Doutorado em Direito Econômico e Empresarial

Apresentação

O Doutorado em Direito Econômico e Empresarial promove, através de uma formação rigososa e avançada, a pesquisa jurídica no âmbito econômico e empresarial. A articulação pedagógica deste programa acadêmico foi concebida para formar docentes universitários, pesquisadores e profissionais qualificados, respondendo às realidades globais, complexas e instáveis da regulamentação econômico-empresarial nacional e internacionalmente.

O programa de doutorado permite cursar disciplinas e realizar o trabalho de pesquisa dentro de uma das linhas oferecidas, seguindo um programa de estudos na modalidade a distância. Deste modo, o doutorando realiza um estudo de pós-graduação avançado e adaptado ao seu ritmo e estilo de trabalho.

Durante a realização do programa, o doutorando conta com o apoio e assessoramento de professores, tutores e orientadores, cujo objetivo é facilitar a aprendizagem e o rendimento acadêmico nas disciplinas, no trabalhos de pesquisa e na tese, aproveitando as novas tecnologias.

Estrutura

1.ª Fase: Cursos Introdutórios
O aluno cursará as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Seminário de Pesquisa. Estas disciplinas permitem adquirir os conhecimentos necessários sobre as principais ferramentas de pesquisa científica e os termos gerais para a elaboração de uma tese de doutorado.
2.ª Fase: Cursos Modulares
Esta fase é dividida em dois segmentos:
Módulos Obrigatórios

Neste segmento, encontram-se as disciplinas correspondentes ao Módulo de Metodologia Científica no Direito. O aluno cursa as disciplinas: Método de Pesquisa em Direito Comparado; Metodologia, Interpretação e Argumentação para a Pesquisa Jurídica Avançada; Pensamento Jurídico Contemporâneo; e Lógica Jurídica.

Através de uma articulação pedagógica avançada, o aluno consolida conhecimentos sobre a lógica, a argumentação e conhece técnicas específicas da pesquisa jurídica, desenvolvendo competências e habilidades necessária para sua futura incorporação à esfera empresarial e/ou docente.

Módulos Optativos
O aluno escolhe uma linha de pesquisa nesta segunda fase do programa de doutorado.
  • Linha de Pesquisa em Direito Econômico
    A formação em direito econômico encaminha o estudante a uma reflexão mais detalhada sobre o sistema econômico atual e o necessário envolvimento da pesquisa jurídica aplicada à economia. O desenvolvimento da tese de doutorado nesta linha busca que o aluno oriente sua pesquisa à resolução e satisfação de necessidades específicas, considerando a escassez de recursos, a equidade e a justiça para realizar um trabalho que fomente o bem-estar social e a regulamentação econômica, corporativa e financeira. Neste módulo, o aluno cursa as disciplinas: Direção Financeira; Direito Econômico Internacional; Análise Econômica do Direito; e Financiamento e Tributação Internacional.
  • Linha de Pesquisa em Direito na Empresa
    A linha de pesquisa em Direito na Empresa busca que o estudante desenvolva uma reflexão analítica sobre a situação da empresa no mundo globalizado e contextualize seus elementos e recursos. A pesquisa jurídica neste campo se enquadra na ocupação dos operadores e agentes empresariais, buscando a rentabilidade, perdurabilidade e competitividade dos projetos empresariais, ao mesmo tempo que fomenta o bem-estar geral e sustentável. Neste módulo, o aluno cursa as disciplinas: Administração e Direção de Empresas; Aspectos Jurídicos da Empresa; Contratos Internacionais e Ética Empresaria; e Responsabilidade Social Corporativa.
3.ª Fase: Pesquisa
Nesta fase, o aluno cursa as disciplinas: Trabalho de Pesquisa I; Trabalho de Pesquisa II; e Proposta de Tese de Doutorado. Esta fase é realizada com o assessoramento constante do Orientador de Tese a fim de recolher a informação pertinente para realizar o trabalho com rigor e eficiência.
4.ª Fase: Realização da Tese de Doutorado
Finalmente, na fase de realização da Tese de Doutorado, o aluno cursa as disciplinas denominadas Elaboração da Tese de Doutorado e Redação da Tese de Doutorado. Nesta fase, o candidato elabora sua tese e pode argumentar e defender de maneira lógica os resultados de sua pesquisa ante uma banca de doutores especialista no tema.

Metodologia Educativa

 

O modelo educativo promove a colaboração e a cooperação para enriquecer a formação das pessoas. Assim, garante um processo que promove resultados efetivos à relação entre o investimento assumido e o retorno em formação e conhecimentos, e aprendizagem pessoal e organizacional. O modelo educativo é composto de muitas inovações em educação e pedagógicas que facilitam e potencializam e impulsionam um processo de formação em um ambiente de aprendizagem muito eficaz. Isto compreende:

  • Facilitar o contato entre estudantes, entre professores e entre os dois grupos.
  • Fomentar a cooperação e a reciprocidade: a aprendizagem como esforço coletivo.
  • Considerar o estudante como o centro do processo do qual participa ativamente.
  • Estimular e potencializar a comunicação e a interação entre professores e estudantes.
  • Demonstrar que o processo de formação implica e exige a dedicação contínua de tempo e esforço.
  • Usar a motivação como estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados da aprendizagem estejam ao seu alcance.
  • Personalizar a aprendizagem, levando em consideração as diferenças entre estudantes e suas diversas formas de aprender.

Titulação

O doutorando ou doutoranda que conclui os requisitos acadêmicos e supera a defesa de sua tese de doutorado, segundo a normativa da universidade de ministra o programa, pode optar pelo grau de::

  • Doutor em Direito Econômico e Empresarial pela Universidade Internacional Iberoamericana (México), indicando a linha de pesquisa na qual realizou a tese.

Plano de estudos

Doutorado em Direito Econômico e Empresarial > Fase Docência

O programa de Doutorado em Direito Econômico e da Empresa pretende responder às exigências de pesquisa atuais na esfera jurídica da economia globalizada e nos mercado nacionais e internacionais. Para este fim, dispõe-se de um rigoroso plano de estudos que contempla diversas matérias e metodologias.

A fase de docência do Doutorado em Direito Econômico e Empresarial caracteriza-se por basear-se em um modelo colaborativo de formação. Em todas as disciplinas, há atividades em grupo, fóruns de debates a partir de uma perspectiva reflexiva e orientada à pesquisa.

Estas ações pedagógicas têm como um de seus principais objetivos aproveitar as possibilidades que a educação oferece ao colocar em contato doutorandos de diferentes tradições educativas e pesquisadores para enriquecer o processo de formação e aprofundar cooperativamente em sua linha de pesquisa.

  • (a) Geração de conhecimento;
  • (b) Produção e uso de metodologias de pesquisa científico-profissionais; e
  • (c) Produção de soluções através de redes de agentes.

Fases, módulos e disciplinas

Fase I (Cursos introdutórios)
Metodologia da Pesquisa Científica (5 créditos)
Seminário de Pesquisa – Ficha de doutorado (3 créditos)
Fase II (Cursos Modulares)
Módulos obrigatórios: Metodologia Científica no Direito
Método de Pesquisa em Direito Comparado (5 crétidos)
Metodologia, Interpretação e Argumentação para a Pesquisa Jurídica Comparada (5 créditos)
Pensamento Jurídico Contemporâneo (5 créditos)
Lógica Jurídica (5 créditos)
Módulos optativos
Módulo Direito Econômico 
  • Direção Financeira (4 créditos)
  • Direito Econômico Internacional (4 créditos)
  • Análise Econômica do Direito (4 créditos)
  • Financiamento e Tributação Internacional (2 créditos)
Módulo Direito Empresarial 
  • Administração e Direção de Empresas (4 créditos)
  • Aspectos Jurídicos da Empresa (4 créditos)
  • Contratos internacionais (2 créditos)
  • Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa (4 créditos)
Fase III (Pesquisa)
Trabalho de Pesquisa I (5 créditos)
Trabalho de Pesquisa II (5 créditos)
Projeto da Tese de Doutorado (20 créditos)
Fase IV, Realização da Tese
Elaboração da Tese de Doutorado (20 créditos)
Redação da Tese de Doutorado (15 créditos)

Linhas de pesquisa

A seguir estão listadas as possíveis linhas de pesquisa vinculadas ao programa de Doutorado, derivadas das duas linhas gerais em Direito Econômico e Direito Empresarial Para ter acesso a outras linhas possíveis, o candidato deve consultar a Comissão de Doutorado.

LINHAS DE PESQUISA
Argumentação Jurídica Direito de Falências
Direito Penal Direito Comercial
Propriedade Industrial Direito da União Europeia
Direito Social Direito Trabalhista
Direito Marítimo Direito do Mercado de Valores
Direito Hereditário Romano Direito Internacional Ambiental
Empresa Familiar Tributação Internacional
Direito Internacional Privado na Era da Globalização Cláusula de Consciência dos Profissionais da Informação
Mercados Financeiros Internacionais Metodologia Jurídica
Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias Regime Jurídico da Prevenção
Sociedade da Informação e Direito Internacional Privado Teoria da Prova. Aspectos filosóficos
Teoria e Filosofia do Direito Direito Privado e Economia de Mercado
Direito da Integração Direito dos Mercados Bursáteis
Direito na Internet Teoria Econômica dos Contratos

Direção

  • Dr. Luis Fernández Estrada. Acadêmico da Real Academia de Jurisprudência e Legislação da Espanha. Doutor em Direito pela Universidade de Navarra. Atualmente é professor na Universidade Europeia do Atlântico, foi docente na Universidade de La Rioja e na Universidade Antonio de Nebrija, em Madri, Espanha. Publicou vários livros e monografias a partir de sua especiaização em Direito Público. Tem experiência como Chefe de Assessoria Legal em várias Organizações Internacionais da Europa Oriental, da Ásia Central e do Oriente Médio. 
  • Dra. Silvia Aparicio Obregón. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Diretora da Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER. Diretora da Graduação em Adminiostração e Direção de Empresas na Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. Ana Rodríguez Zubiaurre. Doutora em Economia Apliada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretora acadêmica da Universidade Internacional Iberoamericana, Porto Rico. Atuou anteriormente como docente na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e como pesquisadora no Projeto SICTUR (Sistema de Informação da Pesquisa Científica em Turismo).

Professores e Autores

  • Dra. Carmen Rita Román Rosario. Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico. Reitora da Universidade Internacional Iberoamericana, Porto Rico.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia da Educação pela Universidade Antonio de Nebrija, Espanha. Reitor da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade de León, Espanha. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León, Espanha.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro e MBA pela Universidade Politécnica da Catalunha. Consultor de negócios, tecnologia e soluções empresariais. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana. 
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Professor na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor dada Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) na Argentina. 
  • Dra. Alina Celi Frugoni. Doutora em Direito pela Universidade de Alicante, Espanha. Professora na Universidade Internacional Ibero-americana
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Engenheiro civil e especialista em projetos de cooperação internacional. Reitor da Universidade Internacional Iberoamericana, México.
  •  Dr. Fermín Ferriol Sánchez.  Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  •  Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Diretor Acadêmico da Área Ambiental da Universidade Internacional Iberoamericana. 
  • Dr. Alberto Gaspar Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico e Territorial pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular da cadeira de Gestão Ambiental Urbana na Universidade Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dr. Victor Jiménez Arguelles. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Professor na Universidade Autônoma Metropolitana, México.
  • Dr. José Antonio Trigueros Pina. Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Profesor titular da Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha.

Bolsas de Estudo

La Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) destina periódicamente una partida económica con carácter extraordinario para Becas en Formación FUNIBER.

Para solicitarla, se ha de completar el formulario de solicitud de información que aparece en la web de FUNIBER o comunicarse directamente con la sede de la fundación en su país que le informará si es necesario aportar alguna información adicional.

Una vez se reciba la documentación, el Comité Evaluador examinará la idoneidad de su candidatura para la concesión de una ayuda económica, en forma de Beca en Formación FUNIBER.