Especializaçao Em Coaching Organizacional

Apresentação do Programa

Consideramos que o Coaching não é apenas uma metodologia inovadora com ferramentas ou disciplina em expansão, mas uma filosofia de vida, para observar e interpretar o ser humano e também a própria organização, para avaliar esta organização em mudança, resistente, que oferece um espaço de aprendizado contínuo, adaptação à mudança e desenvolvimento de seus membros e que promova a mudança individual, bem como uma mudança organizacional generalizada que terá um impacto positivo no escopo dos resultados para ambos.

A partir do Coaching Organizacional, pretende-se acompanhar as pessoas e organizações no desenvolvimento de suas competências, a fim de alcançar os desafios estratégicos desejados. Da mesma forma, o Coaching Organizacional também é responsável por acompanhar os líderes da organização para desenvolver habilidades para que eles aprendam a se mover e a liderar suas equipes no ambiente em que a organização está localizada.

Portanto, a missão do título de Especialização em Coaching Organizacional é formar profissionais na disciplina do Coaching aplicado ao nível organizacional, por meio do desenvolvimento e consolidação das suas competências e habilidades como essencial líder- Coach de gestão de pessoas e equipes ; aprofundando nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para ser capazes de acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento e acompanhamento a ser realizado nas organizações tanto para líderes, gerentes intermediários e equipes para servir como um impulsor e motor de mudança para manter o talento interno da própria organização, bem como para impulsionar os resultados do negócio.

Em paralelo, o programa de Especialização em Coaching Organizacional promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes que a cursam, ajudando-os na formação e desenvolvimento de suas competências essenciais como coach (em conformidade com os padrões éticos e profissionais da International Coach Federation (ICF).

A quem é dirigido

O programa de Coaching Organizacional é destinado a profissionais de qualquer área da empresa ou consultoria com experiência em gestão de pessoas.

Profissionais do mundo do Coaching que desejam completar sua formação nas metodologias mais representativas desta especialidade, bem como desenvolver as habilidades e competências necessárias para adquirir a linguagem de negócios que facilitará o trabalho com os gestores.

Diretores que desejam melhorar suas habilidades para gerenciar com eficiência suas equipes.

Psicólogos organizacionais, assim como profissionais dedicados à Seleção, Recrutamento e Formação de pessoal.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Especializaçao Em Coaching Organizacional.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa de Coaching Organizacional é de 450 horas (45 créditos ECTS)

Em relação à distribuição, é estabelecido que:

Sendo um programa a distância e não sujeito a aulas presenciais, nenhuma data de início específica é estabelecida, para que o aluno possa formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.

O tempo máximo disponível para realizar o programa é de 12 meses. Neste período de tempo, o aluno deve ter passado com sucesso em todas as avaliações correspondentes, bem como no projeto final.

A estrutura de crédito do Programa de Coaching Organizacional é mostrada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1a Parte: Disciplinas 35 9 350
2a Parte: Trabalho Final de Curso ou Projeto 10 3 100
TOTAL 45 12 450

a. a. A equivalência nos créditos pode variar de acordo com a universidade que faz a titulação. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) é igual a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente à Área de Ensino Superior Europeu (EHEA), a relação entre créditos - horas pode variar.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais na disciplina de Coaching aplicada ao campo organizacional, por meio do desenvolvimento e consolidação de suas habilidades e habilidades como líder-Coach essencial para a gestão de pessoas e equipes de trabalho; o aprofundamento das diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento e acompanhamento realizados nas organizações, tanto para os líderes quanto para as equipes de trabalho, para servir como um motor de mudança.

Objetivos específicos

  • Identificar e compreender o papel e a identidade do Coach no campo organizacional e a importante contribuição que representa durante o processo de coaching.
  • Desenvolver as competências e ferramentas adequadas como um líder-Coach, essencial para a gestão de pessoas e equipes de trabalho em ambientes organizacionais, tais como: escuta ativa, comunicação direta e eficaz, consciência, reflexão, reconhecimento, flexibilidade, autoconhecimento e motivação.
  • Adquirir e desenvolver um estilo de liderança assertivo, inspirador e influente, que favoreça o desenvolvimento dos colaboradores e o alinhamento destes com os valores e objetivos da organização.
  • Conseguir uma visão sistêmica da organização e acompanhá-la na identificação de pontos fortes e áreas de melhoria que sirvam como direcionadores de mudança.
  • Desenhar e implementar projetos de mudança, desenvolvimento e transformação organizacional, visando a obtenção de resultados, a cocriação da consciência e a resolução de conflitos no nível organizacional.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Coaching Organizacional, entre outras, são:

  • Coach organizacional.
  • Coach para equipes de trabalho, executivos, gerentes ou empreendedores.
  • Consultores de empresas.
  • Profissionais e gerentes em todos os níveis da pirâmide organizacional.
  • Especialistas em Seleção, Recrutamento e formação de pessoal.
  • Profissionais e diretores em todos os níveis da pirâmide organizacional.

Plano de estudos

  • 1a PARTE: DICIPLINAS (350 HORAS)

As Disciplinas e horas correspondentes que compõem o programa são apresentadas nas seguintes tabela:

1a PARTE: ASIGNATURA
# DISCIPLINAS HORAS
1 Origens e fundamentos teóricos do Coaching 30
2 Fontes disciplinares de apoio ao Coaching 30
3 Fundamentos de organização 30
4 As competências do Coach 40
5 As ferramentas para o Coach 50
6 O processo de Coaching 50
7 Áreas de aplicação do Coaching 40
8 Liderança Organizacional e Coaching 50
9 Marketing do Coaching e Pessoal Branding 30
TOTAL 350

Essas disciplinas, apesar de independentes entre si, são estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades ou capítulos temáticos básicos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente aos testes de avaliação.

  • 2a PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO (100 HORAS)

No caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, a última fase do Programa será dedicada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicada ao ambiente do aluno.

2a PARTE: TRABALHO FINAL DE CURSO OU PROJETO
# ASIGNATURAS HORAS
1 Trabalho Final de Curso ou Projeto 100
TOTAL 100

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias feitas.

Direção

  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Acreditação como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona, na Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Especialista em Técnicas de Coaching, credenciada pelo ICF. Formação de construções familiares e Programação Neurolinguística. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância por meio de ambientes virtuais, em temas relacionados ao Coaching, Gestão de Emoções, Liderança, Gestão de Mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, onde os interessados podem realizar processos de descoberta, aprendizado e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.

Professores e Autores

  • MSc. Stefania Stiscia. Mestrado em Coaching com PNL pela Escola de Coaching Motivat em Barcelona, Espanha. Coach credenciada pela ASESCO. Mestrado em Coaching Pessoa e Corporativo com abordagem sistêmica no Lab, Barcelona. Formação complementar em Coaching Transformacional pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Formação complementar em Coaching Sistêmico e Construções Familiares e Organizacionais na Farfala Coaching Global de Barcelona. Graduada em Economia e Administração de Empresas pela Università degli Studi di Modena, Itália. Cocriadora de conteúdo para vários programas de formação de Coaching. Sócia e membro do Comitê de Eventos da AECOP. Facilitadora de recursos e tutora on-line. Fundadora da Artliderbarcelona, desenvolve atividades como formadora, consultora e coach e facilita espaços para favorecer o desenvolvimento pessoal e organizacional.
  • MSc. Sandra Guasch Santos. Mestrado em Neuroliderança e Coaching Organizacional na EADA Barcelona. Mestrado em Coaching Transformacional, Pessoal e Organizacional para gestores do Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, Espanha. Certificação Copperfield na Escola de Design de Barcelona Kaospilot. Certificação Sikkhona pelo Instituto de Comunicação e Coaches de Barcelona. Formação complementar no desenvolvimento de recursos humanos, habilidades relacionais e de comunicação. Coach e Coach Organizacional. Responsabilidades em Gestão de Negócios e Recursos Humanos sob sua responsabilidade. Experiência como Coach, coordenadora e gerente de equipes de trabalho.
  • MSc. Núria Oltra González. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduada em Psicologia pela Universidade de Rovira i Virgili em Tarragona, Espanha. Fundadora e Coach Holística em Novamirada, onde oferece espaços para promover o crescimento holístico e a aprendizagem experiencial das pessoas. Experiência como professora, de modo presencial, no Mestrado em Coaching Sistêmico oferecido pela Universidade Autônoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona. Coach e coordenadora de projetos na Fundação Babel Punto de Encuentro.
  • MSc. Ana de Diego Lagüera. MBA pela Universidade de Deusto. Coach Certificada ACC pela International Coach Federation. Coach pessoal e executiva. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico. Professora de Coaching e Mentoring no Mestrado de RR. HH da UBU. Professora do Mestrado em Coaching e Liderança na Escola de Coaching e Três Talentos (Mérida, Espanha). Responsável pela formação interna, RR. HH, formadora, consultora e coach organizacional de várias empresas espanholas, para as quais desenvolveu projetos e realizou intervenções destinadas a facilitar espaços para favorecer o desenvolvimento pessoal e organizacional dos colaboradores.
  • MSc. Sonia Juliana Pérez Pérez. Mestrado em Musicoterapia pela Universidade Nacional da Colômbia. Graduada em Psicologia pela Universidade Nacional Aberta e a Distância, Colômbia. Graduada em Antropologia pela Universidade de Los Andes, Colômbia. Com formação em Docência Universitária, Universidade Corporativa 5. Alta competência para o desenvolvimento de processos educacionais, sociais e terapêuticos baseados na capacidade de compreensão, análise e visão proativa. Habilidades na escrita, leitura e pesquisa de primeiro nível. Tem experiência como professora e musicoterapeuta em várias instituições universitárias, centros de formação e intervenção terapêutica na Colômbia.
  • MSc. Sara Moza Moríñigo. Mestrado Universitário em corpo docente pela Universidade de Sevilha. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Trabalho pelo Centro de Estudos Jurídicos de Granada. Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. (cursando). Licenciada em Psicologia pela Universidade de Granada. Experiência na área de consultoria de RH e como professora na área de resolução de conflitos e RH. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra. Laura Natalia Pérez. Doutorado (Cum Laude) e Mestrado em Ciências Cognitivas e Linguísticas pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretora Acadêmica do Mestrado em Psicologia da Saúde na Universidad Internacional Iberoamericana de México e professora daquela universidade. Psicóloga e coach, fundadora da Florecimento Humano. Experiência de pesquisa na Universidade de Barcelona, Espanha. Experiência como psicólogo nos hospitais San Juan de Dios e La Imaculada, na Colômbia.
  • Dra. María de los Ángeles González García. Doutorado em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidade Autônoma de Barcelona. Mestrado em Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidade Autônomo de Barcelona. Mestrado em Investigação em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduação em Psicologia, Itinerário: Psicologia Clínica, Universidade de Salamanca. Trabalhou como docente no exercício como Professora titular a tempo parcial na Soler i Sala SL, Barcelona em Aconselhamento e formação em Psicologia da Saúde, Coaching e PNL (junho de 2009-2011) e atualmente como Professora Associada do Doutorado em Psicologia, Universidad Europea del Atlántico. Com sua trajetória profissional, trabalhou como Psicóloga na Unidade de Medicina Interna do Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, na área de Assistência, Pesquisa e Formação. Atualmente é Diretora do Centro Psicoeducativo Balance, Santander como Psicóloga e Mindfulness trainer. Publicou manuais e artigos científicos publicados em revistas internacionais de Psicologia Clínica e colaborou em numerosos estudos clínicos.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutorado em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha. Mestrado em Saúde Mental pela Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor Acadêmico do Curso de Graduação em Psicologia e Professor e Pesquisador na área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidad Europea del Atlántico, Espanha. Autor e coautor de inúmeros livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dra (c). Julién Brito Ballester. Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional tem sido vinculada ao ensino, pesquisa e consultoria na área de Psicologia Organizacional e outras áreas afins. Ela trabalhou principalmente na coordenação acadêmica, ensino, seleção, formação e desenvolvimento, bem como na direção e implementação de vários projetos de consultoria para atender às diversas necessidades de intervenção organizacional e mudança de processos. Há mais de 10 anos trabalha em uma linha de pesquisa ligada ao desenvolvimento de competências.
  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Credenciamento como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona, na Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Especialista em Técnicas de Coaching, credenciada pelo ICF. Formação de constelações familiares e Programação Neurolinguística. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância por meio de ambientes virtuais, em temas relacionados a Coaching, Gestão de Emoções, Liderança, Gestão de Mudanças, entre outros. Experiência como psicólogo e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, onde os clientes podem realizar processos de descoberta, aprendizado e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra (c). Diana Patricia Cortés Díaz. Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em curso). Graduada em Psicologia, Mestrado em Gestão do Conhecimento e Recursos Humanos, consultora especializada, especialista em Direito do Trabalho e Segurança Social, vasta experiência em gestão de processos administrativos e Gestão Humana. Experiência docente em diversas instituições de ensino em temas relacionados ao Empreendedorismo e Psicologia Organizacional. Pontos fortes na implementação e desenvolvimento de processos de Recursos Humanos, sistemas de gestão de processos, sistemas de gestão de qualidade, estudos de clima organizacional. Capacidade de liderança, planejamento, trabalho em equipe, senso ético e orientação para realização.
  • Dra (c). María Eugenia Luna Borgaro. Doutorado em Educação, Universidad Internacional Iberoamericana México, em curso/etapa de pesquisa de Tese. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León. Graduada em Psicologia pela Universidade de Guadalajara. Experiência como coach empreendedor para empreendedores. Docente de disciplinas sobre a habilidades diretivas, administração de empresas, educação de jovens adultos. Experiência profissional em função de seleção e contratação de pessoal.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutorado em Educação, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional tem sido associada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas afins. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para a elaboração curricular de programas acadêmicos e criação de materiais didáticos, bem como na gestão e otimização de processos e procedimentos ligados ao projeto e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em workshops, seminários, conferências. Autor e coautor de várias publicações científicas.
  • Dra (c). Mariacarla Martí González. Doutorado em Educação pela Universidade de Saragoça (em processo). Graduada em Psicologia pela Universidade de Havana. Mestrado em Educação Artística pela Universidade das Artes, Cuba. Formação em Psicologia e Pedagogia das Artes. Trabalhou como professora de Psicologia na Universidade de Artes e pesquisadora convidada da Universidade de Saragoça. Professora da Universidad Europea del Atlántico e membro do Conselho Consultivo Psicopedagógico da universidade.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.