, expedido pela Universidade em que tenha se matriculado.

Plano de estudos

Doutorado em Direito

O programa de Doutorado em Direito tem como objetivo desenvolver a capacidade de pesquisa através do uso competente das ferramentas próprias da metodologia da pesquisa científica, visando que o estudante desenvolva um pensamento analítico e crítico, inclinado à busca de soluções práticas sustentáveis e competitivas nas ciências jurídicas.

O programa de Doutorado em Direito apresenta carga letiva de 107 créditos com cinco anos de duração. O calendário de atividades acadêmicas é resumido na tabela a seguir.

  • FASE I: DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS
FASE I: DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS
# DISCIPLINAS
1 Metodologia da Pesquisa Científica
2 Seminário de Pesquisa – Ficha de Doutorado
  • FASE II: METODOLOGIA CIENTÍFICA EM DIREITO
  • FASE III: FASE DE PESQUISA
FASE III: FASE DE PESQUISA
# DISCIPLINAS
1 Trabalho de Pesquisa I
2 Trabalho de Pesquisa II
3 Projeto de Tese
  • FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE DE DOUTORADO
FASE IV: REALIZAÇÃO DA TESE DE DOUTORADO
# DISCIPLINAS
1 Elaboração da Tese de Doutorado
2 Defesa da Tese de Doutorado

Direção

  • Dr. Eduardo Silva. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Direção e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e notário pela Universidad Rafael Landívar. Advogado do departamento jurídico da Fundación Universitaria Iberoamericana. Diretor executivo da Fundação Universitária Iberoamericana, sede Guatemala.
  • Dr. Pablo Eisendecher Bertin. Advogado, Doutor em Direito Econômico e da Empresa. Mestre em Direito Público. Mestre em Direito e Negócios Internacionais. Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação. Atualmente, ocupa o cargo de diretor das sedes Chile e Paraguai da Fundação Universitária Iberoamerica.

Professores e Autores

  • Dr. Alfonso Estrada Garcia. Doutor em Filosofia e Ciências Sociais, pela Universidad Panamericana de Guatemala. Consultor Docente na Comissão Presidencial Coordenadora da Política do Executivo em matéria de direitos humanos. Professor em programas de mestrado e orientador de dissertações na Universidad Rafael Landívar.
  • Dra. Irma Rebeca Monzón Rojas de Paredes. . Doutora em Direito pela Universidad Rafael Landívar (Guatemala). Doutora em Sociedade Democrática, Estado e Direito pela Universidad Del Pais Vasco (Espanha). Pesquisadora no Instituto de Pesquisa e Estudos Superiores em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad Rafael Landívar.
  • Dr. José Miguel Cermeño Castillo. Doutor em Ciências Penais pela Universidad de San Carlos de Guatemala. Advogado e notário. Professor, exerce a profissão de forma liberal, como advogado litigante e consultor em direito mercantil.
  • Dr. Vladimir Osman Aguilar Guerra. Doutor em Direito. Universidad de Sevilla (Espanha). 26 anos de atuação docente na Universidad de San Carlos de Guatemala, na Facultade de Direito, em nível de graduação e pós-graduação. Autor de 11 obras na área do Direito.
  • Dr. Pablo Eisendecher Bertin. Advogado, Doutor em Direito Econômico e da Empresa. Mestre em Direito Público. Mestre em Direito e Negócios Internacionais. Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação. Atualmente, ocupa o cargo de diretor das sedes Chile e Paraguai da Fundação Universitária Iberoamerica.
  • Dr. Tomás Salás Darrocha. DDoutor em Direito pela Universidad de Barcelona e Licenciado em Ciências Políticas pela mesma universidade. De longa e prestigiada trajetoria na judicatura, é Magistrado-Juiz em exercício na Vara Penal de Barcelona. Foi chefe do gabinete técnico do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC), entre otros cargos.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Professora no Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Professor titular da Universidad de León.
  • Dra. Alina Celi Frugoni. Doutora em Direito pela Universidad de Alicante (Espanha). Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Roberto Ruiz Salces. Vice-reitor de Relações Internacionais e Secretário-Geral da Universidad Europea del Atlántico (Espanha). Doutor em Historia e Ph.D. em Educação. Professor de História do Direito e das Instituções, e de Relações Internacionais em Direito Econômico Internacional.

Bolsas de Estudo

O programa de Bolsas de estudo de doutorado, para o programa de Doutorado em Direito patrocinado pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), é destinado àqueles com um excelente currículo acadêmico. O objetivo é formar doutores que façam uma contribuição relevante para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico da sociedade, e no campo próprio da linha de pesquisa do doutorando ou doutorado.

Este programa de bolsas, no qual participam outras fundações, instituições e universidades, está orientado tanto a docentes de universidades – com o objetivo de contribuir com aumento da porcentagem de doutores nas universidades –, como a profissionais do mundo empresarial e da administração pública – com o fim de contribuir com a criação de departamentos de PD&I e gerar um espírito de inovação.